ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 199 times
Been thanked: 157 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

morgoth Escreveu: 19 jun 2024 19:01 Não sei se vou dizer alguma asneira, mas há alguma empresa portuguesa que seja "detentora" de ETF? Como a iShares, Vanguard, BlackRock etc.?
Penso que não exista nenhuma empresa de investimentos em Portugal que tenha criado um ETF. Mas também, se existisse, ia ser um daqueles ETF com TER de 2% :lol: Típico de tuga :D
morgoth
Registado: 14 jun 2024 16:05
Has thanked: 34 times
Been thanked: 7 times

Mensagem por morgoth »

:) :) :)

Tuga que é tuga faria 1,99% para dar aquele ponto de vista que é mais barato. :)

Qual será a razão para não existir nenhuma empresa tuga? mesmo que seja comercializado em países fiscalmente mais interessantes, não há interesse?
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Talvez porque não deva ser um mercado fácil de entrar, no meio de tantos "tubarões". As empresas de investimento portuguesas gostam mais é dos PPR para cobrar logo 1.8% de comissão, e ainda mais um tanto de "comissão de desempenho", e como há muita iliteracia financeira, é fácil de prosperar aqui neste cantinho. Noutros países não há tantos "parvos" para caírem nisso 8-)
Mas aqui em Portugal ainda eram capazes de criar um ETF de raspadinhas ou um ETF do Totoloto :lol:
morgoth

Mensagem por morgoth »

Com um possível aeroporto, linha TGV, habitações precisam-se, nova ponte sobre o rio Tejo, o setor da construção por cá vai estar ao rubro não?

Energias renováveis, materiais de construção, commodities em geral, consultorias e projetos, transportes, mão-de-obra e muito mais, tudo para valer algumas centenas de milhares de milhões não?

Sou só eu o otimista para ver aqui uma oportunidade de negócio?
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

morgoth Escreveu: 19 jun 2024 23:12 Com um possível aeroporto, linha TGV, habitações precisam-se, nova ponte sobre o rio Tejo, o setor da construção por cá vai estar ao rubro não?

Energias renováveis, materiais de construção, commodities em geral, consultorias e projetos, transportes, mão-de-obra e muito mais, tudo para valer algumas centenas de milhares de milhões não?

Sou só eu o otimista para ver aqui uma oportunidade de negócio?
A oportunidade de negócio está no setor da construção em si, mas é um setor que requer muito capital. Ainda não vendeste nada e já tens montes de gastos com materiais e mão de obra.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 595 times
Been thanked: 670 times

Mensagem por D@emoon »

Um ETF replica um índice, não sei se será muito barato comprar as acções todas de um índice no peso correspondente, é muito mais fácil e barato criar um fundo.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 20 jun 2024 08:47 Um ETF replica um índice, não sei se será muito barato comprar as acções todas de um índice no peso correspondente, é muito mais fácil e barato criar um fundo.
Não tem de ser necessariamente assim, por isso existem ETFs com método de replicação por amostragem. E às vezes, até consegue melhor desempenho do que os ETFs de replicação total. O fundo é mais fácil, e também por norma é mais lucrativo para quem o gere ;)
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 595 times
Been thanked: 670 times

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 20 jun 2024 10:00
D@emoon Escreveu: 20 jun 2024 08:47 Um ETF replica um índice, não sei se será muito barato comprar as acções todas de um índice no peso correspondente, é muito mais fácil e barato criar um fundo.
Não tem de ser necessariamente assim, por isso existem ETFs com método de replicação por amostragem. E às vezes, até consegue melhor desempenho do que os ETFs de replicação total. O fundo é mais fácil, e também por norma é mais lucrativo para quem o gere ;)
Temos um mercado muito pequeno e também quem investe em ETFs já os tem e não vai estar a fazer ETFs geridos pela Caixa etc.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
morgoth

Mensagem por morgoth »

D@emoon Escreveu: 20 jun 2024 10:06
Lvsitano Escreveu: 20 jun 2024 10:00
Temos um mercado muito pequeno e também quem investe em ETFs já os tem e não vai estar a fazer ETFs geridos pela Caixa etc.
Estava a pensar num ETF gerido pelo Fórum do Investidor. :)
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 932 times

Mensagem por Virtua »

Imagem
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
USD
Registado: 04 out 2022 13:39
Has thanked: 25 times
Been thanked: 20 times

Mensagem por USD »

USD Escreveu: 04 jun 2024 11:23 Caros foristas. Precisava de opinião sobre estas duas opções:

a) iShares Core S&P 500 ETF USD Acc (EUR) | CSPX (Cotado em Amsterdam)
b) Vanguard S&P 500 ETF USD Acc (EUR) | VUAA (Cotado em Frankfurt)

O Banco em causa será o Invest. O valor a adquirir será 10k. Será para 20 anos ou mais...
Ambos são ACC. Ambos tem TER de 0.07%

Será que podem opinar?
Antecipadamente, muito obrigado!

Respondendo a mim próprio, as despesas ficariam em cerca de:
a) 10€ e tal para uma compra de 10k aproximadamente
b) 15€ e tal para uma compra de 10k aproximadamente
Fiquei com a ideia que a bolsa de Frankfurt é mais cara do que a de Amsterdam!
Acabei por adqurir o: iShares Core S&P 500 ETF USD Acc (EUR) | CSPX (Cotado em Amsterdam)
Cumprimentos
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 932 times

Mensagem por Virtua »

USD Escreveu: 27 jun 2024 17:15 Fiquei com a ideia que a bolsa de Frankfurt é mais cara do que a de Amsterdam!
Correcto. 0.15% para Frankfurt e 0.1% para Amesterdão
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
USD

Mensagem por USD »

Agora lembro que já tinha lido isso no outro Forum! Confesso que já não me lembrava :-)
morgoth

Mensagem por morgoth »

Na XTB tem o CSPX.UK, em EUR, com 0,7% é o mesmo ETF?
USD

Mensagem por USD »

morgoth Escreveu: 27 jun 2024 18:14 Na XTB tem o CSPX.UK, em EUR, com 0,7% é o mesmo ETF?
Se o Isin for o mesmo, será o mesmo ETF cotado em Londres.
Cumprimentos
Responder