Mapa de Dados de Conta - Banco de Portugal

Discussão de quais as melhores correctoras, bancos e fintechs para investirmos
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 111
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 27 times
Been thanked: 7 times

Mapa de Dados de Conta - Banco de Portugal

Mensagem por morgoth »

Alguém que me ajude num tema.

Consultando as bases de dados do BdP, responsabilidades de crédito e contas, acabo por encontrar contas e cartões de crédito de 20 anos!

Sabem se é possível remover a informação dos mapas e ficar apenas com o que está ativo?

Obrigado
Última edição por morgoth em 01 jul 2024 10:44, editado 1 vez no total.
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Lvsitano
Mensagens: 302
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 72 times
Been thanked: 67 times

Re: Mapa de Responsabilidades - Banco de Portugal

Mensagem por Lvsitano »

Tenho quase o mesmo problema. Na base de dados de contas aparece-me uma conta no BPI encerrada em 2010, já fui ao BPI há uns anos e disseram que a conta foi mesmo encerrada e que nada podem fazer quanto a isso aparecer na base de dados do BdP.
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 111
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 27 times
Been thanked: 7 times

Re: Mapa de Responsabilidades - Banco de Portugal

Mensagem por morgoth »

Lvsitano Escreveu: 26 jun 2024 23:04 Tenho quase o mesmo problema. Na base de dados de contas aparece-me uma conta no BPI encerrada em 2010, já fui ao BPI há uns anos e disseram que a conta foi mesmo encerrada e que nada podem fazer quanto a isso aparecer na base de dados do BdP.
Olha que é exatamente por isso que escrevi este post. Aliás, amanhã vou ao BPI tratar deste tema e tem de ficar resolvido. Seja pelo BPI seja pelo BdP.

No caso a mim aparece-me uma conta de instrumentos financeiros. A conta à ordem está encerrada...

Espero que seja algum FI ou PPR/E (na altura tinha isso) que tenha ficado esquecido :)
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Pascoa
Mensagens: 24
Registado: 04 out 2022 12:16
Has thanked: 42 times
Been thanked: 9 times

Re: Mapa de Responsabilidades - Banco de Portugal

Mensagem por Pascoa »

Lvsitano Escreveu: 26 jun 2024 23:04 Tenho quase o mesmo problema. Na base de dados de contas aparece-me uma conta no BPI encerrada em 2010, já fui ao BPI há uns anos e disseram que a conta foi mesmo encerrada e que nada podem fazer quanto a isso aparecer na base de dados do BdP.
Aconteceu-me uma coisa semelhante com a CGD. Reclamação feita online e em menos de 2 semanas a coisa ficou resolvida, caso contrário tinham o BdP à perna. Tudo por causa de 4€ de estorno de um cartão, que nunca me tinham avisado que estava na conta após o pedido de fecho.
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 111
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 27 times
Been thanked: 7 times

Re: Mapa de Responsabilidades - Banco de Portugal

Mensagem por morgoth »

Estive a Instrução 27/2020 do BdP:

Artigo 11.°
Dever de conservação

A informação comunicada ao abrigo da presente Instrução é arquivada por um período de sete anos após o termo da relação de negócio com os intervenientes da conta ou, sendo o caso, com o locatário de cofre dissociado de conta, nos termos do disposto no n.º 5 do artigo 51° da Lei n.º 83/2017, de 18 de agosto, sem prejuízo de outras disposições legais que imponham um prazo superior.

https://www.bportugal.pt/sites/default/ ... 1.docx.pdf

Vou questionar diretamente o BdP sobre isto.
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Lvsitano
Mensagens: 302
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 72 times
Been thanked: 67 times

Re: Mapa de Responsabilidades - Banco de Portugal

Mensagem por Lvsitano »

No meu caso o BPI disse que a conta estava encerrada e que mais nada havia a fazer, e até hoje continua a aparecer no BdP. Também me aparece uma conta da Unicre, devido a um cartão de crédito que pedi encerramento, e também não tiraram. Presumo que tenham colocado em suspenso na esperança que volte. No caso de alguém que queira pedir conta de serviços mínimos bancários, deve ser um problema andar com essas contas agarradas ao seu histórico.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2314
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 521 times
Been thanked: 578 times

Re: Mapa de Responsabilidades - Banco de Portugal

Mensagem por D@emoon »

Bem eu também tenho cenas de há 20 anos, mas pensei e penso que é normal, é toda a nossa relação bancária espelhada, não sei se é possível retirar, era mais fácil de leitura se não tivesse lá, mas acho que deverá ser normal, desde que apareça a dizer encerrada penso que não haverá problema, mas quando tiverem feedback digam.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Pascoa
Mensagens: 24
Registado: 04 out 2022 12:16
Has thanked: 42 times
Been thanked: 9 times

Re: Mapa de Responsabilidades - Banco de Portugal

Mensagem por Pascoa »

D@emoon Escreveu: 27 jun 2024 08:55 Bem eu também tenho cenas de há 20 anos, mas pensei e penso que é normal, é toda a nossa relação bancária espelhada, não sei se é possível retirar, era mais fácil de leitura se não tivesse lá, mas acho que deverá ser normal, desde que apareça a dizer encerrada penso que não haverá problema, mas quando tiverem feedback digam.
Penso que não é normal. A matriz apresenta um retrato do momento, por isso para o BdP tens essas contas/cartões ativos e associados a ti.

Pessoalmente metia-me confusão, por isso ainda deu algum trabalho contactar as empresas de cartões tipo Corte Inglês, para comunicarem ao BdP o cancelamento dos cartões.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2314
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 521 times
Been thanked: 578 times

Re: Mapa de Responsabilidades - Banco de Portugal

Mensagem por D@emoon »

Eu continuo a achar que deverá ser normal...

"Na base de dados de contas do Banco de Portugal, apenas consta a informação sobre contas de depósito, de pagamento, de crédito e de instrumentos financeiros abertas a 1 de março de 2011 ou em data posterior. Nesta base de dados, apenas pode consultar dados como a instituição onde a conta está domiciliada e os titulares, não tendo acesso ao saldo ou montantes".

https://www.doutorfinancas.pt/vida-e-fa ... -portugal/

Fui ver o meu, e de facto tenho coisas para trás de 2011 mas como fechei após 2011, vai aparecer.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 111
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 27 times
Been thanked: 7 times

Re: Mapa de Responsabilidades - Banco de Portugal

Mensagem por morgoth »

Pronto, já enviei e-mail ao BdP com cc à CNPD a questionar isso.

Não encontro respaldo na lei para o prazo ser mais longo que os 7 anos e assim, poder usar do direito ao esquecimento como prevê o RGPD.

Vamos aguardar por novidades.
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 111
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 27 times
Been thanked: 7 times

Re: Mapa de Responsabilidades - Banco de Portugal

Mensagem por morgoth »

Já troquei umas bolas com (alguém do) BdP e basicamente responderam-me que tenho de solicitar diretamente a cada uma das instituições financeiras.

E foi o que fiz.

Vamos aguardar mais desenvolvimentos nos próximos dias.
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Pascoa
Mensagens: 24
Registado: 04 out 2022 12:16
Has thanked: 42 times
Been thanked: 9 times

Re: Mapa de Responsabilidades - Banco de Portugal

Mensagem por Pascoa »

D@emoon Escreveu: 27 jun 2024 09:39 Eu continuo a achar que deverá ser normal...

"Na base de dados de contas do Banco de Portugal, apenas consta a informação sobre contas de depósito, de pagamento, de crédito e de instrumentos financeiros abertas a 1 de março de 2011 ou em data posterior. Nesta base de dados, apenas pode consultar dados como a instituição onde a conta está domiciliada e os titulares, não tendo acesso ao saldo ou montantes".

https://www.doutorfinancas.pt/vida-e-fa ... -portugal/

Fui ver o meu, e de facto tenho coisas para trás de 2011 mas como fechei após 2011, vai aparecer.
Eu falava do mapa de responsabilidades. Do mapa de contas já acho normal sim.
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 111
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 27 times
Been thanked: 7 times

Re: Mapa de Responsabilidades - Banco de Portugal

Mensagem por morgoth »

O meu mapa de responsabilidades está correto. Só tem o que estou a usar no momento. Coisas passadas não constam. Não acho é normal cadastrarem todas as contas e/ou cartões que tivemos desde (no meu caso) 2000. Nem o registo criminal guarda tantos anos os crimes "que cometemos" :) :)
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 927
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 270 times
Been thanked: 436 times

Re: Mapa de Responsabilidades - Banco de Portugal

Mensagem por JRJordao »

morgoth Escreveu: 30 jun 2024 17:37 O meu mapa de responsabilidades está correto. Só tem o que estou a usar no momento. Coisas passadas não constam. Não acho é normal cadastrarem todas as contas e/ou cartões que tivemos desde (no meu caso) 2000. Nem o registo criminal guarda tantos anos os crimes "que cometemos" :) :)
O meu tem todo o histórico
Anexos
Untitled.png
Untitled.png (35.49 KiB) Visto 94 vezes
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 111
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 27 times
Been thanked: 7 times

Re: Mapa de Responsabilidades - Banco de Portugal

Mensagem por morgoth »

JRJordao Escreveu: 30 jun 2024 19:16 O meu tem todo o histórico
Exatamente como eu. Enviei emails às 5 instituições financeira para darem ordem ou elas próprias (ninguém me conseguiu explicar como se faz) retirarem as informações do mapa.
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Responder