Depósitos a Prazo

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 60
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 26 times
Been thanked: 20 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por Sr IRS »

Não sei se faz sentido adicionar à imagem, mas queria deixar a nota que o Openbank não faz retenção na fonte dos juros (confirmado por experiência e em conversa telefónica). E reforço novamente a questão de não permitirem mobilização parcial do valor do depósito, apenas liquidação total em que pagam TAMB de 0,20%.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

Sr IRS Escreveu: 05 jul 2024 12:05 Não sei se faz sentido adicionar à imagem, mas queria deixar a nota que o Openbank não faz retenção na fonte dos juros (confirmado por experiência e em conversa telefónica). E reforço novamente a questão de não permitirem mobilização parcial do valor do depósito, apenas liquidação total em que pagam TAMB de 0,20%.
Sim, não faz retenção tal como certamente o Bank of China e qualquer outro que seja estrangeiro (na tabela só temos esses dois). Têm de ser declarados no IRS e aí se fará o pagamento de imposto.

Obrigado pela informação da mobilização apenas total. Não fui a esse pormenor, nem sei se algum dos outros bancos também impõe isso, embora acredite que seja raro/improvável.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

Junho 2023 foi um mês importante no mundo do capital garantido. A série E dos Certificados de Aforro (CA) deixou de estar disponível para subscrição, sendo substituída pela menos interessante série F. Em simultâneo (coincidência!), surgiram os primeiros depósitos a prazo (DP) com TANB 4,0% e superior.

Seguem dois cenários "ideais" de aproveitamento das melhores taxas de DP, que superam a série E dos CA no curto prazo retratado. No longo prazo, acredito que os CA E venham a ser superiores.

Notas
  • Nos DPs considerei os custos de transferência. Nenhum dos bancos tem custo de manutenção no prazo utilizado
  • Nos CA assumi Euribor 3m >= 2,50% para a taxa base máxima e considerei o bónus de permanência a partir do 5º trimestre
Anexos
DPvsCA.png
DPvsCA.png (30.56 KiB) Visto 1274 vezes
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 60
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 26 times
Been thanked: 20 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por Sr IRS »

JRJordao Escreveu: 05 jul 2024 17:23
Sr IRS Escreveu: 05 jul 2024 12:05 Não sei se faz sentido adicionar à imagem, mas queria deixar a nota que o Openbank não faz retenção na fonte dos juros (confirmado por experiência e em conversa telefónica). E reforço novamente a questão de não permitirem mobilização parcial do valor do depósito, apenas liquidação total em que pagam TAMB de 0,20%.
Sim, não faz retenção tal como certamente o Bank of China e qualquer outro que seja estrangeiro (na tabela só temos esses dois). Têm de ser declarados no IRS e aí se fará o pagamento de imposto.

Obrigado pela informação da mobilização apenas total. Não fui a esse pormenor, nem sei se algum dos outros bancos também impõe isso, embora acredite que seja raro/improvável.
Eu pensei que poderia ser diferente porque eles são de modo grosseiro, o "activobank do Santander". Estou a sentir que para o ano vou pagar IRS em vez de receber. :lol:
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

Sr IRS Escreveu: 05 jul 2024 17:31 Eu pensei que poderia ser diferente porque eles são de modo grosseiro, o "activobank do Santander". Estou a sentir que para o ano vou pagar IRS em vez de receber. :lol:
Se for por causa dos juros recebidos no Openbank, é bom sinal! :D

Mas não digas o assim, Sr IRS :P. Vais ter imposto adicional a pagar em vez de imposto retido em excesso a receber, assim é que é. Pagar IRS já tu pagas todos os meses no salário. O ideal era na entrega teres resultado zero, significava que não tinhas estado a reter a mais.

Os juros em bancos estrangeiros não são sujeitos a retenção ou são a uma taxa diferente, depende do país. Tem de se declarar os juros (bem com o IBAN) no IRS anexo J para ser feito o acerto.
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 60
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 26 times
Been thanked: 20 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por Sr IRS »

JRJordao Escreveu: 05 jul 2024 17:41
Sr IRS Escreveu: 05 jul 2024 17:31 Eu pensei que poderia ser diferente porque eles são de modo grosseiro, o "activobank do Santander". Estou a sentir que para o ano vou pagar IRS em vez de receber. :lol:
Se for por causa dos juros recebidos no Openbank, é bom sinal! :D

Mas não digas o assim, Sr IRS :P. Vais ter imposto adicional a pagar em vez de imposto retido em excesso a receber, assim é que é. Pagar IRS já tu pagas todos os meses no salário. O ideal era na entrega teres resultado zero, significava que não tinhas estado a reter a mais.

Os juros em bancos estrangeiros não são sujeitos a retenção ou são a uma taxa diferente, depende do país. Tem de se declarar os juros (bem com o IBAN) no IRS anexo J para ser feito o acerto.
Eu disse na brincadeira, mas obrigado pela motivação!

Psicologicamente é melhor receber IRS, mas na realidade, estar a 0 ou pagar é mais benéfico porque podes aproveitar esse dinheiro para crescer mais um bocadinho. Se bem que o estado paga 72% da euribor a 12 meses do imposto que foi retido a mais.

Excelente observação a questão do anexo J, já vou estar atento para o ano. Para a trade republic é igual então.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

Sr IRS Escreveu: 05 jul 2024 18:04 Excelente observação a questão do anexo J, já vou estar atento para o ano. Para a trade republic é igual então.
Sim. Anexo J, linha no quadro 8 com código E21 para os juros, linha no quadro 11 com o IBAN+BIC.
guim
Mensagens: 10
Registado: 15 jan 2023 18:54
Has thanked: 8 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por guim »

Estava a verificar as condicões para abertura de conta no BNI, e agora a conta mais barata Essential tem um custo mensal de 5 Euros se os depósitos a prazo forem inferiores a 25.000 Euros. Esta diferente da info da primeira página.
Os colegas que tem conta no BNI ou abriram recentemente , podem confirmar isto ?
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por Lvsitano »

O banco indica
Sem comissão de manutenção de conta, para Depósitos a Prazo a partir de 5.000€
https://bnieuropa.pt/wp-content/themes/ ... -ordem.pdf
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por Virtua »

Isto é um full time job :lol:

BTW: @JRJordão já alguém que respeito bastante me falou bem do que escreves. Deve ter lido no reddit ;) Mas nunca te esqueças aqui do pessoal do nosso cantinho agora que estás a ficar famoso :lol:
Anexos
Captura de ecrã 2024-07-30 114132.png
Captura de ecrã 2024-07-30 114132.png (7.38 KiB) Visto 574 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 30 jul 2024 11:44 Isto é um full time job :lol:

BTW: @JRJordão já alguém que respeito bastante me falou bem do que escreves. Deve ter lido no reddit ;) Mas nunca te esqueças aqui do pessoal do nosso cantinho agora que estás a ficar famoso :lol:
A atualização da tabela é sempre feita primeiro aqui ;)

Tem havido é muito poucas novidades. Parece ter estabilizado.
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 60
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 26 times
Been thanked: 20 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por Sr IRS »

JRJordao Escreveu: 30 jul 2024 12:01
Virtua Escreveu: 30 jul 2024 11:44 Isto é um full time job :lol:

BTW: @JRJordão já alguém que respeito bastante me falou bem do que escreves. Deve ter lido no reddit ;) Mas nunca te esqueças aqui do pessoal do nosso cantinho agora que estás a ficar famoso :lol:
A atualização da tabela é sempre feita primeiro aqui ;)

Tem havido é muito poucas novidades. Parece ter estabilizado.
Eu descobri este fórum graças a um comentário no reddit do JRJordão, exatamente para a tabela dos depósitos a prazo.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

Sr IRS Escreveu: 30 jul 2024 12:08 Eu descobri este fórum graças a um comentário no reddit do JRJordão, exatamente para a tabela dos depósitos a prazo.
És um importado do reddit :D
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por D@emoon »

JRJordao Escreveu: 30 jul 2024 12:01
Virtua Escreveu: 30 jul 2024 11:44 Isto é um full time job :lol:

BTW: @JRJordão já alguém que respeito bastante me falou bem do que escreves. Deve ter lido no reddit ;) Mas nunca te esqueças aqui do pessoal do nosso cantinho agora que estás a ficar famoso :lol:
A atualização da tabela é sempre feita primeiro aqui ;)

Tem havido é muito poucas novidades. Parece ter estabilizado.
Podes mudar o do BB que vai passar a 3,80% na quinta feira :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 30 jul 2024 13:03
JRJordao Escreveu: 30 jul 2024 12:01 Tem havido é muito poucas novidades. Parece ter estabilizado.
Podes mudar o do BB que vai passar a 3,80% na quinta feira :lol:
O meu gestor de conta já me informou há bocado ;)
Atualizo na quinta, pode ser que haja novidades em outros bancos com a mudança de mês.
Responder