O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez
Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez
USD é a moeda reserva do mundo e as treasuries são o maior mercado de bonds.
Não percebi o que querias dizer com o "Se vais ver assim".
Já viste a variação deste ETF se a rentabilidade for em Euros? O máximo foi em Outubro/Novembro de 2022 Não me parece bom para gestão de liquidez
- Anexos
-
- Captura de ecrã 2024-04-02 135851.png (107.97 KiB) Visto 2296 vezes
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Sim, mas eu não disse que esse era um bom exemplo. Só estava a questionar o motivo pelo qual optas por ETF de bonds europeias em detrimento de bonds do governo US em Euro, mas já percebi que é porque não há nenhum ETF adequado à gestão de liquidez.
Sim, as variações euro/dólar têm um impacto significativo para investimentos de curto prazo!
Tenho estado a considerar ETFs obrigacionistas como alternativa as cada vez piores ofertas dos bancos ou até mesmo aos CAs
Tenho debaixo do olho estes dois
iShares $ Treasury Bond 1-3yr UCITS ETF Hedged EUR Accu IE00BDFK1573 com uma duração média de 1.85
iShares iBonds Dec 2025 Term $ Treasury UCITS ETF IE000U99N3V1 com duração média de 1.1 anos e maturidades entre janeiro e dezembro de 2025
Será que existem alternativas mais interessantes dentro deste tipo de ETFs?
Tenho debaixo do olho estes dois
iShares $ Treasury Bond 1-3yr UCITS ETF Hedged EUR Accu IE00BDFK1573 com uma duração média de 1.85
iShares iBonds Dec 2025 Term $ Treasury UCITS ETF IE000U99N3V1 com duração média de 1.1 anos e maturidades entre janeiro e dezembro de 2025
Será que existem alternativas mais interessantes dentro deste tipo de ETFs?
Os que eu uso estão na primeira página. Não uso ETF de treasuries ou de bonds em USD por causa do risco câmbial. (Nem hedged, porque o hedge tem custos e "come" a rentabilidade toda)
Por exemplo o iShares $ Treasury Bond 1-3yr UCITS ETF Hedged EUR Accu IE00BDFK1573 de que falas teve uma rentabilidade de 0.63% nos últimos 12 meses, face a um Amundi ETF Govies 0-6 Months Euro Investment Grade UCITS ETF EUR (C) ISIN FR0010754200 que é realmente uma alternativa a DPs, com uma rentabilidade de 3.4% nos últimos 2 meses (e nos últimos 6 meses andou a um ritmo de 3.6% anualizado, o que se aproxima da yield dele).
Podes ver esses fundos aqui: https://analises-do-investidor.s3.eu-we ... term-bonds
Olhei para os bonés e tressuries uma vez que os juros nos EUA estão mais altos.
O BCE não mexeu nos juros nesta reunião mas sem duvida que o relógio para a descida já está a contar.
Já pensei nos etfs com maturidade fixa de forma a aproveitar os juros atuais.
Tenho investido no ultrashort mas também queria algo um pouco mais a longo prazo.
O BCE não mexeu nos juros nesta reunião mas sem duvida que o relógio para a descida já está a contar.
Já pensei nos etfs com maturidade fixa de forma a aproveitar os juros atuais.
Tenho investido no ultrashort mas também queria algo um pouco mais a longo prazo.
mas pagas hedging de 2% ano ou investes em USD. Nem um nem outro me interessam.
Estou a contar com isso. Só vai aumentar a rentabilidade de curto prazo dos ETFs. UPA UPA
Bem. essa já é uma margem importante. E tanto estamos a pagar para nos protegermos de uma desvalorização do dólar como também estamos a pagar para não beneficiar de uma possível valorização. É uma faca de dois gumes.
Por isso estou a considerar ETFs com data de maturidade fixa. Penso que assim mantemos uma rentabilidade melhor por mais algum tempo. Os ultrashort vão refletir a queda dos juros rapidamente.
Não sei. Sei que há no invest e na trading 212. Na degiro não sei. Mas se pesquisando pelo ISIN não aparecem é provável que não tenham
A quem interessar: pedi a adição dos ETFs IE00BF5GB717 (iShares € Floating RateBdESGETFEURDist | EFRN
) e IE000RHYOR04 (iShares EUR Ultrashort Bond UCITS ETF EUR (Acc)) há uns meses na XTB e recebi ontem um email a informar que tinham sido adicionados.
Preferia que tivesse sido na degiro mas pronto. mas também não pedi a adição à degiro
) e IE000RHYOR04 (iShares EUR Ultrashort Bond UCITS ETF EUR (Acc)) há uns meses na XTB e recebi ontem um email a informar que tinham sido adicionados.
Preferia que tivesse sido na degiro mas pronto. mas também não pedi a adição à degiro
Mas são boas notícias. O ETFs continuam a bombar (tenho de actualizar a página de rentabilidades)
Mais recente actualização de previsão futura do ETF com base na Yield. Parece-me bastante interessante. Ainda não está 100% optimizado. Preciso de ver outra distribuição para ver se tenho de fazer ajustes nas distribuições, uma vez que na última parece-me ter havido perdas/leakage, talvez de impostos, mas houve ali um período de um mês que tive de ter em consideração e dar uns custos extra. Entre impostos e a TER alguma coisa definitivamente "comeu" rentabilidade (cerca de 0.15%).
- Anexos
-
- Captura de ecrã 2024-06-14 143331.png (43.28 KiB) Visto 1099 vezes
O IBGE deve cair esta semana devido à distribuição de Verão (ex-dividend day).
Neste momento está assim:
Neste momento está assim:
- Anexos
-
- Captura de ecrã 2024-07-10 115611.png (43.95 KiB) Visto 807 vezes