Discussão super útil! Também subscrevi o PPR GOLDEN SGF ETF e tenho analisado a performance vs. benchmark através do Backtest by curvo. A conclusão foi semelhante, mas ter a validação com esta análise muito mais detalhada é excelente.tdsinvesting Escreveu: ↑09 jul 2024 13:01
Conclusões
O fundo tem vindo a melhorar o tracking error comparativamente ao BENCHMARK, mas utilizando o erro absoluto médio de um conjunto de 7 dias mais recente a diferença anual ainda está nos 3.3905%.
Idealmente, a diferença deveria estar a rondar os 0.75%.
Olhando para a tendência de redução do tracking error, é expectável que à medida que o fundo for aumentado os Assets Under Management o erro de tracking vá diminuindo.
Atualmente, se quisermos expor o nosso dinheiro ao BENCHMARK e tivermos a possibilidade de optar entre aplicar em ETF e PPR, optimizamos a exposição ao mercado aplicando o dinheiro em ETFs em vez de o aplicar através deste PPR - com uma diferença anual de 3.3905%.
Próximos passos
- Voltarei a atualizar a análise daqui a uns meses
- Apesar de inicialmente ter investido neste PPR, neste momento não me faz (ainda) sentido ter o meu dinheiro aplicado aqui
Entretanto surgiu-me uma questão sobre a taxa de gestão que me deixou céptico sobre a transparência das sociedades gestoras neste domínio.
Subscrevi o PPR no âmbito de uma campanha promocional em que a comissão de gestão seria 0.75% (vs. a taxa de 1% oferecida posteriormente) questionei a sociedade gestora sobre de que forma poderia eu confirmar qual o valor efetivo que me estão a cobrar em taxa de gestão, dado que isso não é claro nos extratos mensais.
Entretanto recebi esta resposta:
"O PPR ETF Golden SGF - Classe A (classe de ambos os seus contratos) cobra uma comissão de 0.75% durante toda a vigência dos contratos e o PPR ETF Golden SGF - Classe B cobra uma comissão de 1%.
Existe uma clara distinção entre um e outro, desde logo pela designação das classes e também pelo valor de Cotação que é diferente em ambos, conforme poderá acompanhar no Histórico de cotações disponível na página de Documentação Dos Fundos ."
Após consultar o Histórico de Cotações no site da SGF constatei que não existia qualquer diferenciação das duas classes, existindo apenas um valor de UP reportado nesse ficheiro.
Reportei esta questão à SGF e, até à data, não recebi qualquer resposta ou esclarecimento.
Por coincidência, nesse mesmo dia de tarde o histórico de cotações foi atualizado, sendo que nos novos dias atualizados (a partir de 9 Julho) começaram a incluir a Classe A e B no documento, algo que têm efetuado diariamente desde então. Não percebo porquê esta cotação ter aparecido apenas 9 Julho quando a taxa de 1% (desta suposta Classe B) já existe há muito mais tempo.
Também coloquei esta questão no FIRE Portugal, mas entretanto tomei conhecimento deste fórum que tem discussão mais específica sobre este PPR.
Qual a vossa opinião? Alguém subscreveu o PPR com taxa de 1% e tenha a cotação atualizada há mais tempo?