O que acontece é que o dinheiro resgatado pode não cobrir o novo capital investido, isto porque como as vendas de um fundo são feitas a valores desconhecidos, e as compras também, ( porque a cotação só fecha mais tarde ) é colocado em cima uma percentagem de segurança "virtual", não sei se me estou a fazer entender, imagina que tens 500€ na conta para comprar um fundo e dás ordem de compra de exatamente 500€, acho que não dá, porque hoje são 500€ mas quando liquidar já pode valer 505€, então tens de fazer a compra por valor abaixo, o mesmo acontece na venda, se tens lá 500€ num fundo e vendes, e compras outro por 500€, vai existir ali valores desconhecidos na liquidação de ambos.
Onde dá para ver mais ou menos isso é quando fizerem a operação irem depois aos saldos, saldos contabilísticos, disponíveis, autorizados, se os valores depois forem negativos há lugar a pagamento de descoberto bancário, geralmente é só ali 1 ou 2 dias e acaba por não ser muito relevante, por isso é que costumo sempre dizer que o ideal é esperar que o fundo liquide na conta e só depois fazerem a nova compra, mas sim dá para comprar logo assim que se resgata, mas tem estas questões pelo meio, claro que se resgatam um fundo por 500€ e vão fazer outro por 200€ isto nem se coloca, é tranquilo comprar logo.