Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 18 jul 2024 09:05

Ah então é isso que acontece, não me tinha apercebido que esse "empréstimo" por uns dias era apenas porque houve uma ordem de resgate com um valor que cobre a compra.
O que acontece é que o dinheiro resgatado pode não cobrir o novo capital investido, isto porque como as vendas de um fundo são feitas a valores desconhecidos, e as compras também, ( porque a cotação só fecha mais tarde ) é colocado em cima uma percentagem de segurança "virtual", não sei se me estou a fazer entender, imagina que tens 500€ na conta para comprar um fundo e dás ordem de compra de exatamente 500€, acho que não dá, porque hoje são 500€ mas quando liquidar já pode valer 505€, então tens de fazer a compra por valor abaixo, o mesmo acontece na venda, se tens lá 500€ num fundo e vendes, e compras outro por 500€, vai existir ali valores desconhecidos na liquidação de ambos.

Onde dá para ver mais ou menos isso é quando fizerem a operação irem depois aos saldos, saldos contabilísticos, disponíveis, autorizados, se os valores depois forem negativos há lugar a pagamento de descoberto bancário, geralmente é só ali 1 ou 2 dias e acaba por não ser muito relevante, por isso é que costumo sempre dizer que o ideal é esperar que o fundo liquide na conta e só depois fazerem a nova compra, mas sim dá para comprar logo assim que se resgata, mas tem estas questões pelo meio, claro que se resgatam um fundo por 500€ e vão fazer outro por 200€ isto nem se coloca, é tranquilo comprar logo.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

https://fundspeople.com/pt/a-narrativa- ... rto-prazo/

IMGA Money Market com +3,45% de rentabilidade anualizada.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Joseba
Mensagens: 127
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 22 times
Been thanked: 43 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

Voltamos aos Cinco Cuatro no S&P500.... :? :?
Rmad
Mensagens: 77
Registado: 04 out 2022 18:28
Has thanked: 18 times
Been thanked: 14 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Rmad »

FI portugueses de distribuição: alguém utiliza, conhecem alguns?

Ainda não encontrei nenhuns (curiosidade apenas, porque uso ACC).

Thks.
“I am skeptical about stock market forecasting by anybody, and particularly by bankers.” - Benjamin Graham :)


"De salientar que não faço recomendações mas sim promover a troca de ideias sobre esta temática."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Rmad Escreveu: 25 jul 2024 13:16 FI portugueses de distribuição: alguém utiliza, conhecem alguns?

Ainda não encontrei nenhuns (curiosidade apenas, porque uso ACC).

Thks.
Não utilizo, no BB está um agora em comercialização da GNB que distribui 2%/ano mas tem maturidade:

https://www.bancobest.pt/bestsite/best_ ... s_2027.pdf
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 118
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 40 times
Been thanked: 46 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Preciso aqui de alguma ajuda. Eu continuo a investir apenas em FI e neste momento, o grosso dos meus FI são fundos que replicam o SP500, nomeadamente o JPMorgan American Equity D e o Fidelity SP500, sendo que este último tem comissão de subscrição de 2%.

Eu estava aqui a comparar com um ETF do SP500, o Invesco SP500 (SPXS em Amsterdão).

Imagem

Fiz uma simulação no Best e para comprar cerca de 9800eur deste ETF, cobram-me 25eur, o que dá uma comissão de subscrição de 0,25%.
Além disso, a performance no long run parece até ser superior aos meus dois melhores FI que replicam o mercado americano.

A questão é, dado que o grosso do meu património está nesta carteira de FI, eu não estou a ser nabo em manter-me com FI em vez de ETFs, no Best, atendendo ao facto que o meu objetivo é acumulação e longo prazo? (a minha carteira é 85% FI USA stocks).
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 26 jul 2024 10:15 Preciso aqui de alguma ajuda. Eu continuo a investir apenas em FI e neste momento, o grosso dos meus FI são fundos que replicam o SP500, nomeadamente o JPMorgan American Equity D e o Fidelity SP500, sendo que este último tem comissão de subscrição de 2%.

Eu estava aqui a comparar com um ETF do SP500, o Invesco SP500 (SPXS em Amsterdão).

Imagem

Fiz uma simulação no Best e para comprar cerca de 9800eur deste ETF, cobram-me 25eur, o que dá uma comissão de subscrição de 0,25%.
Além disso, a performance no long run parece até ser superior aos meus dois melhores FI que replicam o mercado americano.

A questão é, dado que o grosso do meu património está nesta carteira de FI, eu não estou a ser nabo em manter-me com FI em vez de ETFs, no Best, atendendo ao facto que o meu objetivo é acumulação e longo prazo? (a minha carteira é 85% FI USA stocks).
E tens produtos em carteira em que já pagues comissões de custódia? é que se não tiveres passas a pagar essa comissão se tiveres ETFs, é depois uma questão de fazeres contas, a custódia acho que é cerca de 7€/trimestre.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
pintob
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 18 times
Been thanked: 8 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por pintob »

Patanisca Escreveu: 26 jul 2024 10:15 Fiz uma simulação no Best e para comprar cerca de 9800eur deste ETF, cobram-me 25eur, o que dá uma comissão de subscrição de 0,25%.
Além disso, a performance no long run parece até ser superior aos meus dois melhores FI que replicam o mercado americano.

A questão é, dado que o grosso do meu património está nesta carteira de FI, eu não estou a ser nabo em manter-me com FI em vez de ETFs, no Best, atendendo ao facto que o meu objetivo é acumulação e longo prazo? (a minha carteira é 85% FI USA stocks).
O Best tem o Best Trading Pro que, AFAIK, não tem custo de adesão nem guarda de títulos. A comissão de compra ou venda é de 0,083% (custo mínimo 10,40€). Portanto, investir 9800€ devia custar 10,40€.

Nesse caso, entre ter um custo de compra de ~0,11% (9800€/10,40€) ou 2%, eu prefiro os 0,11%!
Joseba
Mensagens: 127
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 22 times
Been thanked: 43 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

pintob Escreveu: 26 jul 2024 14:46
Patanisca Escreveu: 26 jul 2024 10:15 Fiz uma simulação no Best e para comprar cerca de 9800eur deste ETF, cobram-me 25eur, o que dá uma comissão de subscrição de 0,25%.
Além disso, a performance no long run parece até ser superior aos meus dois melhores FI que replicam o mercado americano.

A questão é, dado que o grosso do meu património está nesta carteira de FI, eu não estou a ser nabo em manter-me com FI em vez de ETFs, no Best, atendendo ao facto que o meu objetivo é acumulação e longo prazo? (a minha carteira é 85% FI USA stocks).
O Best tem o Best Trading Pro que, AFAIK, não tem custo de adesão nem guarda de títulos. A comissão de compra ou venda é de 0,083% (custo mínimo 10,40€). Portanto, investir 9800€ devia custar 10,40€.

Nesse caso, entre ter um custo de compra de ~0,11% (9800€/10,40€) ou 2%, eu prefiro os 0,11%!
Essa analogia só serve se fizeres lump sum.
Agora faz lá as contas se fores comprar o ETF mensalmente, com valores mais pequenos. Vais pagar no mínimo 10,40 euros, o que no Fidelity seria o mesmo que comprar 500 euros...

Se comprares 200 euros por mes desse ETF, com o custo de 10,40 euros estás a ter um custo de subscrição de quase 5%
pintob
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 18 times
Been thanked: 8 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por pintob »

Joseba Escreveu: 26 jul 2024 15:29
pintob Escreveu: 26 jul 2024 14:46 O Best tem o Best Trading Pro que, AFAIK, não tem custo de adesão nem guarda de títulos. A comissão de compra ou venda é de 0,083% (custo mínimo 10,40€). Portanto, investir 9800€ devia custar 10,40€.

Nesse caso, entre ter um custo de compra de ~0,11% (9800€/10,40€) ou 2%, eu prefiro os 0,11%!
Essa analogia só serve se fizeres lump sum.
Agora faz lá as contas se fores comprar o ETF mensalmente, com valores mais pequenos. Vais pagar no mínimo 10,40 euros, o que no Fidelity seria o mesmo que comprar 500 euros...

Se comprares 200 euros por mes desse ETF, com o custo de 10,40 euros estás a ter um custo de subscrição de quase 5%
Só vale a pena para valores a partir de 520€.

Acho preferível acumular esses 200€/mês e só comprar trimestral ou semestralmente do que a opção de pagar sempre 2%.
Última edição por pintob em 26 jul 2024 16:43, editado 1 vez no total.
Joseba
Mensagens: 127
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 22 times
Been thanked: 43 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

pintob Escreveu: 26 jul 2024 16:00
Joseba Escreveu: 26 jul 2024 15:29
pintob Escreveu: 26 jul 2024 14:46 O Best tem o Best Trading Pro que, AFAIK, não tem custo de adesão nem guarda de títulos. A comissão de compra ou venda é de 0,083% (custo mínimo 10,40€). Portanto, investir 9800€ devia custar 10,40€.

Nesse caso, entre ter um custo de compra de ~0,11% (9800€/10,40€) ou 2%, eu prefiro os 0,11%!
Essa analogia só serve se fizeres lump sum.
Agora faz lá as contas se fores comprar o ETF mensalmente, com valores mais pequenos. Vais pagar no mínimo 10,40 euros, o que no Fidelity seria o mesmo que comprar 500 euros...

Se comprares 200 euros por mes desse ETF, com o custo de 10,40 euros estás a ter um custo de subscrição de quase 5%
Só vale a pena para valores a partir de 520€.

Acho preferível acumular esses 200€/mês e só comprar trimestral ou semestralmente do que a opção de pagar sempre 2%.
Ok, é uma opção....
Mas lembro outros 2 pontos: tempo fora do mercado é dinheiro sem rentabilizar.
E outra... qual a tua ideia em relação ao dinheiro daqui a uns anos? Se for fazer retiradas mensais quase a simular um salario não esquecer que vais pagar por cada retirada, enquanto que nos Fundos é cost-free....

Enfim, nao quero aqui advogar se está certo ou errado, estamos apenas a levantar várias questões que são importantes para todos e que às vezes esquecemos ou não levamos em conta!
pintob
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 18 times
Been thanked: 8 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por pintob »

Joseba Escreveu: 26 jul 2024 16:34
pintob Escreveu: 26 jul 2024 16:00
Joseba Escreveu: 26 jul 2024 15:29 Essa analogia só serve se fizeres lump sum.
Agora faz lá as contas se fores comprar o ETF mensalmente, com valores mais pequenos. Vais pagar no mínimo 10,40 euros, o que no Fidelity seria o mesmo que comprar 500 euros...

Se comprares 200 euros por mes desse ETF, com o custo de 10,40 euros estás a ter um custo de subscrição de quase 5%
Só vale a pena para valores a partir de 520€.

Acho preferível acumular esses 200€/mês e só comprar trimestral ou semestralmente do que a opção de pagar sempre 2%.
Ok, é uma opção....
Mas lembro outros 2 pontos: tempo fora do mercado é dinheiro sem rentabilizar.
E outra... qual a tua ideia em relação ao dinheiro daqui a uns anos? Se for fazer retiradas mensais quase a simular um salario não esquecer que vais pagar por cada retirada, enquanto que nos Fundos é cost-free....

Enfim, nao quero aqui advogar se está certo ou errado, estamos apenas a levantar várias questões que são importantes para todos e que às vezes esquecemos ou não levamos em conta!
Era interessante analisar qual é a diferença entre investir mensalmente, trimestralmente, semestralmente, etc. Acho que os encargos elevados influenciam mais do que a cadência.

Além disso, o dinheiro pode ficar a render alguma coisa num fundo de tesouraria ou numa conta (e.g. Trade Republic, Money Box do Banco Invest, etc).

Conheço esta calculadora para tentar simular qual será a melhor cadência. Contudo, o mercado é demasiado volátil para tirar conclusões.

Também se pode usar esta calculadora do David Almas para comparar dois fundos com diferentes comissões. Tudo o resto igual, para um investimento superior aos tais 520€, os encargos de bolsa de 10,40€ e 0,083% saem mais baratos do que 2% fixos na compra.
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 118
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 40 times
Been thanked: 46 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Não faço reforços abaixo de 4 dígitos, portanto não seria um problema as comissões. Vou ver isso do best trading pro. Obrigado pela dica.

Por enquanto apenas me apraz continuar com o Best, tem-me servido bem e confio. Não me apetece, para já, perder tempo a fazer o estudo pra ver se essas Coca-Colas do deserto que pagam valores acima da taxa de juro, sem pedir nada em troca, não serão uma fonte de problemas mais adiante, trade republics, xtbs e essas coisas da moda.
Para essas aventuras tenho a coinbase.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Joseba Escreveu: 26 jul 2024 16:34 Enfim, nao quero aqui advogar se está certo ou errado, estamos apenas a levantar várias questões que são importantes para todos e que às vezes esquecemos ou não levamos em conta!
Mês a mês ou anual é igual ao litro +/-. Já fiz muitas análises pk eu sou gajo de anual.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

..
S&P 500 nos 5.000 em Setembro e 6.000 em Dezembro/Janeiro :lol:
Anexos
sp500.png
sp500.png (126.39 KiB) Visto 564 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder