Ajuda para aumentar os investimentos
Ajuda para aumentar os investimentos
Olá a todos,
Sou nova por aqui. E também no mundo dos investimentos. Comecei a investir o ano passado, mas é um mundo que conheço muito pouco e quero aprender.
Atualmente tenho investido num fundo imobiliário, em CA e numa aplicação da fidelidade. A % mais alta é do fundo, a 8%. Acontece que estou com cerca de 50k parados e está a custar-me!
Por isso tenho algumas dúvidas que acredito serem capazes de me esclarecer/ajudar!
- onde investir a curto prazo (1, 2, max 5 anos, pois estamos a ponderar comprar uma casa nos próximos 5 anos) e que receba os juros mensalmente ou trimestralmente? (Estamos mais confortáveis desta forma);
- dicas/locoas para ter o € entre investimentos? ( já ouvi falar no my savings da fidelidade, vi também bancos que estão a oferecer boas taxas como é o caso do best, big…)
- qual a vossa opinião sobre plataformas como a wecity ou a housers, que se baseiam em investimento imobiliário com taxas entre os 9 e 12%, e prazos curtos de 12 a 18 meses? Este tipo de taxa, para mim já é bastante bom e o tempo da aplicação também …
- tenho preferência por taxas fixas e sem uma necessidade de acompanhamento semanal. Temos filhotes muito pequenos e nesta fase da nossa vida não temos muito tempo livre.
A minha “aflição”, para além de ter 50k parados, é que mensalmente, após o pagamento de todas as nossas despesas, conseguimos colocar de lado cerca de 60% dos nossos rendimentos, o que é um valor bastante elevado, sendo derivada dos salários, negócio extra e das aplicações que possuímos.
Desde já agradeço a atenção!!
Sou nova por aqui. E também no mundo dos investimentos. Comecei a investir o ano passado, mas é um mundo que conheço muito pouco e quero aprender.
Atualmente tenho investido num fundo imobiliário, em CA e numa aplicação da fidelidade. A % mais alta é do fundo, a 8%. Acontece que estou com cerca de 50k parados e está a custar-me!
Por isso tenho algumas dúvidas que acredito serem capazes de me esclarecer/ajudar!
- onde investir a curto prazo (1, 2, max 5 anos, pois estamos a ponderar comprar uma casa nos próximos 5 anos) e que receba os juros mensalmente ou trimestralmente? (Estamos mais confortáveis desta forma);
- dicas/locoas para ter o € entre investimentos? ( já ouvi falar no my savings da fidelidade, vi também bancos que estão a oferecer boas taxas como é o caso do best, big…)
- qual a vossa opinião sobre plataformas como a wecity ou a housers, que se baseiam em investimento imobiliário com taxas entre os 9 e 12%, e prazos curtos de 12 a 18 meses? Este tipo de taxa, para mim já é bastante bom e o tempo da aplicação também …
- tenho preferência por taxas fixas e sem uma necessidade de acompanhamento semanal. Temos filhotes muito pequenos e nesta fase da nossa vida não temos muito tempo livre.
A minha “aflição”, para além de ter 50k parados, é que mensalmente, após o pagamento de todas as nossas despesas, conseguimos colocar de lado cerca de 60% dos nossos rendimentos, o que é um valor bastante elevado, sendo derivada dos salários, negócio extra e das aplicações que possuímos.
Desde já agradeço a atenção!!
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 344 times
- Been thanked: 585 times
Re: Ajuda para aumentar os investimentos
Com taxas fixas e sem necessidade de acompanhamento tens depósitos a prazo a pagar 4,00%/3,80% TANB a 1/2 anos no BAI Europa. Mas os juros só são pagos no fim, e se resgatares antecipadamente perdes metade dos juros (sobre o montante resgatado). Lista de depósitos a prazo. Há depósitos mais longos, mas com taxa inferior e havendo risco do capital ser necessário não é aconselhável.
Há por aqui pessoal que em vez de depósitos a prazo utiliza ETFs de baixa volatilidade. Tópico.
Para 20k (10k x 2 contas) podes também aproveitar a Bankinter Conta Mais Ordenado que paga 5% TANB durante um ano sobre capital mantido à ordem, com alguns requisitos (nenhum deles é domiciliar o ordenado, apesar do nome).
A Housers é uma plataforma de empréstimo onde o risco de perderes o capital é considerável (e já se concretizou em vários casos, segundo li). A outra não conheço, mas todas as plataformas desse tipo são investimentos de risco elevado, daí as taxas prometidas.
Há por aqui pessoal que em vez de depósitos a prazo utiliza ETFs de baixa volatilidade. Tópico.
Para 20k (10k x 2 contas) podes também aproveitar a Bankinter Conta Mais Ordenado que paga 5% TANB durante um ano sobre capital mantido à ordem, com alguns requisitos (nenhum deles é domiciliar o ordenado, apesar do nome).
A Housers é uma plataforma de empréstimo onde o risco de perderes o capital é considerável (e já se concretizou em vários casos, segundo li). A outra não conheço, mas todas as plataformas desse tipo são investimentos de risco elevado, daí as taxas prometidas.
No que respeita a P2P/Crowdfunding o meu conselho é ficar afastado.
Tenho investimentos desses há vários anos e, embora sejam valores baixos (dado o risco elevado), o que posso relatar é:
- A liquidez pode ser muito baixa, caso não haja forma de ceder as posições em mercado secundário;
- Os atrasos ou defaults são comuns;
- Quando tudo corre bem a rentabilidade pode ser muito boa, acima de 10%;
- Não são eficientes fiscalmente e, quando as coisas correm mal, acabamos por pagar impostos sobre perdas;
- Há riscos políticos e regulatórios significativos;
- Há falta de transparência nas plataformas. Apresentam esquemas dúbios para não pagar os empréstimos quando têm falta de liquidez (ver o caso da Lendermarket atualmente);
- Há plataformas que são scam ou, devido a má gestão, acabam por ruir, como já aconteceu no passado.
Não sendo de todo muito entendido na matéria, olhando para as necessidades que descreves e contrastando com a minha experiência, considero este tipo de investimento desaconselhado.
Tenho investimentos desses há vários anos e, embora sejam valores baixos (dado o risco elevado), o que posso relatar é:
- A liquidez pode ser muito baixa, caso não haja forma de ceder as posições em mercado secundário;
- Os atrasos ou defaults são comuns;
- Quando tudo corre bem a rentabilidade pode ser muito boa, acima de 10%;
- Não são eficientes fiscalmente e, quando as coisas correm mal, acabamos por pagar impostos sobre perdas;
- Há riscos políticos e regulatórios significativos;
- Há falta de transparência nas plataformas. Apresentam esquemas dúbios para não pagar os empréstimos quando têm falta de liquidez (ver o caso da Lendermarket atualmente);
- Há plataformas que são scam ou, devido a má gestão, acabam por ruir, como já aconteceu no passado.
Não sendo de todo muito entendido na matéria, olhando para as necessidades que descreves e contrastando com a minha experiência, considero este tipo de investimento desaconselhado.
Estou interessada. Não consigo responder a MP (diz-me que não tenho permissão por ser um membro recente)!JRJordao Escreveu: ↑23 ago 2024 15:07
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 344 times
- Been thanked: 585 times
Ok, vou dar seguimento por lá (porque envolve a partilha de código promocional)Pimps Escreveu: ↑29 ago 2024 11:43Estou interessada. Não consigo responder a MP (diz-me que não tenho permissão por ser um membro recente)!JRJordao Escreveu: ↑23 ago 2024 15:07
Ainda nas questões que coloquei, questiono se não será boa ideia os fundos ppr (por 5, máximo 7 anos) e depois retirar o dinheiro com a finalidade de compra de casa. Estarei a pensar mal?
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 591 times
- Been thanked: 669 times
Pimps, cuidado com as expectativas, quando se investe para um determinado período curto ( sim hoje em dia 5 anos já não é considerado sequer médio prazo ), temos de ter em atenção as variáveis que podem acontecer, dou o exemplo dos fundos PPR que falaste, os mais conservadores ( com mais exposição a obrigações ) levaram uma pancada desde meados de 2021 a 2022 que os fez recuar na rentabilidade alguns anos, alguns mais de 5 anos, o mesmo é válido para a maioria de Fundos e ETFs de obrigações, quero dizer com isto que mesmo os activos aparentemente mais conservadores nos podem surpreender pela negativa quando temos um horizonte temporal de apenas 5 anos, e ainda para mais com o objectivo de comprar algo tão valioso como uma casa, acredita que a frustração pode-se tornar chata.
Estuda bem, para além das dicas que te vão dando por aqui, do que melhor se enquadra no teu perfil, e utiliza a regra dos 72, que basicamente é dividires o número 72 pela taxa de juro, ou rentabilidade que é esperada nesse investimento, e vai-te dar os anos que terás de esperar que o teu património duplique com esse investimento, imagina um Certificado de Aforro que paga atualmente uma taxa de 2,5% ao ano, se fizeres 72 a dividir por 2,5 dá-te...29 anos!!! tinhas esta noção?
Apesar que na minha opinião um investidor deve investir sempre com caráter de regularidade e não tudo de uma só vez.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Partilho a opinião do D@emoon, meteres o capital num fundo PPR por 5 anos, por mais conservador que seja é um risco demasiado elevado. E também se é conservador, a rentabilidade não vai ser grande coisa. O que não falta aí são fundos PPR a render menos do que DP. Com um horizonte de 5 anos eu não arriscaria o capital em investimento, tentaria conseguir os melhores depósitos a prazo ou contas remuneradas. Sabemos que a tendência será das taxas de juro baixarem nos próximos anos, por isso o ideal é tentar prazos alargados sempre que possível.