Trade small cap

Forum dedicado a posições mais especulativas e de curto ou médio prazo
Kosta
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 71 times
Been thanked: 26 times

Trade small cap

Mensagem por Kosta »

A par com o mercado das bonds também as small cap tem uma forte tendência em valorizar com a descida das taxas de juro devido ao acesso ao crédito ficar mais barato.
Historicamente as small cap após os primeiros cortes das taxas tendem a valorizar mais até que as big cap, é um trade com algum risco mas com possibilidade de bons retornos.
O Russell 2000 é o índice ligado às small cap e é muito facil encontrar um ETF correspondente, contudo por aqui optei pelo seguinte....

SPDR MSCI USA Small Cap Value Weighted UCITS ETF-------IE00BSPLC413

Imagem Imagem
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 930 times

Re: Trade small cap

Mensagem por Virtua »

Por acaso ainda no outro dia li sobre isso. Não sei até que ponto valerá a pena. Mas é algo interessante de se seguir.

Não sei o ser Value ainda não adiciona outra variável que só aumenta à complexidade. Vamos testar:

Invesco Russell 2000 UCITS ETF Acc -> EUR 94.69 - https://www.investing.com/etfs/source-r ... ?cid=46079
SPDR MSCI USA Small Cap Value Weighted UCITS ETF -> EUR 57.51 - https://www.investing.com/etfs/spdr-msc ... e-weighted

Para efeitos comparativos

CSPX -> EUR 521.69 - https://www.investing.com/etfs/cs-etf-( ... ?cid=47373
Última edição por Virtua em 20 set 2024 17:55, editado 1 vez no total.
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Kosta
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 71 times
Been thanked: 26 times

Mensagem por Kosta »

Desde o final do ano passado os ETFs de small cap tem tido um bom desempenho e a minha duvida é se na realidade o mercado já não estará a descontar os cortes nos juros, se assim for vou gramar com mais um mercado lateralizado durante meses :roll:

Optei pelo Value porque tem uma performance histórica muito interessante ao contrário dos outros que estão anémicos há 3 anos.

Imagem
Virtua

Mensagem por Virtua »

"The Russell 2000 index of smaller companies ended 2.1% higher to stretch its winning streak to seven sessions, its longest in more than three years"

Bom timing deste post.

Neste momento:

iShares Core S&P 500 UCITS ETF USD (Acc) - > 539.99 +3.5%
Source Russell 2000 UCITS (SR2000) - > 101.04 + 6.7%
SPDR® MSCI USA Small Cap Value Weighted - > 61.64 +7.1%

Temos 2 trades a "rolar" aqui no fórum. Ambos a correr muito bem!!
Virtua

Mensagem por Virtua »

As ações de pequenas empresas (small-cap) nos EUA, representadas pelo índice Russell 2000, não têm beneficiado da recente queda na taxa de juros por parte da FED, ao contrário das expectativas. Desde o corte da taxa, o índice caiu 1,1%, enquanto o S&P 500 subiu 1,2%. Isso reflete preocupações sobre o cenário económico e dúvidas sobre o "soft landing" da economia – uma desaceleração económica suave sem recessão.

Os investidores estão preocupados com o facto de que o optimismo em torno da Fed conseguir controlar a inflação sem um aumento significativo no desemprego possa ser exagerado. Analistas acreditam que as small-caps são mais sensíveis às taxas de juros e ao estado da economia, já que tendem a ter mais dívidas com taxas variáveis, o que as torna vulneráveis a aumentos nas taxas de empréstimo.

A recente queda nesses índices faz com que pareçam mais baratos em relação às grandes empresas, mas também evidencia desafios: cerca de 36% da dívida das empresas no Russell 2000 é de taxa variável, e 42% das empresas são deficitárias, em comparação com 6% no S&P 500. Isso levanta preocupações sobre a sustentabilidade e rentabilidade dessas empresas, afetando a confiança dos investidores no segmento de small-caps.
Virtua

Mensagem por Virtua »

The case for small and mid caps
Smaller stocks used to outperform their bigger cousins. Will that ever be the case again?

https://www.ft.com/content/6a9bf578-24c ... af2f7eb6e4
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 129 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 04 out 2024 10:58 Desde o corte da taxa, o índice caiu 1,1%, enquanto o S&P 500 subiu 1,2%.
Seria interessante ver a performance do S&P 500 no período sem as 7 magnificas. Se calhar fica em linha com o Russell.
Parece-me que o otimismo com a descida das taxas deve-se mais ao facto de se pensar que a inflação está controlada do que ao facto de a economia estar a abrandar. Visto por este prisma, se calhar não há grandes motivos para festejar...

Apesar de nos EUA as coisas não estarem tão más como na Europa, um abrandamento é sempre um abrandamento. Não se sabe quanto tempo durará. E a resiliência que a economia americana tem mostrado, se calhar pode levar a pensar que poderão surgir novos picos temporários ou que a inflação vai permanecer teimosamente acima da meta, exigindo a manutenção das taxas de juro em níveis elevados durante algum tempo, o que gera incerteza.

Sendo as small caps mais dependentes do mercado interno, parece-me que a descida de juros por si só não significa que possamos estar perante o inicio de um bom ciclo de small caps. Apesar de parecer tentador, eu iria com cautela...
Virtua

Mensagem por Virtua »

Louie Escreveu: 07 out 2024 12:38
Virtua Escreveu: 04 out 2024 10:58 Desde o corte da taxa, o índice caiu 1,1%, enquanto o S&P 500 subiu 1,2%.
Seria interessante ver a performance do S&P 500 no período sem as 7 magnificas.
Podes usar o RSP para isso. N\ao é igual igual mas acredito que seja muito semelhante
BaracusBull
Registado: 09 abr 2024 21:04
Has thanked: 1 time
Been thanked: 5 times

Mensagem por BaracusBull »

Há uns meses o Buffet disse que fez uma aposta nas Japan small caps.
Louie

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 07 out 2024 14:55 Podes usar o RSP para isso.
RSP?
Virtua

Mensagem por Virtua »

Louie Escreveu: 08 out 2024 11:53
RSP?
Pesquisaste no google? :lol: Vias logo que é um ETF (Invesco S&P 500 Equal Weight ETF). Como é equal weight tira o peso extra das tech com 3 a 6% de peso cada no indíce
Louie

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 08 out 2024 14:12
Louie Escreveu: 08 out 2024 11:53
RSP?
Pesquisaste no google? :lol: Vias logo que é um ETF (Invesco S&P 500 Equal Weight ETF). Como é equal weight tira o peso extra das tech com 3 a 6% de peso cada no indíce
Pesquisei, sim :lol: de facto apareceu o ETF, mas pensava que era uma ferramenta qualquer para personalizar os dados.
Neste caso, para retirar as big tech ;)
Virtua

Mensagem por Virtua »

Louie Escreveu: 08 out 2024 14:48 pensava que era uma ferramenta qualquer para personalizar os dados.
Não sei a dificuldade de fazer isso em python. Parece-me um projecto interessante.
Louie

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 08 out 2024 15:04
Louie Escreveu: 08 out 2024 14:48 pensava que era uma ferramenta qualquer para personalizar os dados.
Não sei a dificuldade de fazer isso em python. Parece-me um projecto interessante.
De vez em quando aparece por aí um artigo sobre isso com um gráfico.

Assim de repente no google:

https://www.dailymail.co.uk/yourmoney/s ... -2023.html

Tirando "a bolha", talvez se veja que os mercados financeiros não estão assim tão desfasados das economias.

Na Europa se calhar também seria interessante retirar as GRANOLAS ;)
Virtua

Mensagem por Virtua »

Honestamente vou mesmo fazer isto. Infelizmente a yahoo começou a cobrar pelas cotações mas eu vou dar a volta com outro serviço porque estou farto de ver esses gráficos e acho que estão mal feitos. O pessoal "tira" as acções mas o peso também. Ao tirar as acções tens de rebalancear, para o peso ficar 100% na mesma. Se tirares 20% do peso o S&P fica um S&P 80%. Coxo portanto.

Claro que há diferença, mas não é tanto como querem fazer parecer, mas sim, estes últimos anos só a NVDA tem um retorno extra que se nota no S&P 500

Diferença dos últimos 2 anos entre o cap e o equal weighted
Anexos
Screen Shot 2024-10-08 at 16.18.27 PM.png
Screen Shot 2024-10-08 at 16.18.27 PM.png (119.37 KiB) Visto 163 vezes
Responder