PPR GOLDEN SGF ETF

Local de discussão sobre tudo o que é relacionado com PPRs
CMMCampos
Mensagens: 2
Registado: 20 jul 2024 05:52
Has thanked: 1 time

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por CMMCampos »

tdsinvesting Escreveu: 09 jul 2024 13:01
Conclusões

O fundo tem vindo a melhorar o tracking error comparativamente ao BENCHMARK, mas utilizando o erro absoluto médio de um conjunto de 7 dias mais recente a diferença anual ainda está nos 3.3905%.
Idealmente, a diferença deveria estar a rondar os 0.75%.

Olhando para a tendência de redução do tracking error, é expectável que à medida que o fundo for aumentado os Assets Under Management o erro de tracking vá diminuindo.

Atualmente, se quisermos expor o nosso dinheiro ao BENCHMARK e tivermos a possibilidade de optar entre aplicar em ETF e PPR, optimizamos a exposição ao mercado aplicando o dinheiro em ETFs em vez de o aplicar através deste PPR - com uma diferença anual de 3.3905%.

Próximos passos

- Voltarei a atualizar a análise daqui a uns meses
- Apesar de inicialmente ter investido neste PPR, neste momento não me faz (ainda) sentido ter o meu dinheiro aplicado aqui
Discussão super útil! Também subscrevi o PPR GOLDEN SGF ETF e tenho analisado a performance vs. benchmark através do Backtest by curvo. A conclusão foi semelhante, mas ter a validação com esta análise muito mais detalhada é excelente.

Entretanto surgiu-me uma questão sobre a taxa de gestão que me deixou céptico sobre a transparência das sociedades gestoras neste domínio.

Subscrevi o PPR no âmbito de uma campanha promocional em que a comissão de gestão seria 0.75% (vs. a taxa de 1% oferecida posteriormente) questionei a sociedade gestora sobre de que forma poderia eu confirmar qual o valor efetivo que me estão a cobrar em taxa de gestão, dado que isso não é claro nos extratos mensais.

Entretanto recebi esta resposta:
"O PPR ETF Golden SGF - Classe A (classe de ambos os seus contratos) cobra uma comissão de 0.75% durante toda a vigência dos contratos e o PPR ETF Golden SGF - Classe B cobra uma comissão de 1%.

Existe uma clara distinção entre um e outro, desde logo pela designação das classes e também pelo valor de Cotação que é diferente em ambos, conforme poderá acompanhar no Histórico de cotações disponível na página de Documentação Dos Fundos ."

Após consultar o Histórico de Cotações no site da SGF constatei que não existia qualquer diferenciação das duas classes, existindo apenas um valor de UP reportado nesse ficheiro.

Reportei esta questão à SGF e, até à data, não recebi qualquer resposta ou esclarecimento.

Por coincidência, nesse mesmo dia de tarde o histórico de cotações foi atualizado, sendo que nos novos dias atualizados (a partir de 9 Julho) começaram a incluir a Classe A e B no documento, algo que têm efetuado diariamente desde então. Não percebo porquê esta cotação ter aparecido apenas 9 Julho quando a taxa de 1% (desta suposta Classe B) já existe há muito mais tempo.

Também coloquei esta questão no FIRE Portugal, mas entretanto tomei conhecimento deste fórum que tem discussão mais específica sobre este PPR.

Qual a vossa opinião? Alguém subscreveu o PPR com taxa de 1% e tenha a cotação atualizada há mais tempo?
Carlos R
Mensagens: 27
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 16 times
Been thanked: 13 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por Carlos R »

A campanha dos 0,75% foi constantemente prolongada até 30/06.
wot89
Mensagens: 21
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 21 times
Been thanked: 2 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por wot89 »

A mim nos extratos que vão mandando também aparece classe A.

Subscrevi já este ano, com comissão de 0,75 %.
Carlos R
Mensagens: 27
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 16 times
Been thanked: 13 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por Carlos R »

CMMCampos Escreveu: 20 jul 2024 06:19
tdsinvesting Escreveu: 09 jul 2024 13:01
Conclusões

Entretanto surgiu-me uma questão sobre a taxa de gestão que me deixou céptico sobre a transparência das sociedades gestoras neste domínio.

Subscrevi o PPR no âmbito de uma campanha promocional em que a comissão de gestão seria 0.75% (vs. a taxa de 1% oferecida posteriormente) questionei a sociedade gestora sobre de que forma poderia eu confirmar qual o valor efetivo que me estão a cobrar em taxa de gestão, dado que isso não é claro nos extratos mensais.

Entretanto recebi esta resposta:
"O PPR ETF Golden SGF - Classe A (classe de ambos os seus contratos) cobra uma comissão de 0.75% durante toda a vigência dos contratos e o PPR ETF Golden SGF - Classe B cobra uma comissão de 1%.

Existe uma clara distinção entre um e outro, desde logo pela designação das classes e também pelo valor de Cotação que é diferente em ambos, conforme poderá acompanhar no Histórico de cotações disponível na página de Documentação Dos Fundos ."

Após consultar o Histórico de Cotações no site da SGF constatei que não existia qualquer diferenciação das duas classes, existindo apenas um valor de UP reportado nesse ficheiro.

Reportei esta questão à SGF e, até à data, não recebi qualquer resposta ou esclarecimento.

Por coincidência, nesse mesmo dia de tarde o histórico de cotações foi atualizado, sendo que nos novos dias atualizados (a partir de 9 Julho) começaram a incluir a Classe A e B no documento, algo que têm efetuado diariamente desde então. Não percebo porquê esta cotação ter aparecido apenas 9 Julho quando a taxa de 1% (desta suposta Classe B) já existe há muito mais tempo.

Também coloquei esta questão no FIRE Portugal, mas entretanto tomei conhecimento deste fórum que tem discussão mais específica sobre este PPR.

Qual a vossa opinião? Alguém subscreveu o PPR com taxa de 1% e tenha a cotação atualizada há mais tempo?

Eu fui dos primeiros a subscrever no início de Novembro. A campanha promocional dos 0,75% era até final de 2023, depois foi sendo prolongada sucessivamente até 30 de Junho. A partir daí, parece-me que mudaram as designações: a cotação vigente passou a ser designada "Classe A", enquanto as novas subscrições (com taxa de 1% em vez de 0,75%) passaram a ser designadas Classe B, com cotação diferente. Pelo menos é a minha leitura do que aconteceu. Posso estar enganado.
CMMCampos
Mensagens: 2
Registado: 20 jul 2024 05:52
Has thanked: 1 time

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por CMMCampos »

Carlos R Escreveu: 20 jul 2024 12:08 A campanha dos 0,75% foi constantemente prolongada até 30/06.
Efetivamente, essa extensão nunca foi muito clara consultando apenas os documentos públicos disponíveis.

Mas então a cotação da classe B deveria estar disponível a partir de 1 Julho. Provavelmente não fizeram essa atualização imediatamente.

Não obstante, a ausência de uma resposta clara e coerente é mais um fator que para mim pesa na decisão de investir primordialmente através deste veículo.
DonKedo
Mensagens: 1
Registado: 17 set 2024 10:22

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por DonKedo »

O montante mínimo para subscrição do PPR são 1500€, certo?

Todos os que o subscreveram pagaram este valor, ou foi alguma alteração recente que eles fizeram?

Estava a pensar distribuir o valor máximo que posso investir (1750€) para ir buscar o reembolso de IRS a que tenho direito por 2 PPRs, portanto 875€ em cada PPR, mas esta regra dos 1500€ no Golden SGF não o permitirá...
wot89
Mensagens: 21
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 21 times
Been thanked: 2 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por wot89 »

A área de cliente da Golden continua muito arcaica, praticamente só mostram o valor actual do PPR, mais nada.

Alias, se eu quisesse levantar o PPR, nem encontrei essa opção, alguém sabe onde é ?

Comparado com a interface do banco Invest, não tem nada a ver.
Carlos R
Mensagens: 27
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 16 times
Been thanked: 13 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por Carlos R »

wot89 Escreveu: 19 set 2024 16:05 A área de cliente da Golden continua muito arcaica, praticamente só mostram o valor actual do PPR, mais nada.

Alias, se eu quisesse levantar o PPR, nem encontrei essa opção, alguém sabe onde é ?

Comparado com a interface do banco Invest, não tem nada a ver.
Tens razão. Já o foi referido várias vezes que a plataforma da SGF é arcaica, além dos reforços por documento enviado por email com comprovativo de transferência. Mas pensa positivo, se estiveres na fase de investimento, dar trabalho para resgatar até é bom. Evita que tenhas vontade de mexer :D
Esperemos que evoluam com o tempo. Senão, há sempre a possibilidade de transferir para um dos PPR do Invest.
wot89
Mensagens: 21
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 21 times
Been thanked: 2 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por wot89 »

Carlos R Escreveu: 19 set 2024 20:35
wot89 Escreveu: 19 set 2024 16:05 A área de cliente da Golden continua muito arcaica, praticamente só mostram o valor actual do PPR, mais nada.

Alias, se eu quisesse levantar o PPR, nem encontrei essa opção, alguém sabe onde é ?

Comparado com a interface do banco Invest, não tem nada a ver.
Tens razão. Já o foi referido várias vezes que a plataforma da SGF é arcaica, além dos reforços por documento enviado por email com comprovativo de transferência. Mas pensa positivo, se estiveres na fase de investimento, dar trabalho para resgatar até é bom. Evita que tenhas vontade de mexer :D
Esperemos que evoluam com o tempo. Senão, há sempre a possibilidade de transferir para um dos PPR do Invest.
Mas sabes se têm/onde é caso uma pessoa quisesse resgatar o PPR, na área de cliente ?

Eu só vejo o montante que tenho e pouco mais, não tem mais nada lá.
Carlos R
Mensagens: 27
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 16 times
Been thanked: 13 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por Carlos R »

Não há muito a fazer. Contactar por email e esperar que forneçam o formulário:

https://ajuda.goldensgf.pt/docs/como-re ... o-meu-ppr/

https://ajuda.goldensgf.pt/docs/como-po ... o-meu-ppr/

Estás habituado ao Banco Invest, basta carregar num botão lá para subscrever reforçar ou resgatar :lol:
Responder