Carteira de ETFs (plano de investimento ETF)

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Responder
nepper
Registado: 29 out 2024 16:18
Has thanked: 4 times

Carteira de ETFs (plano de investimento ETF)

Mensagem por nepper »

Olá a todos,
peço desculpa por repetir o tópico mas tinha aberto no tópicos ETFs quando devia ter sido aqui.

Sou um novato nestas coisas dos ETFs (menos de 1 ano de experiência) e uso a XTB.

A ideia é ter um investimento a longo prazo, uma espécie de PPR e aqui há uns meses optei por criar um plano de investimento XTB com, incrementos mensais entre os 500€ e os 1000€.

Depois de alguma leitura escolhi os seguintes ETFs ( de acumulação) com os seguintes pesos na carteira, com

50% - Ishares Core S&P 500 UCITS

17% - Amundi Euro Stoxx 50 UCITS

16% - Ishares Core MSCI IMI UCITS

17% - Ishares Physical Gold ETC

A ideia foi :
  • diversificar os ETFs , não repetindo mercados/setores, tentando minimizar perdas (não sei se será a melhor opção, mas...)
    não apostar em ETFs de cripto
    não apostar em ETFs alavancados
    optar por ETFs com um elevado Fund size
    optar por ETFs em Euros

De momento estou satisfeito até porque tenho um lucro de 11% face ao capital investido. (sim eu sei que o mercado é volátil, e em agosto apanhei um pequeno susto :) )

Gostava de saber a vossa opinião sobre a carteira/plano de investimento e se recomendam trocar algum ETF.

Obrigado
Rui Queirós
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 173 times
Been thanked: 145 times

Re: Carteira de ETFs (plano de investimento ETF)

Mensagem por Lvsitano »

Pessoalmente não iria expor tanto ao ouro, acho que 17% do portfolio em ouro é demasiado. Ignorar o facto do ouro estar em máximos históricos, não se vai manter para sempre. Percebo o teres dividido os ETFs para reduzir o risco. Na minha opinião, era melhor teres feito um ETF mundial ou all world logo, simplificavas a coisas e reduzias custos. E os custos são importantes. Escolheste quase tudo da iShares por algum motivo em especial?

Se queres diversificar, tens de escolher outro tipo de ativos, neste momento tens ações e ouro. Precisas doutro tipo como obrigações.
nepper
Registado: 29 out 2024 16:18
Has thanked: 4 times

Mensagem por nepper »

Viva Lvsitano
Lvsitano Escreveu: 29 out 2024 21:21 acho que 17% do portfolio em ouro é demasiado. Ignorar o facto do ouro estar em máximos históricos, não se vai manter para sempre.
Acho que foi mais pela sensação que o Ouro é sempre um investimento minimamente garantido. Se calhar estiquei-me :D
Lvsitano Escreveu: 29 out 2024 21:21 Escolheste quase tudo da iShares por algum motivo em especial?
Nenhum motivo especial, acho que foi mesmo pelas recomendações que fui lendo e sobretudo pelo tamanho da carteira que penso ser facilitador no caso de precisar de vender.
Lvsitano Escreveu: 29 out 2024 21:21 Se queres diversificar, tens de escolher outro tipo de ativos, neste momento tens ações e ouro. Precisas doutro tipo como obrigações.
Não me tinha lembrado das obrigações, mas parece-me uma boa opção. Provavelmente cortar sos 17% do Ouro e colocar em obrigações.

Obrigado pelo feedback e desculpa se tiver escrito muitas asneiras :D

Nepper
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Tens de encarar o ouro como uma reserva de valor, ele normalmente fica protegido contra as instabilidades dos mercados, mas não é um ativo que devas investir uma grande fatia. Há quem discorde. Podes investir no ouro, mas 17% é demasiado.

Quanto aos ETFs, eu pessoalmente trocaria aí por outros ETFs com menos custos ou com melhor desempenho. Obviamente se estás a querer usar a XTB vais estar sempre limitado ao que eles disponibilizam.

Em relação às obrigações já sabes que a rentabilidade potencial não é a mesma das ações, no entanto ou vais com muita sede ao pote e arriscas a perder tudo, ou então és mais comedido, aceitas perder alguma rentabilidade, e ganhar alguma segurança no caso dos mercados acionistas derem pro torto.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 730 times
Been thanked: 874 times

Mensagem por Virtua »

nepper Escreveu: 29 out 2024 21:17 Gostava de saber a vossa opinião sobre a carteira/plano de investimento e se recomendam trocar algum ETF.
Concordo parcialmente com o que o Lusitano disse. Prefiro simplificar e ter um IWDA a escolher os pesos nos EUA e Europa, excluindo todo o resto do mundo e não aproveitando os ajustamentos de um índice market cap. OS EUA são 70% do MSCI World hoje mas daqui a 20 anos podem ser só 40%. Quem sabe.
Lvsitano Escreveu: 29 out 2024 21:21 Precisas doutro tipo como obrigações.
Não concordo que uma pessoa tenha que ter obrigações. Principalmente se o investimento é a 30+ anos.
nepper Escreveu: 29 out 2024 21:33 Acho que foi mais pela sensação que o Ouro é sempre um investimento minimamente garantido
Longe disso, é um activo volátil como as acções. De 1980 a 2000 teve um bear market com uma queda de cerca e 60%.

60% de queda, 20 anos. Um bear market mauzinho...
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
wot89
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 44 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por wot89 »

Virtua Escreveu: 04 nov 2024 15:16
Lvsitano Escreveu: 29 out 2024 21:21 Precisas doutro tipo como obrigações.
Não concordo que uma pessoa tenha que ter obrigações. Principalmente se o investimento é a 30+ anos.

Então na tua opinião, para um investimento a longo prazo, o ideal para um portfolio de ETF's é simplificar e apostar apenas num ETF global apenas ?

Pergunto isto porque pensava que defendias que o melhor seria ETF global + obrigações + ouro.

Eu próprio há tempos andava com duvidas sobre isto, cheguei mesmo a falar que pensava em apostar uma pequena % (10 %) em QDVE para aproveitar o boom da tecnologia, mas já abandonei essa ideia, não quero ter sobreposição; não gostando eu de ETF de obrigações (já sei que serve para equilibrar a carteira em períodos de queda do mercado acionista), admito que andava indeciso de valeria apenas investir 10 % (mais que isso não, certo ?) num ETF de ouro..

Na tua opinião, que achas ?

Simplificar e concentrar apenas num VWCE (o mais difícil diz-se que é chegar aos primeiros 100k, a partir daí o juro composto começa a carburar de uma forma bem mais rápida) ?
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Virtua Escreveu: 04 nov 2024 15:16 Não concordo que uma pessoa tenha que ter obrigações. Principalmente se o investimento é a 30+ anos.
Aqui era um exemplo, ele falou em diversificar, logo tem de ter outros ativos que não ações, senão não é diversificação nenhuma :lol: Não lhe estava a dizer para escolher obrigações em concreto, era só um exemplo de um ativo diferente.
Responder