Rendas em Portugal

Local para falar de investimentos imobiliários
Responder
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 602 times
Been thanked: 680 times

Rendas em Portugal

Mensagem por D@emoon »

..
Anexos
Rendas.jpg
Rendas.jpg (602.85 KiB) Visto 794 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
CountMeIn
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 66 times
Been thanked: 22 times

Re: Rendas em Portugal

Mensagem por CountMeIn »

Continuem a lixar os senhorios...
Limite de aumento de rendas de 2%, englobamento obrigatório de rendas etc...

Já passámos Madrid e Berlim, Venha Paris a seguir lol
rfcsilva
Registado: 25 out 2024 10:57
Has thanked: 1 time
Been thanked: 2 times

Mensagem por rfcsilva »

Para quem estiver à procura de dados relativos aos valores de novos contratos de arrendamento o INE disponibiliza este https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=I ... QUESmodo=2 conjunto de dados, com os valores dos últimos 12 meses por município, a evolução trimestral e o número de novos contratos ao nível de NUTS III e alguns dos principais municípios.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 212 times
Been thanked: 170 times

Mensagem por Lvsitano »

CountMeIn Escreveu: 30 jan 2023 17:27 Continuem a lixar os senhorios...

Por isso o melhor é investir em imobiliário comercial, não sofre dessas maleitas.
BaracusBull
Registado: 09 abr 2024 21:04
Has thanked: 2 times
Been thanked: 7 times

Mensagem por BaracusBull »

Caiu-me uma lágrima.

CountMeIn Escreveu: 30 jan 2023 17:27 Continuem a lixar os senhorios...

tcs
Registado: 04 out 2022 16:52
Has thanked: 49 times
Been thanked: 44 times

Mensagem por tcs »

Tenho uma dúvida relacionada com benefícios fiscais para quem arrenda imóveis. Não sei se me sabem esclarecer mas aqui vai...

Existem benefícios fiscais conforme a duração do contrato. Por norma, existe uma benefício de 3% (25% vs 28%) para contratos de 2 a 5 anos. Nos contratos de 5 a 10 anos o benefício é de 13% (15% vs 28%).

A minha dúvida é... Se o contrato for exatamente 5 anos, qual o benefício exato? 3% ou 13%? O melhor é fazer um contrato de 5 anos e 1 mês? Ou é necessário fazer um contrato de 6 anos para obter um valor tributável de 15%?

Obrigado pela ajuda!
Sr IRS
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 48 times
Been thanked: 29 times

Mensagem por Sr IRS »

tcs Escreveu: 01 dez 2024 17:01 Tenho uma dúvida relacionada com benefícios fiscais para quem arrenda imóveis. Não sei se me sabem esclarecer mas aqui vai...

Existem benefícios fiscais conforme a duração do contrato. Por norma, existe uma benefício de 3% (25% vs 28%) para contratos de 2 a 5 anos. Nos contratos de 5 a 10 anos o benefício é de 13% (15% vs 28%).

A minha dúvida é... Se o contrato for exatamente 5 anos, qual o benefício exato? 3% ou 13%? O melhor é fazer um contrato de 5 anos e 1 mês? Ou é necessário fazer um contrato de 6 anos para obter um valor tributável de 15%?

Obrigado pela ajuda!
Acho que a legislação não diz bem isso. A taxa base é de 25% (desceu no mais habitação de 28% para 25%), e reduz para 15% a partir dos 5 anos (igual ou superior). A partir dos 10 anos reduz para 10% e a partir dos 20 anos para 5%. A renovar contratos de 5 anos por períodos iguais, tens reduções sequenciais de 2% até chegares à tributação de 5%.

https://info.portaldasfinancas.gov.pt/p ... irs72.aspx

"3 - Aos rendimentos prediais decorrentes de contratos de arrendamento para habitação permanente com duração igual ou superior a cinco anos e inferior a 10 anos é aplicada uma redução de 10 pontos percentuais na respetiva taxa autónoma, sendo, por cada renovação com igual duração, aplicada uma redução de dois pontos percentuais, estando as reduções relativas à renovação do contrato sujeitas ao limite de 10 pontos percentuais."

Se estiveres a pensar em arrendar um apartamento no Porto, ando à procura de um para viver com a parceira. :lol:
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
tcs

Mensagem por tcs »

Sr IRS Escreveu: 02 dez 2024 09:50
tcs Escreveu: 01 dez 2024 17:01 Tenho uma dúvida relacionada com benefícios fiscais para quem arrenda imóveis. Não sei se me sabem esclarecer mas aqui vai...

Obrigado pela ajuda!
Acho que a legislação não diz bem isso. A taxa base é de 25% (desceu no mais habitação de 28% para 25%), e reduz para 15% a partir dos 5 anos (igual ou superior). A partir dos 10 anos reduz para 10% e a partir dos 20 anos para 5%. A renovar contratos de 5 anos por períodos iguais, tens reduções sequenciais de 2% até chegares à tributação de 5%.

https://info.portaldasfinancas.gov.pt/p ... irs72.aspx

"3 - Aos rendimentos prediais decorrentes de contratos de arrendamento para habitação permanente com duração igual ou superior a cinco anos e inferior a 10 anos é aplicada uma redução de 10 pontos percentuais na respetiva taxa autónoma, sendo, por cada renovação com igual duração, aplicada uma redução de dois pontos percentuais, estando as reduções relativas à renovação do contrato sujeitas ao limite de 10 pontos percentuais."

Se estiveres a pensar em arrendar um apartamento no Porto, ando à procura de um para viver com a parceira. :lol:
Não, é em Lisboa e um T3. Talvez seja grande para viveres apenas com a tua parceira :mrgreen:

Sim, percebo o que dizes, mas então se fizer um contrato de 5 anos e 1 mês já sou tributado apenas em 15% ou tenho que fazer um contrato de 6 anos (para ser superior a 5 anos).
Sr IRS
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 48 times
Been thanked: 29 times

Mensagem por Sr IRS »

tcs Escreveu: 02 dez 2024 09:53
Não, é em Lisboa e um T3. Talvez seja grande para viveres apenas com a tua parceira :mrgreen:

Sim, percebo o que dizes, mas então se fizer um contrato de 5 anos e 1 mês já sou tributado apenas em 15% ou tenho que fazer um contrato de 6 anos (para ser superior a 5 anos).
Assim não precisava de dormir no sofá quando ela se chateasse comigo. :lol: Mas obrigado pela resposta.

Acho que assim esclarece melhor:
4 anos e 364 dias - 25%
5 anos e 0 dias - 15%
5 anos e 1 dia - 15%
5 anos e 1 mês - 15%
6 anos - 15%
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
tcs

Mensagem por tcs »

Sr IRS Escreveu: 02 dez 2024 11:06 Assim não precisava de dormir no sofá quando ela se chateasse comigo. :lol: Mas obrigado pela resposta.
E olha que por vezes vai dar jeito :lol:

Sr IRS Escreveu: 02 dez 2024 11:06 Acho que assim esclarece melhor:
4 anos e 364 dias - 25%
5 anos e 0 dias - 15%
5 anos e 1 dia - 15%
5 anos e 1 mês - 15%
6 anos - 15%
Obrigado!
Responder