Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 34 times
Been thanked: 63 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

Tens que por aqui info sobre a hora a que fizeste a compra, e a hora de cut-off do fundo.
O que posso te dizer é que quase nunca ao subscrever vais saber o valor da UP do fundo. No limite, consegues se comprar antes das 12 horas, subscrever ao valor da UP do final desse dia (que ainda vai ser definida). Há outros fundos com um delay maior. Mas nunca ouvi fundo algum ser negociado ao valor da UP do dia anterior...
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 594 times
Been thanked: 669 times

Mensagem por D@emoon »

Está na primeira página:

"É também de salientar, que as compras e vendas deste tipo de aplicação financeira são efectuadas a valores desconhecidos, ou seja, como não são um produto de trading, ao darem a ordem de compra ou venda nunca é ao valor de cotação que está nessa hora mas sim, na sua maioria, terão sempre de ver as fichas do fundo e o seu cutoff horário, o valor do final do dia".
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 932 times

Mensagem por Virtua »

Titanium Escreveu: 15 nov 2024 22:25 A minha pergunta é, é normal que na data da subscrição o valor que nos é apresentado não é o correto?
Como já foi dito a ordem dos fundos acaba por ter um delay grandito por causa de ser só feita no final do dia se a ordem for dada antes do cutoff time, senão até pode ser feita no final do dia seguinte. Por isso sim, é normal.
Titanium Escreveu: 15 nov 2024 22:25 Existe algum banco que atualmente seja melhor que o BEST para estas transações?
O problema não está no banco mas sim no produto. Mais uma desvantagem dos fundos face aos ETFs
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 17 nov 2024 10:37
O problema não está no banco mas sim no produto. Mais uma desvantagem dos fundos face aos ETFs
Eu não diria uma desvantagem, é apenas uma particularidade, que a meu ver não impacta em nada o produto em si, a não ser para aqueles que queiram usar os fundos como market timming e produto de trading que não o é.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 932 times

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 17 nov 2024 11:41 Eu não diria uma desvantagem, é apenas uma particularidade
st,small,845x845-pad,1000x1000,f8f8f8.u6.jpg
st,small,845x845-pad,1000x1000,f8f8f8.u6.jpg (62.61 KiB) Visto 474 vezes
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Como já não o tenho nem tenho dado conta, o BlackRock World Tech vai este ano com +33%, depois do ano passado ter rendido +44%, brutoo.

Últimos 15 anos:
Anexos
BFG.png
BFG.png (71.63 KiB) Visto 293 vezes

Titanium
Registado: 29 out 2023 11:41
Has thanked: 2 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por Titanium »

D@emoon Escreveu: 17 nov 2024 11:41
Eu não diria uma desvantagem, é apenas uma particularidade, que a meu ver não impacta em nada o produto em si, a não ser para aqueles que queiram usar os fundos como market timming e produto de trading que não o é.
Eu não diria market timing, mas demorarem 4 dias para atribuição do valor é a meu ver demasiado tempo.
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 45 times
Been thanked: 55 times

Mensagem por Patanisca »

D@emoon Escreveu: 19 nov 2024 12:06 Como já não o tenho nem tenho dado conta, o BlackRock World Tech vai este ano com +33%, depois do ano passado ter rendido +44%, brutoo.

Últimos 15 anos:
Tenho o da Fidelity, mas anda a lagar bastante nos últimos tempos. Andam a dormir, ou então contrataram a gestão do Caixa Lideres Globais, peritos em afundar fundos. :D
Joseba

Mensagem por Joseba »

Titanium Escreveu: 20 nov 2024 01:21
D@emoon Escreveu: 17 nov 2024 11:41
Eu não diria market timing, mas demorarem 4 dias para atribuição do valor é a meu ver demasiado tempo.
4 dias úteis?
Ou pelo meio teve final de semana, compra após o cut off time, e/ou feriados?
Ponham aqui os dados todos e depois podemos debater se é demasiado ou se é o normal do mercado...
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Titanium Escreveu: 20 nov 2024 01:21
Epa 4 dias não estou a ver assim nenhum que demore isso, vou dar um exemplo, o Clearbridge se eu comprar até às 11h vou ficar com o valor de cotação desse dia, é sempre desconhecido porque só o vou saber ao final do dia ou no dia seguinte a cotação que foi, e geralmente fica logo em carteira no dia seguinte ou dois dias, mesmo ainda sem terem tirado da conta à ordem, só se houver algum feriado pelo meio ou fim de semana é que pode demorar mais.

Joseba

Mensagem por Joseba »

Cá para mim o user está a fazer uma baita confusão entre data de cotação, data de liquidação, e outros conceitos como cut-off time...

@Titanium
Põe aqui sff a data e hora a que fizeste a subscrição, o fundo, a cotação a que ficou. Com essas informações podemos te dizer tudo o que queres e que ainda tens dúvidas...
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 85 times

Mensagem por superkinas »

Patanisca Escreveu: 20 nov 2024 07:31
D@emoon Escreveu: 19 nov 2024 12:06 Como já não o tenho nem tenho dado conta, o BlackRock World Tech vai este ano com +33%, depois do ano passado ter rendido +44%, brutoo.

Últimos 15 anos:
Tenho o da Fidelity, mas anda a lagar bastante nos últimos tempos. Andam a dormir, ou então contrataram a gestão do Caixa Lideres Globais, peritos em afundar fundos. :D
Nos tempos dificeis o fidelity perde menos mas quando o mercado está up o wtec descola, até o Franklin bate o fidelity.
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 45 times
Been thanked: 55 times

Mensagem por Patanisca »

No meu portfolio que tenho na Morningstar.es a maior parte dos fundos, às 20h00 já têm a UP atualizada, que será válida no trading day do dia útil seguinte. Só tenho 2 fundos que atualizam de madrugada. Tenho depois 1 ou 2 que às 18h00 já atualizaram.
Agora, no momento de movimentar UPs, tem que se ter em atenção o cut-off time.
Um exemplo:
a Fundo A tem cutoff time às 10h00 e valor da UP considerado no dia util seguinte à ordem.
Se eu der ordem de compra de 1 UP desse fundo às 09h50 vou comprar a preço desconhecido da UP dada no dia útil seguinte, mas no máximo, na manhã seguinte, sei a que preço comprei.
Se der ordem de compra às 10h10, só vou saber o preço de UP da compra 2 dias depois.

Basicamente a data de compra (e valor de determinação da UP) é o dia útil seguinte se a ordem for colocada antes do cut-off time, caso contrário, incrementa 1 dia útil.

Eu tento sempre submeter as ordens antes das cut-off time, para estar o mais próximo possível do estado atual do mercado. Mas sim, é uma grande desvantagem face a ETFs as ordens serem feitas a preço desconhecido.
Última edição por Patanisca em 20 nov 2024 10:36, editado 1 vez no total.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Joseba Escreveu: 20 nov 2024 09:51 Cá para mim o user está a fazer uma baita confusão entre data de cotação, data de liquidação, e outros conceitos como cut-off time...

@Titanium
Põe aqui sff a data e hora a que fizeste a subscrição, o fundo, a cotação a que ficou. Com essas informações podemos te dizer tudo o que queres e que ainda tens dúvidas...
Ou então pode pensar que as coisas serão automáticas ( não sei se já era cliente de fundos de investimento ), e isso só acontece em produtos cotados em bolsa, como as acções ou ETFs, nos fundos existem timmings, nas subscrições, nos resgates.

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 20 nov 2024 10:33
Eu tento sempre submeter as ordens antes das cut-off time, para estar o mais próximo possível do estado atual do mercado. Mas sim, é uma grande desvantagem face a ETFs as ordens serem feitas a preço desconhecido.
Mas também nos ETFs pode não ser bem bem o preço a que está, até porque também há plataformas e bancos que ainda metem um spread em cima ( aquelas que dizem que fazem tudo de borla :lol: ) mas sim claro que é sempre diferente, por isso é que um produto é considerado Asset Management e outro Trading.

Responder