Viva,
Gostaria de começar por agradecer aos admins/mods pelo fórum e também aos demais comentadores pela fantástica fonte de informação disponibilizada.
Tenho andado por aqui a ler e reler já há algum tempo e hoje decidi apresentar-me e também dar a minha contribuição.
Tenho 42 anos. Como plano a longo prazo (~15 anos), gostaria de poder liquidar o emprestimo restante da casa.
Dito isto, segue a distribuição dos investimentos atuais:
- Certificados aforro Serie E: 49%
- Acções: 34%
- ETFs: 11%
Descobri o "mundo" dos ETF's há relataviamente pouco tempo (2 meses) e a distribuição dos mesmos atualmente é a seguinte
- iShares Core MSCI World: 61%
- iShares Automation & Robotics: 19%
- iShares Euro Inflation Linked Government Bond: 14%
- iShares Core MSCI Europe: 6%
Motivações para esta escolha:
- Para o World e Government Bond: a literatura econtrada por aqui para um balanceamento de risco, consciente que com estas percentagens implicam um risco relativamente alto;
- Automation & Robotics: A evolução da sociedade tem sido de "modas". Houve (continua a ser?) a moda das tecnológicas, moda do AI, moda das criptomoedas, ... Parvoice minha que acredita que talvez uma das proximas seja o Robotics? Daí ter colocado algumas fichas neste etf em particular.
- MSCI Europe: Como o mercado do USA contribui 69% para o MSCI World, decidi colocar também umas fichas neste etf, para reduzir a exposição tao alta aos USAs. Talvez uma parvoice também.
Planos de curto prazo:
- Reduzir a percentagem de acções e mover o capital para os ETFs. Este investimento existe porque a entidade patronal oferece vantagens na compra das mesmas, mas como nem andam nem desandam nos ultimos 4/5 anos, não me parece ser um investimento para ter a longo prazo.
- Reforçar os ETFs 4/5 vezes ao ano, de forma a ficar com a seguinte distribuição:
- iShares Core MSCI World: 70%
- iShares Automation & Robotics: 10%
- iShares Euro Inflation Linked Government Bond: 15%
- iShares Core MSCI Europe: 5%
Obrigado pelos vossos comentários.
Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.0% TANB
Porfólio do martinisonline
-
- Registado: 18 jan 2023 15:07
- Has thanked: 361 times
- Been thanked: 431 times
Re: Porfólio do martinisonline
A tua "aposta" num setor específico também me passou pela cabeça, não nesse em concreto. A questão é que várias dessas empresas no ETF setorial, também estão no MSCI World e MSCI Europe. Com outros pesos e nem todas estão obviamente.
Entendo a tua opção por exposição ao mercado europeu, no entanto eu acho que infelizmente a Europa vai continuar muito atrás dos EUA no futuro próximo. É demasiada burocracia e regulação. Não é que ache que vá dar prejuízo, mas sim que os ganhos serão baixos.
E porque não apostar nas economias emergentes?
Entendo a tua opção por exposição ao mercado europeu, no entanto eu acho que infelizmente a Europa vai continuar muito atrás dos EUA no futuro próximo. É demasiada burocracia e regulação. Não é que ache que vá dar prejuízo, mas sim que os ganhos serão baixos.
E porque não apostar nas economias emergentes?
-
- Registado: 05 dez 2024 01:09
Re: Porfólio do martinisonline
Efetivamente há uma sobreposição com o World e Europe. Aqui acaba por ser mais uma "fezada" de que este setor particular poderá ter uma valorização superior, comparativamente ao restante.A tua "aposta" num setor específico também me passou pela cabeça, não nesse em concreto. A questão é que várias dessas empresas no ETF setorial, também estão no MSCI World e MSCI Europe. Com outros pesos e nem todas estão obviamente.
Tendo a concordar. A europa está atualmente um "caco". Economia alemã muito fraca, França numa revolução política, guerra na Ucrânia que não tem fim à vista e com a vitória do Trump, as relações comerciais entre europa e USA não tendem a melhorar. Os próximos anos não vão ser fáceis. Daí também a percentagem ser minima por agora, mas a repensar no próximo ano caso as coisas fiquem mesmo feias. (buy when there is blood in the streets, sell when there is party)Entendo a tua opção por exposição ao mercado europeu, no entanto eu acho que infelizmente a Europa vai continuar muito atrás dos EUA no futuro próximo. É demasiada burocracia e regulação. Não é que ache que vá dar prejuízo, mas sim que os ganhos serão baixos.

Também fiz alguma pesquisa sobre essa opção, mas acabei por não investir nesses, por enquanto. Talvez algo a revisitar no futuro próximo.E porque não apostar nas economias emergentes?