Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
dwarte
Registado: 18 jan 2023 11:17
Been thanked: 2 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por dwarte »

Já me responderam e não têm os fundos, nem o Banco BIG nem o Invest.
Sabem de outro banco que possa ter? Pensei no Banco Carregosa.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 632 times
Been thanked: 721 times

Mensagem por D@emoon »

dwarte Escreveu: 03 jan 2025 12:11 Já me responderam e não têm os fundos, nem o Banco BIG nem o Invest.
Sabem de outro banco que possa ter? Pensei no Banco Carregosa.
Os fundos index como têm comissões de gestão muito baixas, os bancos têm de ir buscar dinheiro a algum lado pelo serviço de os disponibilizar, então acabam por cobrar uma comissão de compra ou então nem disponibilizam e ficam-se pelos ETFs.

Há cerca de 3/4 anos recordo que esse fundo também não estava disponível no Carregosa, lembro dessa conversa noutros fóruns sobre isso mesmo, mas pode ser que já haja, é ires pesquisar.

Pode custar pagar essa comissão, mas como já tive a oportunidade de dizer, podem a deduzir em futuras mais valias que tenham com o fundo.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
dwarte

Mensagem por dwarte »

Estou agora a falar com o Banco Carregosa e um dos fundos, já me confirmaram que o disponibilizam e sem qualquer custo, a não ser o custo de gestão do próprio fundo. Mas, comissão de subscrição ou resgate não existe. Estou apenas a confirmar se o segundo fundo também o disponibilizam, e se sim, vou transferir os dois para lá pois vou poupar bastante em comissões.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 793 times
Been thanked: 968 times

Mensagem por Virtua »

dwarte Escreveu: 03 jan 2025 12:36 Estou agora a falar com o Banco Carregosa e um dos fundos, já me confirmaram que o disponibilizam e sem qualquer custo, a não ser o custo de gestão do próprio fundo. Mas, comissão de subscrição ou resgate não existe. Estou apenas a confirmar se o segundo fundo também o disponibilizam, e se sim, vou transferir os dois para lá pois vou poupar bastante em comissões.
Os fundos index? Podes por favor depois dizer a conclusão desta história? Potencialmente interessa-me bastante. Obrigado.
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

dwarte Escreveu: 03 jan 2025 12:36 Estou agora a falar com o Banco Carregosa e um dos fundos, já me confirmaram que o disponibilizam e sem qualquer custo, a não ser o custo de gestão do próprio fundo. Mas, comissão de subscrição ou resgate não existe. Estou apenas a confirmar se o segundo fundo também o disponibilizam, e se sim, vou transferir os dois para lá pois vou poupar bastante em comissões.
Mas pagas 5,20€/mês de manutenção de conta ou não?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

dwarte

Mensagem por dwarte »

A comissão de 5,20 é de reforço pois fiz sempre 250 euros.
Não há mais custos além desse
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

dwarte Escreveu: 03 jan 2025 13:52 A comissão de 5,20 é de reforço pois fiz sempre 250 euros.
Não há mais custos além desse
Estou a falar na conta do Carregosa, tenho ideia que se paga comissão de conta todos os meses de 5,20€ ( 62,4€/ano ), no Best não se paga, isso impacta na rentabilidade do fundo de alguma forma, porque não estás a pagar por reforços mas depois pagas por teres lá dinheiro, vai quase dar ao mesmo e essa comissão não dá para deduzir no IRS, mas alguém que confirme e também tens de fazer bem as contas, mas pergunta se não se paga comissão de conta.

dwarte

Mensagem por dwarte »

A mim no chat disseram que não havia mais custos mas que me iam enviar email com tudo detalhado esta tarde. Logo que receba partilho aqui
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

dwarte Escreveu: 03 jan 2025 14:01 A mim no chat disseram que não havia mais custos mas que me iam enviar email com tudo detalhado esta tarde. Logo que receba partilho aqui
Talvez porque só perguntaste pelos custos dos fundos, confirma e faz contas porque se for assim imagina:

200€ por mês ( 2.500€ ano ) de reforço no Best:
52€ de comissão de compra.

O mesmo valor no Carregosa:
0€ comissão de compra
62,4€ de comissão de manutenção de conta

Só compensa mudares se pensares em reforçar com valores superiores.

Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 42 times
Been thanked: 74 times

Mensagem por Joseba »

dwarte Escreveu: 03 jan 2025 14:01 A mim no chat disseram que não havia mais custos mas que me iam enviar email com tudo detalhado esta tarde. Logo que receba partilho aqui
Amigo, vou ser frontal, não penses que estou a ser agressivo.
Tens que saber se o teu banco cobra te comissao mensal de custódia ou não. Isso é básico.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Joseba Escreveu: 03 jan 2025 14:55
Amigo, vou ser frontal, não penses que estou a ser agressivo.
Tens que saber se o teu banco cobra te comissao mensal de custódia ou não. Isso é básico.
Há algum banco que cobre comissão de custódia se só tiveres fundos? :roll:

Virtua

Mensagem por Virtua »

Pelo que me parece cobram 5 euros mensais para conta abaixo de 25k (convém saber se podem ser em fundos) e 40 euros trimestrais para custódia de títulos. Precisamos de saber se é ETFs e acções ou os fundos estão incluídos
Anexos
Screenshot 2025-01-03 at 16.04.25.png
Screenshot 2025-01-03 at 16.04.25.png (305.75 KiB) Visto 387 vezes
Screenshot 2025-01-03 at 16.04.44.png
Screenshot 2025-01-03 at 16.04.44.png (187.19 KiB) Visto 387 vezes
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Não acredito que esses 40€ trimestrais sejam de comissão de custódia, isso deve ser outra coisa, quem ia comprar activos num banco que lhe cobra 160€ anuais de custódia??

Virtua

Mensagem por Virtua »

Pois, é possível. Tem de se ver...
dwarte

Mensagem por dwarte »

Resposta que recebi agora, não há comissão de gestão desde que haja títulos em carteira. Por isso, basta ter 1 fundo de investimento e não há custódia de títulos.
Responder