Então e que tal em vez de colocares 100€ por mês, pegares nesses 100€ e colocares numa conta remunerada e quando tiveres lá 6 meses investes, serão 600€ de uma só vez, já compensa o custo de aquisição do ETF (custódia de títulos é outra coisa, há sempre possibilidade de não pagar dependendo do banco). O capital durante esses 6 meses fica a render juros.dwarte Escreveu: ↑04 jan 2025 11:27 Esse iShares Core S&P 500 foi o que eu sempre quis, mas como são valores pequenos, os custos de transação acabam por ser altos, e até a custódia de títulos, que alguns bancos cobram trimestralmente. Além disso, fundos de investimento, que replicam o SP500 acabam por ter um desempenho muito próximo, e na minha opinião acabam por ser mais rentáveis, para montantes pequenos, e ou reforços regulares, como será o teu caso. Sempre que fores reforçar os 100 euros vais sempre pagar uns 8 ou 9 euros, se for no Best, por isso estás a ter um custo mínimo de reforço de 8%, no limite encontras uma De Giro que te consegue fazer 5 ou 6 euros, penso eu, mas é sempre um custo muito maior comparando com os 2% que cobram os fundos
Fundos de Investimento
Re: Fundos de Investimento
-
- Registado: 22 dez 2024 23:01
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 2 times
Juros baixíssimos prefiro usar um montante elevado e depois ir reforçando.. nao sei se é este mercado ideal para isso..
Abri recentemente uma conta poupança com taxa TANB de 3.25% (BAI Europa).. que da 15.355,88 euros no fim do ano com um montante te 15k.
E a TR ou Trading 212, nao cobra taxa de deposito e colocar investido no mm EFT.
Calculo que esse valor no produto que menciono seja totalmente diferente.
Abri recentemente uma conta poupança com taxa TANB de 3.25% (BAI Europa).. que da 15.355,88 euros no fim do ano com um montante te 15k.
E a TR ou Trading 212, nao cobra taxa de deposito e colocar investido no mm EFT.
Calculo que esse valor no produto que menciono seja totalmente diferente.
eu estou a falar na maioria dos bancos comuns que produtos transacionáveis em bolsa cobram custódia de títulos.
certo mas não estou aqui a falar de bancos, mas sim do produto em si, que em condições "normais" acarreta esses custos.
Vale o que vale. Em condições normais também deveria pagar comissão de manutenção de conta, e a maioria dos clientes bancários paga, eu não pago, e nunca paguei. Ora se tenho a possibilidade de ter títulos sem pagar a comissão da guarda dos mesmos porque não?
Fazes muito bem. Eu falei em termos gerais um etf, para montantes baixos gera mais custos, independentemente das condições do banco. Reforçar um etf vai ser bem mais caro que os 2% de comissão de reforço, isto em montantes pequenos obviamente.
Se for acima de 400 de reforço já poderá compensar o ETF.
Daí a minha sugestão de juntar capital até perfazer determinado montante que compense, e depois reforçar o ETF. Entendo que um FI acaba por ser mais vantajoso, até porque as comissões de aquisição depois podem ser deduzias às mais valias, só que a realidade é que a banca não tem muito interesse em comercializar fundos índice.dwarte Escreveu: ↑05 jan 2025 11:16 Fazes muito bem. Eu falei em termos gerais um etf, para montantes baixos gera mais custos, independentemente das condições do banco. Reforçar um etf vai ser bem mais caro que os 2% de comissão de reforço, isto em montantes pequenos obviamente.
Não ponderas abrir conta para investir numa corretora?dwarte Escreveu: ↑05 jan 2025 11:16 Eu falei em termos gerais um etf, para montantes baixos gera mais custos, independentemente das condições do banco. Reforçar um etf vai ser bem mais caro que os 2% de comissão de reforço, isto em montantes pequenos obviamente.
Não sou a melhor pessoa para te sugerir isto pois não invisto em corretoras mas segundo sei, a XTB por exemplo não cobra comissões de compra e venda de ETFs em euros, acho que existe uma pequena diferença no spread mas para ti deve ser irrelevante e podes investir pequenos montantes periodicamente sem custo algum.
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 632 times
- Been thanked: 721 times
Aproveitei um post de um user ainda há uns minutos noutro tópico para perceberes que sim, as correctoras "low cost" cobram preços diferentes para o mesmo ETF:
"Trade Republic : Core S&P 500 USD (acc) - 613.78€ (06/01/2025 15:35)
Trading 212 : iShare Core S&P 500 (acc) SXR8 - 613,71€ (06/01/2025 15:35)
Degiro : iShares Core S&P 500 UCITS EFT USD (acc) - 614.42€ (06/01/2025 15:35)"
A Degiro a cobrar +0,71€ por cada unidade de participação no preço em relação à Trading 212, eu preferia sempre comprar ETFs em bancos e não correctoras "low cost", mas isto sou eu que sou de outra geração
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
A comparação foi feita na mesma bolsa? Por exemplo, a Trade Republic usa apenas a Lang & Schwarz, que não está disponível nas outras.D@emoon Escreveu: ↑06 jan 2025 16:29Aproveitei um post de um user ainda há uns minutos noutro tópico para perceberes que sim, as correctoras "low cost" cobram preços diferentes para o mesmo ETF:
A Degiro a cobrar +0,71€ por cada unidade de participação no preço em relação à Trading 212, eu preferia sempre comprar ETFs em bancos e não correctoras "low cost", mas isto sou eu que sou de outra geração
Como o D@emoon já exemplificou, sim existe diferença no preço da unidade nas diferentes corretoras (o lucro tem de vir de algum lado) mas em principio serão apenas uns cêntimos que não farão grande diferença nas tuas compras e em compensação não pagas comissão de transação nem guarda de títulos.
Ligaram me do activobank a informar que não tinham os fundos da fidelity mas disseram que tinham certificados e um deles replica o índice sp500 e não tem custódia de títulos e nem custos de reforço desde que seja apenas um por mês
Mas este produto não tem mais risco ? Não tem o risco de emitente do BCP?
Mas este produto não tem mais risco ? Não tem o risco de emitente do BCP?
E eu pensaria que a T212 teria o preço mais caro, afinal dessas 3 foi a mais barataD@emoon Escreveu: ↑06 jan 2025 16:29 Aproveitei um post de um user ainda há uns minutos noutro tópico para perceberes que sim, as correctoras "low cost" cobram preços diferentes para o mesmo ETF: