Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 42 times
Been thanked: 74 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

dwarte Escreveu: 06 jan 2025 20:33 Ligaram me do activobank a informar que não tinham os fundos da fidelity mas disseram que tinham certificados e um deles replica o índice sp500 e não tem custódia de títulos e nem custos de reforço desde que seja apenas um por mês

Mas este produto não tem mais risco ? Não tem o risco de emitente do BCP?
Uii.... cheirinho a lesados do BES/BANIF....
dwarte
Registado: 18 jan 2023 11:17
Been thanked: 2 times

Mensagem por dwarte »

O risco é do banco? Se for nem pensar nisso. Num fundo é só se as empresas lá dentro forem ao charco. Agora se for divida do BCP nao obrigado
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 632 times
Been thanked: 721 times

Mensagem por D@emoon »

dwarte Escreveu: 06 jan 2025 20:33 Ligaram me do activobank a informar que não tinham os fundos da fidelity mas disseram que tinham certificados e um deles replica o índice sp500 e não tem custódia de títulos e nem custos de reforço desde que seja apenas um por mês

Mas este produto não tem mais risco ? Não tem o risco de emitente do BCP?
A mania que os bancos têm de arranjar logo uma alternativa ao que pretendemos mas sempre para pior...
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
dwarte

Mensagem por dwarte »

Se o risco não for maior é solução melhor pois não cobram comissão reforço
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

dwarte Escreveu: 06 jan 2025 21:55 Se o risco não for maior é solução melhor pois não cobram comissão reforço
Não tenho grande conhecimento mas parece que tens risco do emitente (BCP), penso que existe janelas de vendas mas se quiseres vender fora dessas janelas o BCP assegura a compra mas mete um spread em cima, deves ter mais comissão de gestão, acho que o certificado pode ser reembolsado antecipadamente etc...

Para além que um fundo index ou ETF é mais liquido e a qualquer momento vendes em bolsa, acho que o certificado já não é bem assim.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

O chat GPT fez um resumo :D
Anexos
cert.png
cert.png (57.08 KiB) Visto 683 vezes

dwarte

Mensagem por dwarte »

Mas em termos de risco os certificados tem o risco do banco ?
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

dwarte Escreveu: 07 jan 2025 09:02 Mas em termos de risco os certificados tem o risco do banco ?
Se o emitente é um banco ( neste caso o BCP ), tens risco do mesmo sim.

dwarte

Mensagem por dwarte »

Então não é solução
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

dwarte Escreveu: 07 jan 2025 09:17 Então não é solução
Para mim nunca seria, para replicar índices é ETF ou no limite fundos index.

dwarte

Mensagem por dwarte »

Para mim também não.
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 51 times
Been thanked: 60 times

Mensagem por Patanisca »

Ainda sobre as comissões de subscrição dos Fidelity que se falou aí que podem ser deduzidas em IRS. O ser deduzida não quer dizer que vá ser reavida na totalidade. Só significa que se consegue reaver 28% do seu valor, assumindo que não há englobamento. Certo?

Senão digam-me lá se estou aqui a fazer alguma coisa mal nestas contas, em que se pega em 10k e compara um fundo com 2% de comissão e outro com 0%.

Imagem
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Volto a colocar o artigo que já se tinha falado:

Despesas e encargos
1 - Para a determinação das mais-valias sujeitas a imposto, ao valor de aquisição acrescem:

b) As despesas necessárias e efetivamente suportadas, inerentes à aquisição e alienação, nas situações previstas nas alíneas b), c) e k) do n.º 1 do artigo 10.º

Ou seja, se compro o Fidelity por 100, paguei 2 de comissão e vendi por 150, eles consideram a compra por 102, assim, se eu não colocar as despesas tive mais valia de 50, se colocar as despesas tenho mais valia de 48 e é sobre esse valor que vão incidir os 28% ou taxa mais reduzida caso se mantenha os fundos por mais de 2 anos.

No teu primeiro exemplo acho que o valor das mais valia é de 300€ e não de 290€, ou então não percebi bem...

Patanisca

Mensagem por Patanisca »

Vai dar ao mesmo, basicamente só estamos a conseguir ir recuperar os 28% da comissão de subscrição. O meu exemplo está correto, porque no Fidelity quando subscreves, o valor inicial já é descontado logo antes da subscrição. Ou seja, se tens 10k, o montante inicial em UPs será de 9800€, é a partir desse valor que vai inicidir a valorização, portanto 5% irá incidir sobre os 9800€ e não sobre os 10.000€. Isso sei eu, que já fiz várias subscrições do Fidelity.

A questão é que quanto mais tempo (e consequente valorização) se tem no fundo, mais se dilui a diferença entre um fundo com subscrição e outro sem subscrição. Tal como exemplifiquei, comparando 5% vs 50% a diferença de ganho em percentagem vai sendo diluida. Mas vai ser sempre penalizado o fundo com comissão, isso não há discussão.
Patanisca

Mensagem por Patanisca »

Ai afinal estou enganado. Se dou ordem de subscrição de 1000€, ele subscreve os 1000€ mas debita a comissão à parte.

Imagem
Responder