Certo, a comissão sai mesmo da conta, não tem impacto directo no fundo.
Fundos de Investimento
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 632 times
- Been thanked: 721 times
Re: Fundos de Investimento
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Agora corrigido. Reduz um bocado o impacto, mas ainda assim, penaliza sempre. Analisando estes dados, pode-se concluir que uma comissão de 2% de subscrição resultará numa perda de rendibilidade líquida em 1.4% inferior a um fundo sem subscrição.
1.44% que é 72% (100%-28%) de 2%.
Para pagares a comissão precisas de estar a investir os 2% na mesma, o mais justo era comparar com o JPM inicial de 10 200€.
Agora podes fazer as contas para quando considerares investimentos acima de 2 anos (25,2% de IRS), 5 anos (22,4%) e 8 anos (19,6%) e quando a valorização é nula ou negativa.
Não vale dizer que o mercado é sempre a crescer, e tu próprio já disseste que vendes os fundos mesmo a valores negativos para comprares outros que consideras melhores (e essa opinião mudou-me um bocado a visão sobre o buy-and-hold, obrigado já agora)
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
- D@emoon
JPM, Clearbridge...há fundos que estão a render mais que o S&P 500 nos últimos 10/15 anos.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Onde foste buscar esses valores? São os coeficientes de desvalorização de moeda (correção monetária). É que se forem, isso depende de ano para ano.
Aí é que está, a comissão é uma taxa que se paga ao banco e não vai entrar para o montante sujeito a valorizar, portanto não faz sentido meter o JPM a 10200.
São 200€ extra que temos de ter além do montante inicial no pedido de subscrição (mais os 4% de I.S.) e esses 200€ só se consegue vir a reaver 28% deles no momento da venda!
Redução do imposto sobre as mais valias, já foi referido no fórum
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
- D@emoon
Esses valores são as taxas de IRS que os fundos beneficiam após 2 anos de investimento segundo a nova lei, mas acho que não vale a pena estar a fazer esse tipo de simulação, vai dar ao mesmo.
Pois, então na tua situação do JPM tens 200€ a menos, não é uma comparação justa. No limite, é quase como comparar um empréstimo de de crédito à habitação com um arrendamento, sem considerar o valor que tens de dar de entrada. Nestas comparações tens de colocar a render o valor da comissão de entrada.Patanisca Escreveu: ↑08 jan 2025 10:06Aí é que está, a comissão é uma taxa que se paga ao banco e não vai entrar para o montante sujeito a valorizar, portanto não faz sentido meter o JPM a 10200.
São 200€ extra que temos de ter além do montante inicial no pedido de subscrição (mais os 4% de I.S.) e esses 200€ só se consegue vir a reaver 28% deles no momento da venda!
- D@emoon
Assim as contas dariam igual...o que para mim até faria sentido... até eu já estou um bocado baralhadoSr IRS Escreveu: ↑08 jan 2025 10:29
Pois, então na tua situação do JPM tens 200€ a menos, não é uma comparação justa. No limite, é quase como comparar um empréstimo de de crédito à habitação com um arrendamento, sem considerar o valor que tens de dar de entrada. Nestas comparações tens de colocar a render o valor da comissão de entrada.
Não é nada, os 200€ são a fundo perdido, não são investidos, são descontados da conta à ordem e vão para o Banco. Por isso é que repara que no primeiro exemplo, o JPM rende 500€ e o outro embora também renda 500€, 200€ veio-te o banco com uma tenás sacar da mão, e ficas só com 300€Sr IRS Escreveu: ↑08 jan 2025 10:29 Pois, então na tua situação do JPM tens 200€ a menos, não é uma comparação justa. No limite, é quase como comparar um empréstimo de de crédito à habitação com um arrendamento, sem considerar o valor que tens de dar de entrada. Nestas comparações tens de colocar a render o valor da comissão de entrada.
E estes valores são válidos para fundos estrangeiros, sempre se confirmou isso? Na altura fiquei com essa dúvida, penso que era só aplicável a fundos nacionais.D@emoon Escreveu: ↑08 jan 2025 10:25Esses valores são as taxas de IRS que os fundos beneficiam após 2 anos de investimento segundo a nova lei, mas acho que não vale a pena estar a fazer esse tipo de simulação, vai dar ao mesmo.
E outra questão, além dessas reduções isso acumula com as reduções causadas pela aplicação do coeficiente de desvalorização de moeda?
Aplica-se a fundos e ETFs estrangeiros sim
Há algum debate sobre isso mas não se tem aplicado de forma geral a fundos e ETFs. Penso que a títulos directos podes aplicar (mas não tenho a certeza)
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 368 times
- Been thanked: 628 times
A redução de tributação após 2/5/8 anos só não se aplica a ativos emitidos em "paraísos fiscais".Patanisca Escreveu: ↑08 jan 2025 11:38 E estes valores são válidos para fundos estrangeiros, sempre se confirmou isso? Na altura fiquei com essa dúvida, penso que era só aplicável a fundos nacionais.
E outra questão, além dessas reduções isso acumula com as reduções causadas pela aplicação do coeficiente de desvalorização de moeda?
Algumas experiências que fiz no portal das finanças com o coeficiente de desvalorização: viewtopic.php?p=9001#p9001
Última edição por JRJordao em 08 jan 2025 12:20, editado 1 vez no total.