ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 248 times
Been thanked: 27 times

Re: ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Mensagem por atbreu »

JRJordao Escreveu: 29 mar 2025 10:28
atbreu Escreveu: 29 mar 2025 10:22 Ontem fiz um lump sum após o anúncio da FED e aquando da queda do mercado pela tarde.
Agora está feito.
Foi a estreia? Qual ETF? :)
Não propriamente, no sentido em que já tinha adquirido na trading212 2 unidades do SXR8.
A quantia mais avultada de ontem investi no SPPW na interactive brokers. Optei por ele em detrimento do IWDA por causa da TER. Agora é para ficar pelo menos a 10 anos e eventualmente reforçar quando possa.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 300 times
Been thanked: 320 times

Mensagem por Lvsitano »

JRJordao Escreveu: 29 mar 2025 09:13 Agora com o anúncio das tarifas no dia 2, poderemos ter uma queda considerável? Estão a preparar uns trocos para aproveitar os saldos?
Não, não faço market timing :D No final de abril tenho um DP que termina, e aí sim, faço DCA, esteja que valor estiver ;)
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 446 times
Been thanked: 781 times

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 29 mar 2025 11:10
JRJordao Escreveu: 29 mar 2025 09:13 Agora com o anúncio das tarifas no dia 2, poderemos ter uma queda considerável? Estão a preparar uns trocos para aproveitar os saldos?
Não, não faço market timing :D No final de abril tenho um DP que termina, e aí sim, faço DCA, esteja que valor estiver ;)
Para mim, o meio termo. Nem ficar meses à espera para comprar, nem ignorar totalmente o preço (atual versus o das últimas semanas). Definir um preço-alvo e uma data limite para o reforço. No pior dos casos, se o preço-alvo não foi atingido, comprar na data limite como em "DCA cego".
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 76 times
Been thanked: 70 times

Mensagem por Carlos R »

JRJordao Escreveu: 29 mar 2025 11:29
Lvsitano Escreveu: 29 mar 2025 11:10
Para mim, o meio termo. Nem ficar meses à espera para comprar, nem ignorar totalmente o preço (atual versus o das últimas semanas). Definir um preço-alvo e uma data limite para o reforço. No pior dos casos, se o preço-alvo não foi atingido, comprar na data limite como em "DCA cego".
A mim custa-me mais comprar quando está a subir. Muitas vezes comprei em ATH. As vezes dava ordem de compra uns cêntimos abaixo só para dizer a mim mesmo que não comprei em ATH :D
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
atbreu

Mensagem por atbreu »

Por acaso sabia do timing das tarifas eventuais que o Trump anuncia a 2 de Abril.
Mas já andava a adiar o investimento e como a velha máxima diz que o melhor dia para investir era ontem, aproveitei aquela ligeira queda de ontem à tarde e coloquei a ordem. Mesmo depois disso continuou a descer e bem! 🤨😉
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

atbreu Escreveu: 29 mar 2025 12:58 a velha máxima diz que o melhor dia para investir era ontem
Assim, hoje podes estar satisfeito :D
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Carlos R Escreveu: 29 mar 2025 12:42 A mim custa-me mais comprar quando está a subir. Muitas vezes comprei em ATH. As vezes dava ordem de compra uns cêntimos abaixo só para dizer a mim mesmo que não comprei em ATH :D
Havia sempre um preço pior do que o da tua compra ;)
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Daqui a 10 anos, esses preços que hoje parecem maus, vão ser uma miragem. Os máximos dos mercados de há pouco tempo, daqui a 10 ou 15 anos vão ser uma recordação longínqua.

Assim que o DP terminar, pego no capital e compro UPs, não vou ficar ali parado a pensar, amanhã está mais barato.
atbreu

Mensagem por atbreu »

Lvsitano Escreveu: 29 mar 2025 14:51 Daqui a 10 anos, esses preços que hoje parecem maus, vão ser uma miragem. Os máximos dos mercados de há pouco tempo, daqui a 10 ou 15 anos vão ser uma recordação longínqua.

Assim que o DP terminar, pego no capital e compro UPs, não vou ficar ali parado a pensar, amanhã está mais barato.
Em jeito de brincadeira, ou talvez não, não imaginas o quanto a tua mensagem me tranquiliza!

PS. Sou um novato nestas andanças! Mas este é um bom porto seguro! 💪👍👌
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

atbreu Escreveu: 29 mar 2025 15:02
Lvsitano Escreveu: 29 mar 2025 14:51 Daqui a 10 anos, esses preços que hoje parecem maus, vão ser uma miragem. Os máximos dos mercados de há pouco tempo, daqui a 10 ou 15 anos vão ser uma recordação longínqua.

Em jeito de brincadeira, ou talvez não, não imaginas o quanto a tua mensagem me tranquiliza!

PS. Sou um novato nestas andanças! Mas este é um bom porto seguro! 💪👍👌
Imagem

Quem comprou em 1965 também achava que estava a comprar caro :lol:
atbreu

Mensagem por atbreu »

A estatísticas estão aí para comprovar a evolução dos mercados ao longo do tempo.
O pior que pode acontecer e que já li por cá algures, é apanhar uma década má e a recuperação do ETF em que depositei maior confiança demorar muitos anos a valorizar! A ver vamos!
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 30 times
Been thanked: 86 times

Mensagem por superkinas »

no que diz respeito a etf mundiais tenho maioritariamente IWDA e pouco sppw em corretoras.
Agora quero abrir posição longa no B investe e estou indeciso entre VWCE e o IWDA. Estou mais virado para voltar a escolher iwda, tenho tb fundos china e india.
Quem tem iwda e vwce e porque?
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 76 times
Been thanked: 70 times

Mensagem por Carlos R »

superkinas Escreveu: 29 mar 2025 17:01 no que diz respeito a etf mundiais tenho maioritariamente IWDA e pouco sppw em corretoras.
Agora quero abrir posição longa no B investe e estou indeciso entre VWCE e o IWDA. Estou mais virado para voltar a escolher iwda, tenho tb fundos china e india.
A minha mulher acha que iwda é nome feminino. Por isso não posso investir :lol:

Normalmente quem tem os dois é porque (e agora vou mandar ao calhas):
- não se consegue decidir no excesso de informação/ discussão dos inúmeros fóruns que discutem isso. Compra os dois e segue com a vida;
- quer diversificar sociedades gestoras (Vanguard, Blackrock);
- quer investir nos mercados emergentes, mas em menos quantidade (ou não acredita no emergentes mas mesmo assim põe ali qualquer coisinha);
- investia no iwda antes de aparecer o vwce, mudou e não fechou posições;
- ...
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
fabiano
Registado: 18 set 2024 07:46
Been thanked: 3 times

Mensagem por fabiano »

superkinas Escreveu: 29 mar 2025 17:01 no que diz respeito a etf mundiais tenho maioritariamente IWDA e pouco sppw em corretoras.
No meu caso eu não consegui decidir entre os dois. No fim, usei a desculpa que foi uma forma de diversificar as gestoras (como mencionou o Carlos acima).
atbreu

Mensagem por atbreu »

O SPPW é uma boa réplica do IWDA, tendo a vantagem de possuir uma TER mais baixa. O IWDA tem muito mais tempo no mercado e um volume de negócio bem maior.
Investir em simultâneo no VWCE e no IWDA, na minha opinião não faz muito sentido. Apostam praticamente nos mesmos mercados, há exceção dos emergentes que estão contemplados no primeiro.
Se acreditas nos mercados emergentes, vai para o VWCE, senão ficas bem servido com o IWDA e ainda com uma TER inferior (0.20%).
Responder