Estados da Declaração de IRS

Está-se a aproximar a altura do IRS. E agora? Aqui o fórum para tirar duvidas de fiscalidade!
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 711 times
Been thanked: 893 times

Re: Estados da Declaração de IRS

Mensagem por D@emoon »

Há casos para tudo, mas eu acho que tenho este ano os piores anexos haha, B F e J... vamos ver se no próximo ano a coisa corre melhor.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Roger
Registado: 05 out 2022 15:20
Has thanked: 26 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por Roger »

Sabem qual o prazo, aproximado, de validação quando inserimos uma declaração de IRS de alteração de anos transatos?
Submeti dia 2 de Julho e passado 3 ou 4 dias foi dada como certa, mas desde aí não houve mais nenhum desenvolvimento.
Entre a submetida do devido ano e esta há uma diferença de +/- 150 € a devolver ao Estado.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Enviada...este ano tendo A, B, H, J e F devo de receber o reembolso lá para Julho outra vez...
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 56 times
Been thanked: 111 times

Mensagem por Joseba »

Enviada no inicio do prazo... por enquanto ainda nada.... aguarda validação....
Pascoa
Registado: 04 out 2022 12:16
Has thanked: 55 times
Been thanked: 9 times

Mensagem por Pascoa »

A minha simulação este fim de semana aumentou uns pozinhos no valor do reembolso.
alexmax29
Registado: 08 abr 2025 11:14
Has thanked: 5 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por alexmax29 »

Boas pessoal,

primeira vez que recebo algo deste género da AT:

“Sabia que…

Se obteve rendimentos no estrangeiro em 2024 e tinha residência fiscal em Portugal, deve preencher o Anexo J na declaração de IRS.

Os rendimentos obtidos no estrangeiro são comunicados à AT pelos outros países, e podem incluir salários, pensões, rendas, juros, dividendos, rendimentos de produtos financeiros ou da venda de imóveis, entre outros.

É obrigatório declarar estes rendimentos em Portugal, mesmo que já tenha pago impostos no estrangeiro – nesse caso, deverá acionar os mecanismos para evitar a dupla tributação.

Mais de 95% dos contribuintes entregam a declaração de IRS dentro do prazo. Faça parte deste grupo, declare todos os seus rendimentos dentro do prazo.

O que deve fazer?

Entregue a declaração de IRS, com todos os rendimentos, até ao dia 30 de junho deste ano.

Inclua o Anexo J na declaração de IRS, se obteve rendimentos no estrangeiro.

Responda ao alerta na sua área pessoal no Portal das Finanças, após autenticação, para obter ajuda no preenchimento do Anexo J:
escreva “alerta” na barra de pesquisa;
consulte o alerta, em Divergências > Consultar Alertas;
escolha a resposta aplicável ao seu caso.”

Fui então à minha área pessoal e tinha lá uma questão à espera de ser respondia deste tipo: Tipo de Alerta: GRI4 – Declaração de rendimentos obtidos no estrangeiro – Gen (Seg 1) – G Tratamento 2

Tive juros de nem 100€.

Alguém já recebeu algo do género? ;)

Obrigado.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

alexmax29 Escreveu: 08 abr 2025 11:16 Boas pessoal,

“Sabia que…

Se obteve rendimentos no estrangeiro em 2024 e tinha residência fiscal em Portugal, deve preencher o Anexo J na declaração de IRS.

Os rendimentos obtidos no estrangeiro são comunicados à AT pelos outros países, e podem incluir salários, pensões, rendas, juros, dividendos, rendimentos de produtos financeiros ou da venda de imóveis, entre outros.

É obrigatório declarar estes rendimentos em Portugal, mesmo que já tenha pago impostos no estrangeiro – nesse caso, deverá acionar os mecanismos para evitar a dupla tributação.

Mais de 95% dos contribuintes entregam a declaração de IRS dentro do prazo. Faça parte deste grupo, declare todos os seus rendimentos dentro do prazo.

O que deve fazer?

Entregue a declaração de IRS, com todos os rendimentos, até ao dia 30 de junho deste ano.

Responda ao alerta na sua área pessoal no Portal das Finanças, após autenticação, para obter ajuda no preenchimento do Anexo J:

Fui então à minha área pessoal e tinha lá uma questão à espera de ser respondia deste tipo: Tipo de Alerta: GRI4 – Declaração de rendimentos obtidos no estrangeiro – Gen (Seg 1) – G Tratamento 2

Tive juros de nem 100€.

Obrigado.
Se tiveste rendimentos no estrangeiro tens de declarar no J, juros no revolut ou outras plataformas que pagam juros por aquele capital não investido etc.

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Tenho já ideia que as declarações este ano já estão mais atrasadas, enviei uma automática no dia 3 e nem liquidada está, nos outros anos assim que se enviava a liquidação ficava logo feita e aparecia logo o valor a receber.

alexmax29

Mensagem por alexmax29 »

D@emoon Escreveu: 08 abr 2025 11:39
alexmax29 Escreveu: 08 abr 2025 11:16 Boas pessoal,

“Sabia que…

O que deve fazer?

Tive juros de nem 100€.

Obrigado.
Se tiveste rendimentos no estrangeiro tens de declarar no J, juros no revolut ou outras plataformas que pagam juros por aquele capital não investido etc.
Sim sim, eu sei. Só estranhei foi eles "avisarem" e ter de confirmar na minha área reservada essa situação quando já tinha submetido o IRS com o J e os juros ganhos. A notificação deles veio depois de eu já ter submetido.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

alexmax29 Escreveu: 08 abr 2025 11:52
Sim sim, eu sei. Só estranhei foi eles "avisarem" e ter de confirmar na minha área reservada essa situação quando já tinha submetido o IRS com o J e os juros ganhos. A notificação deles veio depois de eu já ter submetido.
Ok, curiosamente comigo não recebi nada, também enviei o J, mas não tenho juros.

JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 451 times
Been thanked: 794 times

Mensagem por JRJordao »

Também não tenho essa notificação. Tenho juros (e conta) do Openbank e Trade Republic para declarar. Ainda não entreguei.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 305 times
Been thanked: 340 times

Mensagem por Lvsitano »

Eu também não recebi a notificação da AT, mas iria submeter de qualquer forma. Ainda não entreguei a declaração. Mas sei de uns tantos espertos que fazem trading de cripto e que não vão declarar, acham que a Binance por estar num paraíso fiscal não declara à AT e como tal a AT nunca vai saber.
alexmax29

Mensagem por alexmax29 »

Lvsitano Escreveu: 08 abr 2025 12:53 Eu também não recebi a notificação da AT, mas iria submeter de qualquer forma. Ainda não entreguei a declaração. Mas sei de uns tantos espertos que fazem trading de cripto e que não vão declarar, acham que a Binance por estar num paraíso fiscal não declara à AT e como tal a AT nunca vai saber.
Esse pessoal às vezes mete-se nas coisas e nem sabes as "obrigações" que têm.. :shock: :shock:

Agora por nem 100€ os gajos já andarem a perguntar este tipo de coisas é que vai lá vai.. ahaha.. Pensava que eles se preocupavam com algo mais sério. :D

Ou é apenas algum mecanismo automático que eles implementaram recentemente..
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 451 times
Been thanked: 794 times

Mensagem por JRJordao »

alexmax29 Escreveu: 08 abr 2025 13:04 Agora por nem 100€ os gajos já andarem a perguntar este tipo de coisas é que vai lá vai.. ahaha.. Pensava que eles se preocupavam com algo mais sério. :D

Já li sobre pessoas receberem notificações por 15€ de dividendos não declarados 3 ou 4 anos antes.

E depois, pagam o imposto em falta com juros de mora (não é grave no caso dos 15€ ;) ).

Não há valor mínimo para cumprir a lei.
alexmax29

Mensagem por alexmax29 »

JRJordao Escreveu: 08 abr 2025 13:15
alexmax29 Escreveu: 08 abr 2025 13:04 Agora por nem 100€ os gajos já andarem a perguntar este tipo de coisas é que vai lá vai.. ahaha.. Pensava que eles se preocupavam com algo mais sério. :D

Já li sobre pessoas receberem notificações por 15€ de dividendos não declarados 3 ou 4 anos antes.

E depois, pagam o imposto em falta com juros de mora (não é grave no caso dos 15€ ;) ).

Não há valor mínimo para cumprir a lei.
Sim sim, faz sentido. Mas está respondido (e já estava tratado).
Responder