Azul ou verde? O pessoal viu tanto vermelho estes últimos dias que já está daltónico

Azul ou verde? O pessoal viu tanto vermelho estes últimos dias que já está daltónico
As lágrimas atrapalham nessa hora
A ideia deles é essa. Vamos ver se aconteceJoseba Escreveu: ↑07 abr 2025 21:12 Olhem que estive a pensar e às tantas a estratégia do homem é capaz de dar resultados.
Os mercados estão a cair forte e feio nos últimos dias? Sim, mas também uma V shape recovery é possível, ora vejam lá se o meu raciocínio faz sentido:
As empresas americanas usufruíram bastante nos últimos anos da globalização. Ele lança tarifas para contrabalancear tarifas já existentes. Os países sentam e fazem acordos, para retirar ou baixar as tarifas. E no final do dia temos um comércio global com menos tarifas do que no início, o que só poderá trazer benefícios...
Ou seja, este sangramento pode ser rápido e a recuperação violenta, um pouco tipo Covid...
A propósito desta minha posta, umas horas mais tarde o Ray Dalio publicou um artigo onde desenvolve ainda mais o tema:Louie Escreveu: ↑07 abr 2025 15:40 Eu acho que se está um pouco a confundir as árvores com a floresta.
Será que os problemas são realmente do Trump e das tarifas? Ou isto vem apenas abanar o status quo?
Já há bastante tempo que vemos determinadas coisas suceder sem se colocar em causa a sua racionalidade.
Há quantos anos vemos os mercados financeiros completamente desfasados das economias?
Há quanto tempo sobe o ouro?
Há quanto tempo se expandem os agregados monetários?
Há quanto tempo crescem as dividas públicas e os défices orçamentais principalmente na OCDE?
Todo o sistema anda dopado com liquidez. Sempre que surge um choque, a solução é sempre mais dinheiro e os mercados reagem em alta.
Nunca se implementam reformas estruturais que permitam aumentar o potencial dos PIB e consequentemente dos mercados.
Acresce ainda que parece que se ignora a bomba relógio que é o nível de dívida que existe um pouco por todo o lado e o ajustamento que um dia terá de ser feito.
O ouro subiu como subiu porque os BCs há anos que andam a comprar. Principalmente a China, que de fininho se tem vindo a desfazer de treasuries.
Os Bcs compram ouro como refúgio devido à sua própria ação, em conjunto com os governos despesistas, que levam à desvalorização das moedas e dos títulos.
Claro que a imposição de tarifas traz sempre distorções ao mercado, mas este "jogo" já anda viciado há muito tempo.
O problema é que agora estão todos de mãos atadas, por um lado lidam com inflação persistente e por outro lado os níveis de dívida estão explosivos.
Veja-se a UE a querer fazer batota, querendo dissociar os custos com defesa dos cálculos dos défices e das dívidas públicas, como se por obra do divino elas não existissem. Parece que está tudo louco.
O Trump sempre disse ao que vinha e está a governar para quem o elegeu, ainda por cima sob a forma de landslide pela América toda.
Não me parece que os mercados consigam derrubar o presidente dos EUA como fizeram com a PM do UK.
Vejam lá se o Larry Fink não foi "a correr" comprar alguns portos no canal do Panamá depois do Trump mandar uns bitaites sobre o assunto![]()
Até de noite.... quando acabar o prazo para a resposta Chinesa....
Até de noite.... quando acabar o prazo para a resposta Chinesa....
Bem sabes como funcionam os mercados em Bear, sobe 2% num dia cai 3% no outro, volta a subir mais 1% num dia cai mais 3% no outro
Penso que a maioria dos que andam por aqui é pessoal que não entra em pânico com facilidade, e muitos não serão propriamente investidores que começaram ontem. E também pelo facto de não veres aqui alarmismosD@emoon Escreveu: ↑08 abr 2025 09:20 Há uma coisa que me está a surpreender, ainda não vi ninguém por aqui a dizer que vai desistir e vender tudoOu andam a fazer isso pela calada, ou as quedas ainda não doeram o suficiente... ou então este fórum é mesmo composto por investidores a sério, e não por "pseudo investidores" como se vê por aí.
Eu sou mesmo novo por cá e nos investimentos, tendo um pouco mais de 1 mês. Tento ler a aprender muito por aqui com a vossa experiência e sapiência. Já relatei por cá um pouquito daquilo que se passou comigo tendo feito um lump sum e estar com 10% de perdas.