Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 305 times
Been thanked: 31 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por atbreu »

Para quem acredita que o dólar continuará a ser uma moeda forte no médio longo prazo, independentemente de comprar ativos em dolar, não é uma má altura comprar dólares agora ou no curto prazo, atendendo à desvalorização que está e pode continuar a ocorrer. Claro está, existe sempre a taxa cambial, mas para quem está disposto a deixá-lo em dólar o tempo que for necessário até a taxa cambial for favorável, por que não?
Há quem recomende comprar dólar a partir de 1.15 e vender quando atinja os 1.05. Vale o que vale!
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 162 times
Been thanked: 125 times

Mensagem por Louie »

Patanisca Escreveu: 11 abr 2025 11:16 Agora, o USD/EUR a -9% YTD é que me preocupa muito, porque isto são sinais dos danos reputacionais do dólar, que a longo prazo podem ser graves. E eu com 80% do portfolio nos EUA...
Até há pouco tempo, a malta que investe em IWDA ou VWCE andava um pouco com o nó na garganta por não escolher apenas o SP500.
Era como se o tivessem com lastro às costas. Agora voltam a relembrar-se porque escolheram assim ;)

De facto o EUR/USD deu um pulo tremendo. Já não atingia estes valores desde setembro.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 454 times
Been thanked: 802 times

Mensagem por JRJordao »

Louie Escreveu: 11 abr 2025 11:34
Patanisca Escreveu: 11 abr 2025 11:16 Agora, o USD/EUR a -9% YTD é que me preocupa muito, porque isto são sinais dos danos reputacionais do dólar, que a longo prazo podem ser graves. E eu com 80% do portfolio nos EUA...
Até há pouco tempo, a malta que investe em IWDA ou VWCE andava um pouco com o nó na garganta por não escolher apenas o SP500.
Era como se o tivessem com lastro às costas. Agora voltam a relembrar-se porque escolheram assim ;)
Sim, porque ter "apenas" 70% em EUA/USD deve dar um grande descanso quando as coisas estão más :)
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 57 times
Been thanked: 115 times

Mensagem por Joseba »

Só não se esqueçam que um fundo hedged tem um custo anual maior....
Na minha opinião não vale a pena para o par USD/EUR
Louie

Mensagem por Louie »

JRJordao Escreveu: 11 abr 2025 11:47
Sim, porque ter "apenas" 70% em EUA/USD deve dar um grande descanso quando as coisas estão más :)
:lol:

Normalmente quando as coisas ficam más, costumam ficar sempre um pouco más para todos, mas neste caso a Europa está a contrabalançar um pouco.
A diferença YTD ronda os 2%. Há quem ache pouco, há quem ache muito... mas a verdade é que no final do ano pode fazer a diferença entre acabar no verde ou no vermelho.

Se porventura existissem mudanças na capitalização bolsista dos mercados ou se a ordem internacional das coisas mudasse no curto/médio prazo, um fundo global ajustaria as suas posições à nova realidade, enquanto que o investidor com o fundo USA teria de vender e/ou ir às compras.
Falou-se mais ou menos isto há uns posts atrás quando se falou neste tema.

Mas olha que o meu comentário não foi no sentido da queda dos USA, foi mesmo porque não tem sido fácil ver os USA tão pujantes nos últimos anos e ver os restantes estagnados e sem perspetivas de mudança de rumo. Foi como se tivessem havido second thoughts nesse período :)
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 305 times
Been thanked: 31 times

Mensagem por atbreu »

Louie Escreveu: 11 abr 2025 12:06

Normalmente quando as coisas ficam más, costumam ficar sempre um pouco más para todos, mas neste caso a Europa está a contrabalançar um pouco.
A diferença YTD ronda os 2%. Há quem ache pouco, há quem ache muito... mas a verdade é que no final do ano pode fazer a diferença entre acabar no verde ou no vermelho.

Se porventura existissem mudanças na capitalização bolsista dos mercados ou se a ordem internacional das coisas mudasse no curto/médio prazo, um fundo global ajustaria as suas posições à nova realidade, enquanto que o investidor com o fundo USA teria de vender e/ou ir às compras.

Mas olha que o meu comentário não foi no sentido da queda dos USA, foi mesmo porque não tem sido fácil ver os USA tão pujantes nos últimos anos e ver os restantes estagnados e sem perspetivas de mudança de rumo. Foi como se tivessem havido second thoughts nesse período :)
Mas corrijam-me se estiver errado, o próprio IWDA ou SPPW, mesmo com 70% de exposição americana, também ajusta-se automaticamente conforme a flutuação do mercado à semelhança do GLOBAL VWCE.
Louie

Mensagem por Louie »

atbreu Escreveu: 11 abr 2025 12:21
Louie Escreveu: 11 abr 2025 12:06

Mas corrijam-me se estiver errado, o próprio IWDA ou SPPW, mesmo com 70% de exposição americana, também ajusta-se automaticamente conforme a flutuação do mercado à semelhança do GLOBAL VWCE.
Certo. Quando falei em fundo global não me referi especificamente ao VWCE.
Normalmente mete-se o IWDA e quejandos no mesmo saco :)
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 70 times
Been thanked: 76 times

Mensagem por Patanisca »

O psi20 tá com mais de +2% YTD... AGORA PENSEM!!! 😁
começar a rotação de EUA para PT.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 454 times
Been thanked: 802 times

Mensagem por JRJordao »

Patanisca Escreveu: 11 abr 2025 12:48 O psi20 tá com mais de +2% YTD... AGORA PENSEM!!! 😁
começar a rotação de EUA para PT.
Make Portugal great again
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 918 times
Been thanked: 1174 times

Mensagem por Virtua »

atbreu Escreveu: 11 abr 2025 12:21 Mas corrijam-me se estiver errado, o próprio IWDA ou SPPW, mesmo com 70% de exposição americana, também ajusta-se automaticamente conforme a flutuação do mercado à semelhança do GLOBAL VWCE.
Sim. Arrependo-me agora de há um ano para cá não ter começado a guardar os pesos EUA no IWDA para se ver a queda de peso relativo. Daria um excelente post!
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 86 times
Been thanked: 64 times

Mensagem por Alex »

Virtua Escreveu: 11 abr 2025 14:15
atbreu Escreveu: 11 abr 2025 12:21 Mas corrijam-me se estiver errado, o próprio IWDA ou SPPW, mesmo com 70% de exposição americana, também ajusta-se automaticamente conforme a flutuação do mercado à semelhança do GLOBAL VWCE.
Sim. Arrependo-me agora de há um ano para cá não ter começado a guardar os pesos EUA no IWDA para se ver a queda de peso relativo. Daria um excelente post!
Aqui tens alguns relatórios anuais do IWDA, nomeadamente 2024 e 2023, entre outros.

Se precisares de algo mais especifico diz. ;)

https://www.blackrock.com/lu/individual ... ckerSearch
Virtua

Mensagem por Virtua »

Alex Escreveu: 11 abr 2025 15:40
Virtua Escreveu: 11 abr 2025 14:15
Aqui tens alguns relatórios anuais do IWDA, nomeadamente 2024 e 2023, entre outros.

Se precisares de algo mais especifico diz. ;)

https://www.blackrock.com/lu/individual ... ckerSearch
Os pesos diários de EUA e Europa no IWDA. Relatórios anuais nem devem ter os de final do ano. Mas tenho um amigo com bloomberg. A ver se arranjo os dados para fazer um post
Alex

Mensagem por Alex »

Virtua Escreveu: 11 abr 2025 15:55 Os pesos diários de EUA e Europa no IWDA. Relatórios anuais nem devem ter os de final do ano. Mas tenho um amigo com bloomberg. A ver se arranjo os dados para fazer um post
Os pesos das empresas no indice desde Dezembro para cá não deve ter sofrido alteração, apenas a sua cotação é que variou, certo?
Virtua

Mensagem por Virtua »

Alex Escreveu: 11 abr 2025 15:59
Virtua Escreveu: 11 abr 2025 15:55 Os pesos diários de EUA e Europa no IWDA. Relatórios anuais nem devem ter os de final do ano. Mas tenho um amigo com bloomberg. A ver se arranjo os dados para fazer um post
Os pesos das empresas no indice desde Dezembro para cá não deve ter sofrido alteração, apenas a sua cotação é que variou, certo?
Claro que variou. É um índice de capitalização. Se a Europa sobe e os EUA descem os EUA perdem peso relativo no índice!! O mercado ajusta
Alex

Mensagem por Alex »

Virtua Escreveu: 11 abr 2025 16:01 Claro que variou. É um índice de capitalização. Se a Europa sobe e os EUA descem os EUA perdem peso relativo no índice!! O mercado ajusta
certo, o que conta é o valor a cada momento, a 30 de junho de 2024 os EUA tinham 69,47%.
a 31/12/2024 tinham 71,34%
a 31 de Março tinham 71,63%.
30/06/2019 - 59,69%
30/06/2020 - 62,97%
Considerando que o máximo dos mercados americanos foi +/- a meio de Fevereiro, o ideal era ter o peso no fim de fevereiro, certo?
Responder