Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.0% TANB

Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 132 times
Been thanked: 101 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Alex »

Louie Escreveu: 22 abr 2025 21:53
Bater por 0,1% valerá o trabalho? E 1%? 5%? :)
5% de 1 milhão de € é mais do que eu ganho agora liquido de impostos a trabalhar 7 horas por dia, 5 dias por semana.. por isso 5% compensa ...dependendo da base. :lol: :lol:
Além disso grande parte do trabalho já está feito e penso que até ao verão devo concluir o trabalho de prospeção depois é só ir acompanhando.
Tem outra vantagem, é uma forma de manter o cérebro activo.
Mas para quem não se quer chatear, é SP500 ( ou BERKSHIRE HATHAWAY :D ) se acreditar que esta questão dos EUA é passageira ( 2 anos) e depois volta tudo ao que era antes do Trump, como eu tenho duvidas que assim seja é que estou a testar outras combinações, vamos acompanhando e trocando ideias. ;)
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 201 times
Been thanked: 169 times

Mensagem por Louie »

Alex Escreveu: 22 abr 2025 22:14
Louie Escreveu: 22 abr 2025 21:53
Bater por 0,1% valerá o trabalho? E 1%? 5%? :)
5% de 1 milhão de € é mais do que eu ganho agora liquido de impostos a trabalhar 7 horas por dia, 5 dias por semana.. por isso 5% compensa ...dependendo da base. :lol: :lol:
Além disso grande parte do trabalho já está feito e penso que até ao verão devo concluir o trabalho de prospeção depois é só ir acompanhando.
Tem outra vantagem, é uma forma de manter o cérebro activo.
Mas para quem não se quer chatear, é SP500 ( ou BERKSHIRE HATHAWAY :D ) se acreditar que esta questão dos EUA é passageira ( 2 anos) e depois volta tudo ao que era antes do Trump, como eu tenho duvidas que assim seja é que estou a testar outras combinações, vamos acompanhando e trocando ideias. ;)
No fundo vais estar a fazer gestão ativa...
Sabes a percentagem de gestores profissionais que conseguem bater o índice não sabes?
Aqueles que o fazem de forma sustentada ainda são menos... ;)
Alex

Mensagem por Alex »

atbreu Escreveu: 22 abr 2025 22:09
Qual consideras mais equilibrado que o EXUS, caso queiras partilhar?

Obrigado
Não sei, não fiz um estudo aprofundado desse tipo de ETFs, reparei nesse recentemente devido ao comentário de alguém aqui no fórum e fui ver se era útil para a minha estratégia e para já não é.

Partilho e explico todas as minhas ideias (e resultados) sem qualquer problema, só tenho que ter tempo . ;)

O meu ponto de partida (em alto nivel):
1-Os EUA estão em declínio (a confirmar, pode ser provisório)
2-A Europa precisa de ser autónoma e há vontade política para isso (vamos ver se há dinheiro, porque o resto temos)
3-A China será a potencia dominante ainda este século (se não fizer nenhuma asneira em Taiwan)
4-A Índia já ultrapassou a China em população e provavelmente nos próximos 10 anos será 3ª potencia económica do mundo
5-O Japão está a perder peso na economia global.

Todos os outros países tem pouca expressão nos mercados, haverá oportunidades de ganhar dinheiro sem duvida, mas há outros com mais potencial (os anteriores)

Em muito alto nível, é com estas ideias que estou a estruturar a minha estratégia para os próximos 4/5 anos, como referi no tópico da minha carteira, se vir que não está a funcionar ajusto, sem qualquer problema. Até porque não tendo nenhum azar na vida (doença, desemprego, etc..), penso duplicar o meu património mobiliário nestes 4 anos só com o superavit anual e isso permite ir ajustando a estratégia tendo em conta os acontecimentos. ;)
Alex

Mensagem por Alex »

Louie Escreveu: 22 abr 2025 22:45
No fundo vais estar a fazer gestão ativa...
Sabes a percentagem de gestores profissionais que conseguem bater o índice não sabes?
Aqueles que o fazem de forma sustentada ainda são menos... ;)
Sei, mas como referi no tópico da minha carteira, não quero bater o mercado, para isso comprava ações da BERKSHIRE HATHAWAY (e vou comprar) e ficava quieto! :mrgreen:

Neste momento tenho tempo para fazer o que estou a fazer sem comprometer outras activdades, são experiências e se chegar à conclusão que não vale o esforço, ajusto-me, um blend de ETF de indices e siga. ;)

A azul o SP500
Imagem
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 32 times
Been thanked: 93 times

Mensagem por superkinas »

não conhecia o sxrt e parece interessante em comparaçao etf normais europa
Alex

Mensagem por Alex »

superkinas Escreveu: 23 abr 2025 02:10 não conhecia o sxrt e parece interessante em comparaçao etf normais europa
Para ser o unico ETF a ter parece-me "curto", isto porque é apenas de paises da zona euro (não tem a UK e a Suiça e um 1/3 é França) no entanto a distribuição por setores é equilibrada, já o tenho em carteira e vou complementar com o IMAE.
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 32 times
Been thanked: 93 times

Mensagem por superkinas »

Que etf da europa usam ?
No que diz respeito europa tenho carteira de 3 fundos que sempre consideri ser os que mais se adequavam minha carteira/risco
BGF Cont.European Flexible F.E2 EUR LU0224105980
Nordea 1 - Nordic Equity Small Cp E EUR LU0278528822
AXAWF Fram Switzerland A Cap EUR LU0184627536
tb tive Fidelity Fds Scv European Dynamic Growth Fd E EUR Cap  mas devido fraca prestação nos últimos anos vendi.

Sempre tive a ideia qua npo que diz respeito á europa os fundos batiam os ETF todavia este ETF sxrt parece ser intertessante em comparação com os fundos.
Alex

Mensagem por Alex »

superkinas Escreveu: 24 abr 2025 20:28 Que etf da europa usam ?
No que diz respeito europa tenho carteira de 3 fundos que sempre consideri ser os que mais se adequavam minha carteira/risco
BGF Cont.European Flexible F.E2 EUR LU0224105980
Nordea 1 - Nordic Equity Small Cp E EUR LU0278528822
AXAWF Fram Switzerland A Cap EUR LU0184627536
tb tive Fidelity Fds Scv European Dynamic Growth Fd E EUR Cap  mas devido fraca prestação nos últimos anos vendi.

Sempre tive a ideia qua npo que diz respeito á europa os fundos batiam os ETF todavia este ETF sxrt parece ser intertessante em comparação com os fundos.
Tenho o SXRT, o ESIN e o WDEF e tenho previsto uma posição no IMEA.
O peso exacto de cada um ainda não está fechado, sendo que:
-O WDEF será sempre uma posição menor, é muito especifico, algumas das empresas também estão no ESIN, é uma posição para "apostar" que a Europa vai finalmente ser independente dos EUA na área da defesa. Tenho este ETF quase desde o lançamento, tinha apenas 40 M€, passado um mês e meio já vai com cerca de 1,2 MM€. :o

-O ESIN é quase 100% indústria, penso que o relatório Draghi vai fazer aumentar os investimentos no setor e com a guerra das tarifas vamos (Europa) ter que ser mais autônomos, tal como o anterior terá uma posição menor.

-O SXRT será uma posição relevante, tem um desempenho interessante comparativamente a outros ETF europeus, grandes empresas, com posições muito relevantes nos seus sectores.

-O IMEA ainda não está na carteira, é mais abrangente (+400 empresas), inclui Suíça e RU.

Sem ainda ter feito o estudo, diria que na componente 100% Europa, será 50% SXRT, 30% IMEA, 10% WDEF e 10% ESIN.
Claro que os pesos serão ajustados em função dos acontecimentos.
USD
Registado: 04 out 2022 13:39
Has thanked: 29 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por USD »

Boa tarde caros Foristas.

Tenho uma questão sobre um fundo nacional (Isin: PT) e respetivo IRS a ser retido. O fundo é da Caixa Geral de Depósitos. Os fundos mútuos nacionais retém o IRS no instante do resgate dos mesmos, ao contrário dos fundos estrangeiros que serão posteriormente declarados na declaração de IRS.

Então, considerando o seguinte cenário:
a) Compra de 2000€ em Jan/2024 e resgate em Março/2025 com 2700€ (Mais valia de 700€)
b) Compra de 2000€ em Fev/2024 e resgate em Março/2025 com 1600€ (Menos Valia de 400€)
O resgate efetuado em Março/2025 foi único e TOTAL. Ou seja o fundo já não está presente na conta.
O valor total das subscrições foi 4000€. O valor total do resgate foi 4300€ (2700€+1600€). Ou seja duas subscrições e um resgate total.
Quanto deverá ser a respetiva retenção de IRS?

Desde já muito agradecido a quem poder ajudar.
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 79 times
Been thanked: 87 times

Mensagem por Patanisca »

Os fundos nacionais só retêm taxa liberatória de 28% no momento de geração de mais-valias. As menos valias nunca são deduzidas a não ser que se faça englobamento.
Portanto se não for feito englobamento, o imposto a pagar será 28% de 700€, que já foi retido no momento do resgate.

Pode fazer sentido ou não englobar os dois resgates, para totalizar uma mais-valia de apenas 300€, depende do valor do escalão máximo de IRS que o rendimento do agregado vá encaixar. Se encaixar num valor abaixo de 28% faz todo o sentido englobar.
Patanisca

Mensagem por Patanisca »

Atenção que se optar pelo englobamento, obrigatoriamente é obrigado a englobar tudo, mais/menos-valias de prediais, fundos estrangeiros, etc...
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 69 times
Been thanked: 137 times

Mensagem por Joseba »

Essa é uma das razões pelas quais não me meto em fundos nacionais
(A outra é querer ter o dinheiro longe daqui.... porque no limite se sofrermos um haircut temos o dinheiro a salvo)
Alex

Mensagem por Alex »

Joseba Escreveu: 01 mai 2025 14:33 Essa é uma das razões pelas quais não me meto em fundos nacionais
(A outra é querer ter o dinheiro longe daqui.... porque no limite se sofrermos um haircut temos o dinheiro a salvo)
Haircut é um termo que se aplica apenas a divida (principalmente obrigações).
Ou confiamos que a lei funciona ou se não confiamos então é melhor comprarmos umas pistolas e guardar o dinheiro debaixo do colchão.
Vejam o que se passou com o Credit Suisse, banco suiço.
USD
Registado: 04 out 2022 13:39
Has thanked: 29 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por USD »

Patanisca Escreveu: 01 mai 2025 14:29 Os fundos nacionais só retêm taxa liberatória de 28% no momento de geração de mais-valias. As menos valias nunca são deduzidas a não ser que se faça englobamento.
Portanto se não for feito englobamento, o imposto a pagar será 28% de 700€, que já foi retido no momento do resgate.

Pode fazer sentido ou não englobar os dois resgates, para totalizar uma mais-valia de apenas 300€, depende do valor do escalão máximo de IRS que o rendimento do agregado vá encaixar. Se encaixar num valor abaixo de 28% faz todo o sentido englobar.
Um enorme obrigado pela sua resposta. Altamente esclarecedora. Uso fundos desde 2012/2013 e ainda não tinha percebido que não daria para deduzir as menos valias nos fundos nacionais. Não é uma enorme injustiça? Ou estarei a ver mal a coisa? Fundos nacionais e estrangeiros tem dois pesos e duas medidas?
Considerar um último exemplo:
a) Compra de 2000€ em Jan/2024 e resgate em Março/2025 com 2100€ (Mais valia de 100€)
b) Compra de 2000€ em Fev/2024 e resgate em Março/2025 com 1100€ (Menos Valia de 900€)
Isto é subscrevi 4000€, resgatei 3200€. Perdi 800€. Ainda vou pagar imposto (IRS) de 28€ (28% de 100€). No fim acabo com 3172€. A pessoa perde e ainda é taxada? Até custa a crer :-(

Estas contas estão corretas?
Se estiverem, quem é que vai subscrever fundos nacionais? Só se forem pessoas como eu que ainda não tinha percebido esta forma de tributar! Fundos nacionais nunca mais. Considero apenas os da "Square Management", como exceção.
Patanisca

Mensagem por Patanisca »

Está correto. Por isso é que num ano em que tenha exclusivamente um saldo de menos-valias de fundos nacionais, como esse exemplo que falaste, vale sempre a pena englobar, para poder potencialmente deduzir nos 5 anos seguintes caso venha a ter mais-valias nesse período. Já o fiz no passado.

Imagina que optas por englobar essas menos-valias de -800€ no IRS de 2025. Depois em 2026 tens um saldo positivo de mais-valias, vamos supor de fundos estrangeiros, no valor de 500€, aí optas pelo englobamento, porque irá subtrair as menos-valias que transitam para o IRS de 2026, resultanto em 0€ de mais-valias em 2026. Ainda te sobram -300€ de menos-valias que podes utilizar até 2030. Ou seja, ficas sempre com crédito de menos-valias de onde podes ir abater mais-valias nos 5 anos seguintes ao englobamento dessas menos-valias.

Eu ando a transportar menos-valias há 3 anos e no ano passado resgatei e subscrevi no mesmo dia, UPs que me geraram um valor de mais-valias que na declaração deste ano vou englobar e evitar pagar imposto sobre elas, porque vou consumir o que me resta do crédito de menos-valias. É o chamado de tax-harvesting, consiste em no final do ano, vender posições com ganhos ou perdas para otimizar o imposto a pagar sobre mais-valias desse ano.

Parece estúpido nos FI nacionais não se beneficiar do ajuste do saldo automaticamente, mas é mesmo assim que funciona. Por isso é que não existe absolutamente nenhuma vantagem em subscrever FI nacionais face a estrangeiros, cujo saldo das mais/menos-valias é sempre contabilizado e aplicado a 28% caso não se opte pelo englobamento.
Responder