Resumo e decreto lei da forma de adesão à bonificação dos juros dos créditos habitação.
Pessoalmente estou curioso para ver como vão calcular o meu património financeiro, será que sou obrigado a enviar alguma coisa da DeGiro e outras corretoras estrangeiras?
Tenho ainda um caso curioso, que neste momento tenho 2 créditos para Habitação Própria Permanente (comprei uma e quando comprei a 2ª habitação pus a 1ª a arrendar) e pelo que leio acima nada diz que não posso obter a bonificação nos 2 créditos.
E a quanto estava a tua taxa na altura da contratação?
Ambos a -0.5% sensivelmente
Pois, já eu a taxa estava nos 4,5%...portanto nunca teria hipóteses de ter acesso , belas medidas de apoio sim senhor.
Santander: 2Anos com Taxa 2.4, 28 anos spread 0.7 e Euribor 6 Meses. Não obriga a ter Seguro de Vida/Multirriscos no Banco, mas dá 1% do valor do CH para gastar na Boutique deles se tiver Seguro Vida.
Banco CTT: 2Anos com Taxa 2.25, 28 anos spread 0.7 e Euribor 6 Meses. Obriga a ter Seguro Multirriscos no Banco. Se tiver seguro Vida, oferece a primeira anuidade dos 2 Seguros.
Tenho taxa mista e ainda estou no período de fixa. Daqui a mais ou menos 1 ano terei que voltar a reavaliar o meu CH. Condições atuais:
Dívida de cerca de 100k. Taxa fixa de 0.9%. Depois vai passar a spread 0.95 + Euribor 12m
É no abanca que tem comissões de manutenção altas (10€/mês).
Seguro de vida fora, multirriscos com o banco.
Já lidei com bastantes bancos e até ver o abanca é o que me tem dado menos chatices, por isso até gostava de continuar com eles, isto se obviamente me oferecerem as melhores condições.
De qualquer forma, gostaria de saber que spreads andam a ser praticados neste momento para ter uma ideia e começar a delinear um plano para eventualmente renegociar ou transferir.
ContaTostoes Escreveu: ↑11 mai 2025 10:06
Tenho taxa mista e ainda estou no período de fixa. Daqui a mais ou menos 1 ano terei que voltar a reavaliar o meu CH. Condições atuais:
Dívida de cerca de 100k. Taxa fixa de 0.9%. Depois vai passar a spread 0.95 + Euribor 12m
Já lidei com bastantes bancos e até ver o abanca é o que me tem dado menos chatices, por isso até gostava de continuar com eles, isto se obviamente me oferecerem as melhores condições.
De qualquer forma, gostaria de saber que spreads andam a ser praticados neste momento para ter uma ideia e começar a delinear um plano para eventualmente renegociar ou transferir.
Obrigado!
Da pesquisa que tenho feito a maior parte dos bancos oferece facilmente 0.7 de spread.
Já vi propostas de 0.6 online, acho que foi do Abanca ou da CGD. Quem for membro de uma das ordens, por exemplo, consegue logo melhor condições.
ContaTostoes Escreveu: ↑11 mai 2025 10:06
Obrigado!
Da pesquisa que tenho feito a maior parte dos bancos oferece facilmente 0.7 de spread.
Já vi propostas de 0.6 online, acho que foi do Abanca ou da CGD. Quem for membro de uma das ordens, por exemplo, consegue logo melhor condições.
Obrigado pelo feedback desde já.
Bom saber que o Abanca continua com muito boas condições e talvez baste renegociar com eles quando chegar a altura.
CGD por acaso é dos únicos bancos que nunca tive oportunidade de experimentar. Cheguei a fazer uma simulação num balcão há bastantes anos e se bem me recordo as condições eram ok. Tenho a ideia de serem muito burocráticos mas talvez esteja errado.