Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.3% TANB

Certificados Aforro

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 32 times
Been thanked: 90 times

Re: Certificados Aforro

Mensagem por superkinas »

Os certificados no meu caso são bastantes uteis
ajudam-me a ganhar dinheiro extra com os cartões cashback
alem disso possuem rentabilidade salvo erro ~2.2 % neste momento, maior que a maioria dos depositos prazo
temos permanecer minimo 3 meses depois podemos sair quando quisermos sem perder rentabilidade
no meu caso não é aplicavel possui capitalização e taxas adicionais de permanência.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 482 times
Been thanked: 879 times

Mensagem por JRJordao »

superkinas Escreveu: 11 mai 2025 22:41 ajudam-me a ganhar dinheiro extra com os cartões cashback
alem disso possuem rentabilidade salvo erro ~2.2 % neste momento, maior que a maioria dos depositos prazo
Não faltam alternativas, tanto depósito a prazo como conta poupança, a pagar mais.

Não servem é para o esquema dos cartões de crédito ;)

superkinas Escreveu: 11 mai 2025 22:41 temos permanecer minimo 3 meses depois podemos sair quando quisermos sem perder rentabilidade
Mas ninguém percebe que se perdem os juros corridos? :D

Se resgatares após 5 meses, recebes quantos meses de juros?
Pirata
Registado: 29 abr 2025 12:08
Has thanked: 25 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por Pirata »

JRJordao Escreveu: 11 mai 2025 15:06
Pirata Escreveu: 11 mai 2025 14:50 Ja agora, como referiu o factor estrangeiro, o openbank tem taxas algo interessantes , 2,60, 2,80 para DP mas pelo que li no Reddit - eu sei, eu sei - há ou houve problemas no contacto com clientes ou na gestão de questões da app e sendo uma sucursal low cost do Santander, é um banco espanhol com menor presença fisica.

A resolver qualquer questão com o openbank seria sempre por telefone, email ou mesmo só indo a espanha? Balcões santander em PT nada têm a ver com questões do Openbank?
E tem a conta poupança boas-vindas com 2,60% TANB durante 6 meses.

Alguma experiência se partilha no Reddit, que não seja má? ;)

Telefone ou email. No Santander nada podes tratar. É um banco 100% online, como o moey ou o Revolut.

Sou cliente há vários anos (utilização reduzida) e nunca tive qualquer problema.

Sim, os relatos de mudanças que as pessoas estão a fazer de tarifários de operadoras do cartel/tradicionais para a Digi e Woos! :lol: O reddit é util mas sim há uma tendência para relatar quase exclusivamente o mau, fica as vezes a impressão que só há isso, falta o resto do " bom " ou ok que também existe. Mas a escola do artur albarran " o drama... o horror..." , fez escola não só nos média.

Pois, só online, via homebanking pelo serviço online tipo Caixa Directa ou app no smartphone ou emails ou telefone... que deduzo seja serviço apoio ao cliente em Portugues?

Lendo os relatos negativos no reddit, é facil cogitar 1 situaçao algo stressante: Movimentos de dinheiro/transferencias, que nao aparecem, nem na app ou homebanking, contacta se o numero de telefone e não se é atendido, email, demora... consigo ver, à falta de recurso de balcão fisico, como isto poderia causar preocupação num cliente, especialmente se forem quantias de 4 ou 5 digitos. Na experiencia do Jordão, teve 0 problemas deste género?

Experiência reduzida quer dizer apenas uso de DP ou à ordem? Recomenda o Openbank? Está nas minhas possiveis hipoteses de guarda de capital garantido, entre BAI Europa, CA...

Obrigado por qlqr esclarecimento. Este fórum é de facto, muito útil e devia ter flyers de publicidade nas mesas de espera de vários bancos :mrgreen:
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Pirata Escreveu: 12 mai 2025 09:40 Sim, os relatos de mudanças que as pessoas estão a fazer de tarifários de operadoras do cartel/tradicionais para a Digi e Woos! :lol: O reddit é util mas sim há uma tendência para relatar quase exclusivamente o mau, fica as vezes a impressão que só há isso, falta o resto do " bom " ou ok que também existe. Mas a escola do artur albarran " o drama... o horror..." , fez escola não só nos média.

Pois, só online, via homebanking pelo serviço online tipo Caixa Directa ou app no smartphone ou emails ou telefone... que deduzo seja serviço apoio ao cliente em Portugues?

Lendo os relatos negativos no reddit, é facil cogitar 1 situaçao algo stressante: Movimentos de dinheiro/transferencias, que nao aparecem, nem na app ou homebanking, contacta se o numero de telefone e não se é atendido, email, demora... consigo ver, à falta de recurso de balcão fisico, como isto poderia causar preocupação num cliente, especialmente se forem quantias de 4 ou 5 digitos. Na experiencia do Jordão, teve 0 problemas deste género?

Experiência reduzida quer dizer apenas uso de DP ou à ordem? Recomenda o Openbank? Está nas minhas possiveis hipoteses de guarda de capital garantido, entre BAI Europa, CA...

Obrigado por qlqr esclarecimento. Este fórum é de facto, muito útil e devia ter flyers de publicidade nas mesas de espera de vários bancos :mrgreen:
Tratemo-nos por tu, aqui não deve haver "senhores" ;)

Coincidência, após finalmente ter cobertura, fiz ontem o pedido de mudança para a Digi. Fingers crossed!

Atendimento telefónico e por email em português (com sotaque). Uso o homebanking em PC, mas claro que também há app para mobile.

Esse pessoal parece andar sempre stressado. Cresceram com o Revolut, se não vêem o dinheiro chegar em 5 minutos, começam logo a recear que se tenha perdido. As transferências eram algo demoradas, 1 ou 2 dias úteis. Passaram muito recentemente a ser suportadas transferências imediatas, o que deverá ajudar nessa questão.

Tenho usado quase só contas poupança e depósitos a prazo. Há uns anos usei o "Robo Advisor" para aproveitar uma campanha em que bonificavam o valor aplicado, entrei pouco antes da invasão da Ucrânia, fiquei que tempos até recuperar o valor :cry:

Costuma ter boas taxas de DP, mas não ao nível de um BAI Europa (ultimamente). A conta poupança é que acho muito interessante para 6 meses. Os CA série F são uma lástima, só para quem prefere não usar um banco.

Para capital que pode ficar preso 6+ meses, depósito a prazo para garantir a taxa (ou a conta poupança Openbank, que também garante). Para capital que se pretende disponível, uma conta poupança.
Pirata

Mensagem por Pirata »

Sou um Pirata, não um sinhore, seja xD .

Coincidência a dobrar, também fiz mudança para a Digi, para experimentar algo novo e poupar nas telecomunicações. Apenas quando o fiz, ao fim de anos com a Nos, é que começaram a ligar com os inquéritos da INsatisfação e ofertas de preço menor... Good timing. ( not )

Ok é o efeito Revolut, faz sentido, se for em 1 ou 2 dias uteis, de acordo com a FIN do banco, não ha problema, é razoavel esse prazo, só pode haver drama, se demorar bem mais que isso e não existir rápido e eficiente apoio ao cliente. Ter um local físico proximo onde se pode ir e colocar a questão, pedir ajuda a uma cara humana, faz a diferença, diga se de passagem, pelo menos, na minha experiência.

São interessantes de facto os depositos a 6 meses do openbank, bem melhores do que a oferta bcp, caixa... a 6 meses a caixa oferece 1 deposito 1,316 , 1,40, ou por ai, muito pouco mesmo, a somar ao " roubo " das comissões de " manutenção" ... tem me feito considerar outras opções. CA são interessantes, embora ja nao tanto admito pela rentabilidade, mas para quem não quer mesmo ter o $ num banco e quer deixá lo uns tempos sem pensar muito no assunto.

Na tua opiniao, ofertas com juros de depositos mais altos, bem mais altos, como as do BAIeuropa explicam se apenas pelo tamanho reduzido do banco vs Caixa/BCP etc ou tem que ver com o modelo de negocio que será diferente? Necessidades financeiras do banco puxam para subir as taxas como forma de atrair capital? Num certo sentido, a imagem que os bancos tradicionais passam é uma de comodismo, porque não precisam de oferecer melhor..
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Pirata Escreveu: 12 mai 2025 10:35 Coincidência a dobrar, também fiz mudança para a Digi, para experimentar algo novo e poupar nas telecomunicações. Apenas quando o fiz, ao fim de anos com a Nos, é que começaram a ligar com os inquéritos da INsatisfação e ofertas de preço menor... Good timing. ( not )

Ok é o efeito Revolut, faz sentido, se for em 1 ou 2 dias uteis, de acordo com a FIN do banco, não ha problema, é razoavel esse prazo, só pode haver drama, se demorar bem mais que isso e não existir rápido e eficiente apoio ao cliente. Ter um local físico proximo onde se pode ir e colocar a questão, pedir ajuda a uma cara humana, faz a diferença, diga se de passagem, pelo menos, na minha experiência.

São interessantes de facto os depositos a 6 meses do openbank, bem melhores do que a oferta bcp, caixa... a 6 meses a caixa oferece 1 deposito 1,316 , 1,40, ou por ai, muito pouco mesmo, a somar ao " roubo " das comissões de " manutenção" ... tem me feito considerar outras opções. CA são interessantes, embora ja nao tanto admito pela rentabilidade, mas para quem não quer mesmo ter o $ num banco e quer deixá lo uns tempos sem pensar muito no assunto.

Na tua opiniao, ofertas com juros de depositos mais altos, bem mais altos, como as do BAIeuropa explicam se apenas pelo tamanho reduzido do banco vs Caixa/BCP etc ou tem que ver com o modelo de negocio que será diferente? Necessidades financeiras do banco puxam para subir as taxas como forma de atrair capital? Num certo sentido, a imagem que os bancos tradicionais passam é uma de comodismo, porque não precisam de oferecer melhor..
Também estou a sair da NOS. Após meses à espera desde que terminou a fidelização, ligaram-me a oferecer -2€ mensais em troca de 24 meses de fidelização. Não aceitei e agora na Digi passarei a pagar -12€.

Já não uso balcões de bancos há tanto tempo, exceto para (por vezes) abrir/fechar conta e raros depósitos de numerário. Mas percebo que possam ser um fator de conforto.

Atenção que no Openbank a conta poupança boas-vindas e os DPs novos clientes podem ser de acesso exclusivo. Ou seja, só poderes constituir um deles. Assim, faz a adesão pelo botão na página do produto que te interessa, que irá aplicar um código promocional específico.

Penso que as taxas superiores de alguns bancos mais pequenos vêm da maior "fome" para conquistar clientes e ausência desse comodismo que mencionas. Muitos deles pouco conseguem por outras vias, como o crédito à habitação (alguns nem têm esse produto), os DPs servem como porta de entrada (ex: Best, BiG) e por vezes também fidelização (ex: BAI Europa, BNI Europa).
Pirata

Mensagem por Pirata »

Fizeste bem.

A minha poupança anual com mudança para nova operadora é de valor correspondente a 2 terços o que gastava antes, muito significativa. A conversa das fidelizações do cartel foi algo que sempre me incomodou, assim assim que pude, saltei!

São sim, falhando o resto, há sempre essa hipotese de algum contacto pessoal e em certos casos foi mesmo necessário ser ao balcão: compra/venda de UPs em fundos por exemplo.

Já reparei que há codigos especificos consoante seja a conta poupança ou o DP do openbank ao mesmo juro de 2,60. Neste caso, qual o maior factor diferenciador entre estas 2 opções, dado que ambos são a 6 meses? A liquidação antecipada parece ser apenas para um destes dois.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Pirata Escreveu: 12 mai 2025 15:04 Já reparei que há codigos especificos consoante seja a conta poupança ou o DP do openbank ao mesmo juro de 2,60. Neste caso, qual o maior factor diferenciador entre estas 2 opções, dado que ambos são a 6 meses? A liquidação antecipada parece ser apenas para um destes dois.
A conta poupança é muito mais interessante. Podes reforçar e resgatar, mantendo os 2,60% TANB com juros capitalizados mensalmente.

No DP, se precisares resgatar antes do tempo liquidam-te o depósito pagando apenas 0,20% TANB.
Pirata

Mensagem por Pirata »

A parte do reforço e resgaste sem perda de juros é interessante, mas dps dos primeiros 6 meses, é preciso domiciliar pensão/ordenado ou fazer as transferências mensais de 700 euros para obter juros de 2,5%, se entendi bem? Ou ficar com uma rentabilidade de 1% daí em diante...

Para quem não quiser fazer isso, mais vale constituir a 6 meses DP e dps de vencer, não renovar e constituir outro quiçá com taxa de juro um pouco mais baixa do que a actual, seguramente, mas ainda mais atractiva do que 1%.

Por outro lado, se perspectivarmos que dentro de 6 meses , este mesmo DP a prazo do openbank já esteja abaixo dos 2,5% de taxa, se constituido de novo, talvez valha a pena fazer a opção conta poupança.

Quanto à duvida sobre CA do forista superkinas, ( afinal estamos no topico certificados :D ) ele menciona poder sair ao fim de , 5, 6 8 meses por exemplo, mas não menciona os juros decorridos. Se sair na totalidade, resgaste total do CA ao fim de nem 2 trimestres, perdem se os juros do segundo trimestre mas fica a capitalização do primeiro, correcto?

PS : mais 1 duvida, os depositos a 3 ou 6 meses no openbank chamados para novos clientes, se são para novos clientes, quando terminarem e se nao forem renovados ou convertidos em conta ordenado, é possivel voltar a constituir outro DP a prazo equivalente, já nao sendo novo cliente? Na informaçao pre contratual , nao li nada sobre este ponto, mas pode ter me escapado, como ja tens openbank há algum tempo , talvez possas esclarecer melhor este ponto. Como nos outros bancos, terminado 1 DP vence juros e dps podes constituir outro..
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Pirata Escreveu: 13 mai 2025 11:47 A parte do reforço e resgaste sem perda de juros é interessante, mas dps dos primeiros 6 meses, é preciso domiciliar pensão/ordenado ou fazer as transferências mensais de 700 euros para obter juros de 2,5%, se entendi bem? Ou ficar com uma rentabilidade de 1% daí em diante...

Para quem não quiser fazer isso, mais vale constituir a 6 meses DP e dps de vencer, não renovar e constituir outro quiçá com taxa de juro um pouco mais baixa do que a actual, seguramente, mas ainda mais atractiva do que 1%.
Durante 6 meses,
  • Na conta poupança, tens 2,60% TANB com capitalização mensal. Podes reforçar e resgatar sem penalização.
  • No DP, tens 2,60% TANB com capitalização trimestral. Não podes reforçar, podes resgatar com perda quase total dos juros.
Passados os 6 meses, em ambos os casos tens o capital disponível. No caso da conta poupança com taxa reduzida, só lá deixas saldo se quiseres. Podes nessa altura voltar a optar pela alternativa mais rentável.

Explica-me a vantagem do DP, que eu não a consigo mesmo ver :)
Pirata Escreveu: 13 mai 2025 11:47 Quanto à duvida sobre CA do forista superkinas, ( afinal estamos no topico certificados :D ) ele menciona poder sair ao fim de , 5, 6 8 meses por exemplo, mas não menciona os juros decorridos. Se sair na totalidade, resgaste total do CA ao fim de nem 2 trimestres, perdem se os juros do segundo trimestre mas fica a capitalização do primeiro, correcto?
Fica a capitalização dos trimestres já pagos. Portanto, o momento ideal para resgatar será logo após concluir 3, 6, 9, 12, 15, ... meses. Quando se fala em utilização para fundo de emergência, normalmente as emergências não se conseguem calendarizar da forma mais conveniente.
Pirata Escreveu: 13 mai 2025 11:47 mais 1 duvida, os depositos a 3 ou 6 meses no openbank chamados para novos clientes, se são para novos clientes, quando terminarem e se nao forem renovados ou convertidos em conta ordenado, é possivel voltar a constituir outro DP a prazo equivalente, já nao sendo novo cliente? Na informaçao pre contratual , nao li nada sobre este ponto, mas pode ter me escapado, como ja tens openbank há algum tempo , talvez possas esclarecer melhor este ponto. Como nos outros bancos, terminado 1 DP vence juros e dps podes constituir outro..
Depois de beneficiares de um dos produtos para novos clientes, terás apenas acesso aos DPs normais, DP ordenado e conta poupança ordenado.
Pirata

Mensagem por Pirata »

1º : comparando a 6 meses, de facto a conta poupança, como expuseste, parece ser mais vantajosa. Mesmo após os 6 meses. Retirando o saldo no 7 mês, para colocar num DP por ex, presumo que não haja rentabilidade, mais vale encerrar a conta ou deixá la activa - se se mantiverem 0 comissões.

2º esclarecido. Fundo de emergência não parece ser mt conveniente ter em CA, como referes, tem que se ter a possibilidade de o usar no imediato e idealmente, sem perda de juros.

3º percebido, tks! Que são menos rentáveis do que os produtos novo cliente. Ainda estou algo indeciso entre Openbank e BaiEuropa. Taxas um pouco superiores neste ultimo...

Em termos de requisitos para abertura de conta, alem da documentação standard, BI, etc tiveste que fazer video chamada com representante do banco Open ou apenas tirar uma fotoselfie/video selfie?
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Pirata Escreveu: 14 mai 2025 11:57 Em termos de requisitos para abertura de conta, alem da documentação standard, BI, etc tiveste que fazer video chamada com representante do banco Open ou apenas tirar uma fotoselfie/video selfie?
Não me lembro dos detalhes pois foi há vários anos, mas não fiz videochamada.
Pirata

Mensagem por Pirata »

Got it.

Referiste que:

"Depois de beneficiares de um dos produtos para novos clientes, terás apenas acesso aos DPs normais, DP ordenado e conta poupança ordenado."

A não ser que encerres as contas no Openbank, deixes de ser cliente deles e passados 15 dias- um mês, abras uma nova conta como " novo cliente " :lol: :twisted:
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Pirata Escreveu: 15 mai 2025 11:28 "Depois de beneficiares de um dos produtos para novos clientes, terás apenas acesso aos DPs normais, DP ordenado e conta poupança ordenado."

A não ser que encerres as contas no Openbank, deixes de ser cliente deles e passados 15 dias- um mês, abras uma nova conta como " novo cliente " :lol: :twisted:
Não é certo. Por exemplo, no BiG disseram-me que o mesmo NIF ao reabrir conta não volta a ter acesso aos produtos para novos clientes. Podes fechar conta, mas não se esquecem de ti ;)
Pirata

Mensagem por Pirata »

Claro, era bom demais se assim não fosse! :mrgreen:

Uma duvida: O cartão de debito do openbank, pode ser usado na rede ATM do Santander para levantamentos e depósitos na conta à ordem , por exemplo, tens conseguido fazê-lo? Refiro me a operações normais de contas à ordem... Como é uma sucursal online do santander, não tendo balcões físicos em PT, seria bom se pelo menos na rede de caixas automaticas Santander, fosse possivel fazer também- além da app- operaçoes de gestão correntes da conta à ordem.
Responder