Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Desporto? TV? Cinema? Aqui é o local ideal para falar disso!!
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 1040 times
Been thanked: 1338 times

Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Mensagem por Virtua »

Aconfirmarem-se as mais recentes previsões de outono da Comissão Europeia, 2024 ficará para a história como o ano em que a Roménia — outrora o mais pobre dos atuais 27 Estados-membros — ultrapassará Portugal no ranking de desenvolvimento económico da União Europeia (UE
Sei que cheguei tarde à festa e só li isto hoje. Farto de ler poucas notícias sobre Portugal mas nem sei se hei de ficar surpreendido ou não.

Pelo menos triste fico...
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 858 times
Been thanked: 1122 times

Re: Roménia ultrapassará Portugal em 2024?

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 30 nov 2022 12:41
Aconfirmarem-se as mais recentes previsões de outono da Comissão Europeia, 2024 ficará para a história como o ano em que a Roménia — outrora o mais pobre dos atuais 27 Estados-membros — ultrapassará Portugal no ranking de desenvolvimento económico da União Europeia (UE
Sei que cheguei tarde à festa e só li isto hoje. Farto de ler poucas notícias sobre Portugal mas nem sei se hei de ficar surpreendido ou não.

Pelo menos triste fico...
Ou seja, bora para a Roménia...quanto é mesmo lá o ordenado mínimo? :roll:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Gajo
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Mensagem por Gajo »

D@vid Escreveu: 30 nov 2022 12:50 Ou seja, bora para a Roménia...quanto é mesmo lá o ordenado mínimo? :roll:
Se o problema fosse mesmo o ordenado mínimo, era melhor então desconsiderar a Suiça. Porque aí o mínimo é igual a zero. 8-)
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Gajo Escreveu: 30 nov 2022 13:06
D@vid Escreveu: 30 nov 2022 12:50 Ou seja, bora para a Roménia...quanto é mesmo lá o ordenado mínimo? :roll:
Se o problema fosse mesmo o ordenado mínimo, era melhor então desconsiderar a Suiça. Porque aí o mínimo é igual a zero. 8-)
Então vive-se melhor na Roménia que em Portugal é isso?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Gajo

Mensagem por Gajo »

D@vid Escreveu: 30 nov 2022 13:28 Então vive-se melhor na Roménia que em Portugal é isso?
O viver melhor ou pior não se mede certamente pelo valor do salário mínimo.

Já o PIB pc ppp é melhor critério para avaliar as condições de vida (ainda que longe de ser perfeito).
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Gajo Escreveu: 30 nov 2022 13:38
D@vid Escreveu: 30 nov 2022 13:28 Então vive-se melhor na Roménia que em Portugal é isso?
O viver melhor ou pior não se mede certamente pelo valor do salário mínimo.

Já o PIB pc ppp é melhor critério para avaliar as condições de vida (ainda que longe de ser perfeito).
Era só para perceber 😉

Virtua

Mensagem por Virtua »

Define "viver melhor". O PIB é uma métrica monetária. Para pessoas em que o dinheiro representa pouco como eu o PIB per capita ajustado a PPP passar potencialmente a ser maior na Roménia do que em PT em 2024 é só um dos factores de qualidade de vida.

A questão para mim é um país que nós púnhamos de lado estar a crescer e nós estagnados há anos!!

Estou a tentar encontrar os dados de PPP. O salário líquido mediano acho que é 760 vs 950. Só tenho de o ajustar a PPP

Cheguei aqui: https://data.oecd.org/conversion/purcha ... es-ppp.htm mas não sei "ler"
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 30 nov 2022 13:41
Define "viver melhor". O PIB é uma métrica monetária. Para pessoas em que o dinheiro representa pouco como eu o PIB per capita ajustado a PPP passar potencialmente a ser maior na Roménia do que em PT em 2024 é só um dos factores de qualidade de vida.

A questão para mim é um país que nós púnhamos de lado estar a crescer e nós estagnados há anos!!

Estou a tentar encontrar os dados de PPP. O salário líquido mediano acho que é 760 vs 950. Só tenho de o ajustar a PPP

Cheguei aqui: https://data.oecd.org/conversion/purcha ... es-ppp.htm mas não sei "ler"
Sabes o que disse Ban Ki moon há uns bons anos atrás? O PIB é insuficiente para medir o grau de desenvolvimento de um País, por não incorporar outras variáveis como custos ambientais e sociais, sou da mesma opinião, preferia um FIB a um PIB, mas isso daria outro tipo de assunto 😁

Virtua

Mensagem por Virtua »

Por isso é que eu disse que o que me "interessa" mais é a evolução. Não é o "ultrapassar". É este país não sair da cepa torta enquanto outros crescem a olhos vistos. Não posso falar da Roménia pk não conheço ng lá, mas posso falar da Polónia ;-)

É que não é uma situação especial nem um só país. Fico mesmo é triste por Portugal ser este marasmo de crescimento económico.
Virtua

Mensagem por Virtua »

"IMPORTANT! Starting 2022, employers are allowed to keep employees on a minim wage for a maximum of 24 months. This means that a salary increase over the minimum is mandatory afterwards."

Qeuria ver uma medida destas em PT LOL
Gajo

Mensagem por Gajo »

D@vid Escreveu: 30 nov 2022 13:50 Sabes o que disse Ban Ki moon há uns bons anos atrás? O PIB é insuficiente para medir o grau de desenvolvimento de um País, por não incorporar outras variáveis como custos ambientais e sociais, sou da mesma opinião, preferia um FIB a um PIB, mas isso daria outro tipo de assunto 😁
Como eu disse atrás, o PIB pc ppp é uma forma simplista de medir o grau de desenvolvimento, mas ao menos é plenamente quantitativa, ao invés de ser uma medida qualquer "random" para comparar países diferentes.

É como avaliar o salário pago em $$$$ e em afectos, qualquer um de nós prefere o $$$$ (menos que seja critério insuficiente) do que receber em palmadinhas (perguntem aos profissionais do SNS se lhes chegava as palminhas aquando da cobide).

Posto isto tens sempre o Indíce de Desenvolvimento Humano que junta mais variáveis quantitativas. Continua a ser uma forma imperfeita, mas sempre é melhor do que um qualquer critério atirado para o "ar" pelos spin-doctors do costume que querem deflectir a culpa pelo marasmo deste país em comparação com outros países (é que, crescer a uma taxa ligeiramente superior ao da Alemanha cujo PIB pc ppp deve ser o dobro ou pouco disso de pouco nos serve).
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

https://expresso.pt/economia/2022-12-03 ... o-d5b6dee1

"Este forte crescimento económico, acompanhado de uma redução da população, explica a dinâmica do PIB per capita romeno, que deverá ultrapassar o português daqui a dois anos. Isso não é sinónimo de que na Roménia se viva melhor do que em Portugal. Em Portugal, os salários são, em média, mais altos"...

Alguém consegue o artigo todo?

Virtua

Mensagem por Virtua »

Assinei. Estava a bom preço e parece-me ter qualidade. Assinei 6 meses por 13 euros!! Só o artigo com o ian kershaw quase que vale isso: https://leitor.expresso.pt/semanario/se ... izar-putin

Não vou partilhar o artigo completo por respeito a direitos de autor mas resumo aqui. Está muito alinhado com os pontos que discutimos.

Previsão 2024: Roménia ultrapassa Portugal no PIB per capita

=> Face à média da união europeia o salário médio, em paridade de poder de compra em 2002 foi: Portugal 75% da média europeia, Roménia 65%

=> Temos mais 8 anos de esperança média de vida e a mortalidade infantil em Portugal é metade da romena.

=> Mas aquilo que eu falei. Desde 2000 o PIB de Portugal cresceu 21.5% e da roménia cresceu 137%!!

Por enquanto está assim mas vão na direcção certa. A este ritmo daqui a 10/15 anos...

Estou a gostar imenso do visual e dos gráficos. Valeu a pena a subscrição!!
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 207 times
Been thanked: 175 times

Mensagem por Louie »

É certo que na maioria dos indicadores Portugal ainda estará à frente.
O que esta notícia demonstra e confirma é a estagnação económica de Portugal, que vai sendo ultrapassado por todos os países que vêm atrás.
Em 2023 a Croácia entra no Euro. A manter-se esta tendência, se calhar daqui a 20 anos estamos a noticiar a ultrapassagem da Croácia e de outros que eventualmente entrem na UE/ZE.
Virtua

Mensagem por Virtua »

Nem a propósito do que falamos: Felicidade liga com Economia? - Podcast 50m
Responder