Algumas notas:
-Independentemente da moeda original do ativo, os cálculos são sempre feitos em euros, afinal é com estes que compro as batatas.
-Nos ativos aplicáveis os dividendos estão incluídos nas valorizações.
-Tenho "falhado" algumas operações por cêntimos, tenho que ser mais pragmático.
-Para já a lista está estabilizada, poderá haver alguma alteração mas será sempre pontual.
-Neste trimestre aumentei a exposição na Berkshire, IShares CORE MSCI Europe e The Navigator. E abri posições na Rio Tinto e no IShares MSCI India ETF.
-As posições fechadas no trimestre anterior são obvias, estão assinaladas com um x, na coluna do 3º trimestre.
-Dos ativos em ações, o fundo soberano norueguês tem participação em todos exceto na ARCC e na The Navigator, mera curiosidade.
-No próximo trimestre, tenciono aumentar a BerkShire, CA Patrimonio, certificados de aforro, PPR Tendências Globais, Legal&General, TW e ARCC, claro que depende da evolução do mercado mas estas estão no radar, além da Vale, um interesse que já vem do trimestre anterior.

-Uma ultima curiosidade, a soma do valor dos dividendos e juros, das mais valias realizadas e do saldo das valorizações até 30 de setembro é superior ao meu vencimento liquido durante o mesmo período.
Nos próximos dias colocarei alguns gráficos.
Estejam à vontade para colocarem questões.