Investimento Pais Reformados

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Vila
Registado: 05 out 2022 22:50
Has thanked: 1 time

Re: Investimento Pais Reformados

Mensagem por Vila »

mas colocar os ovos todos no mesmo cesto, nomeadamente nos fundos imobiliarias da square parece-me um pouco arriscado. nao'
?
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 137 times
Been thanked: 106 times

Mensagem por Alex »

Vila Escreveu: 30 jul 2025 23:53 mas colocar os ovos todos no mesmo cesto, nomeadamente nos fundos imobiliarias da square parece-me um pouco arriscado. nao'
?
Para mim a melhor "defesa" de um investidor é a diversificação mas cada um sabe de si. ;)
Bolt
Registado: 13 out 2022 13:05

Mensagem por Bolt »

Bom dia a todos,

Este assunto também me interessa para os meus pais.

O bison bank é "seguro"? Eles são super avessos ao risco. Estava a pensar parquear dinheiro que não se precise no Square para terem uma liquidez exposta acima do normal mas com muito pouco risco.

Cumprimentos,
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 544 times
Been thanked: 978 times

Mensagem por JRJordao »

Se investem na Square, assumindo que estão informados, já não são super avessos ao risco.

O Bison está ao abrigo do mesmo fundo de garantia que os restantes bancos nacionais: https://bisonbank.com/wp-content/upload ... DA_v.5.pdf

Na minha opinião, é toda a segurança que se necessita para um depósito a prazo até 100k/titular. Quem é dono do banco, quais os resultados financeiros, se vai ser vendido, são preocupações para acionistas e obrigacionistas.

Conseguires convencer os teus pais a aderir online a um banco de que nunca ouviram falar de génese estrangeira, é outra questão :)
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Vila Escreveu: 30 jul 2025 23:53 mas colocar os ovos todos no mesmo cesto, nomeadamente nos fundos imobiliarias da square parece-me um pouco arriscado. nao?
Tudo no mesmo cesto, nunca é recomendável.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 383 times
Been thanked: 464 times

Mensagem por Lvsitano »

Bolt Escreveu: 31 jul 2025 09:02 Estava a pensar parquear dinheiro que não se precise no Square para terem uma liquidez exposta acima do normal mas com muito pouco risco.

Cumprimentos,
Atenção às janelas de resgate desse fundo imobiliário. Não é de liquidez imediata, e resgates antes de 3 anos são penalizados. Os pais precisam de estar cientes disso. E se são super avessos ao risco, é bom perceber os riscos que incorrem neste fundo.
Bolt
Registado: 13 out 2022 13:05

Mensagem por Bolt »

Obrigado a todos pela respostas - Sigo o fórum à muito mas nunca sou de fazer comentários (obrigado JRJordao)

A minha dúvida é mesmo como os expor com riscos mínimos. Mesmo com os 2,75% do Bison a 2 anos com a inflação é ficar super flat/ou perder dinheiro.

O meu problema é como investir com riscos baixos aproximadamente 300K. Dai pensar um bocado no Square, um bocado no bison (se calhar os 200k porque ficam protegidos sendo 2 titulares).

Fica-me é a falta o "resto" ou como diversificar melhor.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Bolt Escreveu: 31 jul 2025 10:46 Fica-me é a falta o "resto" ou como diversificar melhor.
Tens o seguro da Real Vida a render ~3% TANB em aplicação com resgate após um ano. Tens é de considerar o capital preso durante esse tempo, porque a comissão de resgate durante o primeiro ano é proibitiva: 2%.

Cuidados a ter
  • Subscrever diretamente à seguradora, ou via mediador que não cobre subscrição
  • Não declarar no IRS, para permitir liberdade de resgate
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 858 times
Been thanked: 1122 times

Mensagem por D@emoon »

Bolt Escreveu: 31 jul 2025 10:46 Obrigado a todos pela respostas - Sigo o fórum à muito mas nunca sou de fazer comentários (obrigado JRJordao)

A minha dúvida é mesmo como os expor com riscos mínimos. Mesmo com os 2,75% do Bison a 2 anos com a inflação é ficar super flat/ou perder dinheiro.

O meu problema é como investir com riscos baixos aproximadamente 300K. Dai pensar um bocado no Square, um bocado no bison (se calhar os 200k porque ficam protegidos sendo 2 titulares).

Fica-me é a falta o "resto" ou como diversificar melhor.
Se tens tu ou os teus pais conta no Best, podes explorar mais coisas, tens também os seguros de investimento como o Best Invest, a Carteira Conservadora não é nada de extraordinário em termos de rentabilidade mas pode estar dentro do que pretendem, com taxas de IRS mais baixas também no resgate, vê no site https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/b ... 2025111826
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 80 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por Patanisca »

com 300K eles que comprem um imóvel. Nem precisam de o arrendar. Comprem uma casa de férias numa zona turística. Mais seguro e lucrativo que isso, não há fundo que valha.

Ainda podem ir lá dormir quando querem, ou dar a chave aos filhos.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 31 jul 2025 15:46 com 300K eles que comprem um imóvel. Nem precisam de o arrendar. Comprem uma casa de férias numa zona turística. Mais seguro e lucrativo que isso, não há fundo que valha.

Isso se não houver alguma crise imob, os imóveis perderam mais de 35% de valor na crise financeira, e a minha experiencia diz que neste mundo tudo pode acontecer e nunca dar nada como garantido :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Patanisca

Mensagem por Patanisca »

D@emoon Escreveu: 31 jul 2025 16:42
Patanisca Escreveu: 31 jul 2025 15:46 com 300K eles que comprem um imóvel. Nem precisam de o arrendar. Comprem uma casa de férias numa zona turística. Mais seguro e lucrativo que isso, não há fundo que valha.

Isso se não houver alguma crise imob, os imóveis perderam mais de 35% de valor na crise financeira, e a minha experiencia diz que neste mundo tudo pode acontecer e nunca dar nada como garantido :lol:
hmmm nos próximos 10 anos não me parece que o mercado imobiliário em Portugal sofra sequer um arranhão. Com a pujança que existem compradores e a falta de stock gritante, juntas a isso uma inação política incompreensível e tens tudo para uma década de valorização ano após ano.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 31 jul 2025 17:30
D@emoon Escreveu: 31 jul 2025 16:42

hmmm nos próximos 10 anos não me parece que o mercado imobiliário em Portugal sofra sequer um arranhão. Com a pujança que existem compradores e a falta de stock gritante, juntas a isso uma inação política incompreensível e tens tudo para uma década de valorização ano após ano.
É um discurso que facilmente poderíamos ter em 2007...no imobiliário só sentimos as coisas quando queremos vender, até lá o tijolo continua igual, comprei um apartamento por 100k em 2006 e quando vi iguais ao meu á venda em 2010 por 65k é que me apercebi o quanto o investimento em imobiliário nos pode passar a perna, se for só para arrendar e nunca pensar em vender não é mau.

Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 383 times
Been thanked: 464 times

Mensagem por Lvsitano »

Seguro? Deixe só entrarem lá os okupas, e logo vê o seguro... Deixe só voltar um governo tipo geringonça 2.0, e terá logo alguma Mariana ou Rui Tavares a querer taxar imóveis de férias, desocupados. Já para não falar de arrendamentos coercivos, e mais maluquices. Imóveis residenciais pode parecer muito bom negócio, até ao dia que a maré política vira. Melhor pegar nos 300k e apostar no imobiliário comercial, obviamente não é ir comprar uma loja num beco :lol:
Patanisca

Mensagem por Patanisca »

Lvsitano Escreveu: 31 jul 2025 22:48

Seguro? Deixe só entrarem lá os okupas, e logo vê o seguro... Deixe só voltar um governo tipo geringonça 2.0, e terá logo alguma Mariana ou Rui Tavares a querer taxar imóveis de férias, desocupados. Já para não falar de arrendamentos coercivos, e mais maluquices. Imóveis residenciais pode parecer muito bom negócio, até ao dia que a maré política vira. Melhor pegar nos 300k e apostar no imobiliário comercial, obviamente não é ir comprar uma loja num beco :lol:
Que a direita se aguente por muito tempo!
E que as lojas de ferragens continuem a vender bons cadeados! :lol: :lol:

Eu não gosto de imobiliário, porque é preciso lidar com pessoas. Mas comprar um imóvel para uso próprio, segunda casa, até nem me parece má decisão, para quem procura ser conservador. Uma casa é sempre uma casa, é tangível. O mercado até pode desvalorizar, mas se a ideia é ser conservador, não se antevê dinamismo nesses 300k, mesmo que haja daqui a uns 5 anos um crash imobiliário que abafe 30% do valor das casas, até lá, ao ritmo de subida que se tem verificado, só se irá perder os ganhos, já que o imobiliário anda a valorizar acima dos 10% ao ano...

Eu estou a falar e também estou em posição para fazer o que estou a dizer, mas eu não gosto de imobiliário. :lol: Prefiro os FI. E os tais FI imobiliário comercial "tuning" da Square...

Sobre a diversificação nestes fundos "tuning", podem sempre meter 50/50 no Best property Core e a outra metade no Crédito Agrícola... :lol: :lol:
Responder