Ativos.pt - Uma plataforma financeira feita em Portugal, para Portugal

Viram, ouviram ou leram ao interessante? Partilhem!!
Responder
Nads Monster
Registado: 15 ago 2025 12:29
Has thanked: 1 time
Been thanked: 2 times

Ativos.pt - Uma plataforma financeira feita em Portugal, para Portugal

Mensagem por Nads Monster »

Olá,

Tal como tu, sou investidor e apaixonado por mercados, economia e finanças pessoais. Profissionalmente, sou engenheiro com experiência em machine learning, automação e desenvolvimento web. Dessa combinação nasceu o Ativos.pt — um projeto criado para te dar informação financeira de qualidade, adaptada à realidade portuguesa.

Imagem

Sei que há muitas alternativas internacionais (algumas até traduzidas), mas acredito que uma plataforma feita por portugueses e para portugueses consegue oferecer algo mais útil e próximo.

No Ativos.pt já encontras:
  • Dashboards financeiros com dados oficiais do Banco de Portugal e de APIs de mercados internacionais.
    Simuladores e ferramentas fiscais, como o de salário líquido e o de englobamento de mais-valias, ambos já atualizados com as novas tabelas de IRS que entram em vigor em outubro.
    Guias fiscais claros e objetivos, disponíveis em guias fiscais, para compreenderes melhor o impacto dos impostos nos teus investimentos e poupança.
    Observatórios especializados, como o da habitação (preços médios, variações e tendências) e o da Euribor (taxas a diferentes prazos e evolução histórica).
E isto é só o começo. Em breve vou lançar:
  • Rankings dos melhores depósitos a prazo em Portugal.
    Análises detalhadas de Certificados de Aforro e outros produtos de poupança.

A minha questão é:
  • Que ferramentas gostarias de ver incluídas numa plataforma como esta?
    Achas mais útil apostar em mais simuladores ou em mais dados de mercado?
    Que produtos de investimento achas que merecem um ranking detalhado?
Qualquer feedback é bem vindo, até mesmo em relação ao que já está feito.
Obrigado pela atenção.
Lusitano
Registado: 13 abr 2024 14:10
Has thanked: 7 times
Been thanked: 3 times

Re: Ativos.pt - Uma plataforma financeira feita em Portugal, para Portugal

Mensagem por Lusitano »

Muitos parabens pela iniciativa!
Visualmente parece-me simples e intuitivo.

Tem mecanismos de atualização automatica? Estava a ver por exemplos os depositos a prazo e na diagonal fiquei com a ideia que não está 100% certo/atualizado.

Os simuladores parecem-me muito interessantes, olhei com particular atenção o Comparador de Corretoras pois é algo que estou a olhar com mais atençao de momento. Pareceu-me no entanto algo redutor e nao senti que me ajudasse a tomar uma decisão por um corretora em particular, no entanto, para começo acho que está uma base sólida.

A parte da inflação está bastante bem conseguida, com diferenciação ate por setores. Como sugestão: acho que seria interessante ter aquele indicador da DECO do custo de um cabaz alimentar.

Os Guias Fiscais Essenciais serão uma mais-valia sem duvida!
Os simuladores também podem ajudar algumas pessoas (não os testei).

A parte das acções como ainda não tenho, não dediquei muito tempo a avaliar, apenas posso dizer que visualmente é intuitivo de ver.

No Global: Muitos Parabens! Parece um site robusto e com uma margem de crescimento interessante. Irei acompanhar com atenção.

Uma questão: Usas Machine Learning no teu dia-a-dia para investir e/ou suportar algumas decisões?
Nads Monster
Registado: 15 ago 2025 12:29
Has thanked: 1 time
Been thanked: 2 times

Re: Ativos.pt - Uma plataforma financeira feita em Portugal, para Portugal

Mensagem por Nads Monster »

Obrigado pelo teu comentário.

Sim, o site foi desenvolvido para ter um cron diário que atualiza os dados. O que pode falhar é a fonte de informação, que nem sempre está 100% atualizada. No caso concreto dos depósitos a prazo, é um tema em que ainda vou aprofundar para alargar o meu leque de dados.

Tens razão quando referes que o Comparador de Corretoras é algo vago. De facto, obter dados parametrizáveis e uniformes sobre as corretoras não é simples. Cada uma divulga a informação de forma diferente e com condições próprias. É, no entanto, uma das áreas que vou melhorar assim que concluir a fase alpha do site.

O objetivo é criar uma plataforma onde a informação seja factual - sem opiniões ou subjetividades e apresentada de forma clara, objetiva e visualmente apelativa. Sinto que muitos sites ainda falham nesse ponto.

Quanto ao investimento com recurso a IA, não é algo que faça neste momento. Baseio-me sobretudo em análise fundamental, em diferentes fontes e opiniões de outros investidores, e nas minhas próprias convicções pessoais.

Mais uma vez, obrigado pelo comentário. Fica atento ao site, porque vou continuar a trabalhar e a lançar novidades. Abraço!
Responder