Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 79 times
Been thanked: 173 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

Vou pedir uma sugestão porque não estou a ver como fazer isto.

Vamos dizer que tenho 4 compras, todas elas do mesmo valor (vamos dizer 100 euros), por ordem cronológica da mais antiga para a mais nova
(Mais antiga): Preço 4
Preço 6
Preço 8
(Mais recente) Preço 14

Ao dia de hoje a UP está a 7. Há algum modo de comprar hoje a 7 para "substituir" a de 14? A minha ideia seria pegar em 100 euros, comprar hoje a 7, e meter uma ordem de venda a 14 (para me livrar da compra mais recente), mas em termos de IRS como a regra é FIFO o que vai sair é a comprada ao preço mais baixo.....

Alguma dica?
Tudo na mesma corretora e tudo o mesmo activo...
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 887 times
Been thanked: 1177 times

Mensagem por D@emoon »

Joseba Escreveu: 09 out 2025 09:04 Vou pedir uma sugestão porque não estou a ver como fazer isto.

Vamos dizer que tenho 4 compras, todas elas do mesmo valor (vamos dizer 100 euros), por ordem cronológica da mais antiga para a mais nova
(Mais antiga): Preço 4
Preço 6
Preço 8
(Mais recente) Preço 14

Ao dia de hoje a UP está a 7. Há algum modo de comprar hoje a 7 para "substituir" a de 14? A minha ideia seria pegar em 100 euros, comprar hoje a 7, e meter uma ordem de venda a 14 (para me livrar da compra mais recente), mas em termos de IRS como a regra é FIFO o que vai sair é a comprada ao preço mais baixo.....

Alguma dica?
Tudo na mesma corretora e tudo o mesmo activo...
O que vai sair é um determinado número de unidades de participação, dependendo do valor ele vai buscar, como disseste pelo método FIFO, da mais antiga comprada para a mais recente, pode apanhar compras ao preço de 4 como de 6 como de 8.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Pedrov
Registado: 29 abr 2024 15:12
Has thanked: 9 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por Pedrov »

não me parece que seja possível.

só se estivessem em dossier diferentes.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 575 times
Been thanked: 1050 times

Mensagem por JRJordao »

Pedrov Escreveu: 09 out 2025 09:45 não me parece que seja possível.

só se estivessem em dossier diferentes.
Penso que dossiers/subcontas são desconsiderados do ponto de vista fiscal. Mesmo que operacionalmente se consiga vender outras unidades, o CIRS indica que fiscalmente as unidades alienadas são as mais antigas.

[CIRS 43]
d) Tratando-se de valores mobiliários da mesma natureza e que confiram idênticos direitos, os alienados são os adquiridos há mais tempo
9 - Para efeitos do disposto nas alíneas d) e g) do número anterior, quando os valores mobiliários ou criptoativos estejam depositados em mais do que uma instituição de crédito, sociedade financeira ou prestador de serviço de criptoativos, as regras aí previstas são aplicáveis por referência a cada uma dessas entidades.
Como no CIRS não vejo suporte para essas subdivisões, em caso de auditoria pode-se tornar uma questão de interpretação.
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 79 times
Been thanked: 173 times

Mensagem por Joseba »

Pois, era o que suspeitava....
Não há modo de comprar barato hoje para substituir compras velhas (escolhidas a dedo) do passado....
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Tenho ideia que se tivermos o mesmo fundo em vários dossiers, quando se dá ordem de venda podemos escolher qual o dossier de venda, mas como nunca o fiz não sei, recordo que isto já foi discutido noutras paragens há muito tempo até em relação ao Best, onde dá para abrir vários dossiers.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 82 times
Been thanked: 92 times

Mensagem por Patanisca »

Não desanimes, pensa assim, o imposto de mais-valias que pagares hoje já não o vais pagar amanhã :)
Dá aquele confortozito no peito, melhor que nada. :)

Eu também estou na dúvida se me mantenho um fundo que se tem portado muito mal (JPM America Equity D (acc) EUR) no último ano e o troco pelo Fidelity S&P 500 Index EUR P Acc e com isso realizo uns bons milhares de mais-valias, que vão levar 28% de IRS...

Imagem

Estou seriamente a pensar vender o JPM America todo e trocar tudo pelo Fidelity. Mesmo pagando os 2% de comissão de subscrição, isto é para muito longo prazo...
E também quero vender o JPM Global e rodar para o JPM Europe.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Sabiam? :D
Anexos
square.png
square.png (617.02 KiB) Visto 266 vezes

JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Ganhou o prémio por ter rendido 5.50% em 2024, em vez dos 6.94% do CA Património Crescente?

Se calhar o CA não concorreu :)
pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 87 times
Been thanked: 33 times

Mensagem por pge »

JRJordao Escreveu: 09 out 2025 17:03 Ganhou o prémio por ter rendido 5.50% em 2024, em vez dos 6.94% do CA Património Crescente?

Se calhar o CA não concorreu :)
O pai quis dar uma alegria ao filho :lol:
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 82 times
Been thanked: 92 times

Mensagem por Patanisca »

Quase parece SCAM. Não abona muito à confiança dos investidores!
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 140 times
Been thanked: 112 times

Mensagem por Alex »

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

O Prémio pelo que entendo, até pelo que diz as letras pequeninas na imagem que partilhei do site, engloba os últimos três anos, aliás podem ver nesta notícia do ano passado quando o CA Património ganhou pela 14.a vez:

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... hatgpt.com

Se forem a fazer contas o Property obteve melhor rentabilidade que o CA Património acumulado nos 2022, 2023 e 2024, por uma unha negra.

JRJordao

Mensagem por JRJordao »

O texto nessa imagem indica "A rendibilidade associada a este prémio reporta a 2024", foi o que me induziu em erro. Afinal, foi ao período de 2022 a 2024, sendo 2024 o ano em que (no final) determinaram o valor. O que faz mais sentido, premiar a rendibilidade num período mais extenso, e não apenas num ano isolado em que podem ter tido "sorte".

Nesse caso, parabéns Property. Disfruta, porque para o ano se calhar não repetes :)
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

JRJordao Escreveu: 10 out 2025 09:11
Nesse caso, parabéns Property. Disfruta, porque para o ano se calhar não repetes :)
Até agora:
CA 16,65%
Property 14,63%

Impossível conseguir :lol: , e sai mais um MSCI para o CA :lol: :lol:

Responder