Carteira do andre

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Responder
andre
Registado: 07 out 2025 19:13
Has thanked: 9 times
Been thanked: 4 times

Carteira do andre

Mensagem por andre »

Carteira muito conservadora atual que estou a aumentar o risco à medida que me sinto confortável e entendo melhor os produtos.

Tenho uma parte grande em libras dada a origem dos rendimentos e benefício fiscal dos UK ISAs.

Imagem

Objetivos:
1. Fazer DCA dos IGCP CTPC (aproximadamente 30% to total atual) para 4 ETFs quando vão terminando alocando esses 30% desta forma:

70% Invesco FTSE All-World e Amundi Prime All Country World (FWIA + WEBN) tenho dois ETFs para ter diversificação de fund provider, uma empresa dos EUA e outra na Europa.
15% Avantis Global Small Cap Value (AVWS) - Ben Felix :lol: .
15% Amundi Core Stoxx Europe 600 (LYP6) - para maior peso na Europa com home country bias.

2. Produtos que não tenho interesse investir:
- Ouro, acho especulativo, não tem valor intrínseco.
- crypto, como o Ouro acho meramente especulativo, acredito que 99% das moedas tendem para zero.
- P2P, não acredito na segurança dos mesmos

3. PPR Save and Grow para benefício fiscal à entrada, entregas regulares, parte de stock picking da carteira uma vez que pessoalmente tenho praticamente zero interesse em escolher stocks, serve também para aumentar o conhecimento sobre investimentos.

4. Não estou a reforçar nenhuma destas: Aldermore, Coventry, IGCP, depósitos a prazo.

Aprecio comentários, sugestões e dúvidas.
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 164 times
Been thanked: 142 times

Re: Carteira do andre

Mensagem por Alex »

Olá André,

Qual é a tua faixa etária? :) Pergunto porque é importante para avaliar o tipo de investimento que estás a fazer, uma idade mais avançada, faz sentido ter um perfil mais conservador, mais jovem faz sentido ter um perfil menos conservador.
Em relação ao ouro, cryptos, etc.. partilho da mesma opinião que tu.
És residente fiscal no UK?
andre
Registado: 07 out 2025 19:13
Has thanked: 9 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por andre »

Já não sou residente fiscal no UK.

Faixa 35-40.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 452 times
Been thanked: 517 times

Mensagem por Lvsitano »

Não concordo que o ouro seja especulativo e não tenha valor intríseco, as crypto sim. O ouro é um ativo de refúgio, costuma valorizar quando a maioria dos outros ativos desvaloriza. Só não é um ativo produtivo, não paga dividendos, juros ou cupão.

Acho que é um desperdício andar a investir em 2 ETFs parecidos só porque um está sedeado nos EUA e outro na UE. É ter custos extra desnecessário e sobreposição de ativos. Se alguma gestora fosse falir, mais depressa seria a Amundi do que a Invesco. Invesco existe desde 1978, Amundi 2010. Vale o que vale. Se algum dos ativos detidos pelos ETFs forem à vida, afeta qualquer gestora.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 973 times
Been thanked: 1322 times

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 09 mar 2026 12:02 Não concordo que o ouro seja especulativo e não tenha valor intríseco, as crypto sim. O ouro é um ativo de refúgio, costuma valorizar quando a maioria dos outros ativos desvaloriza. Só não é um ativo produtivo, não paga dividendos, juros ou cupão.

Acho que é um desperdício andar a investir em 2 ETFs parecidos só porque um está sedeado nos EUA e outro na UE. É ter custos extra desnecessário e sobreposição de ativos. Se alguma gestora fosse falir, mais depressa seria a Amundi do que a Invesco. Invesco existe desde 1978, Amundi 2010. Vale o que vale. Se algum dos ativos detidos pelos ETFs forem à vida, afeta qualquer gestora.
Atenção que em crises e desvalorizações de mercado o Ouro também cai, numa semana o ouro caiu -4%.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 452 times
Been thanked: 517 times

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 09 mar 2026 12:20 Atenção que em crises e desvalorizações de mercado o Ouro também cai, numa semana o ouro caiu -4%.
Óbvio que também cai, se assim não fosse investia tudo no ouro :lol:
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 973 times
Been thanked: 1322 times

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 09 mar 2026 12:36
D@emoon Escreveu: 09 mar 2026 12:20 Atenção que em crises e desvalorizações de mercado o Ouro também cai, numa semana o ouro caiu -4%.
Óbvio que também cai, se assim não fosse investia tudo no ouro :lol:
Pronto ok, foi só uma chamada de atenção quando se diz " O ouro é um ativo de refúgio, costuma valorizar quando a maioria dos outros ativos desvaloriza", isso costuma acontecer nas primeiras fases, quando há bears markets também cai e bem, na crise financeira caiu -30%, no COVID -15%, em 2022 com o bear caiu -20%, e este ano se tivermos a continuidade da guerra e com as bolsas a cair também vai cair mais de 2 digitos, digamos que é um ativo de refúgio mas pouco em crises numa primeira fase, depois sim, começa a subir, mas também as acções mais tarde começam a subir.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder