Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Louie
Mensagens: 262
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 107 times
Been thanked: 76 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 22 dez 2022 20:14
Rmad Escreveu: 22 dez 2022 19:31 Outra questão: porque do Powel e companhia com a fixação do 2% para a inflação? Ele já disse que esse é o objectivo mas porque esse número mágico? Porque não 3%?
Funny story that... Era uma vez um país chamado Nova Zelândia que nos anos '90 testou isso dos 2% e teve sucesso (até lá eram 0%)

Mas olha que há muita gente contra:

https://mises.org/power-market/origins- ... ion-target (visão bias contra mas com argumentos semi-válidos)

mas basicamente isto:
The figure was plucked out of the air
Eu sou a favor dos 4%!! (não estou a ser irónico e há razões para defender esse valor na minha opinião)
Quais são as razões para defenderes os 4% :?:
dkren
Mensagens: 12
Registado: 04 out 2022 13:28
Has thanked: 6 times
Been thanked: 4 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por dkren »

Indirectamente relacionado com este assunto da taxa de inflação, mas recomendo vivamente o livro do Edward Chancellor The Price of Time sobre interest rates e as diferentes escolas e pensamentos.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Louie Escreveu: 23 dez 2022 13:12
Virtua Escreveu: 22 dez 2022 20:14
Rmad Escreveu: 22 dez 2022 19:31 Outra questão: porque do Powel e companhia com a fixação do 2% para a inflação? Ele já disse que esse é o objectivo mas porque esse número mágico? Porque não 3%?
Funny story that... Era uma vez um país chamado Nova Zelândia que nos anos '90 testou isso dos 2% e teve sucesso (até lá eram 0%)

Mas olha que há muita gente contra:

https://mises.org/power-market/origins- ... ion-target (visão bias contra mas com argumentos semi-válidos)

mas basicamente isto:
The figure was plucked out of the air
Eu sou a favor dos 4%!! (não estou a ser irónico e há razões para defender esse valor na minha opinião)
Quais são as razões para defenderes os 4% :?:
Vou ser um pouco mais especifico que às vezes falamos no ar e não transmitimos bem o que pensamos. 4% não no sentido dos 2% actual mas o valor máximo de um range. Do estilo 2 a 4%. Neste paper eles colocaram 2 a 3.5%. Penso que tb não é por ai que têm uma opinião muito diferente da minha: https://rooseveltinstitute.org/wp-conte ... tion-2.pdf

Aqui artigo de opinião:

https://www.piie.com/blogs/realtime-eco ... -you-think

Basicamente concordo com o Summers em quase tudo o que tem a ver com inflação e política monetária (embora eu tenha noção que ele não está na maioria):

Apresentação de várias pessoas. A do Summers está do lado de aumentar o inflation target (slides + transcript)

https://www.brookings.edu/events/should ... ethink-it/

Encontrei este artigo com opiniões recentes dele, que eu não tinha lido, e concordo com quase tudo:

https://www.newyorker.com/news/our-colu ... -and-biden

EDIT:

Resumindo: Target mais alto faz com que a FED tenha mais margem nas recessões para descer a taxa de juro e ao mesmo tempo mais margem para não as subir tão rápido como tem feito quando surge inflação. "Tanto faz" 2 ou 4% de um ponto de vista económico e em geral (o mercado ajusta-se) SE as expectativas estiverem bem ancoradas. O que faz mal é inflação inesperada. Ora se a margem para gerir a inflação for maior a probablidade de inflação inesperada é menor, que é o que queres diminuir. Não só queres inflação relativamente baixa como é de interesse diminuires a volatilidade da mesma.

Aliás, exactamente por eles saberem que tanto faz 2 ou 4% é que reagiram tão tarde, porque pensavam que era transitória, mas agora apertam o cinto demasiado porque querem voltar para o 2%. Se o objectivo fosse 2 a 4% já lá estavam quase, era só deixar a este nível e esperar que a economia ajustasse o delay do efeito de aumento das taxas. A recessão não seria tão forte como provavelmente vai ser.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Louie
Mensagens: 262
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 107 times
Been thanked: 76 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 23 dez 2022 15:07
Louie Escreveu: 23 dez 2022 13:12
Virtua Escreveu: 22 dez 2022 20:14

Funny story that... Era uma vez um país chamado Nova Zelândia que nos anos '90 testou isso dos 2% e teve sucesso (até lá eram 0%)

Mas olha que há muita gente contra:

https://mises.org/power-market/origins- ... ion-target (visão bias contra mas com argumentos semi-válidos)

mas basicamente isto:



Eu sou a favor dos 4%!! (não estou a ser irónico e há razões para defender esse valor na minha opinião)
Quais são as razões para defenderes os 4% :?:
Vou ser um pouco mais especifico que às vezes falamos no ar e não transmitimos bem o que pensamos. 4% não no sentido dos 2% actual mas o valor máximo de um range. Do estilo 2 a 4%. Neste paper eles colocaram 2 a 3.5%. Penso que tb não é por ai que têm uma opinião muito diferente da minha: https://rooseveltinstitute.org/wp-conte ... tion-2.pdf

Aqui artigo de opinião:

https://www.piie.com/blogs/realtime-eco ... -you-think

Basicamente concordo com o Summers em quase tudo o que tem a ver com inflação e política monetária (embora eu tenha noção que ele não está na maioria):

Apresentação de várias pessoas. A do Summers está do lado de aumentar o inflation target (slides + transcript)

https://www.brookings.edu/events/should ... ethink-it/

Encontrei este artigo com opiniões recentes dele, que eu não tinha lido, e concordo com quase tudo:

https://www.newyorker.com/news/our-colu ... -and-biden

EDIT:

Resumindo: Target mais alto faz com que a FED tenha mais margem nas recessões para descer a taxa de juro e ao mesmo tempo mais margem para não as subir tão rápido como tem feito quando surge inflação. "Tanto faz" 2 ou 4% de um ponto de vista económico e em geral (o mercado ajusta-se) SE as expectativas estiverem bem ancoradas. O que faz mal é inflação inesperada. Ora se a margem para gerir a inflação for maior a probablidade de inflação inesperada é menor, que é o que queres diminuir. Não só queres inflação relativamente baixa como é de interesse diminuires a volatilidade da mesma.

Aliás, exactamente por eles saberem que tanto faz 2 ou 4% é que reagiram tão tarde, porque pensavam que era transitória, mas agora apertam o cinto demasiado porque querem voltar para o 2%. Se o objectivo fosse 2 a 4% já lá estavam quase, era só deixar a este nível e esperar que a economia ajustasse o delay do efeito de aumento das taxas. A recessão não seria tão forte como provavelmente vai ser.
Não estava à espera que me desses tanto conteúdo para comer :lol:

Eu percebo a ideia de dar margem aos BCs para gerirem os diferentes ciclos.
Nos últimos vá, 20 anos, tivemos inflação baixa e crescimento económico modesto, que agora chamam de período de grande moderação.
Não estou a ver taxas de crescimento económico acima dos 2,5%-3% para o futuro. E esses níveis de inflação poderão causar a erosão dos rendimentos e o risco de as empresas terem de subir preços de forma consistente, assim como os salários, alimentando a própria inflação.

Nos desenvolvidos o crescimento tem sido baixo, assim como a inflação, mas algo estável.
Neste ambiente mais anémico julgou-se que era transitória, porque com a experiência do contexto das últimas décadas, olharam apenas para o lado da oferta (cadeias de abastecimento) e ignoraram o lado da procura (as doses de QE) que agora subjaz bastante na inflação, e não atuaram, deixando a fogueira ir ardendo.

Nos emergentes como sabemos é tudo mais volátil. O presidente do BC do Brasil esteve cá há umas semanas numa conferência e disse que em Abril/Maio (se não estou em erro) de 2021 quando viu a inflação a subir (creio que já na casa dos 5%) iniciou de imediato a subida das taxas de juro. Neste momento o Brasil é dos poucos países com uma taxa de juro real positiva.
E outros países emergentes seguiram o mesmo caminho. Porque sabem o que é viver com inflação alta e sabem como se propaga rapidamente.

Isto apenas para dizer como o próprio contexto e experiência influenciam a tomada de decisão.

Não quero com isto dizer que rejeito essa visão, tem o seu sentido, apenas tenho dúvidas.
Por outro lado, com a desglobalização que está em marcha é bastante provável que o nível de inflação flutue nesses valores nas próximas décadas, e seja necessário um novo paradigma para abordar a situação, que não ande longe dessa abordagem.
Como se costuma dizer: a verdade andará algures aí pelo meio :)

PS: também gosto de ouvir o Larry Summers ;)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Louie Escreveu: 23 dez 2022 17:07 a verdade andará algures aí pelo meio :)
Provavelmente. Os 4% até podem ser altos, mas que têm que subir dos 2% têm (e já alteraram mesmo sem grande fanfarra. Inicialmente era tecto mas agora já é alvo). O ideal até pode ser 3% (inflação média dos últimos 100 ano nos EUA) mas se pegares nesses 3% e excluires a grande depressão já se começa a aproximar dos meus valores ;-) Por outro lado se excluires os anos 70 vem mais para os 2%. É como dizes, no meio é que deve estar a verdade mas defendo que têm de renovar uma politica que na minha opinião se mostra constrangedora quer em momentos de baixa como alta inflação.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Não comam muitos doces :D
Anexos
Boas Festas.jpg
Boas Festas.jpg (63.74 KiB) Visto 1677 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
jcab
Mensagens: 232
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 18 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por jcab »

Viva!

Tenho estado de olho neste fundo de AI: Allianz Global Investors Fund - Allianz Global Artificial Intelligence AT EUR LU1548497699:

https://www.morningstar.co.uk/uk/funds/ ... F00000YXG7

pelo facto de ter apanhado uma grande desvalorização.
É claro que poderá continuar a cair, mas eu sempre tenho a mania de querer nos fundos com grande correcção...
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

jcab Escreveu: 27 dez 2022 11:06 Viva!

Tenho estado de olho neste fundo de AI: Allianz Global Investors Fund - Allianz Global Artificial Intelligence AT EUR LU1548497699:

https://www.morningstar.co.uk/uk/funds/ ... F00000YXG7

pelo facto de ter apanhado uma grande desvalorização.
É claro que poderá continuar a cair, mas eu sempre tenho a mania de querer nos fundos com grande correcção...
Melhor esta versão https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... YS7M&tab=1 caiu mais :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 27 dez 2022 11:06 Viva!

Tenho estado de olho neste fundo de AI: Allianz Global Investors Fund - Allianz Global Artificial Intelligence AT EUR LU1548497699:

https://www.morningstar.co.uk/uk/funds/ ... F00000YXG7

pelo facto de ter apanhado uma grande desvalorização.
É claro que poderá continuar a cair, mas eu sempre tenho a mania de querer nos fundos com grande correcção...
Por favor não usem a morningstar uk. Os resultados/performance são em libras!! Usem a de um país da zona euro. Eu uso ou a .pt ou a .es. Apanham tudo o que preciso!!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Bárbara Barroso in Revista Sábado:
Anexos
Barbara.jpg
Barbara.jpg (119.96 KiB) Visto 1244 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Foi um ano muito complicado para quem começou a investir em fundos nos últimos 2/3 anos, quem tem as suas carteiras definidas há mais de 5/10 anos foi o ano de fazer DCA com mais afinco e determinação, quem ainda não começou a investir o 2023 será o novo 2009, o ano da recuperação, aproveitem.

Por aqui, nascidos há 3 meses ( parece que outros acabaram em difinitivo ) e com um site a arrancar nos primeiros dias de 2023, continuamos a ajudar um pouco no aumento da literacia financeira e com vontade de fazer esta comunidade crescer e torná-la um marco em Portugal.

Até para o próximo ano, segunda cá estaremos ( estarei ), boas entradas a todos.
Anexos
2023.jpg
2023.jpg (16.81 KiB) Visto 1086 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Roger
Mensagens: 26
Registado: 05 out 2022 15:20
Has thanked: 24 times
Been thanked: 6 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Roger »

Bem haja pelos conhecimentos transmitidos!
Ymoriti
Mensagens: 2
Registado: 05 out 2022 13:19
Has thanked: 1 time

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Ymoriti »

Resumo anual
Bolsa portuguesa 2.8% 😁
Imagem
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Ymoriti Escreveu: 02 jan 2023 11:51 Resumo anual
Bolsa portuguesa 2.8% 😁
Imagem
Isso são ETFs, o índice S&P 500 por exemplo fechou o ano nos -19,44%.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder