Depósitos a Prazo
Re: Depósitos a Prazo
Os entendidos da coisa devem perceber melhor da matéria mas constata-se uma subida nas taxas de juro de referência do BCE:
Euribor 3 months: 2.204 %
Euribor 6 months 2.415 %
Euribor 12 months 2.685 %
E tem havido subidas nos DPs, Invest, Easisave, etc
Mas o Openbank baixa a taxa da conta poupança para 2,00 em vez de a subir acima de 2,25 a partir de Junho..
Alguém que entenda este " passo "? Algo desapontante para quem abriu conta poupança a 2,60 mas haverá perspectivas futuras de isto se inverter?
Euribor 3 months: 2.204 %
Euribor 6 months 2.415 %
Euribor 12 months 2.685 %
E tem havido subidas nos DPs, Invest, Easisave, etc
Mas o Openbank baixa a taxa da conta poupança para 2,00 em vez de a subir acima de 2,25 a partir de Junho..
Alguém que entenda este " passo "? Algo desapontante para quem abriu conta poupança a 2,60 mas haverá perspectivas futuras de isto se inverter?
-
Lvsitano
- Registado: 18 jan 2023 15:07
- Has thanked: 467 times
- Been thanked: 538 times
Possivelmente já não precisam de atrair mais capital. Sucede muito com a banca tradicional, há imensos bancos de retalho com excesso de capital e que por isso praticamente não remuneram depósitos, pois não têm interesse em atrair os mesmos.
O facto do Invest ter subido é porque deve estar a perder depósitos e a não conseguir captar mais capital.
O facto do Invest ter subido é porque deve estar a perder depósitos e a não conseguir captar mais capital.
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 698 times
- Been thanked: 1294 times
As taxas do BCE e da euribor são diferentes, embora relacionadas.
Estas devem servir de referência a produtos com igual prazo, com perda de juros no resgate antecipado. DPs e certificados de aforro.
A taxa que pode servir de referência a uma conta remunerada, sem perda de juros no resgate a qualquer momento, é a taxa de depósito do BCE, 2,00% desde junho 2025. Por exemplo, a Trade Republic segue esta taxa e reflete os ajustes em poucos dias.
Nesse caso, o Openbank tem estado a "aguentar" 0,25% adicionais há algum tempo. Talvez para angariar clientes/capital, talvez porque também se guia por outro indicador.
DPs versus contas remuneradas. Daí as duas listas separadas
Que alternativas atuais passam para a frente do Openbank com a redução 2,25%->2,00%?
- DPs, têm resgate antecipado com perda de juros
- FCM Bank 2,48%, só sobre 10k e anunciada até fim de junho
- ActivoBank plano Premium 2,25%, com mensalidade 4,49€ (8,99€ após 6 meses)
- Bankinter conta ONline 2,15%, só para novos clientes durante 6 meses, com bónus 25€ ou 50€ por convite
- bunq 2,01%, só até fim de junho (e depois para capital adicional), com bónus 50€ por convite
Sim Lusitano, isso faz todo o sentido, às vezes as razões mais simples e óbvias, escapam nos. O exemplo Primus inter Pares da banca tradicional que não precisa de remunerar condignamente ou apetecivelmente os DPs, parece ser a CGD. 3% , que boa taxa ... se fores cliente pela primeira vez mas para quem o é há anos e décadas até, rien... Embora perceba a lógica do " não precisamos de remunerar melhor " pq já temos capital suficiente, considero como prática comercial/fidelização , que deixa bastante a desejar... época pré internet, fóruns etc era uma coisa, nos últimos anos, a informação sobre ofertas mais interessantes e melhores remunerações estão a um click de distância, quem se arrasta assim, inevitavelmente perderá clientes.
Excelente post Jordão, bastante esclarecedor.
De facto a maior liberdade-vantagem de mexidas e subtrair/ acrescentar à conta poupança, o que para mim é um grande PLUS, tem esse senão da taxa de referência mais baixa dos 2,00.
Referes te ao FCMBank, Easisave? Pelo que vi, não tinha limite de depósito e até ontem era a 6 meses de 2,65 TANB. Agora regressam aos 2,30 nos prazos mais curtos. Mas isso são os depósitos... Conta Poupança vejo que é de 1,50. Esse valor de 2,48 é conta poupança?
Banco Invest, Easisave, Haitong ( ex BESI ) parecem ser as actuais alternativas mais rentáveis em termos de taxas de depósito a prazo acima dos 2,00, 2, 25 %, olhando apenas para a taxa e não a distinção DP/ CP. Embora Klarna conta flex seja inferior a 2,00...
Não conheço banca de Malta embora haja foruns internacionais com análises assim assim do apoio ao cliente, demora no procedimento e " noticias " sobre escândalos, qualidade da banca em Malta, lavagem de dinheiro etc de há uns anos...
Se alguém tiver alguma experiência a lidar com este Banco seria interessante como testemunho - positivo ou negativo. É um banco online como outros que temos aqui falado mas sendo sediado em Malta poderá ter especificidades próprias. Pena a taxa de 2,65 ter desaparecido do prazo de 6 e 9 meses.
Excelente post Jordão, bastante esclarecedor.
De facto a maior liberdade-vantagem de mexidas e subtrair/ acrescentar à conta poupança, o que para mim é um grande PLUS, tem esse senão da taxa de referência mais baixa dos 2,00.
Referes te ao FCMBank, Easisave? Pelo que vi, não tinha limite de depósito e até ontem era a 6 meses de 2,65 TANB. Agora regressam aos 2,30 nos prazos mais curtos. Mas isso são os depósitos... Conta Poupança vejo que é de 1,50. Esse valor de 2,48 é conta poupança?
Banco Invest, Easisave, Haitong ( ex BESI ) parecem ser as actuais alternativas mais rentáveis em termos de taxas de depósito a prazo acima dos 2,00, 2, 25 %, olhando apenas para a taxa e não a distinção DP/ CP. Embora Klarna conta flex seja inferior a 2,00...
Não conheço banca de Malta embora haja foruns internacionais com análises assim assim do apoio ao cliente, demora no procedimento e " noticias " sobre escândalos, qualidade da banca em Malta, lavagem de dinheiro etc de há uns anos...
Se alguém tiver alguma experiência a lidar com este Banco seria interessante como testemunho - positivo ou negativo. É um banco online como outros que temos aqui falado mas sendo sediado em Malta poderá ter especificidades próprias. Pena a taxa de 2,65 ter desaparecido do prazo de 6 e 9 meses.
Continuando na linha anterior:
"Que alternativas atuais passam para a frente do Openbank com a redução 2,25%->2,00%?"
Do meu ponto de vista, para aquilo que procuro, conta remunerada acima de 2,50 por minimo de 6 meses, as opções disponíveis têm vários senãos:
FCM Bank 2,48%, é só sobre 10k. Out.
ActivoBank plano Premium 2,25%, com mensalidade 4,49€ (8,99€ após 6 meses) -- Tem mensalidade e os 0,25 não justificam a mudança. Out.
Bankinter conta ONline 2,15%. 0,15 % não justifica a mudança de Openbank para Bankinter. A conta que remunera a 5% é uma excelente taxa mas implica domiciliação ordenado - já tenho noutro local - e é só até 10k. Out.
bunq 2,01%, mt pouca diferença, Out.
Advanzia, taxa melhor, prazo muito curto. Suporte ao cliente algo demorado. Out.
CTT , só ate 5k, out.
De facto o que mais se aproxima parece ser o Livret do Bforbank a 2,50 .
Fora estas opções, são DPs, os mais interessantes dentro dos quais o Easisave era o preferido mas já não tem o de 6 meses a 2,65 mas só a 1 ano de prazo. Bancoinvest, Haitong, Finantia, Atlantico, são as opções que mais se aproximam do que era a conta poupança Boas Vindas do Openbank no ano passado sendo depósitos. Este tem a vantagem dos juros compostos e de não fazer retenção na fonte no momento da remuneração que é mensal, o que vai permitindo um acumular paulatino do valor remunerado apesar da taxa mais baixa.
"Que alternativas atuais passam para a frente do Openbank com a redução 2,25%->2,00%?"
Do meu ponto de vista, para aquilo que procuro, conta remunerada acima de 2,50 por minimo de 6 meses, as opções disponíveis têm vários senãos:
ActivoBank plano Premium 2,25%, com mensalidade 4,49€ (8,99€ após 6 meses) -- Tem mensalidade e os 0,25 não justificam a mudança. Out.
Bankinter conta ONline 2,15%. 0,15 % não justifica a mudança de Openbank para Bankinter. A conta que remunera a 5% é uma excelente taxa mas implica domiciliação ordenado - já tenho noutro local - e é só até 10k. Out.
Advanzia, taxa melhor, prazo muito curto. Suporte ao cliente algo demorado. Out.
CTT , só ate 5k, out.
Fora estas opções, são DPs, os mais interessantes dentro dos quais o Easisave era o preferido mas já não tem o de 6 meses a 2,65 mas só a 1 ano de prazo. Bancoinvest, Haitong, Finantia, Atlantico, são as opções que mais se aproximam do que era a conta poupança Boas Vindas do Openbank no ano passado sendo depósitos. Este tem a vantagem dos juros compostos e de não fazer retenção na fonte no momento da remuneração que é mensal, o que vai permitindo um acumular paulatino do valor remunerado apesar da taxa mais baixa.
- JRJordao
Ou seja, o Openbank nem fica assim tão fragilizado com a redução, perante as alternativas atuais de contas remuneradas. Era também aí que eu estava a tentar chegar. Ainda mais, se eu te disser que o BforBank exige comunicação em francês e para questões mais delicadas costuma sugerir contacto telefónico.Pirata Escreveu: ↑24 abr 2026 13:39 "Que alternativas atuais passam para a frente do Openbank com a redução 2,25%->2,00%?"
CTT , só ate 5k, out.
Vai empatar em TANB com a Trade Republic, solução bastante popular pela simplicidade e ausência de limite baixo (ex: 10k). Que no apoio ao cliente é fraca, embora esse problema possa estar resolvido ou em resolução.
Última edição por JRJordao em 25 abr 2026 09:00, editado 1 vez no total.
BforBank é horrível mesmo, para quem não der uns toques no Francês podem cagar de alto e mesmo falando Francês o suporte é muito fraco.JRJordao Escreveu: ↑24 abr 2026 17:03Ou seja, o Openbank nem fica assim tão fragilizado com a redução, perante as alternativas atuais de contas remuneradas. Era também aí que eu estava a tentar chegar. Ainda mais, se eu te disser que o BforBank exige comunicação em francês e para questões mais delicadas costuma sugerir contacto telefónico.Pirata Escreveu: ↑24 abr 2026 13:39 "Que alternativas atuais passam para a frente do Openbank com a redução 2,25%->2,00%?"
CTT , só ate 5k, out.
Vai empatar em TANB com a Trade Republic, solução bastante popular pela simplicidade e ausência de limites. Que no apoio ao cliente é fraca, embora esse problema possa estar resolvido ou em resolução.
TR não tem limites? Tinha ideia que era até 50k.
Eu estou com 2.25% até Julho no OB mas se não tivesse metia mais no Advanzia sem pensar duas vezes... Sim o suporte é horrível, sim é só a 3 meses, mas daqui a 3 meses podem aparecer outros, com tanta instabilidade e inflação a subir já se perspectiva uma subida das taxas de juro para Junho por parte do BCE e ai deverão subir também as contas remuneradas, TR vai certamente acompanhar.
"Ou seja, o Openbank nem fica assim tão fragilizado com a redução, perante as alternativas atuais de contas remuneradas. Era também aí que eu estava a tentar chegar. Ainda mais, se eu te disser que o BforBank exige comunicação em francês e para questões mais delicadas costuma sugerir contacto telefónico.
Vai empatar em TANB com a Trade Republic, solução bastante popular pela simplicidade e ausência de limites. Que no apoio ao cliente é fraca, embora esse problema possa estar resolvido ou em resolução."
Sim, comparando com todas estas opções e os seus prós e contras, nem me parece que fique assim tão mal ainda mais com essa informação que trazes e o Afontes também do péssimo suporte do BforBank, o facto que dificultam a comunicação em inglês por exemplo, língua franca para o bem e o mal, é um atraso de vida... Gauleses! Não sou tão bom no francês como gostaria, por isso, mais 1 senão. Tb tinha ideia que na TR o limite era 50k ? Essas queixas na TR do apoio tem sido recorrentes, se estão em vias de as resolver, é optimista, pessoalmente, estou cansado de bots e preferia que fossem todos substituidos por vozes humanas simpaticas, prestáveis e competentes.
A taxa do advanzia é de facto, interessantissima, 3,14 para novos clientes, se fosse 6 meses, 9 meses... 3 meses é tão pouco tempo. Segundo percebi, transferir $ só para e de contas anteriormente usadas , não para contas de terceiros ou seja se fecharmos a conta de onde transferimos a priori o $ para lá, poderemos ter problemas...
Também perspectivo uma subida clara da inflação, com escassez de fertilizantes, aluminio, hidrocarbonetos etc tudo isso só pode fazer subir, não diminuir e assim, as taxas terão que subir incluindo a taxa que influencia as contas remuneradas, lá para o inicio do segundo semestre fim do actual... Assim, é até possivel que o OBank as suba e ou TR...
Vai empatar em TANB com a Trade Republic, solução bastante popular pela simplicidade e ausência de limites. Que no apoio ao cliente é fraca, embora esse problema possa estar resolvido ou em resolução."
Sim, comparando com todas estas opções e os seus prós e contras, nem me parece que fique assim tão mal ainda mais com essa informação que trazes e o Afontes também do péssimo suporte do BforBank, o facto que dificultam a comunicação em inglês por exemplo, língua franca para o bem e o mal, é um atraso de vida... Gauleses! Não sou tão bom no francês como gostaria, por isso, mais 1 senão. Tb tinha ideia que na TR o limite era 50k ? Essas queixas na TR do apoio tem sido recorrentes, se estão em vias de as resolver, é optimista, pessoalmente, estou cansado de bots e preferia que fossem todos substituidos por vozes humanas simpaticas, prestáveis e competentes.
A taxa do advanzia é de facto, interessantissima, 3,14 para novos clientes, se fosse 6 meses, 9 meses... 3 meses é tão pouco tempo. Segundo percebi, transferir $ só para e de contas anteriormente usadas , não para contas de terceiros ou seja se fecharmos a conta de onde transferimos a priori o $ para lá, poderemos ter problemas...
Também perspectivo uma subida clara da inflação, com escassez de fertilizantes, aluminio, hidrocarbonetos etc tudo isso só pode fazer subir, não diminuir e assim, as taxas terão que subir incluindo a taxa que influencia as contas remuneradas, lá para o inicio do segundo semestre fim do actual... Assim, é até possivel que o OBank as suba e ou TR...
- JRJordao
Têm razão, claro. Tinha em mente não ter limite baixo (como os 10k de outros), mas depois não escrevi isso. Vou corrigir a bold.
Talvez haja novidades quando adotarem o IBAN nacional. Em Espanha, com IBAN nacional, não têm limite de saldo remunerado.
Não terás grandes problemas, basta transferires dinheiro novamente (pode ser tipo 1 euro) a partir de uma outra conta qualquer em teu nome para a conta da Advanzia e essa conta é adicionada, com isso já consegues transferir da Advanzia para a tua "nova" conta.Pirata Escreveu: ↑25 abr 2026 08:28 A taxa do advanzia é de facto, interessantissima, 3,14 para novos clientes, se fosse 6 meses, 9 meses... 3 meses é tão pouco tempo. Segundo percebi, transferir $ só para e de contas anteriormente usadas , não para contas de terceiros ou seja se fecharmos a conta de onde transferimos a priori o $ para lá, poderemos ter problemas...
Eu vejo isto como uma medida bastante positiva, sendo uma conta de investimento e não sendo para ser usada como uma conta de gestão do dia-a-dia, faz todo o sentido que só consigas transferir "de" e "para" contas em teu nome como proteção.
- JRJordao
É a abordagem da corretoras. Num banco que se usa só para produtos de poupança, parece-me bastante aceitável. Ainda mais porque, segundo percebi, não temos lá uma conta à ordem.Afontes Escreveu: ↑25 abr 2026 13:23 Não terás grandes problemas, basta transferires dinheiro novamente (pode ser tipo 1 euro) a partir de uma outra conta qualquer em teu nome para a conta da Advanzia e essa conta é adicionada, com isso já consegues transferir da Advanzia para a tua "nova" conta.
Eu vejo isto como uma medida bastante positiva, sendo uma conta de investimento e não sendo para ser usada como uma conta de gestão do dia-a-dia, faz todo o sentido que só consigas transferir "de" e "para" contas em teu nome como proteção.
Aproveito para perguntar, pois talvez em breve venha a usar o Advanzia. Pode-se ir fazendo várias transferências para lá até atingir o valor que se quer aplicar, certo? E o que entra, fica logo na poupança a render?
Sim, faz bastante sentido dada a tipologia de banco que é e por razões de segurança/ prevenção.
Se não temos 1 conta à ordem, temos uma única counta poupança que abrimos e para a qual transferimos ao contrário do sistema Openbank em que temos que abrir 2 contas?
São boas perguntas jordão, também as faço. Já agora, ao abrirmos conta lá, temos direito a cartão bancário físico ou apenas digital ou nenhum? Se é uma conta única exclusivamente de poupanças deduzo que não seja possivel fazer débitos? Leio testemunho online de que é possivel.
Se não temos 1 conta à ordem, temos uma única counta poupança que abrimos e para a qual transferimos ao contrário do sistema Openbank em que temos que abrir 2 contas?
São boas perguntas jordão, também as faço. Já agora, ao abrirmos conta lá, temos direito a cartão bancário físico ou apenas digital ou nenhum? Se é uma conta única exclusivamente de poupanças deduzo que não seja possivel fazer débitos? Leio testemunho online de que é possivel.