Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1010 times
Been thanked: 1376 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Alex Escreveu: 25 abr 2026 16:23 Já agora fica a rentabilidade do CA Património:

Imagem

Eu tenho CA Patrimônio porque tenho conta no Crédito Agrícola mas se tivesse conta no Novo Banco ou no Best e não tivesse no CA, subscrevia o Property sem qualquer problema.

Parece-me que há algum enviesamento no fórum em relação ao Property, como se este fosse a ultima bolacha do pacote quando na a minha opinião, quer o CA Património, quer o Property são praticamente idênticos, até porque supostamente são geridos com os mesmos princípios já que têm a mesma entidade gestora. Por isso escolher um ou outro para investir no setor imobiliário não residencial parece-me a mesma coisa.
Se é uma boa opção investir neste tipo de ativos, depende dos objectivos e da estratégia de cada um. ;)
Eu acho é que há aqui mais clientes do Best, e também do Novobanco, que também tem o Property, do que do Crédito Agrícola, isso acaba por influenciar naturalmente as escolhas e que muitos optem pelo Best na hora de investir num destes fundos.

O CA Património, já o acompanho desde 2008/2009, altura em que já falava dele noutro fórum e o fundo tinha pouco mais de 3 anos e sempre o considerei um bom fundo, embora com a limitação da liquidez na altura ( se bem me recordo, só permitia um ou dois resgates por ano), e também por não me apetecer abrir conta no Crédito Agrícola nunca o subscrevi.

Quando em Agosto de 2020 foi anunciado que o Best iria ter um fundo novo da Square, fiquei entusiasmado e subscrevi.

Ambos estão na primeira página, agora se se fala mais de um do que de outro, isso é da responsabilidade dos participantes do fórum, eu espero continuar a falar, sobretudo pela positiva :D
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 467 times
Been thanked: 537 times

Mensagem por Lvsitano »

Alex Escreveu: 25 abr 2026 16:23 Parece-me que há algum enviesamento no fórum em relação ao Property, como se este fosse a ultima bolacha do pacote quando na a minha opinião, quer o CA Património, quer o Property são praticamente idênticos, até porque supostamente são geridos com os mesmos princípios já que têm a mesma entidade gestora. Por isso escolher um ou outro para investir no setor imobiliário não residencial parece-me a mesma coisa.
Se é uma boa opção investir neste tipo de ativos, depende dos objectivos e da estratégia de cada um. ;)
Como já foi mencionado, deve haver aqui no fórum mais pessoas com conta no BEST do que no CA, devido ao facto das contas no BEST serem gratuitas. CA Património é um fundo muito mais antigo do que o Property, e embora seja a mesma gestora, não tem de ter exatamente a mesma gestão até porque os imóveis não são os mesmos.
Acho que aqui o importante é tentar encontrar um equilíbrio entre risco, volatilidade e rentabilidade. E tanto um como o outro são das melhores apostas com risco baixo, baixa volatilidade, e uma rentabilidade histórica acima da inflação. Tem os constrangimentos dos resgates, das penalizações antes de 3 anos, por isso não é um substituto de depósitos a prazo, mas é uma forma de se conseguir uma rentabilidade mais elevada sem ter a volatilidade de equity por exemplo.
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 34 times
Been thanked: 107 times

Mensagem por superkinas »

concordo a 100%.
è uma ajuda para a diversificação.

Acho que o mercado americano no geral é e vai continuar a ser lider. A valorização do dollar ajudava a criar um fosso para o europeu.
Com a desvalorização do dollar o mercado europeu ficou mais atrativo.
Nos ultimos 3 anos tivemos fundos e ETF europeus a baterem os americanos.
Acho que tb vale a pena apostar em alguns sectores individuais como a tecnologia, espaço, financeiro etc...
uma das grandes decepções é o da saude, tb devido a esta administração americana.
Nos emergentes acho que vale apostar em alguns em particular do que investir no todo, sejam fundos ou etf
wot89
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 111 times
Been thanked: 23 times

Mensagem por wot89 »

O único fundo desse tipo, salvo erro, que eu tenha visto que dá para subscrever no banco Invest, é o Fundo Imobiliário IMOFID EUR ACC.

Também já tem muitos anos e acho que até é maior que o Property, que é mais recente.
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 34 times
Been thanked: 107 times

Mensagem por superkinas »

D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1010 times
Been thanked: 1376 times

Mensagem por D@emoon »

Vermelho: IMOFID
Azul: Property
Verde: CA Patrimonio

Disclaimer: desconheço totalmente como funciona o IMOFID, reparei apenas que durante anos ele andava para cima e para baixo, só estabelizou a partir de 2018.

Horizonte temporal no nome dos gráficos
Anexos
YTD.png
YTD.png (76.7 KiB) Visto 10 vezes
1ano.png
1ano.png (91.63 KiB) Visto 10 vezes
5anos.png
5anos.png (80.96 KiB) Visto 10 vezes
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder