Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 647 times
Been thanked: 86 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por atbreu »

D@emoon Escreveu: 27 abr 2026 22:45Produtos da BTP:
Quais os custos nesta plataforma BTP para um cenário hipotético de DCA mensal num determinado ETF?

Cumprimentos.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1014 times
Been thanked: 1384 times

Mensagem por D@emoon »

atbreu Escreveu: 28 abr 2026 04:55
Quais os custos nesta plataforma BTP para um cenário hipotético de DCA mensal num determinado ETF?

Cumprimentos.
Os custos que tive foi com a compra e venda de um ETF, optei pela plataforma para não pagar a comissão de custódia caso optasse pela compra na conta normal, no site do banco estão lá os preçários, mas acho que quem quer comprar ETFs e quer optar por um banco português, o Invest é a melhor escolha pelo que diz aí o pessoal.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 700 times
Been thanked: 1299 times

Mensagem por JRJordao »

Alex Escreveu: 27 abr 2026 23:43
JRJordao Escreveu: 27 abr 2026 23:26 Era bom, mas o moey parece mais estar a definhar que a expandir.
Tens números ou alguma fonte que te levam a ter essa opinião? :)
Experiência pessoal e de conhecidos.
  • Não lançam qualquer serviço ou novidade há imenso tempo (até o blog morreu)
  • As transferências imediatas gratuitas deixaram de ser fator diferenciador e estão limitadíssimas (3000€/dia)
  • Continuam a "entrar em pânico" e por vezes encerrar contas quando um montante de 5 dígitos é movimentado
  • Continuam sem soluções de poupança remunerada ou investimento
Parece-me cada vez mais estagnado e limitado a conta corrente para "trocos".
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

JRJordao Escreveu: 28 abr 2026 09:09
JRJordao Escreveu: 27 abr 2026 23:26 Era bom, mas o moey parece mais estar a definhar que a expandir.
  • Não lançam qualquer serviço ou novidade há imenso tempo (blog)
  • As transferências imediatas gratuitas deixaram de ser fator diferenciador e estão limitadíssimas (3000€/dia)
  • Continuam a "entrar em pânico" e por vezes encerrar contas quando um montante de 5 dígitos é movimentado
Exactamente por isso que deixei de lá ter algum dinheiro, até me ligaram a perguntar o que era, depois aproveitaram ainda perguntaram o que era uns miseros euros que eu lá tinha de transferências para a Santa Casa ( carregamento do cartão para jogar no totobola :lol: ) é de brandar aos céus.

JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 700 times
Been thanked: 1299 times

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 28 abr 2026 09:15
JRJordao Escreveu: 28 abr 2026 09:09

• Não lançam qualquer serviço ou novidade há imenso tempo (blog)
Exactamente por isso que deixei de lá ter algum dinheiro, até me ligaram a perguntar o que era, depois aproveitaram ainda perguntaram o que era uns miseros euros que eu lá tinha de transferências para a Santa Casa ( carregamento do cartão para jogar no totobola :lol: ) é de brandar aos céus.
Tive uma dessas situações de "inquisição", em relação a movimentos de anos anteriores, forneci comprovativos de rendimento. Uns meses depois paguei uma subscrição de X0000€ (não estou a censurar o valor, não me recordo mesmo :) ) de certificados de aforro e encerraram-me a conta, sem possibilidade de apelo.

Ainda uso (pouco) uma conta da "maria", que se fecharem não vai arrancar lágrimas.
njorge
Registado: 06 mai 2024 23:12
Has thanked: 17 times
Been thanked: 11 times

Mensagem por njorge »

Same here.

Pensei usar como a minha principal conta para despesas e movimentações, o que implica eu colocar lá dinheiro e de outras vezes movimentar para outras contas.
Na primeira vez que coloquei uns valores acima dos 10k e movimentei-os para outra conta (precisava que o banco de destino visse a transferência em meu nome e não da esposa, já que ela era primeira titular da conta de origem), ligaram-me a perguntar que movimento era aquele e por que razão o tinha feito. Expliquei e disseram que ia contra as regras e que a conta poderia ser encerrada. Foi remédio santo, deixei de usar.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

njorge Escreveu: 28 abr 2026 09:57 Same here.

Pensei usar como a minha principal conta para despesas e movimentações, o que implica eu colocar lá dinheiro e de outras vezes movimentar para outras contas.
Na primeira vez que coloquei uns valores acima dos 10k e movimentei-os para outra conta (precisava que o banco de destino visse a transferência em meu nome e não da esposa, já que ela era primeira titular da conta de origem), ligaram-me a perguntar que movimento era aquele e por que razão o tinha feito. Expliquei e disseram que ia contra as regras e que a conta poderia ser encerrada. Foi remédio santo, deixei de usar.
:o

Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 180 times
Been thanked: 152 times

Mensagem por Alex »

Esta é aminha ultima mensagem neste tópico sobre o Moey, sugiro que as mensagens sobre a conta Moey sejam passados para o tópico respectivo e continuamos lá. Não sei se o D@emoon o consegue fazer. ;)

Aderi desde que saiu e acabou por se estender aos restante elementos da família. Cancelei os restantes cartões de débito que tinha e passei a utilizar o do Moey, já que é gratuito. Todos os meses transfiro €€€€ para as despesas diárias, até agora aqui em casa nunca ninguém teve qualquer questão.

Nas inúmeras viagens que faço fora da Europa nunca tive qualquer dificuldade (ainda agora na Tanzânia fui a um ATM e levantei dinheiro sem qualquer contratempo e mais barato do que fazer o cambio num banco) , os custos são dos mais baixos que há no mercado, tem a possibilidade de gerir geograficamente a autorização de utilização em função do continente o que para mim é bastante positivo (não sei se a concorrência tem a mesma funcionalidade).

Normalmente nunca tenho muitos €€€, mas no inicio usei para tirar dinheiro do CA sem pagar comissões de transferência e movimentei várias vezes 10000€ sem qualquer limitação ou inquisição. É certo que já não faço movimentações desses montantes há 2 ou 3 anos.

Não sendo a ultima bolacha do pacote é o mais barato que consigo encontrar e as funcionalidades servem para as minhas necessidades.

Sei de fonte segura que as adesões têm aumentado e o CA deverá alargar as funcionalidades até 2027.

O único ponto negativo é quando faço pagamentos no estrangeiro (por exemplo quando carrego o carro elétrico) e o prestador cativa à cabeça um valor, pode demora até um mês a libertar o valor cativo. Não é da responsabilidade direta do Moey mas de algum dos prestadores que está no circuito de pagamentos, já reclamei mas nunca foi resolvido.

@JRJordao, nas contas do CA se tiveres patrimônio financeiro de mais de 30 mil (inclui FI) não pagas comissão de manutenção de conta.
pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 106 times
Been thanked: 42 times

Mensagem por pge »

Alex Escreveu: 28 abr 2026 12:28 Esta é aminha ultima mensagem neste tópico sobre o Moey, sugiro que as mensagens sobre a conta Moey sejam passados para o tópico respectivo e continuamos lá. Não sei se o D@emoon o consegue fazer. ;)

Aderi desde que saiu e acabou por se estender aos restante elementos da família. Cancelei os restantes cartões de débito que tinha e passei a utilizar o do Moey, já que é gratuito. Todos os meses transfiro €€€€ para as despesas diárias, até agora aqui em casa nunca ninguém teve qualquer questão.

Nas inúmeras viagens que faço fora da Europa nunca tive qualquer dificuldade (ainda agora na Tanzânia fui a um ATM e levantei dinheiro sem qualquer contratempo e mais barato do que fazer o cambio num banco) , os custos são dos mais baixos que há no mercado, tem a possibilidade de gerir geograficamente a autorização de utilização em função do continente o que para mim é bastante positivo (não sei se a concorrência tem a mesma funcionalidade).

Normalmente nunca tenho muitos €€€, mas no inicio usei para tirar dinheiro do CA sem pagar comissões de transferência e movimentei várias vezes 10000€ sem qualquer limitação ou inquisição. É certo que já não faço movimentações desses montantes há 2 ou 3 anos.

Não sendo a ultima bolacha do pacote é o mais barato que consigo encontrar e as funcionalidades servem para as minhas necessidades.

Sei de fonte segura que as adesões têm aumentado e o CA deverá alargar as funcionalidades até 2027.

O único ponto negativo é quando faço pagamentos no estrangeiro (por exemplo quando carrego o carro elétrico) e o prestador cativa à cabeça um valor, pode demora até um mês a libertar o valor cativo. Não é da responsabilidade direta do Moey mas de algum dos prestadores que está no circuito de pagamentos, já reclamei mas nunca foi resolvido.

@JRJordao, nas contas do CA se tiveres patrimônio financeiro de mais de 30 mil (inclui FI) não pagas comissão de manutenção de conta.
Nunca tinha pensado em transferir do CA pro moey pra não pagar as transferências. Boa vai-me ser útil.
USD
Registado: 04 out 2022 13:39
Has thanked: 29 times
Been thanked: 45 times

Mensagem por USD »

Boa tarde. Andei afastado uma semana e este tópico teve muitos novos "posts". Em relação à minha dúvida sobre o 9.2 do anexo J, queria agradecer so Daemon e ao RSJordão pela magnífica ajuda. Muito Obrigado!
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

USD Escreveu: 28 abr 2026 13:27 Boa tarde. Andei afastado uma semana e este tópico teve muitos novos "posts". Em relação à minha dúvida sobre o 9.2 do anexo J, queria agradecer so Daemon e ao RSJordão pela magnífica ajuda. Muito Obrigado!
Deixa lá, nem falamos de fundos :lol:

FabioRocha
Registado: 05 dez 2023 13:12
Has thanked: 19 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por FabioRocha »

D@emoon Escreveu: 28 abr 2026 06:41
atbreu Escreveu: 28 abr 2026 04:55

Cumprimentos.
Os custos que tive foi com a compra e venda de um ETF, optei pela plataforma para não pagar a comissão de custódia caso optasse pela compra na conta normal, no site do banco estão lá os preçários, mas acho que quem quer comprar ETFs e quer optar por um banco português, o Invest é a melhor escolha pelo que diz aí o pessoal.
Desde o ano passado que tenho ActivoBank Plus:
- 3€/mes (promoção, agora é 4€/mês)
- duas ordens em bolsa por mês (ETFs, Acções, etc)
- não se paga comissão de titulos
- 2€/mes de cashback se tiveres contas da casa em débito direto
- Conta PoupeUp (ordem/mealheiro) remunerada a 1.75% até 5000€
- Ordens extra na bolsa são 5€

Penso que pode ser uma opção em conta, num banco portugues, pelo menos para mim tem sido que reforço mensalmente 2 etfs.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

FabioRocha Escreveu: 28 abr 2026 16:12
Desde o ano passado que tenho ActivoBank Plus:
- 3€/mes (promoção, agora é 4€/mês)
- duas ordens em bolsa por mês (ETFs, Acções, etc)
- não se paga comissão de titulos
- 2€/mes de cashback se tiveres contas da casa em débito direto
- Conta PoupeUp (ordem/mealheiro) remunerada a 1.75% até 5000€
- Ordens extra na bolsa são 5€

Penso que pode ser uma opção em conta, num banco portugues, pelo menos para mim tem sido que reforço mensalmente 2 etfs.
Esses 4€/mês é assim aquelas formas encapotadas de dizer que não cobram comissão de custódia cobrando :D mas até pode ser interessante para os traders.

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Já agora para voltar ao tema dos fundos, viva Taiwan e a Korea :lol:
Anexos
Ren.png
Ren.png (41.62 KiB) Visto 57 vezes

Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 468 times
Been thanked: 540 times

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 28 abr 2026 16:36 Esses 4€/mês é assim aquelas formas encapotadas de dizer que não cobram comissão de custódia cobrando :D mas até pode ser interessante para os traders.
É um pouco como o Invest que não cobra custódia de títulos, mas as operações de compra são mais caras.
Responder