D@vid Escreveu: ↑02 jan 2023 12:13
Isso são ETFs, o índice S&P 500 por exemplo fechou o ano nos -19,44%.
É uma forma simples de falar dos mercados em geral. Não sejas picuinhas
Olha olha, mas o que estás a dizer deve ser por causa de acumulação de dividendos (O S&P 500 é um indíce de preços). Mais temas para educação financeira.
Price return vs total return do S&P 500:
Anexos
Captura de ecrã 2023-01-02 133550.png (1.73 KiB) Visto 1080 vezes
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Que sucata de ano!!
Esperemos que este seja bem melhor!
Por estes lados, acho que a única coisa que correu bem, foi ter conseguido 2 negócios de imobiliário porreiros.
Fundos e criptografia, nem vou contabilizar para não chorar...
O problema destes negócios de imobiliário terem aparecido, foi ter perdido grande parte da liquidez que tinha para reforçar nos fundos agora.
Agora, estou na dúvida se me hei de desfazer de um para ter mais liquidez para atacar esta fase ou não. Se deva abdicar de uma coisa que me está a dar 4% líquido mais certinha pela maior incerteza do mercado...
tião Escreveu: ↑02 jan 2023 23:25
Que sucata de ano!!
Por estes lados, acho que a única coisa que correu bem, foi ter conseguido 2 negócios de imobiliário porreiros.
O problema destes negócios de imobiliário terem aparecido, foi ter perdido grande parte da liquidez que tinha para reforçar nos fundos agora.
Agora, estou na dúvida se me hei de desfazer de um para ter mais liquidez para atacar esta fase ou não. Se deva abdicar de uma coisa que me está a dar 4% líquido mais certinha pela maior incerteza do mercado...
Fundos, ETFs, Stocks... Business as usual, é manter o foco e a estratégia não deve mudar por um ano menos bom, como tantos na história.
Crypto...também estou nesse barco, estou com perdas gigantes mas nem contabilizo para não me sentir mal x) Mas deu para perceber que tenho boa tolerância ao risco.
Imobiliário...no caso que apresentas de 4% líquidos certos eu não trocaria. Daqui a uns anos tens as casas pagas com capitais externos.
Posso perguntar em que zona (não precisa de ser muito específico se não quiseres partilhar) são os imóveis referidos? Parecem-me excelentes negócios difíceis de alcançar hoje em dia!
Que sucata de ano!!
Não sei se sou eu que sou um optimista por natureza...
Obrigações com as maiores quedas dos últimos 40 anos, acções a cairem mais de 20%...o que acham que vai acontecer nos próximos anos? o que os mercados fizeram sempre?
Um verdadeiro investidor está sempre a investir, só há duas formas do investimento subir, com a performance ou com reforços, se está em queda faz-se o quê? vão investir quando? quando o mercado já subiu 20%? hoje acordei rabujento
Patanisca Escreveu: ↑02 jan 2023 16:53
por cá a minha unica carteira de investimento, que é de 100% FI de stocks, terminou 2022 com: -18,23%
as crypto: -64%
Esperemos por 2023.
Mas investir em crypto requer algum estudo, 2022 seria o ano de ciclo de queda da BTC que acaba por arrastar o resto, é preciso algum cuidado com isso.
Que sucata de ano!!
Fundos, ETFs, Stocks... Business as usual, é manter o foco e a estratégia não deve mudar por um ano menos bom, como tantos na história.
Crypto...também estou nesse barco, estou com perdas gigantes mas nem contabilizo para não me sentir mal x) Mas deu para perceber que tenho boa tolerância ao risco.
Imobiliário...no caso que apresentas de 4% líquidos certos eu não trocaria. Daqui a uns anos tens as casas pagas com capitais externos.
Posso perguntar em que zona (não precisa de ser muito específico se não quiseres partilhar) são os imóveis referidos? Parecem-me excelentes negócios difíceis de alcançar hoje em dia!
O imóvel é na figueira da foz.
Sim, não é fácil conseguir esta rentabilidade hoje em dia. Os preços aqui também estão muito puxados. Volta e meia, consegue-se um negócio porreiro.
Que sucata de ano!!
Não sei se sou eu que sou um optimista por natureza...
Obrigações com as maiores quedas dos últimos 40 anos, acções a cairem mais de 20%...o que acham que vai acontecer nos próximos anos? o que os mercados fizeram sempre?
Um verdadeiro investidor está sempre a investir, só há duas formas do investimento subir, com a performance ou com reforços, se está em queda faz-se o quê? vão investir quando? quando o mercado já subiu 20%? hoje acordei rabujento
Mas eu concordo contigo, D@vid!
Daí estar na dúvida se me desfaça do negócio que falei ou não. Se não concordasse, nem pensaria em tal coisa
Continuando a responder ao D@vid- quando disse maior incerteza do mercado, referia-me à incerteza do valor que consegues de Rentabilidade. Ali estou a tirar os 4%. No mercado, posso tirar mais ou menos. A questão é se consigo bater este valor nos fundos e mando a casa dar uma volta! A minha dúvida é essa!
tião Escreveu: ↑03 jan 2023 12:04
Continuando a responder ao D@vid- quando disse maior incerteza do mercado, referia-me à incerteza do valor que consegues de Rentabilidade. Ali estou a tirar os 4%. No mercado, posso tirar mais ou menos. A questão é se consigo bater este valor nos fundos e mando a casa dar uma volta! A minha dúvida é essa!
São duas casas? consegues vender uma com uma boa mais valia? até o Property rendeu 4,40% limpos...e os limpos são mesmo limpos sem chatices com condominios e inquilinos lol
São duas casas? consegues vender uma com uma boa mais valia? até o Property rendeu 4,40% limpos...e os limpos são mesmo limpos sem chatices com condominios e inquilinos lol
Não te digo a mais valia para não me chamares nomes!
Os 4% que falo são mesmo limpos, com condominio e imi pagos. Os 4% já são referentes ao valor que estou a fazer de venda e não ao que dei pela casa. Aquela casa foi um achado, daí me ter descapitalizado e ter avançado
Não te digo a mais valia para não me chamares nomes!
Os 4% que falo são mesmo limpos, com condominio e imi pagos. Os 4% já são referentes ao valor que estou a fazer de venda e não ao que dei pela casa. Aquela casa foi um achado, daí me ter descapitalizado e ter avançado
Penso que nos fundos há sempre algumas ideias, desde o Property que é certinho e este ano o mais provável e ir de novo para os 6%, desde o Pimco Income que paga líquidos 4% com dividendos mensais como se fossem uma renda ( é um fundo de obrigações que pode subir... ) até uma carteira de fundos, reforçando ou nova, uma casa é sempre uma casa, é uma questão de fazer contas lá está.
Parece-me que do que falas que tiveste mais de 4% líquido por ano.
Um imóvel arrendado tem duas fontes de rendimento. A renda (que no teu caso são 4% líquido) e a valorização do imóvel (que pelo que dizes não foi baixo). Lembra-te também que se venderes o imóvel estás a diminuir a diversificação!
Última edição por Virtua em 03 jan 2023 14:33, editado 1 vez no total.
"We are drowning in information, while starving for wisdom."