Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 95 times
Been thanked: 117 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Alex Escreveu: 10 mai 2026 11:53 Não estou preocupado mas do que li sobre a Draycott parece-me que eventualmente pode vir a existir um potencial conflito de interesses com a Square caso haja transações entre os veiculos de investimento da Dryacott e os FII da Square, isto porque a Draycott controla veiculos de investimento promotores de imobiliário e a Square adquire imóveis para os FII, assim controlando quem compra e quem vende, é possível manipular o valor (onde é que os acionistas da Draycott ganham mais €€€?). Mas é algo que deverá ser possível acompanhar nos relatórios de contas anuais dos FII. Possível impacto? Menor rentabilidade nos FII, algo que avaliaremos ao longo dos próximos anos.

E não deixa de ser curioso a Draycott Capital (107.543,00€ capital social) que tem 700 milhões € de ativos sobre gestão comprar a Square (375.000,00€ capital social) que tem 2,5 mil milhões €.

Sentes BES vibes?
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 111 times
Been thanked: 95 times

Mensagem por Carlos R »

Alex Escreveu: 10 mai 2026 11:53 Não estou preocupado mas do que li sobre a Draycott parece-me que eventualmente pode vir a existir um potencial conflito de interesses com a Square caso haja transações entre os veiculos de investimento da Dryacott e os FII da Square, isto porque a Draycott controla veiculos de investimento promotores de imobiliário e a Square adquire imóveis para os FII, assim controlando quem compra e quem vende, é possível manipular o valor (onde é que os acionistas da Draycott ganham mais €€€?). Mas é algo que deverá ser possível acompanhar nos relatórios de contas anuais dos FII. Possível impacto? Menor rentabilidade nos FII, algo que avaliaremos ao longo dos próximos anos.

E não deixa de ser curioso a Draycott Capital (107.543,00€ capital social) que tem 700 milhões € de ativos sobre gestão comprar a Square (375.000,00€ capital social) que tem 2,5 mil milhões €.
Eh lá. Abri conta no Best e entrei no Property há uma semana. E levo logo com venda do Novo Banco e possíveis dúvidas da manutenção do Best e agora a questão Square e Draycott. A ideia era baixar a volatilidade, não aumentar. :D
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 181 times
Been thanked: 155 times

Mensagem por Alex »

Patanisca Escreveu: 11 mai 2026 09:38

Sentes BES vibes?
Não, mas vou estar mais atento. No dia em que a Square adquirir imoveis para os FII ligados (direta ou indiretamente) à Draycott é um sinal de alerta.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1021 times
Been thanked: 1396 times

Mensagem por D@emoon »

Comparação de 4 fundos de mercado monetário/obrigações ultra curto prazo, um deles ainda não está na 1ª página ( DWS ), de todos, a longo prazo está com melhor performance, 2022 caiu mais que os outros, de salientar que o IMGA é o menos volátil de todos e mesmo assim consegue estar em 2º lugar, qualquer das formas vou adicionar o DWS na 1ª página:
Anexos
fundos.png
fundos.png (27.21 KiB) Visto 153 vezes
Gráfico.png
Gráfico.png (53.55 KiB) Visto 153 vezes
rentabilidade.png
rentabilidade.png (20.85 KiB) Visto 153 vezes
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Alex

Mensagem por Alex »

Carlos R Escreveu: 11 mai 2026 10:13

Eh lá. Abri conta no Best e entrei no Property há uma semana. E levo logo com venda do Novo Banco e possíveis dúvidas da manutenção do Best e agora a questão Square e Draycott. A ideia era baixar a volatilidade, não aumentar. :D

No caso da Square/Draycott, como já foi referido ninguém compra uma empresa para dar cabo dela (a não ser que lucre com isso :lol: ), diria que o mais provavel é continuar tudo como até agora, mas convem estar atento.
Sobre a compra do Novo Banco e o impacto que isso pode ter no Best, a incognita é maior, eventualmente no preçário haja mudanças mas mesmo estas estão condicionadas pela concorrência.
Não são motivos para te tirar o sono a não ser que tenhas todo o teu patrimonio mobiliário nestas duas situações. 8-)
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 95 times
Been thanked: 117 times

Mensagem por Patanisca »

Alex Escreveu: 11 mai 2026 11:57 Não são motivos para te tirar o sono a não ser que tenhas todo o teu patrimonio mobiliário nestas duas situações. 8-)
Mau! O fruto do meu trabalho das duas últimas décadas está precisamente nestas duas situações! lol
Tenho 2/3 em FI stocks e 1/3 em Square Property Core
Tudo no Best!!! :D

Gemini:
A venda do **Novo Banco**, concluída a 30 de abril de 2026, **não tem relação direta** com o Banco Best.

Embora o Banco Best tenha sido propriedade do Novo Banco durante cerca de dez anos, as duas instituições seguiram caminhos distintos antes da venda final do Novo Banco ao grupo francês **BPCE**.

### Pontos Chave da Separação

* **Autonomia:** Em 2023, o Novo Banco chegou a planear a venda do Banco Best (através do "Projeto Bravo"), mas acabou por cancelar o processo por considerar o Best um ativo estratégico para a sua oferta digital.
* **A Venda do Novo Banco (2026):** O Novo Banco foi vendido na totalidade ao grupo **BPCE** por **6,7 mil milhões de euros**. Nesta transação, o Banco Best seguiu "dentro do pacote" do Novo Banco, mas como uma subsidiária independente.
* **O Papel do Saxo Bank:** Conforme mencionado anteriormente, o **Saxo Bank** (que foi acionista fundador do Best) finalizou a aquisição total do Banco Best ao Novo Banco num processo separado, antes da entrada dos franceses do BPCE no capital do Novo Banco.

**Conclusão:**
O processo de venda de 2026 diz respeito à mudança de acionista do **Novo Banco** (que passou do fundo Lone Star e do Estado Português para o **BPCE**). O **Banco Best** já tinha a sua trajetória definida de forma autónoma através da aquisição pelo Saxo Bank, não sendo afetado pelas decisões estratégicas do novo dono francês do Novo Banco.
Alex

Mensagem por Alex »

Patanisca Escreveu: 11 mai 2026 12:24 Mau! O fruto do meu trabalho das duas últimas décadas está precisamente nestas duas situações! lol
Tenho 2/3 em FI stocks e 1/3 em Square Property Core
Tudo no Best!!! :D
Eu não teria, não que desconfie que o Best possa ser problemático mas por uma questão de gestão de risco.
A história já nos mostrou que não há vacas sagradas... mas cada um sabe de si, se estás confortavel com a situação é de manter. Eu não estaria.
Patanisca Escreveu: 11 mai 2026 12:24 Gemini:
A venda do **Novo Banco**, concluída a 30 de abril de 2026, **não tem relação direta** com o Banco Best.

Embora o Banco Best tenha sido propriedade do Novo Banco durante cerca de dez anos, as duas instituições seguiram caminhos distintos antes da venda final do Novo Banco ao grupo francês **BPCE**.

### Pontos Chave da Separação

* **Autonomia:** Em 2023, o Novo Banco chegou a planear a venda do Banco Best (através do "Projeto Bravo"), mas acabou por cancelar o processo por considerar o Best um ativo estratégico para a sua oferta digital.
* **A Venda do Novo Banco (2026):** O Novo Banco foi vendido na totalidade ao grupo **BPCE** por **6,7 mil milhões de euros**. Nesta transação, o Banco Best seguiu "dentro do pacote" do Novo Banco, mas como uma subsidiária independente.
* **O Papel do Saxo Bank:** Conforme mencionado anteriormente, o **Saxo Bank** (que foi acionista fundador do Best) finalizou a aquisição total do Banco Best ao Novo Banco num processo separado, antes da entrada dos franceses do BPCE no capital do Novo Banco.

**Conclusão:**
O processo de venda de 2026 diz respeito à mudança de acionista do **Novo Banco** (que passou do fundo Lone Star e do Estado Português para o **BPCE**). O **Banco Best** já tinha a sua trajetória definida de forma autónoma através da aquisição pelo Saxo Bank, não sendo afetado pelas decisões estratégicas do novo dono francês do Novo Banco.
Parece-em que a IA errou na resposta, não é uma novidade. :lol:
No final de 2025 o Banco Best era detido pelo Novo Banco (99,9998%) e Novo Banco dos Açores, SA (0,0002%)
https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/b ... 2026123852

Não encontrei evidências da aquisição por parte do Saxobank.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Há por aqui alguma confusão, e quanto mais se recorre às IAs sem validar a informação, pior fica 😅

Os fundos de investimento são património autónomo dos participantes ( acho que todos sabem disso certo? ) independentemente da plataforma usada para os subscrever, o dinheiro não fica “guardado numa gaveta” do banco ou da corretora, a própria APFIPP explica claramente e tenho isso na 1ª página:

“Os Fundos de Investimento e a sua rendibilidade reflectem apenas a evolução dos preços dos activos que integram a sua carteira, sendo por isso completamente alheios a quaisquer dificuldades por que passe uma ou mais empresas do Grupo financeiro a que pertence a sua Sociedade Gestora ou a respectiva entidade comercializadora.”

Ou seja, o Banco Best foi apenas a plataforma utilizada para comprar os ativos, não existe aqui risco bancário associado aos fundos, risco de banco só em depósitos a prazo ou algum produto do banco ( que nem têm ) e mesmo num cenário de integração no NB ( que pessoalmente nem acredito muito ) isso não alterava grande coisa até porque o próprio NB tem o Property.

Quanto ao Property e à Square, também acho que se está a entrar demasiado no campo da especulação, para começar, nada está concluído e qualquer operação deste género tem de passar pelo crivo da CMVM e da Autoridade da Concorrência certo? se existirem problemas, como potenciais conflitos de interesses, a compra provavelmente nem avança.

Depois, sinceramente, achar que alguém compra a maior gestora de fundos imobiliários em Portugal, com milhares de participantes e uma estrutura consolidada como a Square, para depois “desmontar”, fechar ou acabar com tudo, parece-me um cenário completamente irrealista, ainda por cima quando a empresa tem uma máquina montada que funciona em termos de gestão e activos.

Ainda voltando ao tema Best, sempre dei esta opinião, preferia que fosse vendido, na última vez que colocaram á venda e depois recuaram, havia uma plataforma espanhola de cripto que os queriam comrpar, que pena, já tinhamos cripto no Best para comprar em vez de termos um banco a reboque no NB :lol:

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

E por curiosidade, a Natixis, gestora que o Best tem protocolo, é do BPCE, o Banco Primus também é do BPCE.

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

:lol: :lol: :lol: o mal das IAs.
Anexos
IA.png
IA.png (2.19 MiB) Visto 71 vezes

pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 109 times
Been thanked: 43 times

Mensagem por pge »

D@emoon Escreveu: 11 mai 2026 14:32 :lol: :lol: :lol: o mal das IAs.
É assim que ela vai acabar com a humanidade 🤔
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 707 times
Been thanked: 1305 times

Mensagem por JRJordao »

Entretanto, fica ilustrada uma vantagem dos fundos Square. Valor continua calmamente a subir, enquanto se fossem produtos cotados em bolsa já estavam a cair com essas preocupações.
Alex

Mensagem por Alex »

D@emoon Escreveu: 11 mai 2026 13:40 Há por aqui alguma confusão, e quanto mais se recorre às IAs sem validar a informação, pior fica 😅
Bem no fundo da pagina dos IA desta vida está a indicação que a IA pode ter erros, mas ninguém liga a isso. 8-)
D@emoon Escreveu: 11 mai 2026 13:40
Os fundos de investimento são património autónomo dos participantes ( acho que todos sabem disso certo? ) independentemente da plataforma usada para os subscrever, o dinheiro não fica “guardado numa gaveta” do banco ou da corretora, a própria APFIPP explica claramente e tenho isso na 1ª página:

“Os Fundos de Investimento e a sua rendibilidade reflectem apenas a evolução dos preços dos activos que integram a sua carteira, sendo por isso completamente alheios a quaisquer dificuldades por que passe uma ou mais empresas do Grupo financeiro a que pertence a sua Sociedade Gestora ou a respectiva entidade comercializadora.”

Ou seja, o Banco Best foi apenas a plataforma utilizada para comprar os ativos, não existe aqui risco bancário associado aos fundos, risco de banco só em depósitos a prazo ou algum produto do banco ( que nem têm ) e mesmo num cenário de integração no NB ( que pessoalmente nem acredito muito ) isso não alterava grande coisa até porque o próprio NB tem o Property.
Isso é o que está na lei, nos regulamentos, etc... o problema é quando há fraude.
Se pensarmos nos montantes investidos nos mercados de capitais, as fraudes conhecidas são uma gota no oceano, de uma forma empirica diria que é 99% seguro investir em ativos regulamentados e regulados, isto em termos de fraudes, (não em termos de garantia de capital).
Compete a cada um de nós decidir que riscos está disposto a correr. Ter todo o patrimonio mobiliário numa instituição ou num produto é um risco que eu não estou disposto a correr por muito cor de rosa que seja o produto/instituição. A história já mostrou quer em Portugal, quer noutros paises ocidentais que apesar de todas os regulamentos, regulação, etc... as fraudes acontecem. E agora com o Trump a aligeirar a regulamentação no setor finaceiro nos EUA maior é o risco. Mas isto sou eu.

D@emoon Escreveu: 11 mai 2026 13:40 Quanto ao Property e à Square, também acho que se está a entrar demasiado no campo da especulação, para começar, nada está concluído e qualquer operação deste género tem de passar pelo crivo da CMVM e da Autoridade da Concorrência certo? se existirem problemas, como potenciais conflitos de interesses, a compra provavelmente nem avança.

Depois, sinceramente, achar que alguém compra a maior gestora de fundos imobiliários em Portugal, com milhares de participantes e uma estrutura consolidada como a Square, para depois “desmontar”, fechar ou acabar com tudo, parece-me um cenário completamente irrealista, ainda por cima quando a empresa tem uma máquina montada que funciona em termos de gestão e activos.
Discutir o tema não é especulação, o fato de ser obrigatorio tornar publico este tipo operações é precisamente para permitir a possibilidade da operação ser avaliado pelos interessados, foi isso que fiz quando "puxei" o tema, os meus comentários estão aí para quem os quiser ler, não há especulação, há racionalidade. Até agora nem eu nem ninguém aventou a possibilidade da Draycott ter comprado a Square para desmantelar ou destruir os FII da Square, nem percebi porque referiste essa possibilidade. Seria mais interessante saber a tua opinão sobre o que eu referi, nomeadamente a possibilidade da Square vir a adquirir ativos direta ou indiretamente ligados à Draycott. :)
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Alex Escreveu: 11 mai 2026 16:19
Discutir o tema não é especulação, o fato de ser obrigatorio tornar publico este tipo operações é precisamente para permitir a possibilidade da operação ser avaliado pelos interessados, foi isso que fiz quando "puxei" o tema, os meus comentários estão aí para quem os quiser ler, não há especulação, há racionalidade. Até agora nem eu nem ninguém aventou a possibilidade da Draycott ter comprado a Square para desmantelar ou destruir os FII da Square, nem percebi porque referiste essa possibilidade. Seria mais interessante saber a tua opinão sobre o que eu referi, nomeadamente a possibilidade da Square vir a adquirir ativos direta ou indiretamente ligados à Draycott. :)
Neste momento eu não tenho opinião, chegaram a um acordo certo? agora vai ser estudado pelas entidades competentes, ás tantas nem no Natal temos uma resposta difinitiva, do mesmo modo que já saí de outros fundos por fusões ou mudanças de gestão também saio deste se for necessário, agora eu gostava de ver, se houvesse mudança,s o que iam fazer os mais de 30.000 investidores do CA Património Crescente no Crédito Agricola e o próprio Crédito Agricola...

Responder