Carteira do PBarbosa — ETFs + ações via análise fundamental

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Responder
pbarbosa
Mensagens: 2
Registado: 16 jun 2026 11:15
Been thanked: 1 time

Carteira do PBarbosa — ETFs + ações via análise fundamental

Mensagem por pbarbosa »

Boas a todos,

Depois de acompanhar este fórum nas últimas semanas, decidi partilhar a estrutura da minha carteira — também para ter feedback de quem tem mais experiência por aqui.

Contexto rápido: tenho mais de 30 anos de carreira em telecomunicações, e nos últimos tempos tenho-me dedicado a aprender análise de investimentos de forma mais estruturada.

A carteira está dividida 60% ETFs / 40% ações individuais.

ETFs (4, distribuição equitativa entre eles):
- SISF Euro Equity B
- VanEck Morningstar Developed Markets Dividend
- iShares Core MSCI Total International (em USD)
- DWS (Lux) BF Euro High Yield P Acc — obrigacionista,
incluído deliberadamente para reduzir o risco global
da componente de ETFs

Ações individuais (10 posições, 8 europeias + 2 americanas):
Mota Engil, Navigator, Münchener Rück, Alfen Beheer, Allianz, Indra Sistemas, L'Oréal, QT Group, Cigna, Byrna Technologies.

Sendo honesto: a maioria destas posições foi escolhida antes de eu ter um critério de seleção bem definido — mais por intuição, setor que conhecia, ou recomendação pontual.
Só mais recentemente comecei a aplicar análise fundamental de forma sistemática (P/E, ROE, D/E, dividend yield, margem de segurança via DCF) antes de decidir uma nova posição.

Estou agora a rever a carteira existente com esse critério mais rigoroso, para perceber quais posições reforçar e quais talvez não voltasse a escolher hoje.

Perguntas para quem está numa fase parecida de evolução:

- Já passaram por esta transição de "intuição" para critério mais estruturado? Como geriram as posições antigas — venda, manter, ou só parar de reforçar?
- Que critérios usam para decidir manter vs vender uma posição que já não bateria com o critério atual?
- Para quem segue mercado europeu, que fontes de dados fundamentais consideram mais fiáveis?

Vou tentando manter o tópico atualizado conforme a carteira evolui. Obrigado desde já pelo feedback!
Alex
Mensagens: 481
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 185 times
Been thanked: 161 times

Re: Carteira do PBarbosa — ETFs + ações via análise fundamental

Mensagem por Alex »

Olá, bem vindo e e boas rentabilidades. ;)
pbarbosa Escreveu: 24 jun 2026 13:10
Perguntas para quem está numa fase parecida de evolução:

- Já passaram por esta transição de "intuição" para critério mais estruturado? Como geriram as posições antigas — venda, manter, ou só parar de reforçar?
Sim. No meu caso gerir posições antigas depende essencialmente do peso que têm na carteira. refazer a analise com a nova metodologia e depois avaliar o resultado com o posicionamento atual do ativo.
pbarbosa Escreveu: 24 jun 2026 13:10 - Que critérios usam para decidir manter vs vender uma posição que já não bateria com o critério atual?
Atualmente não tenho muitas situações dessas, na realidade só tenho uma (a perder). Mas como o peso na carteira é tão baixo (0,25%) continuo com ela até ser útil utilizar para abater mais-valias. As outras que estavam positivas vendia-as
pbarbosa Escreveu: 24 jun 2026 13:10 - Para quem segue mercado europeu, que fontes de dados fundamentais consideram mais fiáveis?
Nada é mais fiável que um relatório de contas e agora com a IA podes meter o relatório de contas e fazer questões (aqui é uma das áreas em que a IA gratuita pode dar uma ajuda com alguma credibilidade, por via das duvidas utiliza 3 motores de IA e comparas os resultados).
Responder