Depósitos a Prazo
Re: Depósitos a Prazo
Fiquei a pensar é se também faria sentido por os certificados de aforro na tabela com o prazo de 3 meses (o único valor verificável).
Teria o inconveniente de se ter de atualizar mensalmente, mas para comparar para esse prazo em específico era interessante. Por outro, teria de ser claro que a maturidade pode ser maior.
Teria o inconveniente de se ter de atualizar mensalmente, mas para comparar para esse prazo em específico era interessante. Por outro, teria de ser claro que a maturidade pode ser maior.
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 772 times
- Been thanked: 1441 times
Percebo a sugestão, mas acho melhor não.mj1313 Escreveu: ↑06 jul 2026 14:44 Fiquei a pensar é se também faria sentido por os certificados de aforro na tabela com o prazo de 3 meses (o único valor verificável).
Acho que se tornava confuso incluir o produto só a 3 meses, por mais ressalvas que deixasse.
Também não me agrada a possibilidade da Euribor 3m descer dos 2,35% (agora está nos 2,32%) e ele desaparecer da tabela por uns tempos. Abrindo a questão de porque não volto a abranger as taxas desde 2,00% para o manter lá.
https://www.cgd.pt/Particulares/Poupanc ... ursos.aspx
LOL, 2% e dps de 6 meses, 0, 25...
https://www.cgd.pt/Particulares/Poupanc ... valor.aspx
Caixa sempre a liderar na vanguarda da competição por clientes satisfeitos. 2,5 TANB , igual à conta remunerada Openbank, MAS, só para novos clientes ou clientes " que não tenham relação com a caixa " ...
Brilhante, Watson!
Caixa sempre a liderar na vanguarda da competição por clientes satisfeitos. 2,5 TANB , igual à conta remunerada Openbank, MAS, só para novos clientes ou clientes " que não tenham relação com a caixa " ...
Brilhante, Watson!
Última edição por Pirata em 08 jul 2026 09:49, editado 1 vez no total.
- JRJordao
Melhor não ter relação com a caixa, mesmoPirata Escreveu: ↑08 jul 2026 09:40 https://www.cgd.pt/Particulares/Poupanc ... ursos.aspx
Caixa sempre a liderar na vanguarda da competição por clientes satisfeitos. 2,5 TNAB , igual à conta remunerada Openbank, MAS, só para novos clientes ou clientes " que não tenham relação com a caixa " ...
Brilhante, Watson!
Mesmo... quem tem créditos, gestor dedicado, umas vantagens ali e acolá com cartões, percebo porquê, e a questão da fidelidade/ décadas, as vezes familiar e ser banco "público" ... Mas não será muito mais que isso... Remunerações competitivas com algum edge que procurem captar capital e depositantes da concorrência, ainda não é muito a praia deles, porque, provavelmente, nem precisam muito..
O factor " segurança " ainda será um dos mais fortes psicologicamente para muitos clientes deles.
Lembro me de argumentos em que se dizia que sendo um banco público, ia liderar, enviando sinais à banca privada como remunerar devidamente os depositantes, estimularia concorrência pelo exemplo, etc
O factor " segurança " ainda será um dos mais fortes psicologicamente para muitos clientes deles.
Lembro me de argumentos em que se dizia que sendo um banco público, ia liderar, enviando sinais à banca privada como remunerar devidamente os depositantes, estimularia concorrência pelo exemplo, etc
- JRJordao
Os bancos grandes nunca oferecem, porque não precisam e têm talvez estruturas de custo mais pesadas (muitos balcões, funcionários, regalias), as melhores taxas de remuneração. Salvo algum depósito promocional para novos clientes/montantes.
As melhores taxas são normalmente nos bancos pequenos, no geral ou na área de depósitos, que operam maioritariamente online, com fome de crescer.
Desde que comecei a acompanhar a oferta de DPs em 2023, destacaram-se por mais tempo
As melhores taxas são normalmente nos bancos pequenos, no geral ou na área de depósitos, que operam maioritariamente online, com fome de crescer.
Desde que comecei a acompanhar a oferta de DPs em 2023, destacaram-se por mais tempo
- BAI Europa, chegou aos 4,00% a 12 meses e 3,80% a 24, tem-se distinguido por manter as taxas mais tempo
- Haitong, ultimamente tem feito por superar o BAI Europa
- BPG, chegou aos 4,10% a 12 meses e 3,85% a 36, depois ficou para trás, este mês voltou a aumentar
- Bison, teve boas taxas para 25k+, depois ficou para trás, agora ainda não reagiu ao novo "clima"
- Best e (ainda mais) BiG, nos depósitos a 3 ou 6 meses para novos clientes
- Klarna, que entrou na corrida mais recentemente, tem dominado nos prazos mais longos sem mobilização
- JRJordao
Aumentos no Easisave a partir do dia 13.
.
.
- Anexos
-
- Easisave.png (266.38 KiB) Visto 163 vezes
A "culpa" das baixas taxas de juro que os bancos "grandes" oferecem não é dos bancos mas sim dos clientes que têm dinheiro depositado nos mesmos.
Os bancos são instituições financeiras e visam ter lucro, não são organizações sem fins lucrativos, como tal vão sempre tentar ter lucro com os instrumentos financeiros que disponibilizam, não estando a precisar de dinheiro de depósitos para cobrir créditos e/ou outros investimentos porque motivo haveriam de oferecer taxas superiores se podem oferecer taxas de juro baixas e lucrar com elas também?!
Os bancos são instituições financeiras e visam ter lucro, não são organizações sem fins lucrativos, como tal vão sempre tentar ter lucro com os instrumentos financeiros que disponibilizam, não estando a precisar de dinheiro de depósitos para cobrir créditos e/ou outros investimentos porque motivo haveriam de oferecer taxas superiores se podem oferecer taxas de juro baixas e lucrar com elas também?!
- JRJordao
Como acontece nos certificados de aforro / tesouro. Para quê oferecer mais, se o pessoal já "faz fila" com as taxas atuais?Afontes Escreveu: ↑11 jul 2026 00:02 A "culpa" das baixas taxas de juro que os bancos "grandes" oferecem não é dos bancos mas sim dos clientes que têm dinheiro depositado nos mesmos.
Para ganhar boa reputação em vez da reputação de " chupistas " que têm junto do homem de rua
Os grandes bancos agem mais, a meu ver como um mini cartel, ( exemplo disso a romaria na altura dos CA há 2 ou 3 anos ) têm porta aberta em são bento e belém e não são ignorados como um comerciante de esquina ou uma unipessoal de pequena ou média dimensão. Têm alcance, influência e peso real que a maioria das entidades económicas não têm. E correspondente responsabilidade. E a importância que têm na parte das poupanças de um país. Especialmente em PT onde ainda se poupa pouco/ mal e onde o peso de poupança em activos físicos como metais preciosos não tem o peso e alcance estimulo que tem em mercados asiáticos por exemplo.
Em décadas recentes a imagem de " lucros privados, prejuizos socializados " intensificou se e até, depois dos casos que sucederam, na minha óptica, seria de bom tom e do seu interesse, para reabilitar a sua imagem junto do publico e reconstruir o bom nome, mostrar alguma ... " boa vontade " ... mas tenho noção que isto é demasiado hermético para as reuniões de accionistas
e que se está tudo bem como está, aproveitam se. Os cães ladram e a caravana passa e tudo isso...
Mas não nos enganemos, eles sabem muito bem o que fazem, o homem de rua pode ser mal informado, nao ter literacia financeira etc, mas é mais uma vitima e reage aos estimulos e informação que conhece, de forma limitada. Para nao ter tanto $ em bancos a taxas miseráveis era preciso que tivesse consciência da floresta e não só da arvore, mas a culpa ou a maior fatia dessa falha para mim está nos bancos/ média/ politica que é quem poderia mesmo mudar isto... Não se pode esperar que uma população com os défices que tinha a portuguesa há umas décadas , de repente fosse expert em literacia financeira em poucos anos. Não somos 1 país de leste europeu/ russia onde até um jardineiro/ limpador de ruas, cita Pushkin, Kipling e Dostoyevsky...
Não tenho números mas a sensação que tenho é que fora créditos para casas e carros, nos proximas 2 décadas, 10 anos, vão perder clientes e depositantes, especialmente nas faixas 20-50 anos. É só esperar que a massa de reformados nos 70as/ 80as parta deste mundo, que haverá um impacto significativo no volume de depósitos. IMO.
Os grandes bancos agem mais, a meu ver como um mini cartel, ( exemplo disso a romaria na altura dos CA há 2 ou 3 anos ) têm porta aberta em são bento e belém e não são ignorados como um comerciante de esquina ou uma unipessoal de pequena ou média dimensão. Têm alcance, influência e peso real que a maioria das entidades económicas não têm. E correspondente responsabilidade. E a importância que têm na parte das poupanças de um país. Especialmente em PT onde ainda se poupa pouco/ mal e onde o peso de poupança em activos físicos como metais preciosos não tem o peso e alcance estimulo que tem em mercados asiáticos por exemplo.
Em décadas recentes a imagem de " lucros privados, prejuizos socializados " intensificou se e até, depois dos casos que sucederam, na minha óptica, seria de bom tom e do seu interesse, para reabilitar a sua imagem junto do publico e reconstruir o bom nome, mostrar alguma ... " boa vontade " ... mas tenho noção que isto é demasiado hermético para as reuniões de accionistas
Mas não nos enganemos, eles sabem muito bem o que fazem, o homem de rua pode ser mal informado, nao ter literacia financeira etc, mas é mais uma vitima e reage aos estimulos e informação que conhece, de forma limitada. Para nao ter tanto $ em bancos a taxas miseráveis era preciso que tivesse consciência da floresta e não só da arvore, mas a culpa ou a maior fatia dessa falha para mim está nos bancos/ média/ politica que é quem poderia mesmo mudar isto... Não se pode esperar que uma população com os défices que tinha a portuguesa há umas décadas , de repente fosse expert em literacia financeira em poucos anos. Não somos 1 país de leste europeu/ russia onde até um jardineiro/ limpador de ruas, cita Pushkin, Kipling e Dostoyevsky...
Não tenho números mas a sensação que tenho é que fora créditos para casas e carros, nos proximas 2 décadas, 10 anos, vão perder clientes e depositantes, especialmente nas faixas 20-50 anos. É só esperar que a massa de reformados nos 70as/ 80as parta deste mundo, que haverá um impacto significativo no volume de depósitos. IMO.
Última edição por Pirata em 11 jul 2026 09:35, editado 1 vez no total.
- JRJordao
Desde que liquidei o crédito habitação, há quase 20 anos, nunca mais tive conta num grande banco. Tirando o Santander, onde tive conta por 3 meses em 2024/2025 para sacar um bónus de 100€. 
E accesso a balcões/ depósitos físico ( dinheiro vivo
como lhe chamam ) falar com alguém, sempre foste fazendo em bancos de menor dimensão ou tens usado exclusivamente só digitais?
- JRJordao
Tenho o Bankinter, mas nem me lembro a última vez que depositei ou levantei numerário, foi definitivamente antes de 2025. Ocasionalmente faço pagamentos de pais e sogros, que depois me dão em numerário. Tenho uma pequena reserva em casa, para "apagões" e afins, que não tenho utilizado. Quando se torna demasiado grande, pago alguma coisa a dinheiro.