Trade Republic

Discussão de quais as melhores correctoras, bancos e fintechs para investirmos
pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 120 times
Been thanked: 45 times

Re: Trade Republic

Mensagem por pge »

Sabem se a TR com Iban português dá para débitos diretos?
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 782 times
Been thanked: 1458 times

Mensagem por JRJordao »

pge Escreveu: 21 jul 2026 12:19 Sabem se a TR com Iban português dá para débitos diretos?
Os "finfluencers" dizem que sim, e acredito que seja o plano, mas na app ainda não vejo tal informação.
pge

Mensagem por pge »

JRJordao Escreveu: 21 jul 2026 14:13
pge Escreveu: 21 jul 2026 12:19 Sabem se a TR com Iban português dá para débitos diretos?
Os "finfluencers" dizem que sim, e acredito que seja o plano, mas na app ainda não vejo tal informação.
Já agora sobre aquela questão dos fundos monetários, nos só recebemos o juro anunciado independentemente se o fundo valoriza ou desvaloriza? O nosso IRS só tá relacionado com o juro?
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 782 times
Been thanked: 1458 times

Mensagem por JRJordao »

pge Escreveu: 21 jul 2026 14:34 Já agora sobre aquela questão dos fundos monetários, nos só recebemos o juro anunciado independentemente se o fundo valoriza ou desvaloriza? O nosso IRS só tá relacionado com o juro?
O juro deve continuar a ser recebido normalmente sobre todo o saldo. Simplesmente, uma parte do capital está em (baixo) risco e em caso de megabronca não tem mecanismo de garantia.
Última edição por JRJordao em 21 jul 2026 16:08, editado 1 vez no total.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1073 times
Been thanked: 1474 times

Mensagem por D@emoon »

pge Escreveu: 21 jul 2026 14:34
Já agora sobre aquela questão dos fundos monetários, nos só recebemos o juro anunciado independentemente se o fundo valoriza ou desvaloriza? O nosso IRS só tá relacionado com o juro?
Isto basicamente é semelhante ao que a GNB fazia com o PPR Vintage, um fundo PPR que sobe e desce mas a gestora garantia o capital ( eles compravam as unidades de participação que fossem necessárias ), a TR pelo que vejo faz algo parecido, o dinheiro está aplicado num fundo monetário, que pode cair, mas a TR garante na mesma o juro, ou seja, o risco está do lado da TR.

No PPR Vintage garantiam o capital, na TR garantem o juro, isto pelo que me fui apercebendo das vossas conversas.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
pge

Mensagem por pge »

Sim o Vintage garantia, é eu pude comprovar que saí em perda e garantiram o montante.
Mas eu tava mais preocupado com o IRS, se só incidir sobre o juro e como o Iban é português, não é preciso fazer nada. Se tiver de declarar mais valias de um fundo Monetário estrangeiro vai complicar o ser uma conta à ordem.
hivsat
Registado: 14 jun 2026 21:14

Mensagem por hivsat »

pge Escreveu: 21 jul 2026 16:54 Sim o Vintage garantia, é eu pude comprovar que saí em perda e garantiram o montante.
Mas eu tava mais preocupado com o IRS, se só incidir sobre o juro e como o Iban é português, não é preciso fazer nada. Se tiver de declarar mais valias de um fundo Monetário estrangeiro vai complicar o ser uma conta à ordem.
Podes elaborar sobre esta última parte?
pge

Mensagem por pge »

hivsat Escreveu: 21 jul 2026 22:41
pge Escreveu: 21 jul 2026 16:54 Sim o Vintage garantia, é eu pude comprovar que saí em perda e garantiram o montante.
Podes elaborar sobre esta última parte?
Posso, o melhor é aguardar alguns dias para ver o que acontece porque acho que há demasiados suponhamos.
O dinheiro na TR fica uma parte numa conta normal num banco parceiro, outra parte vai pra um fundo Monetário. Se no fim do ano vier declarado alguma coisa em teu nome no fundo Monetário, vai-te obrigar a declarar no IRS as mais valias.
Mas pode também acontecer que só venha declarado os 2,25% do juro que eles anunciam (que é o q me parece mais lógico) e aí deve ser retido o IRS automaticamente sem te preocupares em declara-lo.
Responder