ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)
Re: ETFs
https://fundspeople.com/pt/etf-como-pri ... acionista/
"André Themudo, responsável de negócio em Portugal da iShares e BlackRock, conta que “uma das principais preocupações dos investidores é a liquidez do instrumento”. Segundo a vasta experiência do responsável, os investidores “procuram cada vez mais transacionar ETF de obrigações, aumentando a liquidez dos mesmos”. Concorda Nuno Reis, gestor de carteiras na Fidelidade, que comenta que a “liquidez é mesmo a grande vantagem do instrumento. Apesar do possível impacto no preço, este instrumento permite uma porta de entrada ou saída rápida num mercado pouco líquido”."
"Paulo Monteiro revela ainda aquele que considerou o maior teste à liquidez destes instrumentos até à data. Para o administrador da Gestão de Ativos da Invest Gestão Activos, “2020 foi o teste para este instrumento”. E o resultado? “Agradou-me ver que não houve problemas de liquidez para este tipo de instrumento nesse momento de mercado”, confessa."
" e os ETF funcionam até como um produto de price discovery"
"André Themudo, responsável de negócio em Portugal da iShares e BlackRock, conta que “uma das principais preocupações dos investidores é a liquidez do instrumento”. Segundo a vasta experiência do responsável, os investidores “procuram cada vez mais transacionar ETF de obrigações, aumentando a liquidez dos mesmos”. Concorda Nuno Reis, gestor de carteiras na Fidelidade, que comenta que a “liquidez é mesmo a grande vantagem do instrumento. Apesar do possível impacto no preço, este instrumento permite uma porta de entrada ou saída rápida num mercado pouco líquido”."
"Paulo Monteiro revela ainda aquele que considerou o maior teste à liquidez destes instrumentos até à data. Para o administrador da Gestão de Ativos da Invest Gestão Activos, “2020 foi o teste para este instrumento”. E o resultado? “Agradou-me ver que não houve problemas de liquidez para este tipo de instrumento nesse momento de mercado”, confessa."
" e os ETF funcionam até como um produto de price discovery"
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Price discovery dos ETFs é das melhores cenas que existem pá...
Já no outro dia estavamos a falar no discord sobre o GERK e comportamento do ETF cotado nos Estados Unidos sobre o indice grego quando este teve fechado uma semana em 2015 (com o indíce grego fechado o GREK caiu 20% nessa semana)
Em relação a bonds podes acreditar tb. Já li estudos que diziam que devido à transacção imediata do ETF de bonds o preço deste conseguia ser mais preciso, sobre o verdadeiro valor das bonds, que o preço dos subjacentes que eram obrigações corporate com pouca liquidez (em termos relativos) em tempos de muita volatilidade!
Já no outro dia estavamos a falar no discord sobre o GERK e comportamento do ETF cotado nos Estados Unidos sobre o indice grego quando este teve fechado uma semana em 2015 (com o indíce grego fechado o GREK caiu 20% nessa semana)
Em relação a bonds podes acreditar tb. Já li estudos que diziam que devido à transacção imediata do ETF de bonds o preço deste conseguia ser mais preciso, sobre o verdadeiro valor das bonds, que o preço dos subjacentes que eram obrigações corporate com pouca liquidez (em termos relativos) em tempos de muita volatilidade!
Qual a diferença de um ETF para um fundo índice nesse caso?
No dia em que não houver liquidez no mercado soberano de obrigações, então está na altura de ir comprar ouro físico, chumbo e uma bíblia (ou equivalente).Virtua Escreveu: ↑11 jan 2023 14:36 Em relação a bonds podes acreditar tb. Já li estudos que diziam que devido à transacção imediata do ETF de bonds o preço deste conseguia ser mais preciso sobre o preço dos subjacentes que eram obrigações corporate com pouca liquidez (em termos relativos) em tempos de muita volatilidade!
Um ser cotado e o outro não? A diferença é que um só tem NAV e o outro tem NAV e preço de mercado. Aqui a diferença está mesmo em o preço de mercado ser mais "preciso" a avaliar o real valor dos subjacentes do ETF do que a NAV. Ainda por cima em tempo real.
Ng falou de obrigações soberanas. Eu gosto do mercado obrigaccionista exactamente por haver um leque muito grande de obrigações. Nos diferentes pontos até têm correlação negativa
(HYG é ETF de obrigações High Yield e TLT são obrigações gov americanas de longo prazo para quem nos está a ler e não sabe os tickers de cor)
- Anexos
-
- 0902dad59d3932c22c51a0369400284a40378e99def2d00d34701e5b.png (10.28 KiB) Visto 1308 vezes
A questão é que a diferença é apenas "durante" o dia. No final do dia o preço do fundo, tal como o ETF (fora as diferenças imateriais), reflecte o NAV dos respectivos activos.
Logo, para a discussão em apreço é uma "não diferença", a não ser que consideres ser relevante saber a cada momento o justo valor.
High yield?Gajo Escreveu: ↑11 jan 2023 14:43 Ng falou de obrigações soberanas. Eu gosto do mercado obrigaccionista exactamente por haver um leque muito grande de obrigações. Nos diferentes pontos até têm correlação negativa
(HYG é ETF de obrigações High Yield e TLT são obrigações gov americanas de longo prazo para quem nos está a ler e não sabe os tickers de cor)
Quem quer lixo numa carteira de investimento?
Não eu Milhares de intervenientes do mercado e reguladores (a SEC por exemplo). Parece-me que estás demasiado focado no "nosso" caso especifico de investimento individual de longo prazo.
Suponho que muita gente. Se o HYG fosse europeu era o quarto maior ETF deste continente (a seguir ao CSPX, IWDA e VUSA)
P.S. Acho que já me estás a contrariar por contrariar Sabes perfeitamente ao que me refiro e à importância de várias coisas que a nós não têm impacto directo mas os mercados são gigantes!!
Última edição por Virtua em 11 jan 2023 16:51, editado 1 vez no total.
-
- Registado: 10 dez 2022 19:50
- Has thanked: 2 times
Estava a ver a lista de ETF de obrigações recomendados e sinto uma certa confusão no que poderá ser mais acertado. Se em termos de ações o simples seguir o mercado mundial entrou-me na cabeça mal li o livro do Bogle, para as obrigações fico sem essa clarividência.
Mesmo no livro quando se abordava a parte das obrigações não cheguei a perceber se ele advogava apenas obrigações governamentais ou se (e acho que era esta) se seria governamentais+empresariais.
Também do que já fui vendo, para nós europeus pode fazer sentido ter obrigações somente europeias, mas sinceramente não percebo porquê.
Gostava de aprender um pouco melhor do que é que posso esperar das várias combinações possíveis - gov/empresas/europeias/mundiais – e mesmo assim já assumo que a parte da maturidade consigo compreender. No entanto, mais uma vez, não me lembro de no livro ele dar enfase à “recomendação” de maturidades. Talvez esteja na altura de o reler.
Mesmo no livro quando se abordava a parte das obrigações não cheguei a perceber se ele advogava apenas obrigações governamentais ou se (e acho que era esta) se seria governamentais+empresariais.
Também do que já fui vendo, para nós europeus pode fazer sentido ter obrigações somente europeias, mas sinceramente não percebo porquê.
Gostava de aprender um pouco melhor do que é que posso esperar das várias combinações possíveis - gov/empresas/europeias/mundiais – e mesmo assim já assumo que a parte da maturidade consigo compreender. No entanto, mais uma vez, não me lembro de no livro ele dar enfase à “recomendação” de maturidades. Talvez esteja na altura de o reler.
Essas "explicações" e estudos é algo que eu farei com o tempo no nosso site e aqui no fórum. Infelizmente demoaram o seu tempo.
Mas assim resumindo:
Pessoalmente ter Gov ou aggregate vai dar mais ou menos ao mesmo. Sobre as maturidade é algo a analisares/aprenderes. Há estratégias com Gov de muito longo prazo exctamente para terem uma volatilidade em linha com o mercado accionista e a correlação negativa/neutra se mostrar útil (o caso do permanent portfolio que tem 25% S&P e 25% treasuries 20 anos+)
Normalmente quando não se fala de maturidades referem-se a maturidades médias, que é entre 5 e 10. Menos é muito curto prazo, mais é demasiado longo!! É mais uma "não posição", tão típico de investimento passivo e que corre muito bem pk no meio é que está a virtude
Mas assim resumindo:
Por causa de custo de cobertura câmbial, essencialmente. Os swaps de cobertura câmbial são muito dispendiosos e de uma forma geral "comem" qualquer ganho extra por ter obrigações internacionais (como por exemplo as treasuries que estão a pagar muito melhor que as gov europeias).Também do que já fui vendo, para nós europeus pode fazer sentido ter obrigações somente europeias, mas sinceramente não percebo porquê.
Pessoalmente ter Gov ou aggregate vai dar mais ou menos ao mesmo. Sobre as maturidade é algo a analisares/aprenderes. Há estratégias com Gov de muito longo prazo exctamente para terem uma volatilidade em linha com o mercado accionista e a correlação negativa/neutra se mostrar útil (o caso do permanent portfolio que tem 25% S&P e 25% treasuries 20 anos+)
Normalmente quando não se fala de maturidades referem-se a maturidades médias, que é entre 5 e 10. Menos é muito curto prazo, mais é demasiado longo!! É mais uma "não posição", tão típico de investimento passivo e que corre muito bem pk no meio é que está a virtude
O que é que ele diz sobre investir em mercado mundial vs mercado americano?White_assy Escreveu: ↑11 jan 2023 20:26 Se em termos de ações o simples seguir o mercado mundial entrou-me na cabeça mal li o livro do Bogle,
O Boogle era só investir USA.pge Escreveu: ↑12 jan 2023 14:29O que é que ele diz sobre investir em mercado mundial vs mercado americano?White_assy Escreveu: ↑11 jan 2023 20:26 Se em termos de ações o simples seguir o mercado mundial entrou-me na cabeça mal li o livro do Bogle,
A Europa e os emergentes a mostrarem um dos porquês da diversificação. Depois de estarem tanto tempo em underperformance face aos EUA tem sido um impressionante começo de ano para estes dois!!
- Anexos
-
- Captura de ecrã 2023-01-13 171427.png (17.61 KiB) Visto 1098 vezes