Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

[quote=Patanisca post_id=190 time=1665152226 user_id=83]
@Virtua, mete aí o LU0476541650 junto com esses 3 para comparar.
[/quote]

Foste rápido :D Ainda tinha as cenas aqui ligadas. Fácil incluir ;-)

EDIT: Tive de fazer só até dia 3, porque era a última cotação dele. Não tinha ainda aquela última cotação de subida
Anexos
Capturar.JPG
Capturar.JPG (79.16 KiB) Visto 1223 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 119
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 40 times
Been thanked: 47 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

A amostra ainda é muito pequena, 3 meses não é nada. Mas pronto, pelo menos é o melhor FI face ao ETF :D
dfserra
Mensagens: 19
Registado: 04 out 2022 17:12
Been thanked: 3 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por dfserra »

O LU0476541650 que o Patanisca referiu parece seguir mais a distribuição do IWDA mas tem sempre desempenho inferior. O CGD líderes globais tem menos EUA e mais Europa, o que pode justificar estar a ter neste momento pior desempenho. Creio que antes da guerra estava com um desempenho superior ao IWDA.
O PPR do invest parece ter uma distribuição geográfica mais parecida com o IWDA.

Claro que o PPR do invest ainda é muito novo para tirar grandes conclusões. Mas destes 3 fundos ativos parece estar com melhor desempenho, não falando dos benefícios fiscais.
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 119
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 40 times
Been thanked: 47 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Os fundos acabam por ser sempre penalizados pelas comissões de gestão que são diluidas no valor da UP.
Area21
Mensagens: 1
Registado: 06 out 2022 00:26
Been thanked: 2 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Area21 »

Boa tarde.

Venho agradecer todo o vosso trabalho e generosidade pela informação que disponibilizam e pelo serviço público que transmitem a este

"povo" gratuitamente, na esperança ainda, que os mais novos aproveitem esta ferramenta de análise, para melhorem a sua literacia financeira.

Obrigado.
superkinas
Mensagens: 418
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 81 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por superkinas »

Patanisca Escreveu: 07 out 2022 15:17 Interessante esse PPR. Eu sempre fui muito fã do CLG, mas recentemente encontrei o Nordea 1 - Global Portfolio (LU0476541650) e parece-me melhor, sem as desvantagens do CLG (comissão de resgate antecipado < 1 ano).

@Virtua, mete aí o LU0476541650 junto com esses 3 para comparar.
olha que não
estão iguais em varias idades ano, 3 anos e 5 anos

Caixa Ações Líderes Globais FIMAA - -5,11 8,09 9,38
Nordea 1 - Global Portfolio E EUR - -11,32 8,22 9,35

eu já cheguei a pensar incluir o nordea mas cheguei conclusão que seria só acrescentar mais um fundo quando estou tentar reduzir carteira.
falta-me escolher um growth... estou pensar T. Rowe Price Glb Foc Gr Eq A EUR e/ou Allianz Thematica AT EUR.

qual a vantagem ou desvantagens de ter fundos nacionais vs internacionais ?
alem da questão resgate do caixa, todavia esta é caracteristica do fundo especifico e nâo da classes de fundos
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

superkinas Escreveu: 08 out 2022 00:20
Patanisca Escreveu: 07 out 2022 15:17 Interessante esse PPR. Eu sempre fui muito fã do CLG, mas recentemente encontrei o Nordea 1 - Global Portfolio (LU0476541650) e parece-me melhor, sem as desvantagens do CLG (comissão de resgate antecipado < 1 ano).

@Virtua, mete aí o LU0476541650 junto com esses 3 para comparar.
olha que não
estão iguais em varias idades ano, 3 anos e 5 anos

Caixa Ações Líderes Globais FIMAA - -5,11 8,09 9,38
Nordea 1 - Global Portfolio E EUR - -11,32 8,22 9,35

eu já cheguei a pensar incluir o nordea mas cheguei conclusão que seria só acrescentar mais um fundo quando estou tentar reduzir carteira.
falta-me escolher um growth... estou pensar T. Rowe Price Glb Foc Gr Eq A EUR e/ou Allianz Thematica AT EUR.

qual a vantagem ou desvantagens de ter fundos nacionais vs internacionais ?
alem da questão resgate do caixa, todavia esta é caracteristica do fundo especifico e nâo da classes de fundos
Não sei se são vantagens ou desvantagens, a única diferença é mesmo na parte fiscal à saída, resgate de fundos estrangeiros é líquido na conta mas tens de incluir na declaração de IRS e pagar os 28%, fundos nacionais a retenção dos 28% é logo feito directamente na conta e não tens de declarar no IRS...

Durante algum tempo andei a ver se fazia o NB Obrigações Europa ou o NB Euro Bond, da mesma gestora e com o mesmo gestor, são quase fundos irmãos, acabei no nacional, mas admito que em termos de liquidez um fundo estrangeiro possa ser mais eficiente, já que numa rotação de carteira ( para alguns já que é uma coisa que eu nem faço ) ter o capital todo disponível é melhor que ter de repor do bolso a diferença da retenção de IRS de um fundo nacional, caso se queira reinvestir o mesmo valor anterior.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

...
Anexos
1665187222058.jpg
1665187222058.jpg (181.25 KiB) Visto 1068 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

...
Anexos
SP500.jpg
SP500.jpg (110.21 KiB) Visto 1055 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Não sou um adepto ferrenho de fundos que pagam dividendos, mas há um que me começa a fazer alguma comichão :lol: que é o PIMCO GIS Income https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F00000OY3P

E porquê perguntam vocês? perguntem lá lol, porque para além de parecer um fundo equilibrado, paga dividendo superior a 5,5% e em Julho obteve o segundo melhor mês do seu historial ( desde Dez/2012 ) de 3%.

O que quero dizer com isto é simples, sendo um fundo de obrigações, e atendendo que vaticino para os fundos de obrigações rentabilidades de dois dígitos no futuro, acredito que este fundo também o possa fazer, caiu cerca de 14% em Março de 2020 para subir e fechar o ano em 3,7% positivos, e esta subida de Julho demonstra a força que poderão ter as subidas no futuro neste tipo de fundos, este ano está com -13%.

Resumindo, cair todos os meses uma yield de 5,5% anual na conta que posso deduzir no IRS e com uma possível subida futura de dois dígitos não será algo de deitar fora.

Opinions?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Nem me dês corda a falar de fundos que distribuem dividendo. Esses fundos até distribuem capital dos investidores para manter a yield alta :facepalm:
Quem comprou esse fundos nos últimos anos está a pagar impostos sobre distribuições do seu próprio capital.

Estar a perder $ já é mau o suficiente mas estar a perder $ ao mesmo tempo que estou a pagar impostos sobre as perdas? Não obrigado
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 08 out 2022 16:08 Nem me dês corda a falar de fundos que distribuem dividendo. Esses fundos até distribuem capital dos investidores para manter a yield alta :facepalm:
Quem comprou esse fundos nos últimos anos está a pagar impostos sobre distribuições do seu próprio capital.

Estar a perder $ já é mau o suficiente mas estar a perder $ ao mesmo tempo que estou a pagar impostos sobre as perdas? Não obrigado
Se não gostas então vou comprar :lol: :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

D@vid Escreveu: 08 out 2022 16:26
Virtua Escreveu: 08 out 2022 16:08 Nem me dês corda a falar de fundos que distribuem dividendo. Esses fundos até distribuem capital dos investidores para manter a yield alta :facepalm:
Quem comprou esse fundos nos últimos anos está a pagar impostos sobre distribuições do seu próprio capital.

Estar a perder $ já é mau o suficiente mas estar a perder $ ao mesmo tempo que estou a pagar impostos sobre as perdas? Não obrigado
Se não gostas então vou comprar :lol: :lol:
LOL

A mesma coisa com o Jupiter Dynamic Bond que distribui. Não há razão nenhuma para comprar um fundo que distribui em vez da versão ACC. Estas distribuições não são mais que vendas "forçadas" onde pagas imposto mesmo quando estás a perder dinheiro no investimento!! :roll:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2507
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 555 times
Been thanked: 614 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 08 out 2022 16:32
D@vid Escreveu: 08 out 2022 16:26
Virtua Escreveu: 08 out 2022 16:08 Nem me dês corda a falar de fundos que distribuem dividendo. Esses fundos até distribuem capital dos investidores para manter a yield alta :facepalm:
Quem comprou esse fundos nos últimos anos está a pagar impostos sobre distribuições do seu próprio capital.

Estar a perder $ já é mau o suficiente mas estar a perder $ ao mesmo tempo que estou a pagar impostos sobre as perdas? Não obrigado
Se não gostas então vou comprar :lol: :lol:
LOL

A mesma coisa com o Jupiter Dynamic Bond que distribui. Não há razão nenhuma para comprar um fundo que distribui em vez da versão ACC. Estas distribuições não são mais que vendas "forçadas" onde pagas imposto mesmo quando estás a perder dinheiro no investimento!! :roll:
Por isso é que na primeira página só está a versão Acc ;)

Só não são vendas porque manténs a mesma quantidade de Ups, mas sim eu percebo o que dizes.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
AguadeirodoFIRE
Mensagens: 49
Registado: 09 out 2022 10:14
Has thanked: 12 times
Been thanked: 10 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por AguadeirodoFIRE »

Meus caros amigos, lamento o offtopic mas é só para deixar nota do prazer que tenho em estar aqui. Com o discord e este forum vamos continuar a crescer esta comunidade.

Grande abraço
Cartão Plutus- 3% de Cashback+Perk 10€ mês+10€ após activação Aqui | DeGiro - Ganha 100€ de voucher para cobrir os custos Aqui | Moey - Ganha 10€ após gastar 20€ Aqui :!:
Responder