Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.0% TANB

Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 201 times
Been thanked: 169 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Louie »

Gajo Escreveu: 24 jan 2023 16:36
Louie Escreveu: 24 jan 2023 15:50 Mas desde 1971 que já não é...
Onde foste buscar essa ideia?

Simplesmente nessa data o USD deixou de estar pegged ao ouro, para assim a FED poder desvalorizar o USD à vontade (verdade seja dita, latu sensu o padrão ouro acabou lá nos anos 20).
Louie Escreveu: 24 jan 2023 15:50 Por outro lado, se é para servir de refúgio do actual sistema, que sentido faz possuí-lo através de um fundo que faz parte do próximo sistema e cujos ativos podem (ou devem) estar a servir de colateral precisamente às vicissitudes do próprio sistema? (honest question)

Btw, não me chegaste a responder à pergunta do reforço :)
Não é para servir de refúgio "when shit hits the fan".

Serve, isso sim, como contra-freio na tua carteira, tal como as obrigações (por exemplo). Estás é a adicionar um activo adicional que nas crises serve de activo de refúgio e que, por essa razão, serve para atenuar as quedas.
Não foi bem assim. O peg terminou devido ao desequilíbrio na balança de pagamentos nos EUA e consequentemente a saída de reservas de ouro.
Ora, se o valor e estabilidade de uma moeda dependem das reservas de ouro e se de repente estas deixam de contar, de que fica a servir o ouro?
É como disse anteriormente, a acumulação de ouro por se considerar como reserva de valor é a visão mercantilista. Já não se aplica desde meados do séc 19. Pelo menos é a minha maneira de ver as coisas.

Quanto aos efeitos na carteira, eu estou a par do que referes. Já fiz no passado vários backtests e pude ver por mim próprio a influência do ouro na carteira, mas lá está, isso vale devido ao paradigma em que vivemos que ainda dá importância ao ouro nesse sentido.
Louie

Mensagem por Louie »

fhff Escreveu: 24 jan 2023 22:38 Então mas um tipo não pode pegar no ouro e trocar por dinheiro numa banca dum centro comercial ou ourivesaria? Não tem valor? Parece-me lógico que ainda hoje é um activo a considerar numa lógica de diversificação ou de "seguro-moeda".
Não me batam, que sou um autêntico noob nestas coisas.
Mas isso tu podes fazer com qualquer outro bem. Até algo usado metes no OLX e trocas por dinheiro.
O preço é definido no mercado entre a oferta e a procura consoante o valor que ambas as partes atribuem ao bem.
Hoje em dia muita gente investe em obras de arte, vinho, carros clássicos, entre muitas outras coisas.

Ou por exemplo, o Benfica diz que o Enzo vale 120M e fixa aí o preço porque entende ser esse o valor do jogador, enquanto o Chelsea não vai além dos 100M porque entende que não vale mais do que isso. Isto para dizer o quê?
Que se fores ao centro comercial ou ourivesaria vender o teu fio ou barra de ouro que te custou x há 10 anos atrás e agora esperas receber x+100 e depois vais a ver e estão-te a oferecer x-50, porque é isso que o mercado te dá. Onde ficou a reserva de valor? Que rendimento gerou o ouro nesses 10 anos? Provavelmente tiveste custos ao guardá-lo no cofre do banco ou na compra de um cofre para tua casa.

A meu ver, ter algo físico como reserva de valor, mais vale imobiliário que ainda vai gerando renda e esse pelo menos não to roubam.
E ainda dá para alavancar e escalar o património se quiseres ir por aí.
Gajo
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Mensagem por Gajo »

Louie Escreveu: 25 jan 2023 09:27 A meu ver, ter algo físico como reserva de valor, mais vale imobiliário que ainda vai gerando renda e esse pelo menos não to roubam.
Não to roubam? :lol:

Basta alterar a tributação sobre os rendimentos prediais e congelarem-te as rendas para veres se to roubam ou não.

(pior ainda se tiveres terrenos rústicos... em plena época de incêndios mandam-te cortar árvores - que não podes por lei! - e se não cumpres, a câmara faz isso por ti e depois cobra-te 4k... sim aconteceu-me :evil: )
Louie

Mensagem por Louie »

Gajo Escreveu: 25 jan 2023 12:12
Louie Escreveu: 25 jan 2023 09:27 A meu ver, ter algo físico como reserva de valor, mais vale imobiliário que ainda vai gerando renda e esse pelo menos não to roubam.
Não to roubam? :lol:

Basta alterar a tributação sobre os rendimentos prediais e congelarem-te as rendas para veres se to roubam ou não.

(pior ainda se tiveres terrenos rústicos... em plena época de incêndios mandam-te cortar árvores - que não podes por lei! - e se não cumpres, a câmara faz isso por ti e depois cobra-te 4k... sim aconteceu-me :evil: )
Mas isso é a questão fiscal... Eu referia-me ao bem físico. Quanto muito levam-te o recheio, não as paredes :lol:

Também a compra, custódia e venda de ouro pode estar sujeita a alterações na legislação e na fiscalidade ;)

PS: terrenos rústicos, incêndios, autarcas... infelizmente há muito que se lhe diga :roll:
Gajo

Mensagem por Gajo »

Louie Escreveu: 25 jan 2023 12:32 Mas isso é a questão fiscal... Eu referia-me ao bem físico. Quanto muito levam-te o recheio, não as paredes :lol:

Também a compra, custódia e venda de ouro pode estar sujeita a alterações na legislação e na fiscalidade ;)
Pois pode, por isso é que é preferível deter uma boa parte do teu património mobiliário em correctoras estrangeiras ;)

Assumindo que bazas se for preciso antes de fecharem as fronteiras. :lol: :lol: :lol:
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 814 times
Been thanked: 1045 times

Mensagem por D@emoon »

Gajo Escreveu: 25 jan 2023 12:40
Louie Escreveu: 25 jan 2023 12:32 Mas isso é a questão fiscal... Eu referia-me ao bem físico. Quanto muito levam-te o recheio, não as paredes :lol:

Pois pode, por isso é que é preferível deter uma boa parte do teu património mobiliário em correctoras estrangeiras ;)

Assumindo que bazas se for preciso antes de fecharem as fronteiras. :lol: :lol: :lol:
Foi assim que o Deustche Bank se encheu colocando o medo em clientes de bancos nacionais ( nomeadamente BES ) :lol: tudo o que seja fora de balanço de bancos ( Acções, Obrigações, Unit Linkeds, Seguros PPR, Fundos PPR, Fundos, ETFs. ) são património do cliente e só respondem pelos emitentes e não pelos bancos onde foram comprados, comprar através de um banco nacional ou uma correctora estrangeira vai dar ao mesmo.

Recordo-me daqueles lampeiros que foram comprar produtos XPTO na Suiça no BES Privé... :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Gajo

Mensagem por Gajo »

D@vid Escreveu: 25 jan 2023 13:03 Foi assim que o Deustche Bank se encheu colocando o medo em clientes de bancos nacionais ( nomeadamente BES ) :lol: tudo o que seja fora de balanço de bancos ( Acções, Obrigações, Unit Linkeds, Seguros PPR, Fundos PPR, Fundos, ETFs. ) são património do cliente e só respondem pelos emitentes e não pelos bancos onde foram comprados, comprar através de um banco nacional ou uma correctora estrangeira vai dar ao mesmo.

Recordo-me daqueles lampeiros que foram comprar produtos XPTO na Suiça no BES Privé... :lol:
Mas quem falou de activos dentro ou fora do balanço dos bancos?

Que interessa teres os teus activos na sucursal alemã do DB (sujeitos à legislação portuguesa e não alemã), se por via legislativa o estado forçar a nacionalização dos teus activos ?

Agora...tenta aplicar uma nacionalização forçada em Portugal aos teus activos na Irlanda (IBKR) ou Holanda (Degiro). Achas que PT consegue fazer isso? E se as correctoras estrangeiras não fizerem, achas que Portugal vai lá com os Leopards e F-16 8-) :lol:
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Podem ir ao Bank of New York Mellon Dublin, é lá que está depositado os activos do Legg Mason, e ao Citibank Europe Luxembourg para o Jupiter ou ao Hauck Aufhäuser Lampe Privatbank pelo Acatis e etc etc. :D
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Gajo

Mensagem por Gajo »

D@vid Escreveu: 25 jan 2023 14:55 Podem ir ao Bank of New York Mellon Dublin, é lá que está depositado os activos do Legg Mason, e ao Citibank Europe Luxembourg para o Jupiter ou ao Hauck Aufhäuser Lampe Privatbank pelo Acatis e etc etc. :D
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Se os teus fundos estão no Best ou no Invest, estão sedeados em Portugal. Tenta mexer nos mesmos a partir do exterior se houver uma lei de controlo de capitais e depois diz-me como correu.

PS: O argumento da autoridade é uma treta, mas vivi anos suficientes num país com controlo de capitais e inflação alta (em 2021 ninguém esperava que batesse nos 10%) para saber quais são as consequências disso. ;)
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Já estamos no 1?...
Anexos
Etapas.jpg
Etapas.jpg (113.74 KiB) Visto 1140 vezes

pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 80 times
Been thanked: 28 times

Mensagem por pge »

Imagem

Talvez :)... Como é que se mete isto maior?
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 1030 times
Been thanked: 1322 times

Mensagem por Virtua »

pge Escreveu: 25 jan 2023 22:56 Talvez :)... Como é que se mete isto maior?
Tenho de fazer um tutorial de imagens mas assim muito resumidamente:

O "inserir na linha" é se querem a imagem no meio do texto em vez de só no fim como anexo!!
Anexos
Captura de ecrã 2023-01-25 233801.png
Captura de ecrã 2023-01-25 233801.png (28.29 KiB) Visto 1078 vezes
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 1030 times
Been thanked: 1322 times

Mensagem por Virtua »

Custou mas está feito. Vamos começar as comparações e já estão no navbar do site tb: https://sitedoinvestidor.pt/comparacoes/home

Captura de ecrã 2023-01-25 234108.png
Captura de ecrã 2023-01-25 234108.png (42.55 KiB) Visto 1076 vezes
Para já o único que há é o acções Europa: https://sitedoinvestidor.pt/comparacoes/accoes-europa

Penso que está bastante coisas feitas. Não deverá ser complicado reproduzir para qualquer tipo de fundos e carteiras. Em breve...

Se tiverem feedback estejam à vontade!!

EDIT: Reparei agora que o paragrafo no fim com a minha opinião ficou algures perdido nos updates :lol: Basicamente era a dizer que durante vários anos os fundos de investimento foram melhores mas nos últimos 3 já não conseguiram ter overperformance face aos ETF. Talvez o mercado europeu se tenha tornado mais eficiente? Million dollar question...
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
LongTerm
Registado: 04 out 2022 11:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 28 times

Mensagem por LongTerm »

D@vid Escreveu: 25 jan 2023 16:29 Já estamos no 1?...
Neste momento estamos entre os stages 1-2.
Responder