ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Lvsitano
Mensagens: 428
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 119 times
Been thanked: 114 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

Virtua Escreveu: 12 fev 2023 16:57
Lvsitano Escreveu: 12 fev 2023 16:35 Porque vi o conselho sobre esses para quem é mais conservador, no canal Renda Maior.
Ainda bem que temos youtubers nacionais com bastante exposição a recomendar ETFs americanos :lol:
Acaba por ser um desincentivo, informação conflituante. Cada um sugere coisas diferentes, e isso acaba por dissuadir quem se quer iniciar. Um diz aconselho isto, o outro diz: aquilo não, assim é que é...
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Não que eu seja 100% a favor de factor indexes, mas se queres ter maior rentabilidade, possivelmente escolhe antes o iShares Core MSCI World Momentum Factor.

Se por outro lado queres diminuir a volatilidade, tens o iShares Core MSCI World Minimum Volatility.

Imagem

Imagem

Agora... antes de investires em qualquer um desses ETFs, recomendo-te que leias a teoria por detrás de cada um desses índices. Se no final ficares na mesma, fica-te pelo ETF que segue o índice market cap (aka IWDA por exemplo).
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Lvsitano Escreveu: 12 fev 2023 17:30
Virtua Escreveu: 12 fev 2023 16:57
Lvsitano Escreveu: 12 fev 2023 16:35 Porque vi o conselho sobre esses para quem é mais conservador, no canal Renda Maior.
Ainda bem que temos youtubers nacionais com bastante exposição a recomendar ETFs americanos :lol:
Acaba por ser um desincentivo, informação conflituante. Cada um sugere coisas diferentes, e isso acaba por dissuadir quem se quer iniciar. Um diz aconselho isto, o outro diz: aquilo não, assim é que é...
Se é para veres vídeos do tubas, vê os vídeos desta lista:

Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 12 fev 2023 17:30 Acaba por ser um desincentivo, informação conflituante. Cada um sugere coisas diferentes, e isso acaba por dissuadir quem se quer iniciar. Um diz aconselho isto, o outro diz: aquilo não, assim é que é...
Percebo-te. Por isso é que precisas de compreender porque cada pessoa diz o que diz, em vez de seguir "conselhos".

Porquê um fundo europeu? Porquê um fundo ACC? porquê um fundo dividend em vez de "normal"?

Só após perceberes e saberes responder a estas questões podes eventualmente tomar uma decisão que deve ser TUA e não pk alguém aconselhou. Mas se há coisa que aprendi em investimentos é quanto mais simples normalmente melhor. Depois a maioria das coisas acaba por ser pessoal.

Infelizmente há muitas coisas que vejo recomendadas que não fazem sentido, como ETFs americanos para investidores europeus. Ou ter a versão que distribui em vez de acc para um investidor português.

Depois há pequenas alterações que já entram um pouco no ramo das opiniões, como eu e o gajo preferirmos ETFs e o D@emoon preferir fundos. Mas aí tudo o que podemos dar são os dados e as comparações para tu tomares a decisão melhor para ti.

Ou seja, inicialmente o mais importante é investires na tua educação e seres curioso e MUITO critico. Infelizmente a forma com que a informação se dissemina mais não são os melhores locais. Seja reddit, youtube, instagram etc

Lê bons livros, por muito chato que isso possa parecer.

The Bogleheads' Guide to Investing
The Little Book of Common Sense Investing
The Four Pillars of Investing: Lessons for Building a Winning Portfolio
The Psychology of Money: Timeless lessons on wealth, greed, and happiness
A Random Walk Down Wall Street: The Best Investment Guide That Money Can Buy
Winning the Loser's Game: Timeless Strategies for Successful Investing
The Elements of Investing: Easy Lessons for Every Investor
Stocks for the Long Run: The Definitive Guide to Financial Market Returns & Long-Term Investment Strategies
Just Keep Buying: Proven ways to save money and build your wealth
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
White_assy
Mensagens: 3
Registado: 10 dez 2022 19:50
Has thanked: 2 times

Re: ETFs

Mensagem por White_assy »

Imaginando que alguém investe no V80A até um certo ponto na vida, pode fazer sentido a partir de uma certa idade começar a investir no V60A se quiser diminuir a exposição a ações? Ou seja, numa fase inicial da vida pensar numa maior componente de ações e com o passar dos anos aumentar (ou equilibrar) a exposição em obrigações mas sem nunca vender os ETF?

Sei que cada um deve fazer o seu portfolio adaptado a si, contudo parece-me uma ideia engraçada mas não sei se me está a escapar alguma coisa (fiscal, de equilíbrio entre activos, etc). Diria que com umas regras 3 simples se conseguia chegar à alocação pretendida em função da idade.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

White_assy Escreveu: 12 fev 2023 20:50 Imaginando que alguém investe no V80A até um certo ponto na vida, pode fazer sentido a partir de uma certa idade começar a investir no V60A se quiser diminuir a exposição a ações? Ou seja, numa fase inicial da vida pensar numa maior componente de ações e com o passar dos anos aumentar (ou equilibrar) a exposição em obrigações mas sem nunca vender os ETF?
Penso que estás correcto. Tb não estou a ver nenhuma questão/problema com esse plano!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Stormer
Mensagens: 97
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Re: ETFs

Mensagem por Stormer »

Infelizmente há muitas coisas que vejo recomendadas que não fazem sentido, como ETFs americanos para investidores europeus. Ou ter a versão que distribui em vez de acc para um investidor português.

Podes explicar um pouco mais detalhado para eu entender melhor, pois nunca olho para isso e tenho ETFs EUA de distribuição e queria tentar perceber melhor.

Obrigado
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Stormer Escreveu: 13 fev 2023 17:28 Infelizmente há muitas coisas que vejo recomendadas que não fazem sentido, como ETFs americanos para investidores europeus. Ou ter a versão que distribui em vez de acc para um investidor português.

Podes explicar um pouco mais detalhado para eu entender melhor, pois nunca olho para isso e tenho ETFs EUA de distribuição e queria tentar perceber melhor.

Obrigado

Tens o US Estate Tax (acima de 60k já fostes, levas 10% de imposto sobre a totalidade do investimento).

Depois é fiscalmente ineficiente receber dividendos. Porque a parte do dividendo que é sujeito a tributação (e vou assumir uma taxa final de 28%) não é capitalizada.

Ou seja, assumindo uma yield de 4%, deixas de capitalizar todos os anos 1,12%. Isto multiplicado por muitos anos cria mossa.

"ahhhhh, mas depois pagas 28% sobre as mais-valias".

Not so fast kiddo. Se estiveres na fase de desacumulação, assumindo que retiras 4% ao ano, só pagas imposto sobre a parte que retiras que constitui ganho. Mas sob a parte que foi investimento, não pagas imposto (se fores esperto, a parte do capital será a máxima possível).

E, para além disso, se não tiveres mais rendimentos, então no limite compensa-te englobares e tributares essas mais-valias a uma taxa menos elevada.
Stormer
Mensagens: 97
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Re: ETFs

Mensagem por Stormer »

Gajo Escreveu: 13 fev 2023 17:35
Stormer Escreveu: 13 fev 2023 17:28 Infelizmente há muitas coisas que vejo recomendadas que não fazem sentido, como ETFs americanos para investidores europeus. Ou ter a versão que distribui em vez de acc para um investidor português.

Podes explicar um pouco mais detalhado para eu entender melhor, pois nunca olho para isso e tenho ETFs EUA de distribuição e queria tentar perceber melhor.

Obrigado

Tens o US Estate Tax (acima de 60k já fostes, levas 10% de imposto sobre a totalidade do investimento).

Depois é fiscalmente ineficiente receber dividendos. Porque a parte do dividendo que é sujeito a tributação (e vou assumir uma taxa final de 28%) não é capitalizada.

Ou seja, assumindo uma yield de 4%, deixas de capitalizar todos os anos 1,12%. Isto multiplicado por muitos anos cria mossa.

"ahhhhh, mas depois pagas 28% sobre as mais-valias".

Not so fast kiddo. Se estiveres na fase de desacumulação, assumindo que retiras 4% ao ano, só pagas imposto sobre a parte que retiras que constitui ganho. Mas sob a parte que foi investimento, não pagas imposto (se fores esperto, a parte do capital será a máxima possível).

E, para além disso, se não tiveres mais rendimentos, então no limite compensa-te englobares e tributares essas mais-valias a uma taxa menos elevada.
Obrigado, lá se vai o meu ETF EEM :(
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Sabes que podes investir num ETF europeu para mercados emergentes?
Stormer
Mensagens: 97
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Re: ETFs

Mensagem por Stormer »

Gajo Escreveu: 13 fev 2023 17:50 Sabes que podes investir num ETF europeu para mercados emergentes?
Sim mas o EEM também existe em acumulação e na europa.
Stormer
Mensagens: 97
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Re: ETFs

Mensagem por Stormer »

Stormer Escreveu: 13 fev 2023 18:09
Gajo Escreveu: 13 fev 2023 17:50 Sabes que podes investir num ETF europeu para mercados emergentes?
Sim mas o EEM também existe em acumulação e na europa.
Mas assim que vender tenho que arranjar alternativa a este, lá se vão mais alguns neurónios.
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Stormer Escreveu: 13 fev 2023 18:09
Gajo Escreveu: 13 fev 2023 17:50 Sabes que podes investir num ETF europeu para mercados emergentes?
Sim mas o EEM também existe em acumulação e na europa.
O EEM não é comercializado na Europa.

O que tens é o EMIM aka IE00BKM4GZ66.
Stormer
Mensagens: 97
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Re: ETFs

Mensagem por Stormer »

Gajo Escreveu: 13 fev 2023 18:23
Stormer Escreveu: 13 fev 2023 18:09
Gajo Escreveu: 13 fev 2023 17:50 Sabes que podes investir num ETF europeu para mercados emergentes?
Sim mas o EEM também existe em acumulação e na europa.
O EEM não é comercializado na Europa.

O que tens é o EMIM aka IE00BKM4GZ66.
Pois é esse que devo comprar depois de vender o EEM pelas outras razões, mas encontro este no INVESTING mas não o encontro em outros sites.
Anexos
Screenshot_2.png
Screenshot_2.png (4.33 KiB) Visto 1122 vezes
Responder