Em certos bancos esse tipo de aconselhamento só é dado a pagantes
Virtua temos de abrir um tópico algo diferente, aconselhamento personalizado, e depois com a possibilidade de ter um botão para o Pay Pal
Em certos bancos esse tipo de aconselhamento só é dado a pagantes
Não era mau
O S&P 500 ali é um exemplo. Podia ser uma carteira mista. Potencialmente é mais simples estudarem se for só um activo, principalmente se for um activo conhecido com risco e retorno relativamente alto, o que teoricamente faz com que o gap seja superior.
Pretendo responder a essas questões no futuro agora que temos um canto de literacia financeira e voltei a ter um tópico meu. Mas posso dizer que eu só tenho 3 ETFs
Tem a ver também com risco, com aquilo que estamos dispostos a sentir durante a vida do nosso investimento, em tempos demonstrei que a minha carteira batia o ETF IWDA e com menos volatilidade no entanto até podia perder para o IWDA, mas secalhar preferia ter menos volatilidade e drawdowns do que ter mais rentabilidade, cada um acaba por ter o seu perfil de investimento.tcs Escreveu: ↑14 out 2022 14:10 @Virtua, o que concluir desse gráfico? Para quê termos estratégias diversificadas se no final o melhor é investirmos continuamente no S&P500, é isso?
Não tendo conhecimentos financeiros (e praticamente tudo o que sei aprendi convosco), é uma duvida que comecei a ter nos últimos 1/2 anos e para a qual ainda não tenho resposta! Valerá a pena tanta diversificação? Porque não escolher apenas fundos/ETFs que sigam determinados índices? Sinceramente desde a crise pandémica é o que tenho feito... escolhi 2 ETFs e só faço reforços nestes.
Vou estar atento! Obrigado.
D@vid, mal seria que tivesses tido um esforço de aprendizagem e otimização da carteira e no final estivesses a ter maior risco, algo não faria sentido .D@vid Escreveu: ↑14 out 2022 14:23 Tem a ver também com risco, com aquilo que estamos dispostos a sentir durante a vida do nosso investimento, em tempos demonstrei que a minha carteira batia o ETF IWDA e com menos volatilidade no entanto até podia perder para o IWDA, mas secalhar preferia ter menos volatilidade e drawdowns do que ter mais rentabilidade, cada um acaba por ter o seu perfil de investimento.
Este ano já houve momentos em que tive drawdowns superiores ao S&P 500, mas ao mesmo tempo percebo que tenho alguma exposição a obrigações e que estas estão a ter as maiores quedas dos últimos 40 anos, a diversificação no último ano não tem compensado, no futuro não sabemos.
Nunca percebi a desvantagem de ter sobreposições, que não seja a de simplificar a carteira. Até vejo uma vantagem na sobreposição de fundos, poder contornar a regra FIFO.
Uma nota. Podes diversificar de um ETF de acções mundiais para outro ETF de acções mundiais gerido por uma gestora de fundos.tcs Escreveu: ↑14 out 2022 14:50 Foi algo que me aconteceu... e que estou a tentar corrigir reforçando apenas 2 ETFs (ações e obrigações) em proporções diferentes, embora ainda mantenha alguns dos fundos antigos, porque não estou certo que a centralização do investimento em apenas 2 ativos é o melhor para mim (nível de risco, etc).
Não é que o faça atualmente mas, para mim, dá-me "maior segurança" diversificar a gestora do fundo do que propriamente diversificar por vários fundos temáticos.Gajo Escreveu: ↑14 out 2022 15:55 Uma nota. Podes diversificar de um ETF de acções mundiais para outro ETF de acções mundiais gerido por uma gestora de fundos.
Por exemplo a partir de determinado valor no IWDA, podes optar pelo VWCE (ou vice-versa). Ou por outro ETF que siga o MSCI World ou o FTSE All World.
(eu sei que um tem emergentes e outro não tem, mas olhando para o histórico e atendendo ao pouco peso do emergentes, acabam por ser "irmãos").