ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 748 times
Been thanked: 933 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Smaug_ Escreveu: 05 mar 2023 17:22 Hoje lá abri conta na T212.

Já criei duas tartes.

Uma pergunta: Se eu ativar o autoinvest o programa vai distribuir cada novo investimento de acordo com a percentagem inicial definida e com a periodicidade estipulada?
Se for assim acho uma ferramenta muito interessante.
Sim. A questão do autoinvest é que se a tua pie for 50/50 (por exemplo com dois activos). Ele vai reforçar 50/50. Por outro lado se reforçar a pie manualmente posso seleccionar o self-rebancing e ele vai fazer as compras com o objectivo de rebalancear a pie, o que pode dar origem por exemplo a compras 30/70.

Podes ver aqui na imagem ele a seleccionar pesos para rebalancear a pie, o que dá origem a valores diferentes do que coloquei na pie (que neste caso são 30/50/20).

Imagem

Se fosse só auto-invest ele ia comprar mesmo 30/50/20.

As duas coisas juntas, auto-invest com auto-rebalance seria o ideal e está em pipeline. Para já, contornei a coisa mais chata que é a transferência, fazendo transferências programadas. Depois prefiro usar o self-rebance mais do que o auto-invest. Fica ao critério de cada um, porque de momento ou é um ou outro.
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Virtua

Mensagem por Virtua »

Acabei de descobrir o custo de hedging eur/USD no chathamfinancial

https://www.chathamfinancial.com/insigh ... ging-costs
Anexos
Captura de ecrã 2023-03-05 231634.png
Captura de ecrã 2023-03-05 231634.png (147.4 KiB) Visto 2487 vezes
Smaug_
Registado: 07 jan 2023 23:12
Has thanked: 3 times
Been thanked: 3 times

Mensagem por Smaug_ »

De facto o autoinvest + rebalanceamento automático seria o ideal.
Mas mesmo assim, poder fazer o rebalanceamento sem andar a fazer contas já é bem bom.

E também posso fazer o rebalanceamento, sei lá, trimestralmente ou semestralmente. Duvido que haja um impacto muito significativo no desempenho.

Mas achei tudo tão fácil e intuitivo que até fico com dúvidas se não é bom de mais para ser verdade.
De onde vem a rentabilidade da T212?
Empréstimo de títulos?
Spread bid/ask?
Virtua

Mensagem por Virtua »

Smaug_ Escreveu: 06 mar 2023 14:29 E também posso fazer o rebalanceamento, sei lá, trimestralmente ou semestralmente. Duvido que haja um impacto muito significativo no desempenho.
Na minha "conta principal", no Invest, faço reforços anuais, nem é só o rebalanceamento. Testes que já fiz não mostram grande diferença entre reforços mensais e anuais. Também estamos a falar de reforços anuais não superiores a 10% do montante total.
Smaug_ Escreveu: 06 mar 2023 14:29 De onde vem a rentabilidade da T212? Empréstimo de títulos?
Também, mas nem é a principal fonte provavelmente. Ganham bastante nas contas CFD (aliás quem me dera que eles me pagassem um décimo do que aos afiliados de CFDs :lol: ) e estas contas "grátis" são muito a "droga de iniciação". Por outro lado estas correctoras normalmente têm venda de order flow ou as transações são "over-the-counter" onde podem potencialmente ter dark pools.

Eles usam a interactive brokers como "custodiante"/next entity in line (ler mais aqui: https://helpcentre.trading212.com/hc/en ... -ownership). A IB tb lhe deve dar uns trocos pela liquidez deles. Devem ter um acordo semelhante ao que a IB tem com a tradestation!A IB está-se a tornar para o mundo o que a Saxo faz em Portugal/Europa. A maioria dos bancos tem uma plataforma de trading. Penso que Saxo tem no Best/Big e Carregosa. Invest é com a IB.

Esta última resposta é especulativa e geral para correctoras Low-Cost. Não tenho acesso às contas da Trading 212 para confirmar, como podem imaginar.

Vou passar esta conversa para o post da Trading porque acho que tem boa info e pode interessar no futuro a quem quiser ler cenas sobre a Trading 212, em vez de ficar perdida neste tópico.
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 129 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por Louie »

Vou partilhar aqui o texto da newsletter do Portefólio Perfeito do Luís Leitão, jornalista do ECO:

Um seguro contra as quedas da Bolsa

Num mundo perfeito não haveria necessidade de ter um seguro. Mas os acidentes acontecem e não raras vezes o inesperado bate à porta. É por isso que os seguros fazem sentido para muitas famílias. Afinal, mais vale prevenir do que remediar.

Este mesmo princípio deve ser aplicado à sua carteira de investimentos. Os fundos cotados invertidos (também conhecidos como inverse, reverse, short e bear ETF - de exchange-traded fund) são vistos por muitos investidores como uma forma de ganhar dinheiro com a queda do mercado. A razão é simples: estes fundos cotados em Bolsa prometem gerar ganhos quando os mercados resvalam.

Mas atenção: os fundos invertidos podem ser mais arriscados do que os ETF tradicionais, porque foram concebidos para replicar inversamente um índice de referência durante um único dia de negociação. Não é por isso de esperar que sejam capazes de ter sucesso no longo prazo.

Isto acontece porque, para alcançarem os resultados desejados, os fundos cotados invertidos recorrem a ativos financeiros complexos, como futuros, opções, swaps e contratos forward que têm datas de vencimento e cuja gestão é feita para um período de tempo muito reduzido.

Para os investidores que seguem uma estratégia de longo prazo, os ETF invertidos são uma ferramenta útil para amenizar ou mesmo anular perdas momentâneas sem haver necessidade de recorrer a complexos produtos derivados como warrants, contratos de futuros e opções; ou mesmo para retirarem alguma pressão sobre a redução ou fecho de uma posição.

Imagine que tem 10.000 euros aplicados em ações e fundos de investimento de ações europeias e pretende reduzir para metade a exposição da sua carteira a futuras correções do mercado europeu. Para o fazer, apenas tem comprar um “seguro” através de um investimento de 5.000 euros no Lyxor Euro Stoxx 50 Daily (-1x) Inverse que é transacionado na Euronext Paris.

Se a sua carteira apresentar uma correlação muito elevada com o índice Euro Stoxx 50, que agrega as 50 maiores empresas da Zona Euro e que serve de referência a este fundo, metade da carteira ficará protegida dos deslizes do mercado: quando o mercado europeu cair 5%, a carteira desvaloriza cerca de 500 euros e, ao mesmo tempo, a posição no fundo invertido valoriza teoricamente 250 euros.

No entanto, poderá ainda proteger metade da carteira com menos dinheiro. Para isso, em vez de aplicar 5.000 euros só tem de investir 2.500 euros na versão alavancada desse fundo, o Lyxor Euro Stoxx 50 Daily (-2x) Inverse. Desta forma, conseguirá proteger à mesma metade da carteira dos tombos do mercado, mas despendendo menos dinheiro.

No último mês, o Lyxor Euro Stoxx 50 Daily (-1x) Inverse acumula uma rendibilidade de -2,4% e a versão alavancada -5,1%. Em sentido inverso tem estado o índice Euro Stoxx 50, que contabiliza uma subida de 2,5%.
Cuidados a ter antes de investir em ETF invertidos
Numa estratégia de cobertura contra as quedas do mercado, a alavancagem é uma ferramenta poderosa, que tanto pode ser muito útil como revelar-se num elemento demolidor numa carteira de investimentos.

Se, por um lado, possibilita aos investidores abrirem uma posição significativa junto de um ativo com pouco capital disponível, também contribuem para a perda da totalidade do dinheiro investido num abrir e fechar de olhos, caso as coisas não corram de feição.

No universo dos fundos cotados invertidos, há muitos produtos que oferecem esta “especiaria” aos investidores. Estes fundos carregam na sua designação expressões como “ultra”, “leverage”, “2x” ou “3x”, alavancando a exposição da carteira numa proporção que pode ir até três ou mais vez. É preciso ter um cuidado extra com estes fundos e ter bem presente alguns cuidados:
Conhecimento: Leia com atenção a ficha de informação sobre o fundo invertido que está a comprar para conhecer em detalhe como ele se comporta consoante a movimentação do seu índice de referência.
Prazo de investimento: Um fundo invertido não é um ativo para o longo prazo. Deve ser monitorizado constantemente.
Risco: Avalie o potencial risco de perda que poderá incorrer caso o mercado não se comporte de feição com as suas expectativas. Alguns fundos invertidos oferecem alavancagens de duas e três vezes.
Ricardo
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 10 times
Been thanked: 20 times

Mensagem por Ricardo »

Louie Escreveu: 08 mar 2023 14:27 Vou partilhar aqui o texto da newsletter do Portefólio Perfeito do Luís Leitão, jornalista do ECO:

Um seguro contra as quedas da Bolsa

Num mundo perfeito não haveria necessidade de ter um seguro. Mas os acidentes acontecem e não raras vezes o inesperado bate à porta. É por isso que os seguros fazem sentido para muitas famílias. Afinal, mais vale prevenir do que remediar.

Este mesmo princípio deve ser aplicado à sua carteira de investimentos. Os fundos cotados invertidos (também conhecidos como inverse, reverse, short e bear ETF - de exchange-traded fund) são vistos por muitos investidores como uma forma de ganhar dinheiro com a queda do mercado. A razão é simples: estes fundos cotados em Bolsa prometem gerar ganhos quando os mercados resvalam.

Mas atenção: os fundos invertidos podem ser mais arriscados do que os ETF tradicionais, porque foram concebidos para replicar inversamente um índice de referência durante um único dia de negociação. Não é por isso de esperar que sejam capazes de ter sucesso no longo prazo.

Isto acontece porque, para alcançarem os resultados desejados, os fundos cotados invertidos recorrem a ativos financeiros complexos, como futuros, opções, swaps e contratos forward que têm datas de vencimento e cuja gestão é feita para um período de tempo muito reduzido.

Para os investidores que seguem uma estratégia de longo prazo, os ETF invertidos são uma ferramenta útil para amenizar ou mesmo anular perdas momentâneas sem haver necessidade de recorrer a complexos produtos derivados como warrants, contratos de futuros e opções; ou mesmo para retirarem alguma pressão sobre a redução ou fecho de uma posição.

Imagine que tem 10.000 euros aplicados em ações e fundos de investimento de ações europeias e pretende reduzir para metade a exposição da sua carteira a futuras correções do mercado europeu. Para o fazer, apenas tem comprar um “seguro” através de um investimento de 5.000 euros no Lyxor Euro Stoxx 50 Daily (-1x) Inverse que é transacionado na Euronext Paris.

Se a sua carteira apresentar uma correlação muito elevada com o índice Euro Stoxx 50, que agrega as 50 maiores empresas da Zona Euro e que serve de referência a este fundo, metade da carteira ficará protegida dos deslizes do mercado: quando o mercado europeu cair 5%, a carteira desvaloriza cerca de 500 euros e, ao mesmo tempo, a posição no fundo invertido valoriza teoricamente 250 euros.

No entanto, poderá ainda proteger metade da carteira com menos dinheiro. Para isso, em vez de aplicar 5.000 euros só tem de investir 2.500 euros na versão alavancada desse fundo, o Lyxor Euro Stoxx 50 Daily (-2x) Inverse. Desta forma, conseguirá proteger à mesma metade da carteira dos tombos do mercado, mas despendendo menos dinheiro.

No último mês, o Lyxor Euro Stoxx 50 Daily (-1x) Inverse acumula uma rendibilidade de -2,4% e a versão alavancada -5,1%. Em sentido inverso tem estado o índice Euro Stoxx 50, que contabiliza uma subida de 2,5%.
Cuidados a ter antes de investir em ETF invertidos
Numa estratégia de cobertura contra as quedas do mercado, a alavancagem é uma ferramenta poderosa, que tanto pode ser muito útil como revelar-se num elemento demolidor numa carteira de investimentos.

Se, por um lado, possibilita aos investidores abrirem uma posição significativa junto de um ativo com pouco capital disponível, também contribuem para a perda da totalidade do dinheiro investido num abrir e fechar de olhos, caso as coisas não corram de feição.

No universo dos fundos cotados invertidos, há muitos produtos que oferecem esta “especiaria” aos investidores. Estes fundos carregam na sua designação expressões como “ultra”, “leverage”, “2x” ou “3x”, alavancando a exposição da carteira numa proporção que pode ir até três ou mais vez. É preciso ter um cuidado extra com estes fundos e ter bem presente alguns cuidados:
Conhecimento: Leia com atenção a ficha de informação sobre o fundo invertido que está a comprar para conhecer em detalhe como ele se comporta consoante a movimentação do seu índice de referência.
Prazo de investimento: Um fundo invertido não é um ativo para o longo prazo. Deve ser monitorizado constantemente.
Risco: Avalie o potencial risco de perda que poderá incorrer caso o mercado não se comporte de feição com as suas expectativas. Alguns fundos invertidos oferecem alavancagens de duas e três vezes.
Um jornalista promover este tipo de produtos como sendo um "seguro" deveria de ser proibido.

Faltou-lhe referir que um produto desse estilo anula qualquer tipo de estratégia e que em caso de subidas prejudicaria os seus detentores.

Isto é complicar o que é fácil... Quem quer reduzir o risco, pode sempre reduzir a exposição com menos capital ou maior diversificação da carteira.
Virtua

Mensagem por Virtua »

Invertido e alavancado. Damn... alguém gosta de perder guito. E como diz o @Ricardo estar a falar disto e usar a palavra "seguro" devia dar multa. Isto é honestamente pior que derivados. Ao menos um protective put pode ser comparado a um seguro :lol:

Honestamente acho que se eu/alguém perguntasse a esse sujeito a matemática por detrás de um produto alavancado ou invertido ele se ia enganar. Parece-me alguém até bem intencionado mas que os descobriu relativamente recentemente e está "feliz/contente" porque está a ganhar dinheiro com esta queda.

Mas gosto muito destes e dos alavancados. Qualquer dia faço simulações/experiências.
Louie

Mensagem por Louie »

Também não acho apropriado divulgar este tipo de instrumentos desta forma... já calculava que as posições aqui fossem semelhante :)
tcs
Registado: 04 out 2022 16:52
Has thanked: 49 times
Been thanked: 44 times

Mensagem por tcs »

O que se passou ontem nos mercados para esta queda tão abrupta? Não consegui acompanhar nada...

P.S. Coloquei esta dúvida aqui por eu investir apenas em ETFs, mas se calhar podíamos ter um tópico só de notícias sobre os mercados, porque na grande maioria os impactos são transversais a ETFs ou Fundos.
Louie

Mensagem por Louie »

tcs Escreveu: 10 mar 2023 09:19 O que se passou ontem nos mercados para esta queda tão abrupta? Não consegui acompanhar nada...

P.S. Coloquei esta dúvida aqui por eu investir apenas em ETFs, mas se calhar podíamos ter um tópico só de notícias sobre os mercados, porque na grande maioria os impactos são transversais a ETFs ou Fundos.
Normalmente a "análise da situação" é feita no tópico dos fundos.

Mas se calhar não era mal pensado criar um tópico dedicado a este tipo de comentários. Se bem que por vezes as coisas misturam-se facilmente.
Virtua

Mensagem por Virtua »

Louie Escreveu: 10 mar 2023 09:23
tcs Escreveu: 10 mar 2023 09:19 O que se passou ontem nos mercados para esta queda tão abrupta? Não consegui acompanhar nada...

Normalmente a "análise da situação" é feita no tópico dos fundos.
é isto. Acabamos por fazer um estilo semelhante ao que tinhamos antigamente. Este tópico fica para ETFs especifícamente enquanto o "Fundos de investimento" é mais geral, independentemente se temos fundos ou ETFs. Eu pelo menos tenho seguido essa máxima.

Em relação a ontem:

"European bank shares tumbled on Friday in the wake of a dramatic sell-off in U.S. bank stocks amid spreading jitters about the sector's vulnerability to the rising cost of money.

The global rout in bank stocks was prompted by Silicon Valley Bank, a major banking partner for the U.S. tech sector, being forced to raise fresh capital after losing $1.8 billion selling a package of bonds to meet depositor demands for cash.

Europe's STOXX banking index (.SX7P) fell more than 4% and was set for its biggest one-day slide since early June, with declines for most major lenders, including HSBC (HSBA.L), down 4.5%, and Deutsche Bank (DBKGn.DE), down 7.9%.
"
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 596 times
Been thanked: 673 times

Mensagem por D@emoon »

Geralmente os bancos têm o seu departamento de research e colocam as noticias e análises a toda a hora, por exemplo o Best tem o Zoom, com várias noticias do dia, geralmente com o research do NB:

https://www.bancobest.pt/ptg/best_zoom?post=12849
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Vila
Registado: 05 out 2022 22:50
Has thanked: 1 time

Mensagem por Vila »

Muito se fala que esta situação do banco nos USA é o inicio de uma grandeee correccao e inicio talvez de um recessao. Concordam??
Virtua

Mensagem por Virtua »

Sobre isso basicamente tenho dois pontos que sigo:

=> O ser humano é atraído pela calamidade e drama. Tudo o que mau acaba por ser exponenciado (e o bom ligeiramente neglegênciado)
=> A minha estratégia de investimento não se altera com base no que eu acho.

Nunca tive boas experiências a fazer o que eu acho que vai acontecer, pelo contrário, sempre que fui contra o meu sentimento só ganhei $. Isto porque o que o mercado paga é o risco. Quando há risco e volatilidade ganha-se mais $
CountMeIn
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 66 times
Been thanked: 22 times

Mensagem por CountMeIn »

Os Bancos Americanos começam a tombar.

Não acredito que o problema se alastre da mesma forma ao setor bancário Europeu.
Hora de reforçar, -7% hoje.

Imagem
Responder