Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 597 times
Been thanked: 674 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

1 dia antes da decisão do FED é que se lembram de colocar mais 3 bancos na calha para falir, mas o grande Powell não se vai deixar ir abaixo, amanhã é mais 0.25!!
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 85 times

Mensagem por superkinas »

Vamos ver como se vão comportar democratas e republicanos no caso da dívida do país. Se não chegarem acordo junho pode começar com mais umas quedas. Até agora maioria do que fechou positivo. Amanhã vamos ver correcção de hoje e talvez a queda de amanha.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Ouro fez máximos de sempre ou foi impressão?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 748 times
Been thanked: 933 times

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 03 mai 2023 23:06 Ouro fez máximos de sempre ou foi impressão?
Tb com dificuldade em descobrir LOL. Acho que houve um pico acima do valor actual (em usd) mas foi quando o mercado "normal" estava fechado. Mas está acima de valores de fecho. Acho é que interday foi a 2080 há uns dias.

Em euros também está praticamente em máximos históricos.
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

A 10 anos:

CSPX +13,46%
Templeton Clearbridge US +13,47%

Rmad
Registado: 04 out 2022 18:28
Has thanked: 25 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Rmad »

Bom dia a todos.

Gostaria de sugerir para discussão o seguinte tópico:

Fundos tesouraria/ mercado monetário.

Neste momento tenho parte do fundo de emergência (FE) em CA ou em produtos de capital garantido. Para o FE prefiro capital garantido mas fiz um surplus indexado à inflação para o FE e pondero alocar parte desse capital (% pequena) num dos fundos de tesouraria conheço e ando a explorar melhor.

Pondero perfil de acumulação.
Tudo isto numa perspectiva de diminuição da taxas de juro la para 2024.

Alguém usa este tipo de fundo? Entendo o conceito de tesouraria e exposição limitada ao risco no entanto os fundos que explorei andam pelos 1,0-1,8 ytd. Por agora CÁ rendem mais mas doravante não creio.

Obrigado desde já.
“I am skeptical about stock market forecasting by anybody, and particularly by bankers.” - Benjamin Graham :)

"De salientar que não faço recomendações mas sim promover a troca de ideias sobre esta temática."
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Rmad Escreveu: 04 mai 2023 13:06 Bom dia a todos.

Neste momento tenho parte do fundo de emergência (FE) em CA ou em produtos de capital garantido. Para o FE prefiro capital garantido mas fiz um surplus indexado à inflação para o FE e pondero alocar parte desse capital (% pequena) num dos fundos de tesouraria conheço e ando a explorar melhor.

Alguém usa este tipo de fundo? Entendo o conceito de tesouraria e exposição limitada ao risco no entanto os fundos que explorei andam pelos 1,0-1,8 ytd. Por agora CÁ rendem mais mas doravante não creio.

Obrigado desde já.
O meu FE é o IMGA Money Market https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F00000JOE5 , porque não tem praticamente volatilidade, está disponível no banco onde tenho os investimentos, e se precisar do capital em 1/2 dias está na conta, no entanto para quem se iniciar agora em fazer um FE o melhor é optar por CAs ou se conseguir algum DP de pelo menos 3,5%.

Virtua

Mensagem por Virtua »

Alguém usa este tipo de fundo? Entendo o conceito de tesouraria e exposição limitada ao risco no entanto os fundos que explorei andam pelos 1,0-1,8 ytd. Por agora CA rendem mais mas doravante não creio.

Obrigado desde já.
A terceira parte dos posts "como funcionam ETF de obrigações" por acaso vou falar disso. Usei o iShares € Govt Bond 0-1yr UCITS ETF como exemplo mesmo por isso. Para já tem uma yield de 3.0%. Para quem já tem 250k em CA é uma alternativa (e para quem não pode investir em CA também). No final deste ano estima-se que a YTM esteja entre os 3.75% e os 4%. Nessa altura deverá ser um investimento superior aos CA em termos de rentabilidade.

Para quem pode colocar nos CA não vejo, ainda, razão para colocar liquidez noutro local.

O iShares € Govt Bond 0-1yr UCITS ETF está com 0.64% YTD. Quem investiu em CA desde o início do ano deve estar +/- com 0.9 a 1% YTD.

P.S. Que fundo de exploraste? 1%+ YTD para tesouraria parece-me demasiado alto.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 04 mai 2023 13:47

Alguém usa este tipo de fundo? Entendo o conceito de tesouraria e exposição limitada ao risco no entanto os fundos que explorei andam pelos 1,0-1,8 ytd. Por agora CA rendem mais mas doravante não creio.

Obrigado desde já.

Não são de tesouraria, são de obrigações de curto prazo, como o Eurobic Tesouraria ou Caixa Disponível entre outros, para mim actualmente fundo de tesouraria não há muitos para além do IMGA que mencionei, até mesmo pela categorização dada pela Morningstar.

Virtua

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 04 mai 2023 14:39 Não são de tesouraria, são de obrigações de curto prazo, como o Eurobic Tesouraria ou Caixa Disponível entre outros, para mim actualmente fundo de tesouraria não há muitos para além do IMGA que mencionei.
Porvavelmente nunca pensei nisso, até porque conceitos portugueses/europeus é coisa que não me assiste muito. O que é Tesouraria e o que difere de "obrigações de curto prazo"? O uso de papel comercial nesse fundo?

De qualquer das formas se o fim/objectivo é o mesmo sou indiferente aos termos. Mas fiquei curioso porque esse é de tesouraria e os outros de obrigações de muito curto prazo.

Nos EUA treasury bills são money market (obrigações de muito curto prazo do governo americano, menos de um ano).

"The U.S. government issues Treasury bills in the money market, with maturities ranging from a few days to one year.".

https://www.investopedia.com/terms/m/moneymarket.asp
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 04 mai 2023 14:49
D@emoon Escreveu: 04 mai 2023 14:39 Não são de tesouraria, são de obrigações de curto prazo, como o Eurobic Tesouraria ou Caixa Disponível entre outros, para mim actualmente fundo de tesouraria não há muitos para além do IMGA que mencionei.
Porvavelmente nunca pensei nisso, até porque conceitos portugueses/europeus é coisa que não me assiste muito. O que é Tesouraria e o que difere de "obrigações de curto prazo"? O uso de papel comercial nesse fundo?

De qualquer das formas se o fim/objectivo é o mesmo sou indiferente aos termos. Mas fiquei curioso porque esse é de tesouraria e os outros de obrigações de muito curto prazo.

Nos EUA treasury bills são money market (obrigações de muito curto prazo do governo americano, menos de um ano).

"The U.S. government issues Treasury bills in the money market, with maturities ranging from a few days to one year.".

https://www.investopedia.com/terms/m/moneymarket.asp
Geralmente obrigações de curto prazo são papel comercial e obrigações, tesouraria/mercado monetário também podem ter o mesmo mas a maior parte são depósitos a prazo, daí a volatilidade ser mais baixa, se fores ver as carteiras do IMGA em comparação ao Eurobic vê-se logo isso, mas também não sei que fundos o Rmad andou a investigar, mas em Portugal não há muitos mais.

Virtua

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 04 mai 2023 14:55 Geralmente obrigações de curto prazo são papel comercial e obrigações, tesouraria/mercado monetário também podem ter o mesmo mas a maior parte são depósitos a prazo, daí a volatilidade ser mais baixa, se fores ver as carteiras do IMGA em comparação ao Eurobic vê-se logo isso, mas também não sei que fundos o Rmad andou a investigar, mas em Portugal não há muitos mais.
Não sei se considero só os fundos focados em DP como os de tesouraria, embora pelos vistos é o que a Morningstar faz. Mas tb não seria a primeira vez que discordaria deles.

Mas até percebo. Estão a considerar tesouraria foco em produtos não cotados (depósitos e se calhar papel comercial até 3 meses), vs obrigações de curto prazo (que pode ter a mesma maturidade mas são cotados).

Suponho que o money market englobe os dois estilos.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 04 mai 2023 15:03
D@emoon Escreveu: 04 mai 2023 14:55 Geralmente obrigações de curto prazo são papel comercial e obrigações, tesouraria/mercado monetário também podem ter o mesmo mas a maior parte são depósitos a prazo, daí a volatilidade ser mais baixa, se fores ver as carteiras do IMGA em comparação ao Eurobic vê-se logo isso, mas também não sei que fundos o Rmad andou a investigar, mas em Portugal não há muitos mais.
Não sei se considero só os fundos focados em DP como os de tesouraria, embora pelos vistos é o que a Morningstar faz. Mas tb não seria a primeira vez que discordaria deles.

Mas até percebo. Estão a considerar tesouraria foco em produtos não cotados (depósitos e se calhar papel comercial até 3 meses), vs obrigações de curto prazo (que pode ter a mesma maturidade mas são cotados).

Suponho que o money market englobe os dois estilos.
Acho é que ao longo do tempo as coisas se têm alterado um pouco nesses conceitos, provavelmente há uns anos um fundo de tesouraria seriam só depósitos, hoje em dia já colocam mais alguma coisa porque senão o fundo vai sempre dar 0% ou com quedas devido a impostos, e depois já metem o "monetário" no nome, mas acabo por concordar com a Morningstar no geral como classificam, mas até acho que já não existe a classificação de "tesouraria".

Por exemplo este IMGA é Mercado Monetário porque tem maioria em depósitos mas também obrigações de curto prazo, já eles têm um que é o IMGA Liquidez que é mesmo de obrigações de ultra curto prazo porque já não têm depósitos...os nomes é que muitas vezes também confundem, como Eurobic Tesouraria...

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Bem, conclusão dos últimos dois dias:

FED acabou o aumento de juros, em Junho já não aumenta.
BCE mais duas subidas de 0,25 nas próximas duas reuniões.

Conclusões minhas, porque o senhor Powell e a senhora Lagarde, continuam com ar de poucos amigos e a mandar sinais que são muito agressivos e que isto só acaba com inflação nos 2%.

Rmad
Registado: 04 out 2022 18:28
Has thanked: 25 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Rmad »

Virtua Escreveu: 04 mai 2023 13:47

Obrigado desde já.
A terceira parte dos posts "como funcionam ETF de obrigações" por acaso vou falar disso. Usei o iShares € Govt Bond 0-1yr UCITS ETF como exemplo mesmo por isso. Para já tem uma yield de 3.0%. Para quem já tem 250k em CA é uma alternativa (e para quem não pode investir em CA também). No final deste ano estima-se que a YTM esteja entre os 3.75% e os 4%. Nessa altura deverá ser um investimento superior aos CA em termos de rentabilidade.

Para quem pode colocar nos CA não vejo, ainda, razão para colocar liquidez noutro local.

O iShares € Govt Bond 0-1yr UCITS ETF está com 0.64% YTD. Quem investiu em CA desde o início do ano deve estar +/- com 0.9 a 1% YTD.

Espreitei a oferta do BB.
Salvo erro Nb capital e Nb capital plus entre outros com tecto risco máximo até 2 dentro da categoria.

Obrigado a todos pelos inputs.
Vamos reavaliando até começarem a baixar a taxa directora. Para 2% de inflação ainda vai durar um pouco.
“I am skeptical about stock market forecasting by anybody, and particularly by bankers.” - Benjamin Graham :)

"De salientar que não faço recomendações mas sim promover a troca de ideias sobre esta temática."
Responder