=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Educação Académica em Mercados Financeiros

Viram, ouviram ou leram ao interessante? Partilhem!!
Responder
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Educação Académica em Mercados Financeiros

Mensagem por CountMeIn »

Boa noite a todos,

Tenho uma Licenciatura numa área nada relacionada com finanças, gestão ou semelhantes. Contudo, gostava de ter alguma formação académica em Finanças.
Pessoalmente teria interesse em aprofundar o meu conhecimento técnico, contabilístico e processual de como funcionam as empresas, a sua contabilidade, os mercados financeiros e alguns ativos que não tive oportunidade de aprender como seguros de capitalização, swaps etc...

Não é nada fixo, mas até me imagino a gostar de entrar profissionalmente na área, talvez numa empresa que goste e conheça, como responsável pelas Relações com os Investidores.

Posto isto, procurava sugestões e ideias de cursos, pós-graduações ou outros que alguns de vocês possam sugerir. Preferencialmente algo que fosse com várias horas e que tocasse em vários pontos ao invés de fazer 4-5 cursos diferentes. O custo também convém ser "comportável". Algum material gratuito é naturalmente aceite também.

Obrigado a todas as partilhas que apareçam!
Louie
Mensagens: 254
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 104 times
Been thanked: 73 times

Re: Educação Académica em Mercados Financeiros

Mensagem por Louie »

Eu acho que deverias analisar a oferta existente das universidades mais reputadas na área (Nova SBE, Católica, ISEG, ISCTE, Porto BS) e ver o que melhor se adequa a ti.
Provavelmente o ideal seria algo dentro da formação de executivos, um mestrado ou pós graduação.
Tens aqui um exemplo:
https://www.novasbe.unl.pt/pt/cursos/me ... resentacao
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1720
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 579 times
Been thanked: 710 times

Re: Educação Académica em Mercados Financeiros

Mensagem por Virtua »

Qual a zona que pretendes? Lisboa? Porto?

Independentemente de tudo posso recomendar o CFA ou o FRM. São internacionalmente reconhecidos e dão trabalho para caraças, mas estudas em casa. Só tens de te deslocar para fazer os exames.

Os valores são bastante aceitáveis pelo conhecimento e reconhecimento obtido.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Louie
Mensagens: 254
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 104 times
Been thanked: 73 times

Re: Educação Académica em Mercados Financeiros

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 23 mai 2023 11:55 Qual a zona que pretendes? Lisboa? Porto?

Independentemente de tudo posso recomendar o CFA ou o FRM. São internacionalmente reconhecidos e dão trabalho para caraças, mas estudas em casa. Só tens de te deslocar para fazer os exames.

Os valores são bastante aceitáveis pelo conhecimento e reconhecimento obtido.
Isso não é demasiado exigente? Poderá ser uma tarefa difícil para quem não tem formação de base na área...
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Educação Académica em Mercados Financeiros

Mensagem por CountMeIn »

Eu não tenho formação nenhuma de base nesta área. Tudo o que sei fui aprendendo online e em livros.
Sinto que a parte onde tenho mais dificuldade é contabilidade e análise fundamental etc...

Pergunto-me se não faria sentido tirar antes uma licenciatura em Finanças (como a do ISEG p. ex.) antes de me ir pôr em CFA (que tem uma taxa de sucesso a rondar os 40% lol)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1720
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 579 times
Been thanked: 710 times

Re: Educação Académica em Mercados Financeiros

Mensagem por Virtua »

Louie Escreveu: 23 mai 2023 14:26 Isso não é demasiado exigente? Poderá ser uma tarefa difícil para quem não tem formação de base na área...
Depende. Exigente em trabalho, não em dificuldade. Para quem é da área (como eu) o CFA é fácil, MAS não menos trabalhoso porque o problema é a extensão da matéria. São 3000 páginas A4 para cada um dos três exames.

Posso dizer que há muito engenheiro a tirar o CFA a nível mundial ;-) Se tiveres dois dedos de testa e vontade nem é de pensar duas vezes na minha opinião. O CFA é muito geral.. O ideal é DEPOIS é que se deve especalizar acho eu!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1720
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 579 times
Been thanked: 710 times

Re: Educação Académica em Mercados Financeiros

Mensagem por Virtua »

CountMeIn Escreveu: 23 mai 2023 14:45 que tem uma taxa de sucesso a rondar os 40% lol
40/50% em cada exame. Apenas 12.5% das pessoas que começam acabam o CFA. O problema não está na dificuldade. Posso falar por mim. O problema está em que tens de ter muita auto disciplina para estudar por ti.

Para seres CFA tb precisas de ter trabalhado x anos (acho que 3 na área). Tens de pensar o que achas melhor tu.

Se falaste no ISEG suponho que a zona seja Lisboa. Tens duas opções TOP para licenciatura. Católica e Nova. ISCTE tb é +/-. Dificilmente eu ia para o ISEG.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Louie
Mensagens: 254
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 104 times
Been thanked: 73 times

Re: Educação Académica em Mercados Financeiros

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 23 mai 2023 14:45
Louie Escreveu: 23 mai 2023 14:26 Isso não é demasiado exigente? Poderá ser uma tarefa difícil para quem não tem formação de base na área...
Depende. Exigente em trabalho, não em dificuldade. Para quem é da área (como eu) o CFA é fácil, MAS não menos trabalhoso porque o problema é a extensão da matéria. São 3000 páginas A4 para cada um dos três exames.

Posso dizer que há muito engenheiro a tirar o CFA a nível mundial ;-) Se tiveres dois dedos de testa e vontade nem é de pensar duas vezes na minha opinião. O CFA é muito geral.. O ideal é DEPOIS é que se deve especalizar acho eu!
Sim, concordo. Quando se quer muito uma coisa, arranja-se forma de a ter/fazer.

Para um engenheiro não deve ser muito difícil tirar o CFA mas se para um sociólogo ou um psicólogo o caso muda de figura :lol:
Ou seja, quem não tiver bases de matemática ou cálculo, pode passar um mau bocado.
CountMeIn Escreveu: 23 mai 2023 14:45 Eu não tenho formação nenhuma de base nesta área. Tudo o que sei fui aprendendo online e em livros.
Sinto que a parte onde tenho mais dificuldade é contabilidade e análise fundamental etc...

Pergunto-me se não faria sentido tirar antes uma licenciatura em Finanças (como a do ISEG p. ex.) antes de me ir pôr em CFA (que tem uma taxa de sucesso a rondar os 40% lol)
Numa licenciatura vais apanhar coisas genéricas que não te irão aportar grande valor (cadeiras de direito, sociologia...) a não ser que consigas algumas equivalências. Além de que serão 3 anos... Enquanto num mestrado/pós graduação terás à volta de 1/2 anos. Ou então +/- ao teu ritmo seguindo a sugestão do Virtua. Mas tens de ser tu a pesar tudo isto e a ver o tempo e dinheiro investido para trabalhar na área.

Posso estar enganado, mas a sensação que tenho é que a generalidade dos analistas financeiros ou de quem trabalha na área tem formação universitária na área e depois de já estar a trabalhar é que acaba por tirar o CFA. Pode ser algo a considerares para o teu plano de carreira por exemplo. Acho que deves pensar bem nisto tudo, decidir o que queres, definir um plano e depois estabelecer objetivos de acordo com o horizonte temporal.
Dificilmente eu ia para o ISEG.
Porquê?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1720
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 579 times
Been thanked: 710 times

Re: Educação Académica em Mercados Financeiros

Mensagem por Virtua »

Louie Escreveu: 23 mai 2023 15:01 Porquê?
Acabei de responder a uma pergunta de porquê só usar ETF da ishares, vanguard e SPDR da mesma forma que te vou responder.

"Não é propriamente que os outros sejam maus mas se posso ter os melhores porque haveria de escolher outra opção?"
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Educação Académica em Mercados Financeiros

Mensagem por CountMeIn »

Virtua Escreveu: 23 mai 2023 15:04
Louie Escreveu: 23 mai 2023 15:01 Porquê?
Acabei de responder a uma pergunta de porquê só usar ETF da ishares, vanguard e SPDR da mesma forma que te vou responder.

"Não é propriamente que os outros sejam maus mas se posso ter os melhores porque haveria de escolher outra opção?"
Porque é mais barato parece-me um bom argumento.
Vou continuar à procura das opções disponíveis.

Honestamente não vou seguir, para já, a via do CFA, é demasiado para mim e tenho medo de não me conseguir orientar para o concluir com sucesso.

A via das pós graduações (vi uma no ISCTE interessante) é a mais atrativa para mim de momento, mas tenho medo de não ter bases suficientes para conseguir aproveitar e aprender.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1720
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 579 times
Been thanked: 710 times

Re: Educação Académica em Mercados Financeiros

Mensagem por Virtua »

CountMeIn Escreveu: 26 mai 2023 21:19
Virtua Escreveu: 23 mai 2023 15:04
Louie Escreveu: 23 mai 2023 15:01 Porquê?
Acabei de responder a uma pergunta de porquê só usar ETF da ishares, vanguard e SPDR da mesma forma que te vou responder.

"Não é propriamente que os outros sejam maus mas se posso ter os melhores porque haveria de escolher outra opção?"
Porque é mais barato parece-me um bom argumento.
Vou continuar à procura das opções disponíveis.

Honestamente não vou seguir, para já, a via do CFA, é demasiado para mim e tenho medo de não me conseguir orientar para o concluir com sucesso.

A via das pós graduações (vi uma no ISCTE interessante) é a mais atrativa para mim de momento, mas tenho medo de não ter bases suficientes para conseguir aproveitar e aprender.
Não há nada que eu possa fazer contra o teu medo. :mrgreen: Qualquer coisa fica aqui o tópico para tirares dúvidas :lol: Merdas quantitativas estás a vontade que ajudo-te. Cenas de análise qualitativa ou subjectiva (onde incluo relatórios de empresas e afins) não sei quase nada.

Qual é o syllabus da pós-graduação do ISCTE? Já lá tirei uma cena curta de executive learning e só tenho coisas boas a dizer. Valeu bem aos 50 euros à hora. E eu sou um gajo exigente.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder