ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
paulsky
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 42 times
Been thanked: 11 times

Re: ETFs

Mensagem por paulsky »

Virtua Escreveu: 24 mai 2023 21:51
paulsky Escreveu: 24 mai 2023 18:56
Virtua Escreveu: 24 mai 2023 18:39 São o mesmo ETF cotado em moedas e praças diferentes. Em termos de performance não tem impacto mas eu recomendo sempre o em EUR.

https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 10#listing
Existe alguma diferença ou beneficio fiscal em escolher uma praça em vez de outra praça se todas forem em EUR?
Que eu tenha conhecimento não. O ideal é a com mais liquidez, só isso.
Reparei agora que o mesmo ETF (com o ticket VHYL em Euro) tem varias versões em euro mas os preços, gráficos, e dividendos sao completamente diferentes...!? Isto é normal? Eu entendo que o ETF esta em diferentes Stock Exchanges mas os valores e performance nao deveria ser o mesmo?
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 129 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por Louie »

Kosta Escreveu: 24 mai 2023 21:06
Louie Escreveu: 24 mai 2023 12:45 E se tornasses a carteira mais simples reduzindo-a 2 ETF's?

O IWDA + 1 de Bonds é suficiente, facilita-te os rebalanceamentos da carteira e reduz-te os custos de transação ;)
Quando criei esta minha primeira carteira optei pelo IWDA + CSPX porque não soube escolher apenas um e até vejo mais vantagem no CSPX por causa da TER mais baixa.
Nas Bonds a mesma situação, aggregate ou government? Meti os dois, os custos são os mesmos seja um etf ou vários, a grande questão é se realmente não deveria ter tido outra opções, daí a minha questão ;)
Bem... convém colocar as coisas em perspectiva.

Reduzir os custos passando de uma TER de 1,5% ou 2%+ para 0,20% é considerável. Reduzir de 0,20% para 0,07% parece-me a mim ser neste caso negligenciável porque estamos a falar de ativos diferentes. Se seguissem o mesmo índice era compreensível mas não é o caso.

Cerca de 60% do IWDA é o S&P500, ou seja já existe uma grande exposição aos EUA. Se investires só no CSPX vais perder os restantes 40% de diversificação aos restantes mercados desenvolvidos. Será que esta perda de diversificação é compensada pela poupança de 0,13% na TER?
Estarás a apostar que os EUA irão ter desempenho superior relativamente aos restantes e isso não aconteceu entre 2000 e 2010 por exemplo. Neste momento em YTD os EUA vão atrás dos restantes. O futuro ninguém sabe, por isso se diz que a diversificação é o único almoço grátis nos mercados.

Nas Bonds o raciocínio é semelhante. "Por definição" deve-se investir na nossa divisa (EUR neste caso) portanto Euro GOV será sempre uma boa decisão, até porque o objetivo das Bonds é estabilizar a carteira e não tanto gerar retornos máximos. Essa é a parte das Stocks. No entanto o AGG além de Euro GOV permite também ter diversificação a outras divisas, principalmente ao dólar que é a divisa de reserva mundial e supostamente a última a cair, e o desempenho do AGG não tem sido mau. Portanto aqui qualquer um dos dois será boa decisão.

A meu ver o combo IWDA+AGG é suficiente e permite-te estar bem diversificado. Set it and forget it ;)
Kosta
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 71 times
Been thanked: 26 times

Mensagem por Kosta »

Louie Escreveu: 25 mai 2023 09:48 A meu ver o combo IWDA+AGG é suficiente e permite-te estar bem diversificado. Set it and forget it ;)
Excelente analise, a minha opinião sobre o CSPX talvez esteja um pouco enviesada devido aos livros que li sobre investimentos terem origem americana e estarem muito focados no S&P500 e no baixo custo da gestão.

E por falar em custos se alguém tiver títulos guardados em bancos e quiser partilhar as taxas pagas entre transações e custodia eu agradecia, já andei a "escavar" os preçários mas a informação nem sempre é clara e depois existem preços diferentes entre banco/plataformas de trading, com ou sem rotação de ativos e até sobre o capital investido.
Kosta

Mensagem por Kosta »

Já li e reli a matéria do fórum sobre o funcionamento dos ETFs de obrigações mas ainda tenho duvidas, o mecanismo é muito diferente de uma obrigação com termo e taxa fixa e há questões ainda sem resposta.

Vou usar o MTX como exemplo para um investimento de 1k....
Yield (%) 3.17
Duration (Years) 7.19
Modified Duration 7.05
Maturity (Years) 8.78

Esta taxa é fixa ou pode variar?
Irei receber os 3.17% anualmente ou pode variar mas no final dos 7/8 anos a média será essa?
É mais importante o período da duração ou maturidade?
Quando são pagos os cupões e como? O juros é somado aos €1000 investidos?
O que acontece quando a maturidade for atingida?
É possível perder dinheiro na venda mesmo tendo atingido a maturidade?
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 932 times

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 30 mai 2023 12:40 Já li e reli a matéria do fórum sobre o funcionamento dos ETFs de obrigações mas ainda tenho duvidas, o mecanismo é muito diferente de uma obrigação com termo e taxa fixa e há questões ainda sem resposta.

Vou usar o MTX como exemplo para um investimento de 1k....
Yield (%) 3.17
Duration (Years) 7.19
Modified Duration 7.05
Maturity (Years) 8.78

Irei receber os 3.17% anualmente ou pode variar mas no final dos 7/8 anos a média será essa?
Boas perguntas. Tenho de ver se faço um terceiro post sobre ETFs obrigacionistas. Respondendo às questões:

Varia. Um ETF obrigacionista é como uma carteira de obrigações em que as obrigações não são levadas até à maturidade. Ele têm de manter uma maturidade média em linha com o objectivo do ETF. Logo isso faz com que com o passar do tempo tenham de vender as obrigações com maturidades mais curtas e substituir por obrigações mais longas, subindo a maturidade média. Se não substituíssem a maturidade média ia, naturalmente, diminuindo até ao ponto que saía dos objectivos do ETF. É como um rebalanceamento da maturidade, if you will

Ambos são importantes, sendo que são coisas diferentes. Duration é a sensibilidade do ETF a alterações na Yield média, maturidades são as maturidade das obrigações, nada demais.Neste caso a modified duration é de 7.05. Se a yield média do ETF subir 1 ponto percentual o ETF vai cair 7.05%. Se a yield subir 2 p.p. o ETF vai descer 14.1% e por aí adiante.

Depende se são fundos ACC ou INC

Na maioria dos casos, como do ETF que aí colocaste, a maturidade nunca é atingida porque vão substituindo as obrigações para estar dentro da maturidade desejada. Por isso é que há fundos 5/7 anos, 20+ anos etc etc

Sem voltar a explicar que não atingem a maturidade vamos fazer o exercício que acho que faz lógica. Se investires pelo tempo que era a maturidade média aquando da compra do ETF provavelmente vais ter uma rentabilidade aproximada da yield média aquando da compra do ETF. São os melhores dados de perspectiva de rentablidade que temos. Não vai ser literal mas estudos mostram 80% a 90% de precisão, caso não haja um cataclismo como 2008.
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Kosta

Mensagem por Kosta »

Obrigado Virtua.

Então se bem entendi não existe maturidade, apenas uma média de todas as obrigações incluídas no pacote que serve para classificar o produto.
A taxa pode variar mas regra geral quando manténs até à "maturidade média" também a Yield estará na média anunciada.

No entanto tenho mais umas questões, vou repetir a primeira tendo em conta um ETF acc:

Sabendo que uma balanceia a outra, o que compensa mais, a subida do preço do ETF ou a subida da Yield?
E por ultimo, a queda de 7% no ETF por cada ponto a mais na Yield pode ser desastroso numa venda em tempos de inflação, como evitar isso?
Virtua

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 30 mai 2023 20:23 Então se bem entendi não existe maturidade, apenas uma média de todas as obrigações incluídas no pacote que serve para classificar o produto.
Isso.
Kosta Escreveu: 30 mai 2023 20:23 A taxa pode variar mas regra geral quando manténs até à "maturidade média" também a Yield estará na média anunciada.
Aproximadamente, excluindo cataclismos. Fiz já esse estudo. Tenho que o postar aqui um dia desses. Mas sim, entre 80 a 90% de probabilidade. O problema são só os outros 20%, claro. Quando está tudo bem não há problemas :lol:
Kosta Escreveu: 30 mai 2023 20:23 Quando são pagos os cupões e como? O juros é somado aos €1000 investidos?
Podes aceder a todas as posições dos ETFs. Por acaso gosto muito dos ishares mesmo por isso, é supersimples no site deles. No caso do ishares 0-1 eur gov que usei nos meus artigos (e foi o que estudei por razões profissionais). Sim, para efeitos práticos "é somado".

Tens aqui a maior posição deles. Podes ir pesquisar a obrigação e ver quando paga o cupão por exemplo (atenção que quando paga para o fundo não é necessáriamente quando ele distribui). O fundo pode ter 1000 obrigações e só distribuir uma vez por ano por exemplo. Vai acumulando até à distribuição.

ishares_0_1.png
ishares_0_1.png (12.03 KiB) Visto 2787 vezes
Kosta Escreveu: 30 mai 2023 20:23 Sabendo que uma balanceia a outra, o que compensa mais, a subida do preço do ETF ou a subida da Yield?
Queres dizer a subida do preço do ETF via cupões vs a descida do preço do ETF por causa de subida da yield? Ambas, os cupões e a yield têm impacto no preço do ETF. Era isso que querias dizer?
Kosta Escreveu: 30 mai 2023 20:23 E por ultimo, a queda de 7% no ETF por cada ponto a mais na Yield pode ser desastroso numa venda em tempos de inflação, como evitar isso?
Não comprar ETFs com yield de 0. Ou podes comprar inflation protected bonds. Mas se as "normais" já são complicadas de coompreender não ecomendo passares já para tentar perceberes as inflation protected. Acho que muita gente ficou parvo quando as inflation protected cairam o ano passado 7% quando a inflação foi de 9% LOL

Mas basicamente compras o ETF como uma obrigação, se queres com periodos mais curtos compras maturidades mais curtas, ou o oposto. Deves alinhar o ETF ao teu período de investimento, no sentido que não deves ter um ETF com maturidade média superior ao teu período de investimento. Pelo menos na minha opinião (este último parágrafo não é preto ou branco, é mais uma opinião/rule of thumb).
Kosta

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 30 mai 2023 22:08 Podes aceder a todas as posições dos ETFs. Por acaso gosto muito dos ishares mesmo por isso, é supersimples no site deles. No caso do ishares 0-1 eur gov que usei nos meus artigos (e foi o que estudei por razões profissionais). Sim, para efeitos práticos "é somado".

Tens aqui a maior posição deles. Podes ir pesquisar a obrigação e ver quando paga o cupão por exemplo (atenção que quando paga para o fundo não é necessáriamente quando ele distribui). O fundo pode ter 1000 obrigações e só distribuir uma vez por ano por exemplo. Vai acumulando até à distribuição.
Tinha interesse em saber para acompanhar e entender o mecanismo mas já percebi que não existe uma data certa, tipo quando o ETF comprado faz anos ou no primeiro dia do ano etc....
Virtua Escreveu: 30 mai 2023 22:08 Queres dizer a subida do preço do ETF via cupões vs a descida do preço do ETF por causa de subida da yield? Ambas, os cupões e a yield têm impacto no preço do ETF. Era isso que querias dizer?
Li algures que o preço das Bonds não é importante mas sim as Yields, depois de fazer contas não sei se será bem assim.
Por exemplo, a cotação do MTX em 2022 caiu quase 20%, com a descida da inflação é previsível que a curto/médio prazo tenha uma recuperação para valores de 2021, consequentemente a Yield também deverá cair para valores perto de zero. Tendo isto em conta não será mais rentável a subida da cotação do que a Yield nesta fase?
Virtua Escreveu: 30 mai 2023 22:08 Não comprar ETFs com yield de 0. Ou podes comprar inflation protected bonds. Mas se as "normais" já são complicadas de coompreender não ecomendo passares já para tentar perceberes as inflation protected. Acho que muita gente ficou parvo quando as inflation protected cairam o ano passado 7% quando a inflação foi de 9% LOL

Mas basicamente compras o ETF como uma obrigação, se queres com periodos mais curtos compras maturidades mais curtas, ou o oposto. Deves alinhar o ETF ao teu período de investimento, no sentido que não deves ter um ETF com maturidade média superior ao teu período de investimento.
That's it, faz todo o sentido e parece que é boa altura para colocar aquele ETF de obrigações nas carteiras que estava em falta, sei que a função das bonds não é propriamente trazer altas rentabilidades mas ninguém quer manter um ativo durante anos e quando decidir vender está com perdas de 20 ou 30%.

Estas questões e respetivas respostas deviam ser agregadas no tópico das obrigações, pesquisei imenso por essa internet e não encontrei em lado nenhum matéria para satisfazer as minhas duvidas.
Virtua

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 31 mai 2023 12:08 Li algures que o preço das Bonds não é importante mas sim as Yields, depois de fazer contas não sei se será bem assim.
Está correcto, embora me pareça demasiado técnico o que leste. O preço das bonds é derivado da yield, logo a yield é o principal. Mas isso são coisas relativamente avançadas.

Para nós o que nos interessa é a yield média e a duration. Quando maior a yield mais o preço do ETF vai subir via "juros", quanto mais alto a duration mais sensível o preço do ETF a alterações na Yield.

Uma coisas pode compensar a outra. Por exemplo o impacto que houve foi mais alto que o normal excatamente porque foi uma subida de 0 para 3%. Teria menos imapcto de fosse de 3% para 6% (poque o impacto via duration seria o mesmo mas pelos haveria alguma yield para criar rentabilidade).

Um ETF com yield de 0 só ganhar (ou perde) via alteração da yield, tendo a consideração o valor da duration. Ninguém (ou quase ninguém) comprava obrigações alemãs com yield de -0.5% porque queria perder dinehrio. Muita gente era a especular que a yield ainda ia para -1%.
Kosta Escreveu: 31 mai 2023 12:08 Por exemplo, a cotação do MTX em 2022 caiu quase 20%, com a descida da inflação é previsível que a curto/médio prazo tenha uma recuperação para valores de 2021, consequentemente a Yield também deverá cair para valores perto de zero.
A yield não tem de descer. Se se mantiver estável o ETF vai ganhar 3.17% ao ano (yield média sem ganho/perda devido a duration). Demoraria 5 anos +/- a recuperar os 15/16%. É mais ou menos o período que eu penso que vai demorar a voltar a valores do fim do bull market obrigaccionista (o pico de finais de 2020, primeira metade de 2021).
Kosta Escreveu: 31 mai 2023 12:08 Estas questões e respetivas respostas deviam ser agregadas no tópico das obrigações, pesquisei imenso por essa internet e não encontrei em lado nenhum matéria para satisfazer as minhas duvidas.
Eventualmente serão. Não percebo bem porquê mas muita gente acha as obrigações (e respectivos ETFs) assunto complicado. Como é algo que gosto e até acho simples (nesta perspectiva plain vanilla que temos) é assunto que pretendo continuar a explorar ;-)
jcab
Registado: 04 out 2022 11:32
Has thanked: 14 times
Been thanked: 20 times

Mensagem por jcab »

No banco best coloquei uma ordem de compra de ETFs a um preço fixo demasiado baixo.
Onde é que verifico as ordens pendentes? Já estou 30 minutos à procura na página web e nada…
Virtua

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 05 jun 2023 15:57 No banco best coloquei uma ordem de compra de ETFs a um preço fixo demasiado baixo.
Onde é que verifico as ordens pendentes? Já estou 30 minutos à procura na página web e nada…
Liga para o call center ou o teu gestor! Têm que sevir para alguma coisa.
3rdWorldBuffett
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 68 times

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Quem comprou QQQ3 no início do ano nesta altura já está em condições de liquidar a posição e comprar uma ilha.
Virtua

Mensagem por Virtua »

100Medos
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 12 times
Been thanked: 58 times

Mensagem por 100Medos »

Boas,

Relativamente às recomendações da 1ª página, e concretamente ao ETF mundial dos mercados desenvolvidos (IWDA), questiono se não haverá atualmente melhores opções.
Pergunto isto porque surgiram alguns fundos similares com TERs mais baixas, e que começam a ter alguma dimensão, bem como histórico para análise.
Ficando-nos apenas pelos “3 grandes” (BlackRock, Vanguard e StateStreet) encontro duas opções com TERs de 0,12% (vs IWDA com TER 0,20%)

Sei que o preço não é tudo, mas gostava de “ouvir” a vossa opinião relativamente aos seguintes fundos, como alternativas ao IWDA:
IE00BK5BQV03 - VGVF - Vanguard FTSE Developed World UCITS ETF Acc
IE00BFY0GT14 - SPPW - SPDR MSCI World UCITS ETF

Gosto particularmente do da Vanguard e embora a performance não seja diretamente comparável (índices diferentes - FTSE vs MSCI) a tracking difference é-lhe favorável.

Estarei a ver mal a coisa ?
Alguma desvantagem ou contra-indicação em comprar antes este ?

Grato,
cumprimentos!
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 129 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por Louie »

Se vires bem, não existem grandes diferenças de performance entre eles:

https://www.justetf.com/en/find-etf.htm ... tab=return

Sobre os índices, apesar de existirem algumas diferenças, a performance tem sido idêntica:

https://www.justetf.com/en/news/etf/msc ... vider.html

Em face disto diria que os critérios seguintes seriam a liquidez e os custos de transação.
Responder