Queria trazer à discussão um tema que me preocupa regularmente. Tem a ver com a potencial falência dos brokers com quem invisto. Quando discuto este tema, parece-me que as pessoas não sabem bem o que estão a dizer (eu incluído). Baralham-se conceitos de titularidade de ativos com, por exemplo, a garantia dos depósitos bancários. Defende-se investir através de Bancos pois o dinheiro está "mais perto" e existe "um sítio (balcão) onde se pode ir reclamar", assumindo para isso as comissões mais elevadas.
A Degiro tem no site:
Eu particularmente não percebo bem o risco a que estou sujeito. Na prática não entendo exatamente o que acontece numa situação dessas. Numa situação destas os ativos são do cliente, mas o que é que isso significa na prática? Como e onde se transacionam esses ativos nessa situação? Sou o único com esta preocupação?In the event that something were to happen to DEGIRO, the segregation of client assets ensures that your funds and positions will not be affected. Client assets are held separately from DEGIRO assets and are not treated as recoverable assets to DEGIRO's creditors. In the event that something happens to DEGIRO, your assets will still belong to you.
Alguém tem conhecimento relevante que possa partilhar, ajudando assim a trazer alguma clareza a esta questão?
Abraços