ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 164
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 41 times
Been thanked: 11 times

Re: ETFs

Mensagem por paulsky »

KKimico Escreveu: 06 jul 2023 19:57 Boa tarde a todos

Comecei a investir a pouco tem cerca de 3 anos e comece na Degiro com os seguintes ETF
iShares Core S&P 500 UCITS ETF USD IE00B5BMR087 - FRA
Lyxor Euro Government Bond 25+Y (DR) UCITS ETF A LU1686832194 - EPA
SPDR MSCI World Technology UCITS ETF IE00BYTRRD19 - EAM

O problema que se põem neste momento é que na Degiro não me deixam reforçar desde Março, a justificação que enviaram foi a seguinte

"Gostaríamos de o informar sobre algumas mudanças recentes nas regulamentações dos ETFs e fundos de investimento. Devido a alterações nas regulamentações dos PRIIPS (Packaged Retail and Insurance-based Investment Products), não poderá aumentar a sua posição em certos ETFs ou fundos de investimentos que detém até que o documento seja disponibilizado pelo emissor.
O Key Investor Document deverá de ser fornecido para determinados produtos

Os emissores de certos ETFs e fundos de investimento têm de providenciar o Key Investor Document (KID) em todas as línguas locais. O KID é um documento que tem informação relevante sobre um certo produto para os investidores. Este novo regulamento oferece aos investidores de retalho uma maior perceção relativamente aos produtos nos quais estão a investir, na sua própria língua, para que assim possam investir com maior responsabilidade. Se um emissor não disponibilizar o KID na língua local para o respetivo produto, infelizmente não poderemos continuar a oferecer este produto na nossa plataforma.

Como afetará os seus investimentos?

Atualmente, detém pelo menos uma posição ou tem uma ordem de compra aberta num ETF ou num fundo de investimento que não tem o KID em português. Portanto, não poderá comprar ou estender as suas posições nestes produtos até que o emissor providencie o KID em português. É possível manter ou vender estas posições. Uma vez que vamos deixar de permitir a compra em certos ETFs, iremos eliminar todas as ordens em aberto nestes produtos a 16-03-2023.

Se o KID for fornecido no futuro

Se um produto for fechado para compra porque o respetivo KID não está disponível, nós iremos reabrir a compra deste produto assim que recebermos o KID em português pelo emissor.

Como pode saber se a sua posição será afetada?

Para ver quais das suas posições serão afetadas, aceda à página do ETF ou do fundo de investimento e selecione a aba dos “Documentos”. Se não existir um KID em português, não poderá aumentar a sua posição neste produto.

Compreendemos que esta informação poderá não ser agradável, no entanto, temos de seguir o regulamento tal como se encontra. Agradecemos a sua compreensão. Se estiver interessado em investir num ETF ou fundo de investimento semelhante, por favor, verifique as alternativas na nossa plataforma."

Agradeço a vossa ajuda pois não sei o que fazer

Obrigado desde já pela vossa ajuda
É por estas e por outras que eu não tenho kids... 8-)
Kosta
Mensagens: 148
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Apesar de já ter 33% de Gov europeias nas minha carteiras de ETFs ainda me resta capital para investir e estou a ponderar a criação de uma nova carteira só com treasuries americanas para diversificar, aqui no fórum fala-se muito em MTX e EUNA mas pouco em treasuries e não consegui dissipar algumas duvidas.

Após comparar alguns ETFs de curto prazo cheguei a conclusão que as yields das treasuries são mais altas que as bonds europeias, existe alguma desvantagem no mercado americano?

As yields mais altas são nos treasuries 0-1 Year, acima dos 5% enquanto nos 1-3 Years estão cerca de um ponto abaixo, é boa ideia optar pelos 0-1Y?

Estes são os ETFs Eur Hedged que após filtrar me parecem mais adequados:

Invesco US Treasury Bond 0-1 Year UCITS ETF EUR Hedged Acc - IE00BLCH1X54
Amundi Prime US Treasury Bond 0-1 Y UCITS ETF DR USD (C) - LU2182388665
iShares USD Treasury Bond 1-3yr UCITS ETF EUR Hedged (Acc) - IE00BDFK1573

Como não costumo avançar para uma compra sem perceber o produto agradeço quem possa desconstruir isto, auto aprendizagem nem sempre nos leva pelo melhor caminho, também aceito sugestões de outros ETFs ou até produtos para o capital que ainda tenho disponível.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 08 jul 2023 13:03 As yields mais altas são nos treasuries 0-1 Year, acima dos 5% enquanto nos 1-3 Years estão cerca de um ponto abaixo, é boa ideia optar pelos 0-1Y?
Menos risco, mais rendimento. Yield curva invertida é estranho não é?
Kosta Escreveu: 08 jul 2023 13:03 existe alguma desvantagem no mercado americano?
"Só" o câmbio. Tem 2% mais em yield do que as equivalentes europeias, mas 2% em eur/usd é uma variação mensal comum do par. Se levares com uma perda superior a 2% no câmbio mais valia as europeias.
Kosta Escreveu: 08 jul 2023 13:03 também aceito sugestões de outros ETFs ou até produtos para o capital que ainda tenho disponível
Tenho usado muito as versões europeias (bonds 0-1) e floating bonds (https://www.blackrock.com/pt/profission ... -ucits-etf, https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 00BF5GB717) para gestão de liquidez (profissionalmente). Pessoalmente mantenho o rumo. Não vou inventar.

Mais logo para o final do ano devo ter um trade um obrigações de muito longo prazo europeias. Primeira aposta especulativa desde 2008.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 107
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 49 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

Virtua Escreveu: 09 jul 2023 01:09 Mais logo para o final do ano devo ter um trade um obrigações de muito longo prazo europeias. Primeira aposta especulativa desde 2008.
https://www.ecb.europa.eu/stats/financi ... ex.en.html

Sabes alguma coisa que o resto da malta não saiba?
😅
Kosta
Mensagens: 148
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 09 jul 2023 01:09 Menos risco, mais rendimento.
O objetivo é mesmo esse, yield acima de 5% com risco quase 0 é bem "simpático".
Virtua Escreveu: 09 jul 2023 01:09 "Só" o câmbio. Tem 2% mais em yield do que as equivalentes europeias, mas 2% em eur/usd é uma variação mensal comum do par. Se levares com uma perda superior a 2% no câmbio mais valia as europeias.
Mesmo sendo Eur Hedged isso também acontece?
Virtua Escreveu: 09 jul 2023 01:09 Tenho usado muito as versões europeias (bonds 0-1) e floating bonds.
Ao contrário das treasuries, as bonds europeias 0-1Y não tem aquele "boost" na yield, as floating parecem mais interessantes mas só encontro ETF de distribuição, não existe de acumulação?

Este oferece uma yield acima de 6%!!
iShares USD Floating Rate Bond UCITS ETF EUR Hedged - IE00BF11F458
Virtua Escreveu: 09 jul 2023 01:09 Mais logo para o final do ano devo ter um trade um obrigações de muito longo prazo europeias. Primeira aposta especulativa desde 2008.
Se quiseres teorizar acerca da tua visão para o futuro tens a minha atenção ;)
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 164
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 41 times
Been thanked: 11 times

Re: ETFs

Mensagem por paulsky »

Pergunta de iniciante, um bond nao é melhor que um bond ETF? Qual a vantagem do bond ETF?

O Bond da sempre para receber o total do capital investido quando o contracto termina enquanto o ETF parece ser muito mais imprevisível... :?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 09 jul 2023 12:18 Mesmo sendo Eur Hedged isso também acontece?
O hedge vai basicamente "comer" o diferencial da yield. Cobertura câmbial não é grátis.
Kosta Escreveu: 09 jul 2023 12:18 as floating parecem mais interessantes mas só encontro ETF de distribuição, não existe de acumulação?
Tens de procurar ou no site da ishares ou no just etf. Por acaso uso versões dist, porque não encontrei o que queria acc. Como ´são coisas de curto prazo os clientes não parecem que se importam muito.
100Medos Escreveu: 09 jul 2023 09:03 Sabes alguma coisa que o resto da malta não saiba?
Pelo contrário. Só me guio pelas expectativas do mercado. O mercado está à espera que as taxas deixem de subir no final do ano.
paulsky Escreveu: 09 jul 2023 13:18 um bond nao é melhor que um bond ETF?
Depende da bond e do ETF digo eu. Se for com risco (corporate) ETF é quase sempre melhor porque tens uma carteira diversificada, se tiveres Gov depende do montante.

=> Se vais colocar 10/20/30 mil euros e tiveres uma rentabilidade semelhante em CA (como antigamente nos 3.5%) vs ETF de bonds Gov eu digo para ires para os CA.

=> Se tens os CA a render 2.5% e o ETF 0-1 eur gov com yield de 3.5% digo para ires para o ETF

=> No final do dia a rentabilidade não vai ser muito diferente. Mas sim, psicológicamente é melhor saberes a taxa final do que se ganha. Na prática prefiro carteira diversificada.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 107
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 49 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

Virtua Escreveu: 09 jul 2023 14:41 Pelo contrário. Só me guio pelas expectativas do mercado. O mercado está à espera que as taxas deixem de subir no final do ano.
Exato, e até que desçam a seguir....
Mas como é esperado já está refletido na curva:
https://www.ecb.europa.eu/stats/financi ... ex.en.html

Julgo que uma (futura) descida das taxas não terá o "fator multiplicador" nas obrigações de muito longo prazo que haveria com uma curva normal, uma vez que a descida será maioritariamente das taxas de curto prazo.

Qual seria a tua jogada com as obrigações de muito longo prazo ?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

100Medos Escreveu: 11 jul 2023 09:08 Qual seria a tua jogada com as obrigações de muito longo prazo ?
Longo. Se as taxas de juro baixarem por cada 1 ponto percentual na descida da yield do ETF vou buscar 25% para aí. Estou curioso para ver o que sai daqui. É um terço aposta, um terço estudo, um terço curiosidade :lol:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
pge
Mensagens: 147
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 67 times
Been thanked: 26 times

Re: ETFs

Mensagem por pge »

Virtua Escreveu: 11 jul 2023 19:43 Longo. Se as taxas de juro baixarem por cada 1 ponto percentual na descida da yield do ETF vou buscar 25% para aí. Estou curioso para ver o que sai daqui. É um terço aposta, um terço estudo, um terço curiosidade :lol:
Os gajos do NB devem saber disso certo? :D
Mas acho que andam muito cuidadosos, pelo menos até ao final do ano.
helder8
Mensagens: 18
Registado: 05 jun 2023 10:14
Has thanked: 1 time
Been thanked: 9 times

Re: ETFs

Mensagem por helder8 »

Duas coisas a ter em conta:
1- Se os juros baixarem 1%, o movimento no preco do ETF nao é a duracao das obrigacoes vezes 1%.
Neste momento para obrigacoes em euros a 20 anos, seria algo como 16% para um movimento de 1% nos juros.
2- Os juros a longo prazo sao ditados pelo mercado, nao pelo banco central. Os juros a 20 anos podem subir sem o banco central tocar na taxa base.
Se os juros do banco central se mantiverm altos a yield curve pode passar de invertida a normal.
Com isto quero dizer, se o banco central mantiver os juros onde eles estao, a taxa a 20 anos deve ter tendencia a aumentar. Por isso a probabilidade dos juros descerem nas duracoes mais elevadas parece-me reduzida neste momento.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

helder8 Escreveu: 12 jul 2023 12:07 1- Se os juros baixarem 1%, o movimento no preco do ETF nao é a duracao das obrigacoes vezes 1%.
Duration is a measure of the sensitivity of the price of a bond or other debt instrument to a change in interest rates. In general, the higher the duration, the more a bond’s price will drop as interest rates rise (and the greater the interest rate risk). For example, if rates were to rise 1%, a bond or bond fund with a five-year average duration would likely lose approximately 5% of its value.

https://www.investopedia.com/terms/d/duration.asp

Utilizing Duration - Duration can help predict the likely change in the price of a bond given a change in interest rates. As a general rule, for every 1% increase or decrease in interest rates, a bond’s price will change approximately 1% in the opposite direction for every year of duration. For example, if a bond has a duration of 5 years, and interest rates increase by 1%, the bond’s price will decline by approximately 5%. Conversely, if a bond has a duration of 5 years and interest rates fall by 1%, the bond’s price will increase by approximately 5%


https://www.blackrock.com/fp/documents/ ... ration.pdf
helder8 Escreveu: 12 jul 2023 12:07 Neste momento para obrigacoes em euros a 20 anos, seria algo como 16% para um movimento de 1% nos juros.
Provavelmente. Até porque a duration costuma ser mais baixa que a maturidade (sem qualquer alterações via derivados). O iShares € Govt Bond 15-30yr UCITS ETF está mais ou menos com os dados que referes.
Captura de ecrã 2023-07-12 220806.png
Captura de ecrã 2023-07-12 220806.png (9.92 KiB) Visto 1119 vezes
helder8 Escreveu: 12 jul 2023 12:07 2- Os juros a longo prazo sao ditados pelo mercado, nao pelo banco central. Os juros a 20 anos podem subir sem o banco central tocar na taxa base.
Se os juros do banco central se mantiverm altos a yield curve pode passar de invertida a normal.
True. O ideal era uma posição alavancada num ETF de bonds com uma duration e maturidade inferior a 2 anos, mas custam dinheiro. Opções tb são uma idea mas têm prémio e uma maturidade, duas coisas que não gosto. Possivelmente uma posição longa em taxas de juro de longo prazo será a aposta melhor, mesmo não correndo possivelmente tão bem como uma posição alavancada (para volatilidade equivalente) num ETF de bonds de curto prazo.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 107
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 49 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

Virtua Escreveu: 12 jul 2023 22:08
Utilizing Duration - Duration can help predict the likely change in the price of a bond given a change in interest rates. As a general rule, for every 1% increase or decrease in interest rates, a bond’s price will change approximately 1% in the opposite direction for every year of duration. For example, if a bond has a duration of 5 years, and interest rates increase by 1%, the bond’s price will decline by approximately 5%. Conversely, if a bond has a duration of 5 years and interest rates fall by 1%, the bond’s price will increase by approximately 5%
Relativamente à duration, essa é a definição, sem dúvida.
Mas atenção ao pormenor do texto “As a general rule…”.
A regra geral também diz que as taxas de longo prazo deveriam ser mais elevadas que as de curto prazo...

O que eu argumentei (e penso que o helder8 também) é que estamos numa situação particular, dada a inversão da curva, e que essa regra geral não se deverá observar neste momento. Eu pelo menos não contaria com isso… Não de 1 para 1.
Virtua Escreveu: 12 jul 2023 22:08 True. O ideal era uma posição alavancada num ETF de bonds com uma duration e maturidade inferior a 2 anos, mas custam dinheiro. Opções tb são uma idea mas têm prémio e uma maturidade, duas coisas que não gosto. Possivelmente uma posição longa em taxas de juro de longo prazo será a aposta melhor, mesmo não correndo possivelmente tão bem como uma posição alavancada (para volatilidade equivalente) num ETF de bonds de curto prazo.
Ainda assim, pode ser um bom trade.
A questão é: será que bate um buy & hold em ações no mesmo período ?
:lol:
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1935
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 672 times
Been thanked: 784 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

100Medos Escreveu: 13 jul 2023 08:12 A questão é: será que bate um buy & hold em ações no mesmo período ?
Não faço ideia. Não dá para prever minimamente retornos de acções a 2 anos :lol:
100Medos Escreveu: 13 jul 2023 08:12 essa regra geral não se deverá observar neste momento
Qual? A de que se a yield cair 1% um bond ETF com duration de 20 vai subir 20%? Isso é como funciona. Essa vai sempre ser cumprida. A questão é se a yield a curto prazo desce e a de longo prazo se mantem, fazendo apenas com as coisas "normalizem". O helder8 fez mesmo essa referência no ponto 2 dele, com a qual concordo e é um dos meus receios.

Ainda tenho tempo até ao final do ano para pensar na melhor forma de execução do trade. Mas uma das minhas curiosidades é mesmo estudar como se comportará a yield a longo prazo num momento em que se sabe que as de curto prazo vão descer. Assumo que já esteja descontada mas de qualquer das formas é uma forma engraçada de analisar o comportamento do mercado.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 107
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 49 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

Virtua Escreveu: 13 jul 2023 13:17 Qual? A de que se a yield cair 1% um bond ETF com duration de 20 vai subir 20%? Isso é como funciona.
Ok, assumindo que a taxa desce de forma homogénea ao longo de toda a curva, então sim, tens razão.
Mas nem sempre é isso que acontece.

Se o inicio a curva é definida pelo Banco Central, o resto da curva reflete as espetativas do mercado. Espetativas essas que não se movem necessáriamente na mesma direção/amplitude que as taxas de curto prazo.

Vê por exemplo o que aconteceu às taxas de longo prazo desde que o BCE iniciou este ciclo de subidas.
Possivelmente quando o BCE descer as taxas, irá acontecer o oposto, ou seja, não muito...
Apenas um palpite, claro, de outra forma seria fácil ganhar dinheiro.
:D
Virtua Escreveu: 13 jul 2023 13:17 Ainda tenho tempo até ao final do ano para pensar na melhor forma de execução do trade. Mas uma das minhas curiosidades é mesmo estudar como se comportará a yield a longo prazo num momento em que se sabe que as de curto prazo vão descer. Assumo que já esteja descontada mas de qualquer das formas é uma forma engraçada de analisar o comportamento do mercado.
E fazes muito bem, nada como um pouco de "skin in the game" para nos obrigar a acompanhar a situação mais de perto.
Responder